Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


"Repórter CBN"ganha nova trilha

A CBN comemora 20 anos em outubro e prepara uma série de surpresas para seus ouvintes e internautas ao longo de 2011. A primeira delas é a estreia de novas trilhas para programas e boletins e acontece agora no dia 28 de março, com uma novidade muito especial: o Repórter CBN, noticiário que traz as principais notícias a cada meia hora, passa por sua primeira grande transformação musical desde que foi criado. O responsável pela criação da nova trilha do Repórter CBN foi o maestro escocês Paul Monsey. A trilha foi produzida nos softwares Logic e ProTools usando uma variedade de samples feitos sob medida e com arranjos mais leves. “Tentei escolher timbres neutros, sons que não vão martelar os ouvidos”, diz ele.

 

Criada pela produtora Play It Again, parceira da CBN desde 1999, a nova plástica foi desenvolvida por uma equipe de 20 pessoas que  dedicou seis meses de trabalho ao projeto. “Deixar a rádio mais leve e musicalmente agradável para os ouvintes era o objetivo a ser alcançado”, afirma o produtor executivo Tula Minassian. Arranjadores do calibre de Nelson Ayres, Andre Mehmari, Tuco Marcondes, André Abujamra e Marcos Xuxa Levy também participaram da empreitada. A mudança poderá ser conferida em programas como CBN Brasil, CBN Total, CBN Esportes, Revista CBN, Sala de Música e em diversos boletins. (da assessoria de imprensa da emissora)



Escrito por Magaly Prado às 23h07
[ ] [ envie esta mensagem ]


Conselho da EBC veta programas de religiões específicas em suas emissoras

Trata-se de um marco importante na história do rádio. Atentem!


por Jacson Segundo - Observatório do Direito à Comunicação


Depois de oito meses de debates, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou nesta terça-feira (22) uma resolução que determina a suspensão dos programas religiosos presentes na grade de programação da TV Brasil e das rádios da empresa. A EBC tem o prazo de seis meses para retirar as produções do ar. A medida busca aumentar a diversidade religiosa presente nas emissoras da EBC em vez de privilegiar determinados credos, como vinha ocorrendo.

No lugar dos atuais programas será destinada uma faixa que também vai tratar de religião, mas de maneira diferente. A proposta para ocupação desse espaço ainda será formulada pela diretoria da EBC e submetida ao Conselho Curador. A diretriz é para que nele seja contemplada a máxima pluralidade das vivências religiosas no país. A decisão foi conquistada por ampla maioria dos 22 membros do Conselho. Os representantes do Governo Federal abstiveram-se nos seus votos.

Os conteúdos que deverão ser suspensos são o programa “Reencontro”, produzido por igreja de orientação evangélica, aos sábados; e os programas “A Santa Missa” e “Palavras de Vida”, de orientação católica, aos domingos. Já a Rádio Nacional de Brasília transmite, aos domingos, celebração de missa católica. Todos eles são originários das emissoras que foram absorvidas pela EBC após a sua criação e a aprovação da Lei nº 11.652/2008, que regulamenta o Sistema Público de Comunicação. “A Santa Missa” era produzida nos estúdios da empresa.

Apesar da suspensão desses programas, essas religiões poderão ocupar essa nova faixa de programação prevista, mas não com espaço só para elas. Só na TV Brasil eles respondiam por 2h45 da grade semanal da emissora.

“Com a decisão, o Conselho Curador reforçou o caráter público da EBC ao determinar o fim de privilégios específicos e a busca por uma programação que seja o mais fiel possível à diversidade cultural e religiosa brasileira”, ressaltou Diogo Moyses, secretário executivo do órgão superior da EBC.

Histórico
A decisão do Conselho tomada nesta terça, que já havia sido adiada por três vezes, ratifica um parecer elaborado no ano passado pela Câmara de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente do órgão. Ele já defendia ser “impróprio que os veículos públicos de difusão concedam espaços para o proselitismo de religiões particulares, como acontece atualmente com os programas que vão ao ar na TV Brasil aos sábados e domingos, dedicados à difusão de rituais ou de proselitismo que favorecem a religião católica e a segmentos de outras religiões cristãs”.

Também no ano passado, entre 4 de agosto e 19 de outubro, o tema foi colocado em debate para sociedade por meio de uma consulta pública. Ao todo foram 141 contribuições de pessoas físicas e jurídicas. Além disso, a questão também foi discutida em audiências públicas. Toda essa discussão foi motivada por reclamações que telespectadores fizeram à Ouvidoria da EBC.


Fabiana Reinholz
Conselho Deliberativo



Escrito por Magaly Prado às 20h25
[ ] [ envie esta mensagem ]


Primeiro pontapé da rádio Estadão ESPN

A nova rádio Estadão ESPN (92,9 FM e 700 AM) estreia transmitindo com platéia do parque do Ibirapuera (SP). Vanessa Di Sevo e Leandro Modé são os apresentadores do jornal e nesta abertura conversam com os profissionais e os colunistas para dar uma geral de como vai ser a programação. Ao que tudo parece, o destaque ao futebol vai dominar. Estou enganada?

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

  • 00:00
       Programação madrugada
  • 08:00
       ESPN ao Ar Livre
  • 09:30
       Abre o Jogo
  • 10:00
       Brasil X Escócia
  • 12:00
       De Primeira
  • 13:00
       Abre o Jogo
  • 15:30
       São Paulo X Corinthians
  • 18:00
       Abre o Jogo
  • 18:30
       Ituano X Santos
  • 22:30
       Tabelão
  • 23:30
       Sportscenter

 

Confesso que estou curiosa para ouvir o programa "Bola e Música", do Rodrigo Rodrigues.

O "Giro 15" quer dizer que de 15 em 15 minutos volta um resuminho das notícias do dia e do momento, ou seja, a Band News FM (que hoje estreia equipe esportiva) faz o resumo de 20 em 20 --conforme pesquisa norte-americana que aferiu o tempo de atenção da maioria dos jovens e jovens adultos a um possível noticiário-- e a CBN resume a cada meia-hora. Será que este tempo de atenção vai diminuir de tempos em tempos até a gente ter que resumir em 2 minutos? OMG!

Ouça o exato momento da estreia da Estadão ESPN

Às oito da manhã deste domingo, 27 de março, a nova emissora do Grupo Estado entrou no ar em FM 92,9 e AM 700 (SP) e depois, ouça e acompanhe o primeiro dia da rádio.

 

 

 



 

Este é um momento histórico para o radiojornalismo, diz Palomino

Coordenador do núcleo de esportes da Estadão ESPN fala sobre a parceria com o Grupo Estado e as novidades na cobertura esportiva da nova emissora (do site da rádio).


Carlos Alberto Torres dá entrevista dizendo que vai acompanhar a rádio Estadão ESPN pela TV [sic]. Sim, disse que vai ligar a TV.



Escrito por Magaly Prado às 08h51
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO