Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

 Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.

www.radiodorina.org.br
Ajude um cego a atravessar a vida

NOVIDADES DA RÁDIO MTV: ESTRÉIA PREVISTA PARA 1 DE FEVEREIRO
A equipe da Rádio MTV se prepara para decolar. O lugar no dial FM de São Paulo não está fechado totalmente com a Brasil 2000, segundo José Wilson Fonseca, diretor de marketing da MTV, e que cuida do projeto da rádio. "Ainda estamos sondando o mercado." Porém, não está descartada a hipótese de ocupação dos 107,3.

Diga-se de passagem, a MTV Brasil renova com essa empreitada, pois não existe nenhuma rádio ligada à MTV no mundo, apenas uma webradio em uma das MTVs gringas. E só para lembrar, a MTV lá fora é canal pago e só a MTV brazuca é aberta, o que significa que estamos acostumados a inovar. Agora será que a programação radiofônica vai acrescentar algo? Ou vai copiar os vitrolões de sempre?

Cazé será um dos locutores

O que dá para adiantar é que a rádio será focada na faixa dos 18 aos 34 anos e não dos mais jovens, ou seja, a partir dos 15, mais próximo do público da MTV. Isso muda a linguagem para um viés mais adulto (já que a MTV atende principalmente o público até 29 anos). "Será qualificada", acrescenta Zé Wilson, como é chamado. "Para ouvintes mais sofisticados. Vamos oferecer muita informação, cultura."

Zé Wilson, que está bastante empolgado, também frisou uma preocupação com o "lado educacional". Hummmm... será um gancho para justificar a entrada na freqüência da ex-Brasil 2000 (digo 'ex' porque atualmente ela não usa mais essa marca), ligada a Universidade Anhembi - Morumbi?

Bianchi e Bonfá (ex-Sobrinhos)

Zé Wilson conta que estão batendo cabeça para transportar o visual para o rádio. Tarefa complicada. Porém, conversando hoje com minha colega da Cásper, Eliany Salvatierra, ela bem lembrou que a MTV começou fazendo exatamente o contrário: a idéia era pegar o jovem que ouvia rádio e transportá-lo para a TV, já que a cultura nos anos 90 era muito visual. O mundo é redondo mesmo!

MENOS VIDEOCLIPE NA MTV (SIC)

Por outro lado, achei bem interessante que Zé Wilson falou em primeira mão para esse blog: "Ano que vem, a MTV vai tocar menos videoclipe. Teremos mais programas musicais." Hoje é incompatível só veicular videoclipes, ressalta Zé Wilson, dizendo que só o videoclipe, o público assiste no YouTube. "Vamos incluir mais conteúdo. Os videoclipes entram para embalar o que estamos dizendo." Ou seja, entram os temas + o videoclipe. Mas nunca só o videoclipe solto. Gostei. Quer um bom exemplo? Top Top.

Ao voltar a falar da Rádio, Zé Wilson informou que estão escolhendo o máximo das características da marca MTV para transportar para a MTV FM. E reforça que estão preocupados com a inteligência do público (parte daquele que já assiste a TV), e não querem tratar o ouvinte jovem como um mero debilóide. Oba!!!! Vamos aguardar ansiosamente. Previsão de estréia? Começo do ano que vem. Provavelmente em 1 de fevereiro, se tudo estiver pronto.

Claro que vão colocar programação na internet, mesmo que no primeiro momento não entre ao vivo de forma integral, pelo menos alguns especiais no formato podcast para ouvintes de fora de São Paulo.

Leia mais na reportagem do UOL Televisão

Aliás, o que mostra informações desencontradas. O diretor de programação da MTV, Zico Góes, disse em coletiva à imprensa ontem à tarde que a estréia da MTV FM é em janeiro, e Zé Wilson Fonseca, diretor de marketing e responsável pelo projeto da implantação da rádio, disse fevereiro. Ops!!! Vamos ficar antenados nas datas.

NOS MICROFONES

Quanto aos locutores, o que andou sendo ventilado foi só boataria por enquanto. Nem falaram com Fábio Massari ou Edgar Picolli, o que não impede disso rolar ainda. Porém, é muito provável que os VJs da MTV que tem familiaridade com o rádio entrem no casting. Cazé, Penélope, João Gordo, Marco Bianchi e Paulo Bonfá (do Rock & Gol) estão na mira.

Fábio Massari

Eu acho que o Fábio Massari é o radialista perfeito. Manda muito bem! O leitor Ronny deu a sugestão da Luka (ex-89).

Luka

Outros leitores lembraram do Zé Luiz (ex-89), do Pepe Gonzales (Juan Pastor), do Japa (ex-Pânico), da Juliana Karan (ex-Kiss) e ainda crias da MTV, como o Gastão, Sarah.

E você? Quem deveria compor a equipe de locutores da Rádio MTV?

Para ver os comentários dos radioamantes, clique aqui.




voltar

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.

Meu humor:


  Escutando todas!

Magaly Prado é radiomaker e jornalista. Na Faculdade Cásper Líbero, onde fez pós-graduação em Comunicação Jornalística, é professora de Produção e Direção de Rádio, no curso de Rádio e TV, lá desenvolveu pesquisa sobre rádios autônomas na Internet. É mestranda em “Tecnologias da Inteligência e Design Digital”, na PUC/SP. Dá aulas de Jornalismo Especializado e Técnicas de Comunicação Audiovisual, no curso de Jornalismo da Uniban. Publicou "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier.
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Rádio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Hélio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti 

Envie sua foto p/o álbum dos radioamantes

www.flickr.com