Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Morre o dublador Ronaldo Baptista. Famoso por ter dublado o Almirante Nelson

Hoje foi a missa de sétimo dia e só soube agora pelo Facebook, que o dublador e radialista, voz padrão de comerciais e  locutor, morreu no dia 15 de janeiro de problemas cardíacos. 

Quando ele comemorou 50 anos de rádio, eu o entrevistei para o jornal Agora S. Paulo e repliquei na coluna que eu tinha no canal Pensata à época na Folha Online (hoje Folha.com) de 12 de abril de 2003. Retorno com o texto para que possamos recordar de parte de sua carreira. 

Há 50 anos no rádio, Ronaldo Baptista já fez de tudo um pouco no veículo. Foi locutor, dublador, radioator, teleator. 

Hoje com 66 anos, é voz padrão da Capital AM (1040). Toda a locução comercial masculina é dele. Mas gosta de lembrar é da narração das historinhas de Walt Disney. Entre as dublagens, fez a voz de Richard Boone, o "Paladino do Oeste".

Quando menino, Baptista queria ser escritor, fazia os diálogos dos balões das fotonovelas e passou a desenhar histórias em quadrinhos. "Gostava de criar personagens, super-heróis", conta Baptista.

Aos 16 anos, ele assinou seu primeiro contrato. Trabalhou na América. Depois foi para a rádio Cultura. "Na época, era a mais ouvida, tinha orquestra."

Na Bandeirantes foi comentarista de disco com Sargentelli.

O garoto paulistano, do bairro de Santana, foi galã de novelas quando tinha 20 anos de idade. Antes de virar disc-jóquei na Band, ganhou vários prêmios, como o Sabiá de Prata, como radioator.

"Foram 20 anos de radionovelas. Para citar uma delas, 'Morro dos Ventos Uivantes', que fazia com que o horário das 22h da Band fosse o mais ouvido de São Paulo."

No "Bom a Beça" (Band), líder de audiência, recebia artistas. Desde o Trio Esperança até Orlando Silva, "já gagá". "Roberto Carlos divulgou seu primeiro disco lá."

Celso Teixeira, que era repórter musical do "Patrulha Bandeirantes", costumava dizer que Baptista era a voz mais bonita do rádio.

Ronaldo Baptista foi comunicador da Record por dez anos. Lançou Adoniran Barbosa no programa "História das Malocas".

Dublou o tenente Rip Masters, o mocinho do "Rin Tin Tin"; dublou o Almirante Nelson, Richard Bashart (famoso em Hollywood) por dois anos, Dublou a voz de Tyrone Power em todos os seus filmes. "Melodia Imortal", foi considerada o melhor trabalho de dublagem.



Escrito por Magaly Prado às 21h57
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO