Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


MOVIMENTO NAS EMISSORAS DE SÃO PAULO

Ruy Balla, depois de trocentos anos na direção artística da rádio Transamérica FM, e apresentador de programas humorísticos, saiu da emissora. No seu lugar, Lui Riveglini, que foi diretor da rede Mix de Rádio, até meados de 2008.

Ruy Balla

foto postada no blog do Julinho Mazzei

"Ontem foi o meu último dia desta fase na Rede Transamérica. Digo "desta fase" pois é a segunda vez que trabalho na casa, em tempos diferentes, cargos diferentes, situações diferentes. As coisas não andaram como deveriam ter andado e ai optei por sair e buscar novos rumos", disse Balla no seu blog.

E no lugar de Riveglini na direção da rede Mix entraram Alexandre Medeiros e Marco Antonio Martins, no final de 2008.



Escrito por Magaly Prado às 13h31
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO VATICANO DESCONVIDA EXECUTIVO ANTES MESMO DA ESTREIA

Aqui no Brasil, padre Marcelo Rossi passou por isso no sentido inverso. Saiu da rádio América AM (quando ela era comandada pelos padres paulinos) porque existia comercial de camisinha. Hoje o religioso é o comunicador mais ouvido do dial brasileiro carregando mais de 3 milhões de ouvintes para o Sistema Globo de Rádio, fora parceria de replicações de seu programa em outras rádios.

Rádio Vaticano suspende crónica a convidado

Do Expresso - O Vaticano convidou Daniel Vasella, presidente da empresa farmacêutica Novartis, para ter uma crónica semanal na Rádio Vaticano. A crónica foi suspensa antes de Vasella se estrear aos microfones. Tudo porque a Novartis fabrica preservativos.

Daniel Vasella, presidente da farmacêutica Suiça Novartis e um dos executivos mais bem pagos daquele país, foi convidado - e logo a seguir censurado - para fazer uma crónica semanal na Rádio Vaticano. A razão invocada pelo Vaticano para anular o convite, é o facto de a Novartis fabricar preservativos, objecto que vai contra os princípios e a estratégia da Igreja católica em matéria de contracepção artificial.

Ao que tudo indica, os responsáveis pela emissora do Vaticano, só terão descoberto que a Novartis produzia preservativos - esses produtos proibidos pelos princípios da religião, depois de já terem convidado Daniel Vasella para cronista convidado do mês de Fevereiro.

Feita a descoberta, a Rádio Vaticano suspendeu o convite e publicou esta nota na sua página da Net: "Não podemos deixar que surja a mais pequena dúvida sobre a estratégia do Vaticano face à contracepção".

Esta descortesia romana mereceu a atenção da blogosfera Suiça. O blogue escrito em português 'Coisas da Suiça' , destaque o incidente num post com o título Rádio Vaticano dá pílula amarga à Novartis. (por Manuela Goucha Soares)

(dica do Paulo Querido, de Lisboa, Portugal, pelo Twitter)

E o Brasil tem programa na rádio Vaticano

Leia sobre o programa brasileiro, há 50 anos no ar, no blog do Célio Romais



Escrito por Magaly Prado às 12h36
[ ] [ envie esta mensagem ]


“Hora 4x4” é a nova atração da Mitsubishi FM

Programa estréia no próximo sábado às 20h

A Mitsubishi FM (92,5 MHz) leva ao ar programa “Hora 4x4” no próximo sábado, dia 7, às 20h. A nova atração da emissora será comandada por Edu Mello e trará quatro músicas de quatro artistas diferentes em cada edição.

Edu Mello

O apresentador também contará curiosidades e histórias de cada artista entre as 16 músicas do programa, que terá uma hora de duração. Na estréia, os ouvintes poderão conferir os hits de Pearl Jam, Foo Fighters, Beach Boys e Titãs.

A Mitsubishi FM também levará ao ar uma edição especial do programa todo dia 16, o dia da comunidade 4x4, às 16h. (Fonte:  assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes de Rádio)

Confira as bandas das três primeiras edições do “Hora 4x4”.

 

Dia 07 às 20h

Pearl Jam, Foo Fighters, Beach Boys e Titãs

 

Dia 14 às 20h

The Who, Franz Ferdinand, Smashing Pumpkins e Barão Vermelho

 

Dia 16 às 16h

Aerosmith, Red Hot Chilli Peppers, B 52´s e Capital Inicial

***

Cá entre nós, acho meio bobo isso de dar nomes de programas tipo "4X4" ou colocar no slogan que "é a rádio 4x4". Falta de criatividade, hein! Vários leitores-ouvintes me escrevem dizendo que não são 4X4 e por isso não ouvem a rádio. Outros dizem que não possuem carros da marca e portanto não ouvem uma rádio que diz que é para quem é 4X4. heheheh. Engraçado isso!



Escrito por Magaly Prado às 22h23
[ ] [ envie esta mensagem ]


Sala de Música da CBN homenageia Elis Regina

 

O programa Sala de Música, da rádio CBN, exibe no próximo sábado (7 de fevereiro) uma homenagem a Elis Regina devido aos 27 anos sem a cantora, completados no mês de janeiro. O especial terá depoimentos do cineasta e diretor Daniel Filho, do radialista Walter Silva e do cantor Jair Rodrigues.

O primeiro programa do ano contará ainda com a presença do grupo Vanguart, revelação da cena independente do Brasil que ensaia os primeiros passos para atingir um público mais amplo.

Apresentado pelo jornalista João Carlos Santana, Sala de Música é exibido todos os sábados às 21h, em rede nacional pela CBN. (Fonte: assessoria de imprensa do Sistema Globo de Rádio)



Escrito por Magaly Prado às 22h05
[ ] [ envie esta mensagem ]


DESTAQUE DO JAZZMASTERS

Muito soul, funk e deep funk no Jazzmasters deste sábado. Com grande destaque para Jazmine Sullivan que é uma das fortes concorrentes do Grammy 2009 com 5 indicações. Outra coisa legal que vamos tocar é uma releitura do primeiro rap da história "Rapper Delight" feito com maestria pelos dinamarqueses do Bentzon Brotherhood. Isso sem falar no lançamento de Matin Solveig. (por Paulo Mai e Sérgio Scarpelli)

Jazmine Sullivan

1.Jazmine Sullivan - Bust Your Windows
2.Janelle Monae - Sincerely, Jane
3.Belleruche - Anything You Want (Not That)
4.Little Jackie - 28 Butts
5.Tom Jones - If He Should Ever Leave You
6.Mr President Feat. Mr Day - Love & Happiness
7.Bentzon Brotherhood - Rappers Delight
8.Jumbonics - Last Nite
9.Breakestra - Stand Up
10.Martin Solveig - Superficial
11.Ben Mono Feat. Bajka (Sirius Mo Remix)
12.Flow Dynamics - Live In The Mix

Eldorado FM - 92,9 - São Paulo-SP
Sábado, às 20h
Drops de segunda a sexta às 10h35 e 14h35

Transamérica Light FM
Curitiba-PR 95,1 - Estrela-RS 102,9 - Rosário do Sul-RS 97.9
Sábado, às 21h
Drops de segunda a sexta às 10h55 e 16h55

Litoral FM - 91,9 - São Vicente (Santos e Litoral Sul)
Sábado, às 21h
Reprises: Terça 18h e Quinta 21h
Drops de segunda a sexta às 10h e 15h

Beira Mar FM - 102,7 - São Sebastião - 101,5 - Ubatuba
Domingo e Quarta, às 20h
Drops de segunda a sexta às 08h45 e 17h55

Calypso FM - 106,7 - Fortaleza-CE
Sábado, às 19h
Drops de segunda a sexta às 10h40 e 14h40

A Tarde FM - 103,9 - Salvador-BA
Domingo, às 22h - Reprise: Terça, às 18h
Drops de segunda a sexta às 11h30 e 20h30

Cultura FM - 95,5 - Araçatuba-SP
Domingo, às 21h e Quarta, às 22h
Drops de segunda a sexta as 07h40 e 13h

Transmineral - 92,7 - Lambari-MG
Sábado, às 20h
Reprises: Domingo 20h
Drops de segunda a sexta às 12h30



Escrito por Magaly Prado às 21h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


“Operação Visibilidade” da CET chega ao fim - Ação foi denunciada pela Rádio SulAmérica Trânsito

Chegou ao fim a “Operação Visibilidade” da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), denunciada pela Rádio SulAmérica Trânsito (FM 92,1 MHz) em janeiro. Nessa ação, viaturas e guinchos da companhia eram obrigados pela direção da empresa a ficar parados em grandes avenidas, para que pudessem ser vistos pela população.

 

O atendimento a carros quebrados, acidentes e outras ocorrências não era prioridade. O Presidente da CET voltou de férias e alterou as diretrizes. Desde o fim da semana passada, Alexandre de Moraes determinou o término da “Operação Visibilidade”. A “nova” ordem é prestar serviços, conforme depoimentos de funcionários da Companhia. (Fonte: assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes de Rádio)



Escrito por Magaly Prado às 18h01
[ ] [ envie esta mensagem ]


Império fortalecido na América Latina pela compra de rádios e TVs

[Esta reportagem é publicada simultaneamente pelos jornais que compõem o GDA (Grupo de Diarios América): La Nación (Argentina), El Mercurio (Chile), El Tiempo (Colômbia), La Nación (Costa Rica), El Comercio (Equador), El Universal (México), El Comercio (Peru), El Nuevo Día (Porto Rico), El País (Uruguai), El Nacional (Venezuela) e O Globo (Brasil)]

O rádio foi o primeiro meio de comunicação usado pela Igreja Universal para alavancar sua expansão pela América Latina. Como fez no Brasil, ao dar os seus primeiros passos, quando alugava espaços nas programações radiofônicas no final dos anos 70, a Universal deu início ao seu império multinacional em 1999, na Argentina, com a compra de uma emissora de rádio.

Por meio de Ricardo Cis, seu representante no país, a igreja comprou a rádio Buenos Aires (AM 1350) por US$ 15 milhões.

No momento de declarar a compra por esse valor, a relação de bens de Cis – que nasceu em Bahía Blanca, Argentina, e trabalhou com comunicação no Brasil – era de 28.834 pesos. Posteriormente, declarou à Asociación Fiscal de Ingresos Públicos (AFIP) que tinha, no país, 8.173.559 pesos, o que não atingia o valor da rádio.

Desde então, a Universal tem se dispersado territorialmente na América Latina com a combinação de dois fatores: o estabelecimento de templos nas principais cidades, principalmente nas áreas mais pobres, e forte presença nos meios de comunicação, com canais próprios ou aluguel de espaços.

Na Argentina, a igreja também publica um jornal gratuito, chamado El Universal, que, na edição de 2 de novembro do ano passado, indicava 186.950 exemplares.

Além da Rádio Buenos Aires, a Universal também possui, na capital, a rádio FM 106.3 MHz, que transmite seus programas 24 horas por dia.

A exemplo do que faz no Brasil, em seus programas, a Universal promove a "Terapia do Amor", na qual casais buscam soluções para seus problemas sentimentais. Um aviso estimula: "Receba, na Terapia do Amor, as unções com as essências aromáticas nos últimos nove sábados do ano", diz o apresentador.

A igreja lança campanhas constantemente; por exemplo, em 9 de novembro, promoveu uma jornada de seis domingos "pela transformação da família".

Para tanto, transmite o "Programa da família" todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h e de 0h a 1h, por um canal de notícias a cabo, o América 24, e por canais abertos, que também podem ser vistos por outras duas grandes redes a cabo.

Em novembro passado, na abertura desse ciclo de "transformação", no qual 1.500 pessoas lotaram o Templo da Fé, três câmeras da organização, uma delas instalada sobre um guindaste, filmavam tudo.

No Uruguai, o processo de ocupação da mídia aconteceu na mesma época. Se os fiéis eram poucos no início, quando os pastores atravessaram a fronteira nos anos 90, o ano 2000 marca a ruptura em relação à popularidade da igreja. A partir daí, a Universal começou a ter seu próprio espaço televisivo e maior oferta de serviços religiosos.

Em 2001, já contava com 14 igrejas. Os últimos dados são de 16 no interior e seis em Montevidéu, além de 28 locais de oração chamados de anexos.

Doações para fazer jornal

O primeiro passo foi a compra de meia hora no Canal 12 (um dos três canais abertos privados da capital), logo após o fim do noticiário da meia-noite, além de espaços no rádio. A partir de 2003, dois programas de TV nacionais passaram a divulgar testemunhos e imagens que reproduzem basicamente o que acontece nos templos. Atualmente, a Igreja tem espaços no Canal 10, Canal 12, Canal 4 e na rádio Imparcial, 1090 AM.

Os fiéis também se mantêm em contato por meio de um programa na rádio Continente, todos os dias, das 14h às 19h, e pelo Canal 10, nas madrugadas a partir das 0h30, todos os dias, com exceção dos sábados.

Na Colômbia, a igreja tem um espaço televisivo arrendado no Canal Uno, de propriedade do Estado, veiculado de segunda a sexta-feira, às 11h e às 23h30m; e, aos sábados, às 23h. O programa se chama "Centro de Ajuda Espiritual" e, além de ser uma extensão dos cultos do templo, oferece assessoria para que pessoas se libertem de "enfermidades, desgraças e má sorte".

Esse espaço é conhecido popularmente como "o programa dos cristãos brasileiros".

A equipe de comunicação produz peças publicitárias sobre novenas e campanhas, assim como programas de rádio e edita um jornal. Durante os cultos, é comum o pastor avisar que, na saída, cada pessoa receberá um jornal. Um envelope estará colado a ele para que, quando voltem, o tragam com sua doação para manter o jornal. O pastor argumenta que é uma forma de massificar a fé.

O crescimento no México foi reforçado por sua presença em meios eletrônicos, principalmente no Distrito Federal e na zona metropolitana do Valle de México, Michoacán, Cuernavaca, Mérida e outras cidades de Yucatán, Toluca, Monterrey, Puebla, Guadalajara, León, Tijuana, Veracruz e Culiacán. A Universal está presente nos sistemas Sky e Cablevisión, por meio do canal 4 da Televisa.

No Equador, além de contar com seus locais de oração (até 1999, 15 templos por todo o país) e de receber dinheiro de seus seguidores, um programa de televisão noturno é retransmitido, no país, pela TC Televisión.

Nos oito países onde foi feita esta reportagem, dirigentes da Universal foram procurados e não quiseram dar entrevista. No Brasil, o presidente da Universal, Jerônimo Alves, foi procurado e não se pronunciou.

***

O crescimento na América Latina

COSTA RICA
Na Costa Rica, a Igreja celebra cultos na sua sede nacional e em outros cinco locais alugados no centro de San José, no populoso e popular Cantón de Desamparados e nas capitais das províncias de Cartago, Alajuela, Limón e Guanacaste. Também oferece cultos em salões comunitários de outras seis áreas urbanas e rurais, na maioria povoamentos pobres. Aluga horários em rádios e TVs.

MÉXICO
A Igreja Universal chegou ao México há 14 anos como uma organização civil. Em apenas três anos, aumentou o número de santuários, ou "endereços da felicidade", como são chamados, de 48 para 86 em todo o país. Estão situados nas cidades mais importantes (19 imóveis, que funcionavam como cinemas, servem de santuários e outros três foram teatros). Aluga horários em rádios e TVs.

COLÔMBIA
A Universal possui 62 sedes em todo o país. Em Bogotá, além do gigantesco templo principal, situado no bairro Restrepo, há outros 21 em diferentes pontos da cidade, principalmente em áreas populares. Aluga horários em rádios e TVs.

ARGENTINA
Na capital, a Igreja Universal tem oito templos; na província de Buenos Aires, 73; e no interior do país, outros 79, que destacam na sua entrada o lema "Jesus Cristo é o Senhor". Há, ainda, mais 20 templos em outras localidades menores. A igreja tem duas emissoras de rádio e aluga horários nas emissoras de TV.

BRASIL
Fundada em 1977 por Edir Macedo, a Igreja Universal conta com 23 emissoras de TV e 40 de rádio. Tem cerca de 4.500 templos (uma média de 10 novos por mês). É a terceira maior denominação neopentecostal do país, com 11,85% do total (quase 8 milhões de fiéis). De acordo com a própria igreja, seu patrimônio em 1995 era estimado em US$ 400 milhões.

URUGUAI
Em Montevidéu, a igreja conta com 14 pastores consagrados. Sua sede central fica no prédio do antigo cinema Trocadero. Também está presente nos departamentos de Artigas, Canelones, Cerro Largo, Colonia, Durazno, Paysandú, San José, Maldonado, Rivera, Tacuarembó e Salto.

* Reportagem de Fernan Cisnero, do El País (Uruguai); Claudio Gaete Hermosilla, do El Nuevo Día (Porto Rico); Lissette Cardona, do El Nacional (Venezuela); José Alberto Mojica Patiño, do El Tiempo (Colômbia); Mauricio Herrera, do La Nación (Costa Rica); Natalia Gómez Quintero, do El Universal (México); Jorge Rouillon, do La Nación (Argentina); Ana Minga, do El Comercio (Equador) e Chico Otavio, de O Globo.



Escrito por Magaly Prado às 15h22
[ ] [ envie esta mensagem ]


CLARICE ABDALLA PIONEIRA DO RÁDIO NA INTERNET MORRE DE INFARTO

Recado do Marcelo: Caros e caras,
A professora de rádio da PUC-Rio Clarice Abdalla morreu esta manhã de infarto, aos 47 anos. Nossa colega foi responsável pela criação do Pilh@, um pioneiro programa de rádio via internet feito pelos alunos de Comunicação da PUC, desde 1998. Nos últimos anos, coordenava ainda o Revista Jovem, programa semanal veiculado pela Catedral FM (RJ), e também o núcleo de assessoria de imprensa da universidade. Repasso abaixo a mensagem enviada pela diretora do Departamento, Angeluccia Habert, aos professores, com informações sobre o sepultamento.
(por Marcelo Kischinhevsky) (PUC-Rio)
...

Prezados Professores,

Consternados e com extremo pesar comunicamos o falecimento da Profa. Clarice Abdalla (Assessora de Imprensa da PUC-Rio, Professora do Departamento de Comunicação Social e Coordenadora dos Núcleos de Assessoria de Imprensa, Rádio e Internet do Projeto Comunicar), ocorrido hoje, dia 04.  O corpo está sendo velado na capela 7 do Cemitério São João Batista, onde será celebrada uma missa de corpo presente, amanhã dia 05, às 9:30h, pelo Reitor da PUC-Rio, Pe. Jesus Hortal Sánchez, S.J.  O sepultamento será às 11h, no Cemitério de Irajá (Praça N. S. da Apresentação, 198).  

Profa. Angeluccia Habert

Diretora do Dep. de Comunicação Social



Escrito por Magaly Prado às 02h02
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO