Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


RADIOFORUM EM LONDRINA

ouvidos novos para o novo

ouvir com ouvidos livres

a música está ao seu redor

por dentro e por fora

é só usar os ouvidos


JOHN CAGE
_palestra performance radiofônica
por Vera Terra

14 setembro 2008

teatro universitário ouro verde UEL

21h00


Música para Marcel Duchamp (1947), para piano preparado

Inlets (1977), para conchas, água e sons de fogo

Radio Music (1956), para rádiointérpretes


Music Walk (1958), um solo para piano e rádio

Vera Terra (RJ, 1949) - Pianista e compositora, estudiosa da obra teórica e musical de John Cage. Apresentou, em congressos nacionais e internacionais realizados no Brasil, diversas comunicações versando sobre as principais noções da poética de John Cage: a indeterminação e a interpenetração. Sua dissertação de Mestrado foi publicada no ano 2000 pela EDUC, em co-edição com a FAPESP, sob o título Acaso e aleatório na música: um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez, com apresentação do compositor Gilberto Mendes. Integrou o Concerto John Cage, realizado na Sala Cecília Meirelles do Rio de Janeiro, durante a segunda estadia do compositor no Brasil, em 1985, recebendo crítica elogiosa de Luiz Paulo Horta, publicada no Jornal do Brasil. Sua colaboração para os estudos da arte do rádio se iniciou com a publicação do artigo Radio: ondas sonoras que atravessam fronteiras, no terceiro número da revista Rádio Nova, da Escola de Comunicação da UFRJ, 1999.

Atuou de modo pioneiro em programas de emissoras de rádio e televisão no Brasil. A convite do maestro Aylton Escobar, gravou em 1986 o programa Maestro para a TVE do Rio de Janeiro, com obras experimentais para piano de John Cage e Henry Cowell. Na rádio MEC, gravou dois programas da série Radioesfera, produzida por Lílian Zaremba, o primeiro dedicado à música para piano do século XX, o outro abordando as diretrizes estéticas que norteiam suas criações musicais. Suas composições têm sido apresentadas nos principais festivais de música contemporânea do Brasil. Uma de suas peças, intitulada ...on and beyond the piano..., integra o CD brasil! new music! volume 4, gravado pelo grupo Novo Horizonte de São Paulo.

Casa de Cultura UEL

'Escuta ! RádioFórum_em busca de um rádio inventivo'

Direção artística: Janete El Haouli

(Fonte: assessoria de imprensa do Radioforum)



Escrito por Magaly Prado às 18h11
[ ] [ envie esta mensagem ]


Rádio Capital AM, de São Paulo, lança boletins de análise das pesquisas eleitorais

A Rádio Capital lança nesta segunda-feira, 15 de setembro, a série de quatro boletins diários “Eleições 2008 – O que dizem as pesquisas hoje”. Trata-se de um trabalho de análise das pesquisas de intenção de voto para prefeito em São Paulo, tendo como atração o especialista em marketing e pesquisas eleitorais professor Julio Darvas.

Em boletins objetivos, veiculados em quatro noticiosos da Rádio Capital AM – às 5h, às 8h às 11h e às 15h –, Darvas interpreta  detalhes das pesquisas, mostrando as tendências nos diferentes distritos do Município de São Paulo. “Cada região desta imensa cidade tem seu peso”, diz o professor Darvas, que ressalta: “Além de tudo, as importantes eleições de 2010 passam pelo pleito deste ano em São Paulo, como demonstram os personagens desse jogo.”

O coordenador de Jornalismo da Rádio Capital, Luiz Carlos Ramos, complementa que o professor Julio Darvas tem mais de 35 anos de experiência em trabalho na área de pesquisas de opinião: “Em 1985, por exemplo, ele foi um dos poucos especialistas a levantar a tese de que Fernando Henrique Cardoso perderia para Jânio Quadros na eleição para prefeito de São Paulo. E FHC perdeu. Já em 2006, na Rádio Capital, Darvas indicou que haveria segundo turno para presidente da República e que Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito com relativa facilidade.”

De acordo com Ramos, a Rádio Capital insiste no slogan “Rádio Capital, a Voz Imparcial”: “O professor Darvas costuma dizer que o eleitor brasileiro evoluiu. Já não é tão emocional, passou a ser racional. Não estamos ao lado deste ou daquele político e sim numa fidelidade ao estilo de incentivo à cidadania, ao voto consciente.”  A Rádio Capital é sintonizada em 1.040 kHz ou, pela internet, no site www.radiocapital.am.br (por Sérgio Monte Alegre)



Escrito por Magaly Prado às 08h59
[ ] [ envie esta mensagem ]


AINDA SOBRE RÁDIOS PIRATAS FECHADAS

Redação Portal IMPRENSA

Somando-se às 748 rádios clandestinas que já foram fechadas no Estado de São Paulo, duas rádios piratas bolivianas, que transmitiam sua programação em espanhol, também foram encerradas, pela polícia, na última quarta-feira (10), e três pessoas foram presas e flagrante.
 
Apenas dois bolivianos trabalhavam no estúdio da Rádio Galáxia, que estava localizava em um sobrado, no Brás, região central da capital paulistana, e funcionava dentro de uma oficina de costura, segundo informações do site G1.

A antena da rádio, que ficava na rota dos aviões, foi instalada a mais de três km de distância, no alto de um prédio no Largo da Concórdia, no mesmo bairro, com a intenção de confundir a fiscalização. Do local, o som da rádio era transmitido para os bairros das Zonas Leste e Norte da cidade. Após um técnico cortar um cabo, a emissora saiu do ar.

 

O estúdio da Rádio El Popular, que divulgava notícias da Bolívia, falava de esportes e tocava músicas, foi descoberto no bairro do Bom Retiro, na região central. A programação destas rádios clandestinas era dirigida aos 300 mil bolivianos que moram em São Paulo.

 

No entanto, logo depois da ação da polícia, a freqüência de uma das rádios bolivianas foi ocupada por uma transmissão clandestina de músicas evangélicas.



Escrito por Magaly Prado às 08h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


Rádios Bandeirantes e BandNews FM transmitem debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo

 

As rádios Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) e BandNews FM (96,9) transmitem ao vivo o segundo debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, que acontece hoje às 21h30. A transmissão conjunta, direto de um estúdio avançado montado especialmente para o evento, será ancorada por Rafael Colombo (Rádio Bandeirantes) e Eduardo Barão (BandNews FM). A partir das 20h, os ouvintes poderão acompanhar as primeiras declarações dos candidatos durante a chegada deles à sede da Band no Morumbi. Oito repórteres das duas emissoras levarão aos ouvintes as informações dos bastidores durante os intervalos do programa.

 

 

 

Paulo Galvão (Rádio Bandeirantes) e Eduardo Barão (BandNews FM) comandaram a transmissão do debate realizado em julho.

 

 

Novamente, oito candidatos participam do debate. O posicionamento deles nas bancadas já foi definido por sorteio e obedecerá a seguinte ordem, da esquerda para a direita: Ivan Valente (PSOL), Gilberto Kassab (DEM), Soninha Francine (PPS), Renato Reichmann (PMN), Marta Suplicy (PT), Ciro Moura (PTC), Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Maluf (PP). 

 

Mediado pelo jornalista Boris Casoy, o debate será dividido em cinco blocos e terá duração de aproximadamente duas horas e meia. (fonte: assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes de Rádio)



Escrito por Magaly Prado às 11h38
[ ] [ envie esta mensagem ]


Polícia fecha rádios piratas bolivianas em São Paulo

Programação era dirigida à comunidade boliviana na cidade.
Foram descobertos estúdios e antenas no Centro de SP.

 

Do G1, com informações do Globo Notícia

 

A Polícia Civil de São Paulo fechou duas rádios piratas na tarde desta quarta-feira (10). As emissoras transmitiam programação para a comunidade boliviana da capital paulista.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as rádios vinham sendo rastreadas há duas semanas pela agência, que pediu a assistência da polícia paulista. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, foram encontrados os dois estúdios e duas antenas de transmissão.

Uma das emissoras, a Rádio Popular, funcionava na freqüência 98.9. O estúdio ficava na Rua Aimoré, no Bom Retiro, e a antena, no Largo General Osório, ambos na região central da capital paulista.

A segunda chamava-se Rádio Galáxia e tinha antena e estúdio localizados no bairro do Brás, também no Centro. O estúdio desta segunda era camuflado dentro de uma oficina de costura.



Escrito por Magaly Prado às 11h35
[ ] [ envie esta mensagem ]


OUÇA RÁDIO ESCUTA NA MEC FM. RECOMENDO!

 

Não é novidade abrir o jornal e ler a notícia sobre um show de cantor africano em algum canto: pode ser um night club em Nova York, um festival de world music em Berlim ou um show montado na praia de Copacabana...mas naquela altura dos anos 60 embora não fosse algo comum, era possível ouvir na cidade americana de Boston os sons que viam da...Etiópia!  porque ali estava estudando   MULATU ASTAKE     Nascido na Etiópia numa família de alto padrão financeiro, pôde ir estudar em Berkley, Boston, naquela famosíssima academia de música. Estamos falando de uma época aonde inexistia Internet e troca de arquivos musicais com tanta facilidade. Mesmo assim, ainda na Etiópia, Mutalu conseguia LPs de jazz sintonizando sua música com a vertente mais moderna do que estava sendo produzido. Acabou indo para Nova Iork e lá conseguiu trabalhar na orquestra de   DUKE ELLINGTON     nos anos 70, e ali com o entusiasmo do maestro, introduziu sua música, misturando as paisagens sonoras da terra natal com a efervescência orquestral do jazz top de Ellington. Esta mistura inovadoraem sua época, poderá ser apreciada no programa   RÁDIO ESCUTA!  na última terça-feira de setembro, meia noite MEC-FM www.radiomec.com.br  (por Lilian Zaremba)



Escrito por Magaly Prado às 11h06
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO E CIÊNCIA

Do site do evento - O II Encontro de Rádio e Ciência, realização do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal de Minas Gerais, acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2008, no Campus Pampulha UFMG, em Belo Horizonte. A programação prevê palestras, mesas redondas, painéis de experiências, oficinas e espaço interativo para troca de informações. Um dos objetivos do Encontro é estimular o uso do rádio como veículo de educação científica, contribuindo para a formação de profissionais e interessados por meio de conhecimentos qualificados e da troca de experiências. Por isso, o Encontro busca reunir profissionais das rádios educativas, universitárias, comunitárias e das rádios públicas em geral, além de professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados em divulgação científica por meio radiofônico. O II Encontro Nacional de Rádio e Ciência acontecerá no Prédio da Reitoria, no Campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte, MG.

Objetivos

1. Estimular o uso do rádio como veículo de educação científica e de divulgação científica e tecnológica.

2. Qualificar o debate sobre a divulgação científica, especialmente no rádio.

3. Promover a troca de experiências em divulgação da ciência por meio de programas radiofônicos.

4. Contribuir para a formação de profissionais, estudantes e interessados em divulgação científica por meio do rádio



Escrito por Magaly Prado às 16h30
[ ] [ envie esta mensagem ]


REPORTAGEM COM MILTON JUNG, DA CBN, SOBRE O USO DO TWITTER PELO RADIALISTA

 
Do blog do Mílton Jung - Colher de chá da Info Exame



Desde fim de julho, o
Twitter está integrado ao CBN São Paulo e se transformou em mais um canal de interação com os ouvintes-internautas (cada vez mais ouvintes, cada vez mais internautas). Nossa conversa digital chamou atenção do pessoal da Info Exame que fez reportagem publicada na última edição, já nas bancas.

Caso você esteja interessado em participar também desta rede entre no
Twitter, conheça esta ferramenta e depois inclua-me: http://twitter.com/miltonjung. Obrigado pela força !

Postado por Mílton Jung

Escrito por Magaly Prado às 00h21
[ ] [ envie esta mensagem ]


Ouvintes deixam de fumar no BandNews em Forma

A rádio Bandeirantes AM através do programa do médico Drauzio Varela já produziu programa similar. Iniciativas como essas são sempre importantes.

 

 

 

Ouvintes deixam de fumar no ‘BandNews em Forma’

 

A segunda edição do “BandNews em Forma” chega ao fim com resultados surpreendentes: 4 dos 5 ouvintes pararam de fumar. A iniciativa da Rádio BandNews FM teve como principal objetivo o combate ao fumo.

 

Os participantes contaram com o estímulo da atividade física para largar o cigarro. Durante 2 meses e 15 dias, três vezes por semana, eles foram treinados pela equipe do personal trainer Marcos Paulo Reis, no Parque Ibirapuera.

 

O pneumologista João Paulo Lotufo, responsável pelo Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da USP, que participou do projeto acompanhando os ouvintes, comemora: “Tivemos 80% de sucesso, número acima do esperado, já que em ações como essa o índice de pessoas que param de fumar é de no máximo 60%”.

 

A repórter Marcela Rahal acompanhou os treinamentos e relatou a evolução em reportagens veiculadas ao longo do período.

 

* Fátima Vaz, 30 anos, economista, foi a primeira do grupo a largar o vício. Além de entrar em forma e parar de fumar, ela também decidiu mudar o visual.

* Rodrigo Grant Marzano, 28 anos, administrador escolar, sentiu diferença no olfato e no paladar após largar o cigarro.

* Narciso José Santaella Junior, 37 anos, diretor de marketing, notou que os elogios aumentaram depois da mudança de hábito.

* Danilo Theobaldo Chasles Neto, 43 anos, corretor de seguros, superou o mau humor que experimentou assim que parou de fumar.

* Mirian Reif Carvalhalhaes, 52 anos, empresária, a única participante que ainda não conseguiu largar o cigarro, promete que não vai desistir.

 

Vitória de quem apostou na saúde. Em breve estará no ar a terceira edição do BandNews em Forma. (fonte: assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes de Rádio)



Escrito por Magaly Prado às 13h46
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO FAAP REESTRÉIA PROGRAMA PARA JOVENS E ADOLESCENTES

Do site da Radiofaap - A partir de segunda-feira, 15 de setembro, a Rádio FAAP online (www.radiofaap.com.br) reestréia o “BALACOBACO”, atração voltada para adolescentes e estudantes em início de carreira. O programa discute temas ligados ao universo jovem com muito humor, bate-papo, música, quadros, curiosidades e convidados especiais.

Na edição de reestréia, um papo com a apresentadora Carol Minhoto e o ator Fábio Lucindo, dublador do Ash do desenho “Pokémon”, e apresentador do “Cambalhota” (TV Cultura). Além da conversa, os dois discutem sobre o tema do dia, “O que é o amor?”. A escritora Tati Bernardi, a psicóloga Carla Corrêa e um casal que se conheceu pela Internet também participam da atração falando sobre o tema.

O “BALACOBACO” apresenta ainda dicas de sites, baladas e lugares inusitados que ninguém pode deixar de conhecer. Quadros curiosos como o “Karaokê” e “Momento Fênix”, em que músicas que fizeram a cabeça de muita gente e hoje andam quase que totalmente esquecidas voltam à tona, tem lugar garantido no programa.

A atração prepara ainda uma série de matérias especiais sobre a escolha da profissão e os caminhos para se dar bem na carreira, e uma gincana que promete movimentar diversos fãs-clubes de todo o país.

Isso e muito mais na reestréia do “BALACOBACO”, segunda, (15/09) às 16:15. Reapresentação: 22:15.

Rádio FAAP online: www.radiofaap.com.br
24 HORAS NO AR!



Escrito por Magaly Prado às 12h25
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIOS COMUNITÁRIAS. FAÇAM SUAS PROPOSTAS!

Nota retirada da newsletter da vereadora Soninha:

RÁDIOS COMUNITÁRIAS


Hoje, às 19h, no auditório da Ação Educativa, à Rua General Jardim, 660, na Vila Buarque, haverá um evento de avaliação do processo do Aviso de habilitação para as Rádios Comunitárias de São Paulo, onde serão debatidas as perspectivas futuras e as propostas a serem encaminhadas para os candidatos e candidatas à Prefeitura e à Câmara Municipal. (dica do Marcos Lauro)

Escrito por Magaly Prado às 12h12
[ ] [ envie esta mensagem ]


SBT adquire obra radiofônica de Janete Clair (1925-1983)

 

O SBT adquiriu toda a obra radiofônica da maior autora da história da televisão brasileira: Janete Clair.

São 35 novelas que serão adaptadas e produzidas para a televisão a partir de 2009.

A maior parte é composta por histórias inéditas na TV, porém, também há radionovelas que deram origem, em outras emissoras, a grandes sucessos televisivos.

O SBT irá produzir novas versões dessas radionovelas, nas quais serão mantidas a genialidade da autora e a inigualável qualidade de seus textos
. (comunicado oficial o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão)

***


Janete Clair foi responsável pelos grandes sucessos como: Irmãos Coragem nos anos 70. Em 1972 escreveu Selva de Pedra, em 1976, Pecado Capital.

Em 1978, o Brasil parou para assistir "O Astro", protagonizada por Francisco Cuoco.

Janete Clair se tornou a maior autora do Brasil e única a alcançar 100 pontos de audiência. (com informações dos Bastidores do Rádio)
 



Escrito por Magaly Prado às 11h59
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO