Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


MEC AM e Nacional juntas no Carnaval

 

 

A MEC AM e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro unem esforços e fazem uma cobertura conjunta do carnaval carioca, com um time de grandes comunicadores. Hilton Abi Rihan, Adelzon Alvez, Dalila Villanova, Amaury Santos, Dorina, Rubem "Confetti".

 

 

 

Nos dias 21, 22 e 23, a partir das 20h, os narradores e comentaristas apresentam os principais lances dos desfiles do Grupo de Acesso e do Grupo Especial, ao vivo, direto da Avenida. Na reportagem estarão Cadu Freitas, Dáurea Gramático e Tiago Alves.

 

 

 

Na quarta-feira de cinzas, dia 25, o Almanaque Carioca acompanha a apuração dos desfiles, ao vivo, da Marquês de Sapucaí. E no sábado, dia 28, as emissoras voltam à Avenida para transmitir o Desfile das Campeãs. Leia mais.

 

MEC AM em ritmo de carnaval

 

A MEC AM 800 KHz entra na folia já a partir desta sexta-feira, dia 20, com a cobertura dos momentos iniciais do carnaval carioca. Os desfiles das escolas de samba mirim, os preparativos dos desfiles, os blocos de rua e o movimento pela cidade. Nestes quatro dias de festa, a programação musical é dedicada ao samba. Nos intervalos serão apresentadas as histórias do carnaval, com trechos de entrevistas realizadas por Hilton Abi Rihan com personalidades como João Roberto Kelly, Clovis Bornay, Ricardo Cravo Albim, Adelzon Alvez e outros.

 

Nos dias 22 e 23, vão ao ar 12 programas sobre os enredos das escolas de samba, com entrevistas de carnavalescos apresentadas no "Almanaque Carioca", desde o dia 5 de fevereiro. No dia 21, Dalila Villanova apresenta A Fina Flor do Samba de meio-dia às 15h, com comentários e bate-papos com integrantes das escolas. Também neste dia a Rádio Maluca faz o seu baile à fantasia com a presença da banda Chorando à Toa e Gabrielzinho do Irajá, no auditório da Rádio Nacional. (Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing, da EBC - TV Brasil e Sistema de Rádios) (dica do João Batista)



Escrito por Magaly Prado às 20h04
[ ] [ envie esta mensagem ]


Você é Curioso? Carmem Miranda e peças raras de outros carnavais na Rádio Bandeirantes AM

Você é Curioso? Carmem Miranda e peças raras de outros carnavais

 

 

Amanhã, sábado, dia 21 de fevereiro, o "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, apresenta uma edição especial com Carmem Miranda (9 de fevereiro de 1909 / 5 de agosto de 1955) e áudios raros de outros carnavais.

Para lembrar o centenário de nascimento da pequena notável, Marcelo Duarte e Silvânia Alves levam ao ar curiosidades e algumas das marchinhas que ficaram famosas na voz da intérprete.

Outro destaque é uma reportagem especial com Marcelo Abud, do blog e podcast Peças Raras, que apresenta áudios raros de sua coleção radiofônica, relacionados à festa de Momo.

Você é Curioso - especial de carnaval

Sábado, 21 de fevereiro, das 10h às 11h30

Rádio Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9)

(dica do Marcelo Abud)



Escrito por Magaly Prado às 14h05
[ ] [ envie esta mensagem ]


Bolsas para jornalistas (de rádio, inclusive) para cobrir temas da ONU

Bolsas para jornalistas com idade entre 25 e 35  para cobrir temas da ONU
 
O "Dag Hammarskjöld Scholarship Fund for Journalists" informa sobre a abertura de inscrições para a bolsa de estudos do "2009 Fellowship Program".


O programa é voltado a jornalistas de rádio, televisão, imprensa escrita e de internet, com idade entre 25 e 35 anos e originários de países em desenvolvimento, que estejam interessados em cobrir assuntos internacionais e outros diretamente ligados à ONU durante a 63a AGNU.


O postulante deve manter vínculo empregatício em período integral com veículo de comunicação do seu país e deve contar com a aprovação do empregador.


A bolsa cobre despesas de viagem e acomodação em Nova York, além de diárias.

As inscrições encerram-se em 22 de março de 2009. Informações e formulários poderão ser obtidos aqui

Dúvidas sobre o programa e o processo de inscrição podem ser encaminhadas diretamente para esse endereço. (dica do Francisco Sant'anna) 



Escrito por Magaly Prado às 11h43
[ ] [ envie esta mensagem ]


PODCASTS NÃO SE POPULARIZARAM TANTO QUANTO OS BLOGS E OS VÍDEOS ONLINE, MAS RESISTEM COM AUDIÊNCIA CATIVA

PODCASTS - Ouvintes na rede

Do Zero Hora - Junte seis amigos para papear diante do microfone. A conversa descontraída pode ganhar a internet, em forma de um arquivo de áudio que pode ser baixado e ouvido por gente que nem se imagina quem é. Com o podcast Depois das 11, de Caxias do Sul, é assim.

O grupo tem mais de mil ouvintes semanais. É a prova de que essa mídia resiste, apesar de não ter atingido o sucesso imaginado – em 2005, podcast chegou a ser escohida a palavra do ano pelo New Oxford American Dictionary.

– Recentemente, recebemos um e-mail de um americano que usa nosso programa para reforçar as aulas de português que ele faz – conta o fotógrafo Gustavo Vanassi, 24 anos, que criou o podcast em 2006 como desculpa para reunir os amigos, mas também para fazer testes para a monografia no curso de publicidade, que era sobre o tema.

Para o pesquisador de cibercultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Alex Primo, uma das hipóteses para os podcasts não terem “estourado” é a dificuldade da produção de conteúdo em áudio.

– Demanda tempo, e é mais complicado ter um podcast do que um blog – opina.

Até mesmo produzir um vídeo costuma ser mais simplificado. Nesse caso, um áudio ruim, com ruídos, não compromete tanto o material quanto em um podcast, por ter outros atrativos, como a própria imagem. O conteúdo audiovi­sual ainda tem uma distribuição facilitada pelo YouTube.

– O que faz muitas pessoas desistirem é a periodicidade. Muitos não têm tempo de atualizar e desistem – afirma o presidente da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), o DJ Maestro Billy.

Além disso, quando o programa se torna um sucesso de downloads, muitos podcasters têm problemas com os servidores que hospedam os arquivos, por estourar a banda, o que requer que paguem mais para ter mais espaço.

E um bom podcast toma tempo de edição. É o caso do Nerdcast, um dos mais famosos do país, com uma média de 20 mil downloads semanais.

– Entre gravação, edição e finalização são pelo menos 16 horas de trabalho. Toda semana. É normal virarmos a noite editando o podcast – relata Alexandre Ottoni, 30 anos, um dos seus editores.

Criada para organizar e divulgar o setor, a ABPod tem hoje 90 podcasters cadastrados, entre amadores e profissionais, a maioria homens entre 20 a 35 anos que gravam os podcasts como hobby.

– Com as programações de rádio cada vez mais engessadas, o podcast tornou-se uma excelente alternativa para ouvir música, bate-papo e muito mais – justifica Billy.

Primo pondera que os podcasts são programas de nicho. Mas nisso também está a força dessa mídia, a de atrair pessoas realmente interessadas em ouvir o programa sobre determinado assunto. E com uma vantagem: o de poder fazê-lo no horário e no local que bem entenderem. (por
Vanessa Nunes)



Escrito por Magaly Prado às 17h16
[ ] [ envie esta mensagem ]


Roxane Ré estreia blog no SRZD

Da Redação SRZD - Vinte anos de carreira. Quinze deles dedicados ao rádio, a grande paixão de sua vida. CBN e Rádio Eldorado foram algumas das casas por onde passou Roxane Ré, que estreia como blogueira do SRZD nesta quarta-feira (18). Esta é a primeira vez que ela escreve para um veículo de internet. O novo desafio parece ter animado Roxane. Aqui, o endereço do blog.


"Eu nunca fiz internet, é a primeira vez que vou fazer. O canal cresceu muito, mas o que me chama muito a atenção no mundo virtual é a resposta imediata, coisa que o rádio também nos oferece. Essa troca que a internet também possibilita é fascinante", afirmou a nova blogueira do
SRZD

Roxane já trabalhou em rádios musicais, onde o foco não era o jornalismo. Iniciar a caminhada virtual num site de notícias deixou a jornalista satisfeita.

"Gosto demais do trabalho do Sidney. Nos encontramos em alguns eventos de trabalho e ele é uma pessoa que eu respeito. Já conheço toda a credibilidade e a integridade do trabalho dele, um nome respeitado no jornalismo. O
SRZD
é um site de respeito, informativo e está sempre atualizado, com um nível de informação elevado", destacou Roxane Ré.

A possibilidade de trocar comentários entre as duas maiores capitais do país também motivou Roxane Ré. O seu blog pretente ser uma ponta lança na praça de São Paulo.

A estreia de Roxane Ré acontece no mesmo dia em que foi divulgado o resultado do 5º Trófeu Mulher Imprensa. Roxane venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria de melhor âncora de rádio.

"É muito gratificante ser premiada no Trófeu Mulher Imprensa devido ao fato de ser uma dupla avaliação. Na primeira fase, 500 jornalistas de todo o país que votam. Depois, as escolhidas passam pela aprovação do público. É um prêmio só para mulheres. Em outros prêmios todo mundo concorre junto, o que acaba sendo injusto pelo maior número de homens no mercado jornalístico", frisou Roxané.

Durante 14 anos, Roxané Ré comandou um programa de rádio em rede nacional e a partir de agora o leitor do
SRZD vai poder trocar experiências com a jornalista também pela internet. (do blog SRZD)



Escrito por Magaly Prado às 23h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


“Camarote da Band” em Salvador terá transmissão ao vivo da Rede Band FM e espaço para mil foliões

 

Sempre presente na divulgação e realização de eventos da música baiana por todo o Brasil há mais de 13 anos, a Rede Band FM transmite, pela primeira vez, a folia de Salvador para as suas 36 emissoras em todo o Brasil. Outra iniciativa inédita é o Camarote da Band, que receberá mais de 1000 foliões no circuito Barra-Ondina.

 

 

Os foliões que adquirirem ingressos para o Camarote poderão curtir as atrações dos trios e acompanhar a transmissão da Rede Band FM, que será retransmitida simultaneamente pela TV UOL em uma iniciativa inédita. A cobertura especial começará na quinta-feira, dia 19, a partir das 17h, e seguirá até a terça-feira de Carnaval dia 24, em mais de 30 horas de duração. A equipe da Band FM contará com seus locutores Tadeu Miranda e Marcio Linhares.

 

 

Betinho, apresentador do programa "Micareta Axé Band" (no ar sábados e domingos das 12h às 14h na Rede Band FM) comandará essa transmissão ao lado do apresentador Guilherme Arruda e outros convidados surpresa.

 

 

Localizado no início da Avenida Oceânica, na Barra, o Camarote da Band tem capacidade para receber mais de 1000 foliões por dia e facilidade de acesso. O Camarote funcionará do dia 19 ao dia 24 de fevereiro, das 16h às 3h no sistema All Inclusive, com Buffet de massas, caldos e salgados, bebidas (cerveja, vodka, whisky, refrigerante, água e sucos), customização de abadas, Beauty Center, DJs, Tatoo e massoterapia.

 

 

O Camarote da Band conta com o patrocínio do portal UOL. Informações sobre preços e serviços podem ser obtidas no site



Escrito por Magaly Prado às 12h15
[ ] [ envie esta mensagem ]


ÚLTIMA SEMANA DE MARCHINHAS DE CARNAVAL

Rede Mix de Rádio mantém marchinhas de Carnaval no ar até terça-feira, 24 de fevereiro  

 

No ar desde 21 de janeiro, o Carnaval Diferente da Rede Mix de Rádio conta com regravações de marchinhas em ritmos como rock, reggae e hip hop. Bandas nacionais fizeram versões para antigos sucessos dos salões e blocos carnavalescos.

 

NX Zero, Charlie Brown Jr., Strike, Skank, Jota Quest, CPM22, Tihuana, Armandinho, Paralamas do Sucesso, Planta e Raiz, e Xis, que já haviam participado de outros Carnavais na Rádio Mix, continuaram animando os ouvintes. Chimarruts, Fresno e Marcelo Mira participaram da Campanha de Carnaval da Mix FM pela primeira vez, respectivamente com as músicas “Ô Abre-Alas”, “Máscara Negra” e “É Hoje”.

 

Aqueles que ainda não ouviram as versões diferentes de marchinhas terão mais uma semana, já que elas ficarão no ar até a próxima terça-feira, 24 de fevereiro. Os dropes musicais tem entre um minuto e um minuto e meio, e podem ser ouvidos na programação da Rede Mix de Rádio, em dez edições diárias. (por Landa Giarato)

 

As marchinhas vão ao ar em todas as afiliadas da Rede Mix de Rádio: Mix São Paulo (106.3 FM), Mix Rio de Janeiro (102.1 FM), Mix Belo Horizonte (91.7 FM), Mix Vitória (106.9 FM), Mix Curitiba (92.9 FM), Mix Brasília (88.3 FM), Mix João Pessoa (93.7 FM), Mix Maceió (97.7 FM), Mix João Fortaleza (95.5 FM), Mix Manaus (100.7 FM), Mix Campinas (97.5 FM), Mix Andradina (100.7 FM), Mix Guaratinguetá (106.7 FM), Mix Atibaia (91.9 FM), Mix Avaré (90.3 FM), Mix Maringá (97.9 FM), Mix Ponta Grossa (94.7 FM), Mix Blumenau (106.3 FM) e Mix Londrina (90.1 FM). 

 

Carnaval 2009 na Rádio Mix:

NX Zero: “Ta-hi”

Charlie Brown Jr.: “Medley (“Caiu na rede é peixe”/ “Bandeira branca”/ “Me dá um dinheiro aí”)”

Strike: “Mamãe Eu Quero”

Skank: “Marcha do Kung-fu”

Jota Quest: “Cabeleira do Zezé”

CPM22: “Turma do Funil”

Tihuana: “Eu Mato”

Armandinho: “Jardineira”

Paralamas do Sucesso: “Cachaça”

Planta e Raíz: “Aurora”

Xis: “A Pipa do Vovô”

Chimarruts: “Ô Abre-Alas

Fresno: “Máscara negra”

Marcelo Mira: “É Hoje”



Escrito por Magaly Prado às 11h39
[ ] [ envie esta mensagem ]


TRANSAMÉRICA POP NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

Transamérica do Rio transmite os desfiles da principal festa do país

 

A Transamérica Pop do Rio de Janeiro (FM 101,3) vai transmitir o Carnaval com o que acontece ao vivo na Marques de Sapucaí e os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial.

 

Durante a programação, a Transamérica vai entrevistar personalidades e organizadores do evento, além de contar algumas curiosidades, memórias e histórias da festa.

 

A transmissão ficará por conta do locutor Robertinho do Rio, com uma equipe de comentaristas. As transmissões acontecem nos dias 22 e 23 a partir das 20h até o encerramento dos desfiles.

 

Serviço

‘Carnaval Transamérica 2009’.  Dias 22 e 23 a partir das 20h. Mais informações no site (Fonte: assessoria de imprensa da emissora)



Escrito por Magaly Prado às 16h41
[ ] [ envie esta mensagem ]


GROUXO, O RÁDIO E NÓS OUTROS

o ator     GROUCHO MARX        foi a sensação do vaudeville e cinema dos anos 40 junto a seus irmãos, formando o   MARX BROTHERS        além disso, uma carreira bem sucedida no rádio foi iniciada em 1947 quando GROUCHO apresentava a série de programas   YOU BET YOUR LIFE         em emissoras diferentes: começou na ABC, depois CBS e por fim  mas não finalmente, na NBC - National Broadcast Company aonde se vê na foto acima Groucho ao microfone.  Isto porque depois do rádio o show se transferiu para a televisão, entre 1950 e 1961.  Espécie de jogo aonde três casais respondiam perguntas valendo um prêmio e mais outras surpresas, sendo possível ouvir e saber mais no site

 

Diluição pode ser a medida nesta observação... espaço e tempo de uma história ocidental colhendo alguns passos... nos anos 40, o comediante Groucho Marx é convidado de um programa de rádio. Ao ser anunciado, Groucho caminha junto ao apresentador até o microfone. O sonoplasta acompanha a caminhada, fazendo o som dos passos, para os ouvintes em casa, terem a sensação desta cena. Ao chegar no microfone Groucho comenta:

...Vocês já repararam que no rádio, todos usam sapatos de madeira?

Parece piada, e até é...mas não é.

Isso realmente aconteceu e serve para ilustrar uma idéia de representação através do som, muito comum na prática radiofônica da sonoplastia e os diversos enunciados que o som pode adquirir. Um pouco antigo um pouco atual... como aquela piada aonde um nariz emprestado ainda nos encanta e faz sorrir... (por Lilian Zaremba)



Escrito por Magaly Prado às 13h17
[ ] [ envie esta mensagem ]


Promotores do Jornal Metro informam sobre trânsito na BandNews FM

Giro Metro/BandNews FM começa na segunda-feira

 

do blog do Adonis

 

A partir de segunda-feira, dia 16, vai ao ar pela rádio BandNews FM (96,9 MHz) o Giro Metro/BandNews FM, que vai informar a situação do trânsito para os ouvintes da rádio. Os boletins vão ao ar das 6h às 10h de segunda à sexta.

 

Os promotores do Jornal Metro vão dar dicas sobre congestionamentos nas ruas e avenidas em que entregam o jornal e também sobre o tempo. O serviço é uma iniciativa do Jornal Metro em colaboração com a BandNews FM, que pertencem ao Grupo Bandeirantes de Rádio e TV.

 

O Metro está presente nas principais ruas e avenidas de São Paulo, em mais de 130 pontos de rua que abrangem rotas importantes como as avenidas Paulista, Faria Lima, Berrini, Brasil, entre outras, e mais de 300 pontos fixos em cafés, academias, prédios comerciais. São em média 160 promotores, sete supervisores e dois auditores que podem informar como está o trânsito em sua área de trabalho. (Fonte: assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes de Rádio)

 

*** 

 

Olha só, retirei do texto enviado pela assessoria palavras e frases que considerei meio óbvias, do tipo: que vão informar em tempo real. Oi? Bom, se informar o trânsito da semana passada, ninguém vai se interessar, não é? Outra é que vão dar dicas ao vivo, mesma coisa: dicas gravadas ficam datadas quando se fala de congestionamentos. E mais, que as informações serão “precisas”. Também, se houver imprecisão, melhor nem infomar mesmo, certo? E frases como “quem ganha com isso é o ouvinte”. Agora não entendi quando falam que o leitor do [jornal] Metro também vai ganhar com isso... Dei uma olhada na edição de sexta do jornal Metro e lá diz que o jornal vai publicar uma seleção de notícias divulgadas pela rádio. Deve ser aí que o leitor do Metro ganha!

 

Não fala nada, mas ao que tudo indica o jornal só é distribuído em São Paulo, sendo assim, o novo serviço é só para ouvintes da Band News-SP, e aí fica a dúvida, o que as demais emissoras da rede colocam no lugar? Provavelmente, notícias de trânsito locais, claro. Será que possuem estrutura para cada localidade?

 

É bom lembrar, que algumas redes de rádio, até hoje não percebem que nesse momento de informações estritamente locais, precisam ter outras opções, porém, ainda ouvimos fora de São Paulo, por exemplo, os boletins de como anda o engarrafamento nas marginais... Triste!



Escrito por Magaly Prado às 16h15
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO