Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Morreu Reynaldo Jardim, jornalista e poeta, criador da linguagem moderna do rádio

foto de Zeka Araújo do site de Antonio Miranda


Reynaldo Jardim revolucionou a linguagem de rádio. Entre outros feitos, nos anos 60, foi ele que lançou o saudoso Big Boy na Rádio Mundial. Foi chefe na Rádio Clube do Brasil, Rádio Mauá, Rádio Globo, Rádio Nacional (rio) e Rádio Excelsior (SP).

 

Do Jornal do Brasil - Morreu aos 84 anos o poeta e jornalista Reynaldo Jardim Silveira. Ele estava internado no Hospital do Coração, em Brasília, devido a um aneurisma na artéria aorta. O enterro será às 15h, na capital. Paulistano, morava em Brasília desde o fim da década de 80. Como jornalista, Reynaldo Jardim é responsável pela reforma gráfica do Jornal do Brasil, onde criou o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (SDJB), o Caderno de Domingo e o Caderno B. O SDJB tornou-se o mais importante suplemento literário de poesia concreta do Brasil, por onde passaram Oliveira Bastos e Mário Faustino. Ele deixou o JB em 1964, devido à repressão militar, Reynaldo Jardim foi diretor da revistaSenhor e diretor de telejornalismo da recém-inaugurada TV Globo. Já em 1967, criou o jornal-escola O Sol com textos criativos e projeto gráfico inovador. Ele também foi autor de vários livros de poesia, como Paixão Segundo BarrabásMaria Bethânia Guerreira GuerrilhaJoana em Flor e Viva o Dia. Em setembro do ano passado, editou a série de poemas Íntima Grafite.

Do Bluebus- [...] E revolucionou a linguagem do rádio brasileiro ao recriar a Radio Jornal do Brasil, na mesma época [anos 60] com uma promessa de 'música e informaçao'. Antes dele, os locutores diziam 'doze e 45'; depois, passaram a dizer '15 pra uma'. 

 

De CANTARES PRAZERES

Brasília: Artway, 1986.

 

DESAMORES

Quero me despojar de tudo o que não tenho.

     Limpar meus horizontes de artes e de engenho.

     Quero me desfazer de tudo o que não tive.

     A certeza certeira de quem viveu não vive.

     Quero me entristecer de alegria e calma.

     Olhar no espelho e ver a cara de minha alma.

     E quero dessofrer o que nunca sofri.

     O gosto do prazer: sumo de sapoti.

 

***

Veja comentário do pensador Mauro José Sá Rego Costa

Grande figura. Reynaldo Jardim também esteve à frente do Sol, o primeiro jornal jovem e implicitamente contra a ditadura .... o Sol nas bancas de revista... me enche de alegria e preguiça... (q o Caetano cantou quando ainda prestava e a mulher dele tb "trabalhava" no Sol)... Qdo o Sol acabou, surgiu o Poder Jovem, com a mesma turma... e dessa, eu, dinossauro, participei... vendíamos nós mesmos o jornal nas ruas, de dentro de um caminhão... acho q também chegou a ser distribuído em banca... Foi minha primeira experiência de jornalista... Junto com o jornal também fizemos televisão... A Continental, canal 9, do Rio, faliu. Então conseguimos - não sei como, coisas do Reynaldo e outros doidos, Barbosa Lima Sobrinho, acho q até o Zuenir Ventura tb estava metido  - ocupar a televisão e pusemos o Poder Jovem no ar não sei quantos meses - só a galera "juvenil" fazia, produzia, apresentava...  O jornal das sete, p. ex,, era coletivo, e  como não tínhamos  externas, "dramatizava-se" as noticias no ar ... uma (nossa) versão das noticias, um escracho...Fiz um programa sobre cinema brasileiro --- Cinema Forte --- junto c meu irmão Marcos, hoje médico, e que tinha trabalhado no Sol --- era o último programa da grade às sextas, e ajudávamos (todos ajudavam) pagando a passsagem de volta dos câmeras... e até uma grana prum sanduiche ---- o pessoal técnico da TV Continental ficou conosco, pois não tinham sido demitidos, e estavam brigando na justiça pelos atrasados ---  e viviam com nossa ajuda colaborativa --- um bando de jovens brincando de fazer televisão e curtindo muito aquilo --- nada mais justo que os apoiássemos materialmente, com nossos também parcos recursos --- inesquecíveis experiências --- e o Reynaldo, poeta, criador, visionário, no centro do jogo com sua cabeleira (e careca crescente)  de hyppie um pouco mais velhinho q a gente --- Vai, Reynaldo, sua energia e alegria ainda ressoa, não morre... 

Mauro



Escrito por Magaly Prado às 16h53
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO