Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Rádio Web UFPA: divulgando conhecimento

        Quem visitar o portal da Universidade Federal do Pará vai encontrar mais um canal de divulgação científica: a Rádio Web UFPA. Idealizado pela Prof.ª Dra Luciana Miranda Costa, da Faculdade de Comunicação (Facom), e desenvolvido com o apoio de professores e estudantes do curso, o Projeto Rádio Web UFPA resultou na 1ª Rádio Universitária da Instituição. A rádio, que funciona 24 horas por dia, começou suas transmissões experimentais no dia 27 de janeiro, durante o Fórum Social Mundial 2009, realizado em Belém. No Brasil, das 58 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) existentes, 13 possuem emissoras de rádio AM ou FM, na versão online. Dentre os vários objetivos do novo veículo de comunicação, a Rádio Web UFPA pretende aliar a versatilidade do web jornalismo ao tradicional modelo radiofônico, em prol do intercâmbio científico, cultural e acadêmico.

        “Nossa meta é que possamos socializar o conhecimento produzido na UFPA dentro e fora do país, além de promover o debate democrático e plural de idéias. O projeto já completou dois anos e implicou na compra de equipamentos, na formação de um grupo de estudos sobre rádio, na adequação de espaço físico e em diversos arranjos técnicos. Para isso, temos contado com o apoio de vários setores da UFPA, como o CTIC, a Facom e a própria Reitoria”, explica a profa Luciana Miranda.

        Atualmente, a Rádio Web UFPA transmite uma programação experimental, com informes, entrevistas e seleção musical variada. Para acessá-la, basta visitar o portal da UFPA (www.portalufpa.br) ou o site da Rádio Web www.radio.ufpa.br. Assim que iniciar suas transmissões definitivas, a partir de maio deste ano, a Rádio terá sua página adaptada às novas demandas. “A página inicial da Rádio irá conter as notícias mais recentes ou a divulgação de programas que ainda irão ao ar. Cada programa terá sua página específica, com informações sobre ele e edições anteriores do programa, através de um banco de dados”, explica o estudante de Comunicação Social e um dos responsáveis pela manutenção do site da Rádio, Ezequias Ferreira Nascimento.

Com o slogan “Rádio WEB UFPA: divulgando conhecimento”, o site da rádio  também funcionará como um importante instrumento pedagógico, através de um "banco de dados". Enquanto nas rádios tradicionais a informação ou a notícia possuem caráter transitório, as rádios na web possibilitam ao público acessar várias vezes um material já divulgado. Desta forma, o usuário (professores e alunos de qualquer instituição ou demais interessados) poderá acessar as informações veiculadas, ouvi-las novamente ou "baixá-las", armazenando-as em seu computador para uso futuro ou imediato. Os programas sobre as mais diversas temáticas poderão ser ouvidos colocando-se "palavras-chave" no site da Rádio, como "aquecimento global" ou "literatura comparada”.

Durante o Fórum Social Mundial (FSM), a Rádio Web trabalhou com uma programação direcionada às demandas do evento.  Uma equipe de profissionais da comunicação e estudantes alimentou as transmissões com informes sobre o Fórum, entrevistas ao vivo, enquetes e reportagens sobre as diferentes discussões que envolveram os cinco dias de FSM. “O Fórum serviu como teste do que ainda está por vir na Rádio Web. Estamos trabalhando na construção de uma programação de qualidade, com ampla divulgação do conhecimento científico à sociedade”, assegura Yggor Araujo, aluno do curso de Comunicação Social e atual responsável pela produção e operação de áudio da rádio. Além dele, mais de 15 estudantes de comunicação colaboraram na construção diária da Rádio durante o evento.

Na entrevista inaugural, que contou com as presenças do reitor e da vice-reitora da UFPA, professores Alex Fiúza de Mello e Regina Feio, o reitor da instituição ressaltou a importância do veículo: “a Rádio é uma necessidade, não só em termos de divulgação científica, mas como um espaço de formação profissional na área e um importante e novo instrumento de ensino e pesquisa”.

Antes do Fórum Social Mundial, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Rádio, coordenado pela Profa Luciana Miranda, realizava levantamentos sobre a história do rádio paraense, debatia sobre formatos radiofônicos diferenciados e sobre a interface da mídia com os temas contemporâneos de interesse da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. As atividades do grupo começaram em 2006 e prosseguem até hoje, com encontros semanais, todas as quintas, a partir das 14:30h, na Facom. Informações sobre o tema podem ser obtidas em http://www.oparanasondasdoradio.ufpa.br.

“Você entende como uma rádio funciona para depois prosseguir com um passo mais importante: a fundação de uma rádio propriamente dita”, opina o estudante de Comunicação social, com habilitação em Publicidade, Yggor Araújo. Com isso, o projeto ampliou as discussões sobre o veículo e levou ao Curso de Comunicação uma proposta compartilhada de produção radiofônica. “O projeto desenvolve outro olhar sobre a criação radiofônica, seja na linguagem jornalística, seja na criação de padrões publicitários”, observa Yggor.

A programação definitiva da Rádio WEB, que deverá ser implementada a partir de maio, é fruto das discussões no Grupo e vem sendo delineada através de várias propostas, como: "UFPA e Comunidade", programa voltado para os projetos de extensão; "UFPA Debate", em que pesquisadores e demais representantes da comunidade acadêmica e da sociedade em geral opinam sobre temas contemporâneos; "UFPA Pesquisa", divulgando as pesquisas de todas as áreas do conhecimento desenvolvidas na Instituição; "UFPA Ensino", no qual temas relacionados à graduação e à pós-graduação serão debatidos; “Universidade Multicampi”, com informações sobre os campi da UFPA no interior do Estado; “Escolhendo a Profissão”, com informes sobre os vários cursos ofertados na graduação; “UFPA na Madrugada”, com dicas importantes para os candidatos ao vestibular, e "Acontece na UFPA", que consiste num informativo diário voltado para divulgação de eventos científicos e de outras atividades de interesse da comunidade acadêmica. Além desses, a Rádio pretende veicular programas de outras instituições de ensino e, gradativamente, ir ampliando sua produção própria.

"Teremos música e informes durante os primeiros meses. O objetivo é adequar, até maio, a programação e a equipe que, atualmente, é formada somente por alunos do curso de comunicação e voluntários", explica a Profa Luciana Miranda.

        Durante as comemorações dos 50 anos da Universidade, em 2007, alunos de comunicação também produziram uma série de programas radiofônicos experimentais sobre o jubileu e sobre o Encontro Anual da SBPC, que aconteceu em Belém. Os programas podem ser ouvidos no site dos 50 anos da UFPA (http://www.ufpa50anos.ufpa.br/). (por Luciana Miranda)

 

Serviço

Rádio Web UFPA

Tel.(91) 3201-7768

E-mail: radioufpa@yahoo.com.br

Site: HTTP://www.radio.ufpa.br



Escrito por Magaly Prado às 16h24
[ ] [ envie esta mensagem ]


Vaga de repórter-voluntário na Rádio ONU

A Rádio ONU em Português está selecionando voluntários para trabalhar em sua redação, em Nova York.

O trabalho não é remunerado, mas é uma experiência de um mês produzindo trabalhos jornalísticos para rádio e internet para uma audiência que eles dizem ser de 36 milhões de pessoas.

Interessados devem enviar currículo e carta de apresentação, em português, para o e-mail: radioonuemportugues@un.org até 20 de fevereiro.

Mais informações

(dica do Francisco Sant'Anna)



Escrito por Magaly Prado às 12h30
[ ] [ envie esta mensagem ]


“BandNews a Caminho do Bar” estreia amanhã

Programa de entrevistas é apresentado pela jornalista Tatiana Vasconcellos

 

A BandNews FM (96,9 MHz) leva ao ar a partir de amanhã, às 19h, o programa “BandNews A Caminho do Bar”. Com apresentação da jornalista Tatiana Vasconcellos, a nova atração da emissora é um programa de entrevistas transmitido ao vivo direto de um bar da capital paulista. “A idéia é fazer entrevistas leves e descontraídas, como um bom papo de bar”, afirma a colunista e âncora da emissora.

 

Na primeira edição, Tatiana entrevista o cantor Jair Rodrigues, o músico Magnu Souza, do Quinteto em Branco e Preto, e o percussionista Da Lua. O bate papo acontece no bar Corleonne, localizado na Vila Olímpia. O programa vai ao ar toda quinta-feira, das 19h às 21h, na BandNews FM. (Fonte: assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes de Rádio)



Escrito por Magaly Prado às 00h24
[ ] [ envie esta mensagem ]


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - ÁREA DE AUDIOVISUAL - NA PUC - SP - INSCRIÇÕES ABERTAS

Leitura Crítica e Produção de Audiovisual para a Educação

PUC-SP - Faculdade de Comunicação e Filosofia (COMFIL)

Categoria: Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização)

MATRÍCULAS ABERTAS - Informações 11 3124 9600

INFORMAÇÕES

Os avanços na área de telecomunicações e a chegada da chamada Era da Comunicação provocaram mudanças no aprendizado, que não se processa mais somente com informações orais e escritas. Melhores resultados exigem complementação com imagens e sons, exigindo alterações na atuação do docente para se adequar às novas exigências do mercado de trabalho.

O curso visa a promover uma melhor compreensão das mídias e da interação com elas de diferentes formas, de acordo com características e velocidade de percepções individuais. A idéia é capacitar o participante para a leitura crítica de peças audiovisuais utilizadas na educação, preparando-o para a produção de material audiovisual remontado ou inédito.

O programa propiciará ao aluno a percepção dos vários estilos, linguagens e segmentos do universo audiovisual, além de auxiliá-lo na seleção desse tipo de material como apoio pedagógico; possibilitando também a ampliação de repertório e vocabulário contextualizado em som e imagem, que permitam um diálogo claro e possível entre produtores, diretores de peças audiovisuais – inclusive broadcasting – e profissionais da área da educação.

Ao longo do curso, o participante será estimulado a usar conceitos e teorias em análises críticas da realidade e a posicionar-se segundo os pontos de vista ético e político, trabalhando com a interface comunicação e educação.

Dentro dos diferentes gêneros que podem ser desenvolvidos nos projetos estão as funções de roteiristas, produtores, diretores de imagem, além da atividade de pesquisa, para aqueles que escolherem o formato de monografia.

Estrutura e Carga Horária:

384 horas a serem cursadas em dois anos, sendo 360 horas de disciplinas teóricas, mais 24 horas de orientação de projeto experimental de conclusão de curso (PECC). O certificado de Especialização será obtido mediante aprovação em todas as disciplinas e  no projeto experimental de conclusão de curso (PECC).

Início/Duração:

2 de março de 2009

Segundas-feiras, das 19 às 23 horas

Local de Matrícula:
Unidade COGEAE Consolação



Escrito por Magaly Prado às 12h40
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO