Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


João Carlos Saad propõe fazer a migração do AM para o FM

Lucio Haeser, meu colega da lista de discussão sobre mídia sonora, escreveu em seu site Continental 1120, sobre a carta que Saad enviou ao ministro Hélio Costa. 


João Carlos Saad, presidente da Bandeirantes e da ABRA (Associação Brasileira de Radiodifusores) , entidade dissidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) fez uma proposta um tanto quanto estranha. Primeiro, pede que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, tome uma decisão urgente - até a semana que vem - quanto ao rádio digital. Depois cita pontos fracos dos dois sistemas em jogo, Iboc e DRM. Por fim, propõe uma solução alternativa, que seria a migração das emissoras AM para o FM, o que nos grandes centros é impossível devido ao espectro já congestionado da frequência modulada.
Saad diz que a faixa de FM será liberada (mas, como ele mesmo lembra, só a partir de 2016 com o fim das transmissões da TV analógica). Mas o único canal de TV cujo som é transmitido na atual faixa de FM faixa de FM é o 87,7 mHz, do canal 6. Diga-se de passagem que a intenção da Anatel é colocar neste canal, onde não haja canal 6 de TV, as emissoras comunitárias. E quando a TV analógica sair do ar, todas as comunitárias teriam que ir para o 87,7. Este é o plano.
Mas se ele pede uma decisão do Hélio Costa para a semana que vem, porque criar todo esse imbróglio de migração dependente de outra que vai acabar só em 2016 (e que na verdade não tem efeito nenhum).
Imaginem agrupar todas as emissoras AM de São Paulo no FM. Imaginem a mesma coisa no Rio, em Brasília ou em Porto Alegre. Sem falar nas características de transmissão e recepção, que são diferentes, a que os ouvintes estão habituados. Por exemplo, as muitas pessoas que à noite conseguem e gostam de sintonizar emissoras distantes em AM. Esta característica do AM não se perde com a digitalização, seja no DRM ou no Iboc.
Também é de se estranhar esta necessidade de ser o Hélio Costa a definir o rádio digital. Que seja outro, se for o caso. E, com certeza, é o caso. Se os dois sistemas têm problemas, que eles sejam primeiro resolvidos.
Mais uma dúvida: seguindo a sugestão dele, o próprio Saad abriria mão de um canal? Pois a Bandeirantes AM 840 já transmite a mesma programação em FM em 90,9.
Segue a íntegra da carta do Saad ao Costa.  
"Senhor Ministro:
 
O Brasil ocupa hoje uma posição de destaque na economia mundial e esse destaque se fortalece, entre outras, por conta da adoção bem sucedida do padrão brasileiro de TV Digital. Trata - se de iniciativa para a qual o concurso de V. Exa. foi determinante. A isso se soma que a atenção dedicada por V. Exa. ao rádio foi de enorme importância, especialmente em relação à digitalização da radiodifusão sonora, tanto em FM, quanto em AM.
 
O momento é, portanto, de consolidar esta trilha de sucesso e firmeza na condução dos assuntos da radiodifusão, mediante a adoção de decisão histórica para o rádio do Brasil. Não há tempo para vacilar: é preciso decidir.
 
Nesse sentido, observamos que os últimos anos foram de experimentos com as tecnologias disponíveis, para a digitalização do rádio. Os testes indicam que a tecnologia IBOC enfrenta dificuldades técnicas em cidades como São Paulo, mas é mais madura quanto à sua adoção por radiodifusores de outros países (notadamente americanos), enquanto a tecnologia DRM, incipiente quanto à sua adoção, pode ser mais robusta em termos de recepção pelo público. Ambas as opções tecnológicas são, portanto, limitadas quanto à sua adequação para as demandas do Brasil.
 
Todavia, há a alternativa de implementar uma migração paulatina dos sinais de radiodifusão em AM para as bandas de FM que serão liberadas, de acordo com o cronograma de transição da TV Digital. Noutras palavras, é recomendável que V.Exa. aprove um cronograma durante o qual as transmissões em Ondas Médias sejam paulatinamente migradas para canais de Frequência Modulada, os quais serão, por sua vez, liberados pelas emissoras de televisão, a partir de 2016. Com a migração que propomos a V.Exa., a radiodifusão de sons passa a ter um horizonte de AÇÃO e de INVESTIMENTOS, sem depender dos interesses de tecnologias estrangeiras, num cenário em que os brasileiros de todos os rincões terão uma grande oferta de serviços de rádio, com toda sorte de programação.
 
É por isso que a ABRA - Associação Brasileira de Radiodifusores se dirige a V.Exa.: para pleitear AÇÃO, DECISÃO, para coroar o trabalho de V.Exa. à frente do Ministério das Comunicações.
Colocamo - nos à disposição de V.Exa. para articular e analisar tecnicamente a adoção desse cronograma de migração da radiodifusão em Ondas Médias, para a radiodifusão em Frequência Modulada.
 
Com certeza de contar com o acatamento de V.Exa. subscrevemo - nos,
 
Atenciosamente,
 
João Carlos Saad
Presidente - ABRA"

 



Escrito por Magaly Prado às 15h50
[ ] [ envie esta mensagem ]


Meu blog está concorrendo ao prêmio do The Bobs. Vote nele, radioamante! ;-)



Escrito por Magaly Prado às 03h45
[ ] [ envie esta mensagem ]


Programa "Na Geral", da rádio Bandeirantes, ganha mais meia hora de duração

A partir da próxima segunda-feira (29/03), o programa "Na Geral" da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) ganha mais meia hora de duração e passa a ser exibido das 18h às 20h. Os apresentadores Beto Hora, Zé Paulo da Glória e Lélio Teixeira terão mais 30 minutos por dia para continuar a fazer a atração mais engraçada do rádio brasileiro, misturando muito bom humor com informação e futebol.

Já o "Jornal em Três Tempos", apresentado pelos jornalistas Chiara Luzzati e Paulo Galvão, passa a ser exibido das 15h às 18h. Com a mudança, a transmissão em rede nacional do jornal ganha mais 30 minutos, sendo exibida das 17h às 18h.

O programa "Ciranda da Cidade" também ganha novo horário e vai ao ar das 14h às 15h a partir da próxima semana. A atração comandada pelo jornalista Milton Parron será um espaço para entrevistas e debates sobre os assuntos de São Paulo.(da assessoria do grupo Bandeirantes de Rádio)



Escrito por Magaly Prado às 03h19
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO