Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Comunicado da Fundação Brasil 2000 e Grupo Estado sobre destino da rádio Eldorado

 

COMUNICADO À IMPRENSA

SP, 25/02/2011

Fundação Brasil 2000 e Grupo Estado 

comunicam a parceria de Conteúdo

SÃO PAULO – A Fundação Brasil 2000 e o Grupo Estado, unindo suas experiências no 

mercado de radiodifusão, comunicam que a Rádio 107,3 FM passará a transmitir conteúdos de 

programação fornecidos pela Rádio Eldorado FM, em permanente alinhamento com o foco de 

contribuir com o desenvolvimento educacional e cultural do País.

A emissora incluirá em sua grade a premiada programação da Eldorado e adotará o

nome Eldorado Brasil 3000, em um acordo de fornecimento de conteúdo e extensão de marca.

A Eldorado Brasil 3000 expandirá os conteúdos da área educacional, tais como cultura,

sustentabilidade, responsabilidade social e cidadania, além de ampliar a  prestação de serviço 

e a interatividade com o uso das redes sociais em toda programação.

 O site territorioeldorado.com.br permanece como endereço oficial da emissora na 

internet e passará a ser um canal exclusivo de musica e cultura.

   Fundação Brasil 2000                                                              Grupo Estado

Marco Gregori - Diretor Geral                                            Silvio Genesini - Diretor Presidente

 



Escrito por Magaly Prado às 15h56
[ ] [ envie esta mensagem ]


Rádio Eldorado vai virar Rádio Estadão

Hoje o dia está movimentado no meio rádio. As mudanças na CBN com a entrada de Milton Jung no lugar do Heródoto Barbeiro, que sai para a Record News, e a notícia da rádio Eldorado que muda de nome e de perfil.

Não é de hoje que os boatos correm, principalmente, ventilando que a rádio Eldorado desligaria seus microfones. Ao menos, continua, menos pior. Mais uma na concorrência das emissoras com 24h de notícias é bem saudável.  Quem sabe a BandNews FM não cuida mais da plástica e melhora sua vinhetaria e seus BGs (muitos metais que irritam os ouvidos mais sensíveis [como o meu, por exemplo]) deixando a rádio mais gostosa de ouvir? Que tal a Mariza Tavares (diretora-executiva de jornalismo) tirar o Jo Soares, que não dá a mínima importância aos ouvintes da CBN, tanto que, de modo geral, ele fica conversando por vários minutos com seus convidados e não repete o nome deles, salvo no início, fazendo com que quem acompanha pelo rádio não consiga saber quem está falando. Pior ainda quando ele fala para ver alguma coisa no telão... Oi?

Enfim, muito boa essa reviravolta no dial. Dá uma sacudida! Gostei. Só fico intrigada com o que vai ser feito dos programas da Eldorado FM. Alguns muito legais, como o “Trip Eldorado”, por exemplo.

Se a ideia é incluir mais esporte na programação, vontade que vem crescendo entre diretores de rádios (e, de quebra, entre profissionais [meio mundo quer trabalhar com esporte, constato isso no dia a dia com meus alunos] e, claro, ouvintes, cada vez mais interessados, principalmente, em futebol), não se esqueçam que de nada adianta colocar radialistas esportivos fechados no estúdio da rádio, hein? Esporte, especialmente o futebol, necessita transmissão direta do campo. Concordam? Se a rádio Estadão vai afinar a parceria com a ESPN, tudo bem, mas que traga o bom e velho radiojornalismo com emoção! Se a Band News FM também quer virar jornalismo com ênfase em esportes, mesmo recado, viu? 

Do AdNews- A Rádio Eldorado deixará de existir para dar lugar à estação do jornal O Estado de S.Paulo. A Rádio Estadão, segundo o colunista da Veja Lauro Jardim, será concorrente direta da CBN (pertencente à Globo) e da Band News e entra no segmento de rádios que só transmitem notícias.

A substituição da Eldorado acontecerá em São Paulo, tanto no AM quanto no FM. No restante do Brasil, a Estadão será retransmitida por uma rede de afiliadas.

O Estadão vai se pronunciar ainda hoje sobre o assunto. 

 

 



Escrito por Magaly Prado às 12h56
[ ] [ envie esta mensagem ]


Comunicado de Mariza Tavares sobre a entrada de Milton Jung no lugar de Heródoto Barbeiro na CBN

 

Foto: Massao Uehara

"Nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro de 2011, Mílton Jung assume a ancoragem do Jornal da CBN, o principal programa da emissora.

Mílton Jung tem 26 anos de profissão e está na CBN desde 1998. Começou a carreira no Rio Grande do Sul, em 1984, onde atuou nas rádios Guaíba e Gaúcha e no jornal Correio do Povo. Foi repórter na TV Globo e no SBT, e âncora na TV Cultura e Rede TV! Apresentou o primeiro jornal eletrônico de internet do país, o Jornal do Terra, e foi âncora na cobertura da Copa do Mundo da África, no Portal Terra, em 2010.

Em 2009, foi escolhido o melhor âncora do rádio brasileiro pelo prêmio Comunique-se. Mantém o Blog do Mílton Jung, na CBN, e é autor dos livros “Jornalismo de Rádio” (Editora Contexto) e “Conte Sua História de São Paulo (Editora Globo).

Heródoto Barbeiro participou da criação da CBN, em 1991, e deixa a emissora depois de aceitar convite para trabalhar na TV Record. A CBN agradece a dedicação de Heródoto pelos 20 anos durante os quais ajudou na construção desta marca de sucesso.

Também nesta segunda, Fabíola Cidral assume a ancoragem do CBN São Paulo no lugar de Mílton Jung. Fabíola trabalha na CBN há 11 anos e há três apresentava os programas CBN Noite Total e Caminhos Alternativos.

Em 2006, recebeu os prêmios Alexandre Adler, com uma série sobre a gripe aviária; e o da Confederação Nacional do Transporte, com uma série sobre taxistas. Em 2008, foi vencedora do prêmio da Associação dos Magistrados do Brasil, com o trabalho “Os caminhos da adoção no Brasil”, e do APCA na categoria melhor programa de rádio em variedades, em conjunto com Petria Chaves, por causa do Caminhos Alternativos. Tem um MBA de Economia na FIA e curso de especialização em Jornalismo econômico na FGV."

***

Veja bem, o Milton Jung é o radialista mais que preparado para assumir o principal noticiário da CBN, o "Jornal da CBN". É um âncora ousado, não deixa pergunta sem resposta --pelo menos insiste bastante com os entrevistados para que respondam o que perguntou e, muitas vezes, são cutucadas, perguntas certeiras, necessárias. Jung ainda propõe projetos bastante interessantes como o "Adote um Vereador". Portanto, a troca foi perfeita. A audiência agradece. Só espero que ele não deixe de conversar conosco (os pobres mortais)! Boa sorte, Milton! Bem humorado



Escrito por Magaly Prado às 12h05
[ ] [ envie esta mensagem ]


Heródoto Barbeiro deixa a CBN ao fechar com a Record News

Tuitadas de hoje levam o nome de Heródoto Barbeiro aos trending topics. O historiador deixa a CBN, no qual exerceu o papel de âncora e gerente de conteúdo da emissora desde sua fundação há mais de 15 anos. Barbeiro comandava o "Jornal da CBN" no horário nobre da emissora --o primeiro noticiário matinal-- transmitido para várias cidades do Brasil através da rede de afiliadas, de segunda a sexta, das 6h às 9h30 e sábados e domingos das 6h às 9h. Barbeiro troca a CBN  e a TV Cultura (segundo @gabizota, ele fica na TV Cultura até a Páscoa) pela Record News, onde comandará a reforma do noticiário da TV. Inúmeros ouvintes tuítam lamentando sua saída dos microfones da CBN. Uns comentam que são viciados em seu programa do começo da manhã, outros ainda questionam o que vão ouvir no lugar dele? 

Quem noticiou primeiro foi o Flávio Ricco, do UOL

Está fechado
Heródoto Barbeiro e a Record News já estão com tudo acertado para o seu ingresso na emissora. Só falta assinar o contrato, o que pode acontecer ainda no decorrer desta sexta-feira.  

As providências que restavam para o seu desligamento da rádio CBN e TV Cultura foram tomadas nos últimos dias. Heródoto estará à frente de todo este processo de reformulação que a emissora da Record pretende colocar em prática a partir de agora.



Escrito por Magaly Prado às 11h16
[ ] [ envie esta mensagem ]


Apresentadora Luka volta com programa na 89

Atenção saudosos da Luka! A apresentadora fofa, da antiga 89FM, quando era rádio rock e que agora vai virar FAST89 (veja post do dia 20, logo abaixo, sobre a parceria com a Nestlé) retorna aos microfones. Luka volta para a mesma frequência, a 89 e avisou nas redes sociais que a estreia é segunda-feira e o programa chama-se "Play Fast 89" e vai rolar de segunda a sexta-feira, às 20h.

"O esquema vai ser o que mais piro: ouvinte ao vivo com interatividade via Twitter, Facebook e o que mais vier", conta Luka avisando que também continua na produtora. "O mais legal é que vou continuar fazendo o que amo na Arsenal/Midas, e o que mais divirto no mundo que é rádio com o povo que trampa na 89 e os ouvintes da rádio. Let's Play felas!", brinca Luka acrescentando que "tava com muita saudade". Sorriso



Escrito por Magaly Prado às 15h52
[ ] [ envie esta mensagem ]


Exposição no Shopping SP Market relembra as marchinhas de Carnaval na Era do Rádio

Evento faz um passeio pelos modelos raros e curiosidades de rádios e vitrolas, além de apresentar ao público músicas que marcaram época nos bailes carnavalescos

 

O Shopping SP Market apresenta, de 19 de fevereiro a 09 de março, a exposição “A História do Rádio ao Som das Marchinhas de Carnaval”, evento que pretende resgatar a memória do rádio por meio de suas inesquecíveis músicas. Na ocasião, o público terá a chance de ouvir e conhecer um pouco mais sobre as famosas marchinhas de carnaval, surgidas no final do século XIX, e que se popularizaram a partir da década 1930 e 1940 graças à “Era de Ouro do Rádio”, como os clássicos “Ô Abre Alas” (Chiquinha Gonzaga), “Pierrô Apaixonado” (Noel Rosa e Heitor dos Prazeres), “Taí” (Joubert de Carvalho, popularizada na voz de Carmem Miranda), “Aurora” (Roberto Ribeli e Mário Lago), entre outras. Cartazes com letras de músicas e fotos de artistas populares dessa época trazem curiosidades e completam o cenário.

 

Como ponto alto, a exposição trará 50 rádios e vitrolas originais de várias épocas e muitas curiosidades sobre esse aparelho que exerceu forte influencia na vida das pessoas, tornando-se um dos mais importantes meios de informação e entretenimento da época. Entre as raridades, será exibido o Gramophone, um dos tocadores de discos em vinil mais conhecidos do público e famoso por integrar o cenário de filmes e novelas de época. Fabricado em 1912, o aparelho ficou marcado por ter popularizado as cantoras nas décadas de 30 e 40, que na época eram consideradas as grandes divas da música brasileira.

 

O rádio Westinghouse "Refrigerator", um dos mais procurados por colecionadores, também estará no Shopping SP Market. Seu design, que lembra uma típica geladeira, rendeu ao modelo o simpático apelido de "Little Jewel", ou "Pequena Jóia".

 

A exposição “A História do Rádio ao Som das Marchinhas de Carnaval” vai mostrar ainda alguns modelos curiosos, como o Capelinha, que tem formato de igreja e era bastante presente nos lares brasileiros, o Rádio RCA, da década de trinta, que na época tinha o mesmo preço de um carro, e o Receptor de Avião, usado na Segunda Guerra Mundial. 

 

“Com a exposição, queremos apresentar aos visitantes, principalmente para os mais jovens, a evolução tecnológica e de design desses aparelhos que ainda hoje fazem parte do nosso cotidiano. Além disso, o evento faz uma homenagem aos nossos compositores e à nossa música popular, também como forma de preparar o nosso público para o Carnaval que se aproxima”, afirma Neliana Pucci, gerente de marketing do Shopping SP Market.

 

 

OBS.: Temos fotos das rádios e vitrolas apresentadas na Exposição em alta resolução

 

 

SERVIÇO: A História do Rádio ao Som das Marchinhas de Carnaval

LOCAL: Shopping SP Market – Praça de Eventos
ENDEREÇO: Av. das Nações Unidas, 22.540 – São Paulo/SP
Data: de 19 de fevereiro a 09 de março

Horário: 10h às 22h

GRÁTIS

Estacionamento: R$5,00 por 4 horas e R$ 2,00 por hora adicional/ manobrista: R$8,00 e R$2,00 por hora adicional (carro); primeira hora R$3,00 e R$1,00 por hora adicional (moto)

INFORMAÇÕES: (11) 5682.3666 – www.shoppingspmarket.com.br

(por assessoria de imprensa D2)



Escrito por Magaly Prado às 17h06
[ ] [ envie esta mensagem ]


Telebossa no Rádio Mirabilis. Programas de rádio que valem ouvir. Toda quarta meia-moite e meia

A telebossa de Chico Mello


‎"...a lenta mudança das próprias opiniões sempre foi difícil para mim distinguir das mudanças geográficas. Eu me fazia e ainda faço perguntas como: porque as pessoas no Brasil se movimentam diferente das pessoas na Alemanha? ou no Brasil mesmo, porque elas se movem tão diferente em Curitiba ou Rio? ou mais ainda em Salvador? Como funcionam adaptação cultural e adaptação corporal?" parte da palestra dada por Chico Mello no RadioForum, Londrina, 2009, e que estará no programa RÁDIO MIRABILIS da próxima quarta-feira, meia noite e meia, MEC-FM 98.9mhz ou www.radiomec.com.br (por Lilian Zaremba) 

Da página do Rádio Mirabilis no site da Rádio MEC FM: A edição apresenta a música do compositor Chico Mello, radicado em Berlim(Alemanha) há mais de 20 anos. Também transmite parte da palestra ministrada por Chico Mello durante o Rádio Fórum em Londrina, em 2009. Chico Mello estudou com Koellreutter e vem marcando sua presença na cena da música de concerto em festivais internacionais, como recentemente, nas apresentações de sua óperaDestino das Oito.

Seleção musical
Bebe (Hermeto Pascoal)
Chico Mello e Silvia Ocougne
faixa do CD Música Brasileira De(s)composta

Ipitu (Chico Mello)

Destino das Oito (Chico Mello)



Escrito por Magaly Prado às 09h33
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO