Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI - Octava convocatoria (2008)- Selección oficial categoría Radio


Título

Medio

Nombre

País

“La Final de la Copa Davis, una mirada local”

fm de la azotea 88.7 comunitaria

Federico Miri

Argentina

Tobas: ¿exterminio silencioso? (Radio Nederland) / Tobas: hambre, olvido y muerte (Radio Mitre)

Radio Nederland (Servicio en Español) / Radio Mitre (Buenos Aires)

Carolina Fernanda Gil Posse

Argentina

Caminho Alternativo

Rádio Bandeirantes de São Paulo

Carolina Ercolin

Brasil

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Sul

Rádio Gaúcha/Grupo RBS

Cid Martins

Brasil

Adotando um Futuro

Rádio

Claudio Junqueira Braga Junior

Brasil

Os heróis esquecidos da tragédia do césio-137

Rádio Senado

Adriano Faria

Brasil

AIDS no Brasil - 25 anos de avanços e dificuldades

Rádio Bandeirantes

Gabriel Prado Peroni

Brasil

 

Cimarronas del Destierro

Emisoras Comunitaria La Cometa, Villanueva Stereo,Antena del Rió, Radio San José de Cucuta

Rafael Antonio Pacheco González

Colombia

El Puente, una apuesta por la reintegración

20 emisoras comunitarias

Tatiana Duplat Ayala / Jeanine El Gazi / David Devis / Oscar Javier Bermúdez Bolívar / Ángela Maritza Téllez

Colombia

"Ingrid vuelve a la libertad"

Caracol Radio

Yolanda Ruiz Ceballos

Colombia

 



Escrito por Magaly Prado às 11h43
[ ] [ envie esta mensagem ]


Premio Nuevo Periodismo CEMEX+FNPI - Octava convocatoria (2008)- Selección oficial categoría Radio- continuação

LUIS ELADIO PEREZ

CARACOL S.A.

Dario Arizmendi

Colombia

"LA CULONA EN LA LISTA ROJA"

Radio Bucarica/ Cadena Todelar

Narda Cristina Roa Fonseca

Colombia

El conflicto... una realidad mas allá de la guerra

Emisora comunitaria Sardinata Stereo

Jose Lisandro Cobos Sanchez

Colombia

" Donde nacen los sueños"

CADENA SER

Nicolás Castellano Flores

España

Los Muros del Mundo

Cadena SER

Marta Del Vado Chicharro

España

"Paso del Norte. El Camino del Silencio"

Radio Educación

Sandra Karina Hernández Hernández

México

La discriminación vuela por Avianca

RADIO UNIVERSIDAD DE GUADALAJARA

Jade Ramírez Cuevas Villanueva / Priscila Hernández Flores

México

Dios en las noticias: Crónicas del mundo

RCN radio

Hernán Restrepo Cardona

Colombia



Escrito por Magaly Prado às 11h41
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO CAPITAL SERÁ ARRENDADA PARA RELIGIOSOS?

Fortes rumores dão conta do arrendamento da Rádio Capital AM (1.040 mHz), baseada em São Paulo, para um grupo de religiosos. Se isso realmente acontecer, será uma pena perdermos um espaço dos radialistas. Comandei um programa na emissora por um ano. Foi uma experiência incrível. Uma lição de profissionalismo liderada pelo diretor de programação Carlos Manzano e encabeçada por Néder Adib. Tomara que essas notícias não se confirmem.

O atual diretor da emissora, Chico Paes de Barros, enviou o comunicado abaixo:

"Na última sexta-feira, 4 de setembro, por volta das 18h30, recebi telefonema do engenheiro Tadeu, responsável pelo setor técnico da Rádio Capital, informando-me que representantes do missionário David Miranda telefonaram para o Jeová, técnico encarregado do sistema irradiante, em Diadema, participando que iriam avaliar o estado dos transmissores na segunda-feira, dia 7 de setembro.

Não autorizei a visita e, além disso, procurei imediatamente a Meire, procuradora do Nelson, dono da Rádio. Demonstrando surpresa, ela, em tom categórico, ratificou a minha decisão.

Os rumores a respeito do possível arrendamento com o compromisso de venda da Rádio Capital aumentaram bastante, depois desse fato do último fim de semana. Tenho recebido muitos telefonemas e indagações de funcionários. Eles querem saber se a Rádio foi mesmo vendida ao missionário David Miranda.

Como Diretor Geral da Rádio Capital, na qualidade de colega de trabalho de jornalistas, radialistas, publicitários e funcionários em geral e tendo em vista o interesse da imprensa e da opinião pública em saber o que está realmente acontecendo com a Rádio Capital (Rádio Novo Mundo Ltda.) – 1040 kHz – 200.000 watts de potência, tenho a dizer o seguinte:

A Rádio Capital AM prossegue com sua programação normal, que a levou ao segundo lugar em audiência entre as rádios AM na região metropolitana de São Paulo e à liderança no período da tarde.

Até o presente momento, porém, a procuradora do dono da Rádio não divulgou informação concreta aos diretores e funcionários sobre a possível venda ou arrendamento dessa emissora criada em 1978.

Os profissionais da emissora receberam com surpresa a notícia não confirmada de que a Rádio teria sido vendida ou arrendada.

Uma vez que a Rádio Capital passou por completa reestruturação nos últimos quatro anos, tornando-se lucrativa e ampliando seu prestígio junto aos ouvintes, esses profissionais torcem para que, no caso de ocorrer a confirmação da venda ou do arrendamento, a transferência do comando seja para um grupo de tradição no rádio paulista, capaz de manter o atual estilo de sucesso e de utilidade pública. Neste período, a Rádio Capital AM tem colocado em prática um estilo de rádio popular com responsabilidade social, valorizado por comunicadores e pelas equipes de jornalismo e de esportes. No campo da fé, a Capital é uma rádio ecumênica.

Importante notar um detalhe: a rentabilidade das emissoras de rádio que vivem do mercado publicitário não tem condições de competir com as vultosas importâncias oferecidas por pessoas estranhas ao meio radiofônico no momento da compra ou arrendamento de emissoras.

Centenas de emissoras de rádio e TV do País já estão nas mãos dessas pessoas ou abrem parte de sua programação para esses grupos. Com isso, emissoras de tradição são descaracterizadas. O verdadeiro rádio vai perdendo espaço. Pode ser a extinção das profissões de radialista e de jornalista do meio eletrônico, como rádio e TV.

Conheço o Nelson, dono da Rádio Capital, há quase 40 anos. Nosso relacionamento sempre foi profissional, inclusive nos últimos quatro anos e meio, período em que dirigi sua emissora. O tempo, o dinheiro, a fama e o poder não transformaram o caráter do Nelson. Ele é um homem simples, bom, sensível e muito humano. Era pobre quando começou a trabalhar; hoje é um dos maiores empresários do Brasil.

Empresário de espírito público, ele sabe que o avanço avassalador de pessoas estranhas ao meio radiofônico, ocupando espaços importantes nas emissoras de rádio e de televisão de quase todos os municípios do Brasil, ameaça o emprego de milhares de jornalistas, radialistas e publicitários.

E mais: Nelson sabe que o serviço de radiodifusão, "embora conduzido por particulares, na essência e na imanência, é público e de relevante interesse social".

Apesar dos fatos mais recentes, confio que o Nelson, pelo menos, mantenha a Rádio Capital em mãos de radiodifusores autênticos. Caso contrário, não só estarão ameaçados os empregos de 60 profissionais. São Paulo também sofrerá prejuízo: o rádio sairá perdendo grande parte de sua voz."

Francisco Paes de Barros



Escrito por Magaly Prado às 23h51
[ ] [ envie esta mensagem ]


Morre aos 79 anos o jornalista esportivo Rui Viotti

na foto Rui Viotti com Silvio Luiz (do site do Silvio Luiz)

Notícia do JB Online - SÃO PAULO - Morreu nesta segunda-feira, em São Paulo, o jornalista esportivo Rui Viotti. Ele tinha 79 anos. As causas da morte ainda não foram divulgadas pela família.

Rui Viotti começou sua carreira no rádio e participou do início da implantação da televisão no Brasil. Passou pelas redes Tupi, TV Rio, Bandeirantes, Globo e Record, entre outras.

do site Memória Globo

Começou a carreira profissional como locutor, aos 15 anos, na Rádio Caxambu. Na mesma época, 1949, a Rádio Tupi abriu um concurso para encontrar um substituto para Ary Barroso. Concorreram 400 candidatos, em provas de leitura e dicção, de redação, de conhecimentos esportivos e testes em transmissões esportivas. Na etapa final do concurso, restaram três concorrentes: Rui Viotti, Alberto Figueiredo e Domingos Araújo. Ary Barroso acabou contratando os três. Começou participando das transmissões esportivas da rádio. Mas ficou pouco tempo na Tupi. Logo depois, transferiu-se para a Rádio Nacional e, em seguida, foi trabalhar na Rádio Tamoio, a tempo de participar da cobertura da Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil.

Rui Viotti também participou do início da implantação da televisão no Brasil. Em meados da década de 1950, conciliava o trabalho da rádio com o da TV Tupi.



Escrito por Magaly Prado às 11h39
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO