Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Quem entra nos microfones para apresentar programas radiofônicos no lugar dos âncoras que folgam no feriado? Alguém mais?

Vozes substitutas: radialistas e o desafio de trabalhar nos feriados

Anderson Scardoelli

Do Comunique-se - Nesta terça-feira (7/9) comemora-se o aniversário da Independência do Brasil. E com o feriado nacional, muitas empresas "emendam" e funcionários viajam. Mas no rádio, para muitos profissionais, não é assim. Jornalistas assumem o posto de apresentador durante o feriado, em substituição aos locutores titulares, que estão de folga.

Ritmo acelerado
O jornalista Rafael Colombo é o responsável por substituir o titular de “O Pulo do Gato” da Rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade. Com o comando do programa que começa às 7h, Colombo tem que enfrentar uma correria profissional: Chefia de reportagem, mais os jornais que já apresenta, Jornal Gente e Jornal da Hora.

Agradar os fiéis ouvintes
Na BandNews FM, quem está acostumado a sintonizar  e ouvir Ricardo Boechat interagir com José Simão no quadro “Buemba Buemba” terá uma surpresa,  o apresentador não irá trabalhar no feriado. Quem apresentará o horário será Luiz Megale, co-apresentador do noticiário comandado por Boechat. De acordo com ele, a ausência de Boechat aumenta a cobrança dos ouvintes.

“O ouvinte está acostumado com o estilo de um apresentador e demora um pouco para se habituar ao outro. E, muitas vezes, faz questão de mostrar seu desagravo imediatamente”, afirma Megale.

Jornalista esquece dos feriados
Silva Júnior, narrador esportivo da Rádio Globo, é o responsável pela apresentação do “Globo Esportivo” de hoje, atração que é comandada originalmente por Oscar Ulisses. Ele diz que a carga de trabalho é muito grande, mas que o revezamento no comando do programa é normal na emissora. Tanto que comemora o fato de amanhã também estar de folga. Silva Junior deixará a apresentação para Gustavo Villani.

Mesmo assim, com o ritmo acelerado, o narrador diz que algumas vezes até esquece que existe feriado. “Estou acostumado, tem caso que nem me lembro que é feriado, que é fim de semana. Trabalho do mesmo jeito. Só lembro-me dessas datas quando estou de férias”, afirma.

***

Se você é radialista e cobre folga de locutor, apresentador ou âncora em alguma rádio, conte-me sua experiência ou história. Vamos registrar isso. Eu sempre falo para meus alunos que não gostam de falar na rádio, que é preciso dominar todas as funções



Escrito por Magaly Prado às 16h17
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO