Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Senac abre inscrições gratuitas para projeto de radiojornalismo

Estão abertas as inscrições para a oficina “A sua rádio comentada”, que faz parte do Projeto Ondas Senac – discutindo rádio, realizada em São Paulo. De 04 a 05/05, estudantes de Comunicação Social e Rádio e TV poderão fazer inscrições gratuitas para a oficina.

Os universitários poderão inscrever programas de jornalismo, esporte ou variedades com duração máxima de dois minutos. Os trabalhos serão avaliados e comentados por profissionais do mercado.

A oficina tem 20 vagas e será realizada no dia 23/06, na unidade Lapa do Senac. (da assessoria de imprensa do Senac)

Inscrições
Ondas Senac - discutindo rádio
Oficina: A sua  Rádio comentada
Data: 23/06, às 19 horas (terça-feira)
Inscrições de 04/05 a 05/06
Local: Senac Lapa Scipião  - Rua Scipião, 67
Telefone para informações (11) 3475-2200.
Veja no
site 



Escrito por Magaly Prado às 19h28
[ ] [ envie esta mensagem ]


CYRO CÉSAR AUTOGRAFA O LIVRO “COMO FALAR NO RÁDIO” NA LIVRARIA CULTURA DO SHOPPING VILLA-LOBOS, DIA 7 DE MAIO

 

Haverá também um bate-papo sobre a mídia: “Encontro para falar de rádio”. O evento acontece das 18h30 às 20h e terá, além do autor, as presenças de Magaly Prado (blog Notícias sobre Rádio) e Roberto Hais (Rádio Jovem Pan).

 

A Summus Editorial e a Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (SP) promovem no dia 7 de maio (quinta-feira), das 18h30 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Como falar no rádio, do jornalista Cyro César. Haverá também um bate-papo sobre a mídia: “Encontro para falar de rádio”. O evento acontece das 18h30 às 20h e terá, além do autor, as presenças de Magaly Prado (blog Notícias sobre Rádio) e Roberto Hais (Rádio Jovem Pan). Obra pioneira e importante, destinada não só a profissionais do rádio mas também àqueles que pretendem ingressar na carreira radiofônica, a obra constitui um verdadeiro manual sobre a prática de locução. Em linguagem clara e direta, o autor expõe sua vasta experiência como radialista, professor e especialista em qualificar pessoas para o mercado.

A livraria fica na Avenida das Nações Unidas, 4.777, 2º piso. O bate-papo será no auditório (mezanino).

 

O objetivo da obra é preencher algumas lacunas na qualificação dos profissionais de rádio e locução – comunicadores, estudantes, professores ou empresários – e apresentar os princípios básicos da atividade, desde os cuidados com a voz e a fala, as técnicas de locução e os erros mais frequentes até os processos técnicos, comerciais e éticos da profissão.

 

Com informações bastante atualizadas, o autor tem como base sua experiência profissional e as dificuldades que enfrentou no exercício da atividade. “Trabalhando em São Paulo, tinha acesso a diversas informações que não chegavam com facilidade a outras regiões. O livro é uma forma de levar essas informações a quem não tem acesso a elas”, afirma o autor. A formação do locutor, lembra César, sempre teve um caráter empírico, ficando a cargo, muitas vezes, da vontade do próprio profissional.

 

Nos dois primeiros capítulos, o autor aborda a história da chegada do rádio ao Brasil, suas influências sociais, políticas e econômicas na vida brasileira. Do capítulo 3 ao 8, trata da voz profissional, de sua

produção, seu desenvolvimento, de cuidados e prevenções, com inúmeros exercícios práticos. Do capítulo 9 ao 12 , ele avalia as características do rádio, suas linguagens e sua presença no regionalismo nacional.

 

A formação do locutor, as técnicas diante do microfone e no estúdio, a postura do profissional antes, durante e depois da fala, os tipos de locução, a definição profissional e os quarenta erros mais presentes na locução radiofônica estão descritos do capitulo 13 ao 23. Do capítulo 24 ao 27, o leitor vai conhecer, além das novas tecnologias, a estrutura de funcionamento de uma emissora de rádio, sua organização e a magia de uma transmissão radiofônica. Por fim, no capítulo 28, o autor apresenta o lado comercial do rádio, tratando de técnicas de vendas, captação de anunciantes e patrocínio, e no capítulo 29 faz uma pequena discussão acerca das questões éticas que devem nortear o bom profissional.

 

Com prefácio de Osmar Santos, que escreve sobre sua experiência no rádio, o livro conta também com apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Paulo Machado de Carvalho, que falam sobre a relação com esse meio de comunicação. Comentário dos radialistas César Rosa, Luiz Fernando Magliocca, Paulinho Leite, Brim Filho e Serginho Leite também enriquecem a obra.

 

O autor

 

Cyro César é jornalista e radialista, especialista em qualificação profissional para rádio. Atuou como locutor, produtor e coordenador em inúmeras emissoras paulistas, tendo passado pelas rádios Imprensa FM, Antena 1, Record AM/FM, Cidade e Manchete FM. Coordenou projetos promocionais nas rádios Jovem Pan, Transamérica e Band FM. Atualmente é diretor artístico da programação da Rádio Show Sat-SP.

Criou a Rádioficina, centro de ensino técnico e qualificação profissional para radialistas.

 

Desenvolve, por todo o país, trabalhos de consultoria e ministra palestras e seminários na área, tendo também publicado, entre outros livros, Rádio – A mídia da emoção (Summus, 2005).

Membro cativo do Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa, do México, ocupa também o cargo de presidente da Associação Brasileira de Qualificação e Ensino Pró-Rádio (Abraqua), que ajudou a fundar.(por assessoria de imprensa da Summus)

***

Estarei lá



Escrito por Magaly Prado às 15h06
[ ] [ envie esta mensagem ]


Poesias musicadas é o tema deste “Letra e Música”, na rádio Cultura Brasil

Pasquale

 

Destaque da programação da Rádio Cultura Brasil (AM 1.200 kHz).

 

Letra e Música Exibição
28/4/2009 13h
Reapresentação
03/4/2009 18h

Poesias musicadas

Poesias musicadas é o tema deste “Letra e Música”.

A seleção Musical comentada pelo professor Pasquale Cipro Neto é integrada por poemas como “Bela, Bela”, de Ferreira Gular musicado por Milton Nascimento; “José”, do poeta Carlos Drummond de Andrade com música de Paulo Diniz; e “Circuladô de Fulô”, poema de Haroldo de Campos musicado por Caetano Veloso.

O professor Pasquale também comenta os poemas musicados por seus próprios autores, como “Andar, Andar”, de Alceu Valença, e “As meninas dos jardins”, de Zeca Baleiro.

***

 

A Rádio Cultura Brasil fará a cobertura da Virada Cultural, com notas de serviço, matérias e entradas de repórter ao vivo do evento.



Escrito por Magaly Prado às 10h11
[ ] [ envie esta mensagem ]


TESE DE DOUTORADO SAI EM LIVRO

Recado do Chico Sant'Anna – “A tese de doutorado, MÉDIA DE SOURCE. Un nouvel acteur sur la scène médiatique brésilienne, defendia em outubro de 2007, na Universidade de Rennes 1, na França, acaba de ser editada em livro pelo Senado da República Francesa.

 

O livro, que ganhou o subtítulo Un regard sur l’action médiatique du Sénat fédéral du Brésil (Um olhar sobre a ação midiática do Senado Federal do Brasil), é resultado da premiação que a tese obteve no concurso Le Prix de Thèse du Sénat - 2008 e integra a coleção Les documents de travail du Sénat, 2009.

 

A tese, agora livro, analisa o fenomeno muito peculiar ao Brasil que é o surgimento de meios de comunicação de massa mantidos e operados por atores sociais comumentes percebidos pela imprensa como fontes de informação. Os exemplos são vários: desde as rádios comunitárias mantidas pelo MST até a Rádio Verde Oliva do Exército, das mídias religiosas às parlamentares, das mídias universitárias às do Poder Judiário. Um estudo de caso foi dedicado às Mídias do Senado Federal (Rádio, Jornal, TV, agência escrita e radiofônica) e aos seus profissionais. Perfil Social, Rotinas Profissionais, Valores Jornalísticos, Critérios Editoriais e a influência sobre a imprensa comercial e seus jornalistas são alguns dos enfoques realizados.

 

A tese no Brasil ainda não tem uma previsão de ser lançada em português. Um trabalho preliminar foi publicado no livro Mídias das Fontes: o difusor do jornalismo corporativo, editado pela Casa das Musas. Para os interessados, no roda-pé do meu blog há informações para a encomenda do livro.

 

O prefácio da versão francesa é de autoria do professor Denis Ruellan e está disponível para leitura do portal sur le journalisme.com

O livro está sendo comercializado na França por 11 euros, pode ser adquirido na livraria do Senado francês, localizada no Palácio do Luxemburgo, em Paris, ou pela internet.” (Chico Sant'Anna)



Escrito por Magaly Prado às 22h19
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO