Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


DIAL PAULISTA VOLTA A TER UMA RÁDIO ROCK

Andava ouvindo a OI FM em São Paulo. Ainda não está com equipe local, por enquanto, os locutores devem ser mineiros e ou cariocas, mas falam de Sampa. Outro dia, o músico Marco Mattoli, do Clube do Balanço, dava as boas vindas à emissora.Tomara que mantenha a pegada rock. E que siga à risca o seu slogan: a de ser livre.

*** Mas pelo que li no comentário do Joca aqui no blog, a emissora não vai ter equipe em São Paulo e os demais profissionais das outras cidades não opinam sobre a programação, que ainda segundo o leitor, é sem personalidade, só copiam e colam. Se for assim com programação previsível como diz o Joca, é muito chato mesmo! Tomara que não. Convido todos a opinar. 

Nos últimos dois dias, até hoje no meio da noite, estava zapeando pelas rádios do litoral norte. Rádio Comunitária Costa do Sol, Classic Pan, Saudade etc. Amanhã, retomo a audição da OI. 



Escrito por Magaly Prado às 01h12
[ ] [ envie esta mensagem ]


III Encontro da Frente Nacional por um Sistema Democrático de TV e Rádio Digital

Fonte: Imprensa Sindipetro-RJ, com apoio Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)
A Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital realiza seu 3º Encontro Nacional neste domingo, dia 20 de julho, em Niterói, Rio de Janeiro. O evento terá um debate para esclarecimentos sobre o tema pela manhã e uma plenária de entidades à tarde. Será na tenda ao lado do bloco E, no campus Gragoatá da UFF, próximo às barcas, em Niterói.

O decreto que instituiu a Tv digital no Brasil deixou indignadas as entidades da sociedade civil que acompanhavam o processo. A base tecnológica do sistema é japonesa, apesar do relatório das pesquisas sobre sistemas digitais existentes ter provado que este seria o mais caro. Suas características técnicas atendiam aos interesses das grandes redes de tv.

O decreto, instituído em plena Copa do Mundo, foi questionado por uma Adin por suas diversas ilegalidades, como, por exemplo, a sessão de mais canais aos atuais concessionários de tv. A Adin está na Procuradoria Geral da Republica, tramitando como procedimento sumário desde o final de outubro do ano passado. Enquanto isso o comitê da Tv digital segue discutindo regulação baseada apenas no interesse dos radiodifusores.  Não se sabe o que será feito das pesquisas brasileiras, que custaram cerca de 80 milhões aos cofres públicos.

Rádio Digital - Para o rádio, foi instituído um período de testes sobre os sistemas existentes. O sistema estadunidense Iboc é o da preferência dos radiodifusores por, entre outros motivos, ocupar mais espaço no espectro eletromagnético. Com isso, canais novos não serão possíveis, mantendo tudo como está hoje. E por ser um sistema proprietário (Ibiquity, EUA) os concessionários só poderiam usá-lo pagando uma taxa. Quem não tem dinheiro para usá-la não terá acesso ao sistema. Além de ser um sistema inviável em baixa potência, os testes no Brasil indicam que o Iboc apresenta problemas técnicos, mas o ministro das Comunicações Hélio Costa insiste em defendê-lo, e quer oficializar o sistema digital para o rádio o mais rápido possível.

Não há justificativa técnica para uma decisão apressada como esta. Pelo contrário. Além de outros sistemas existentes estarem sendo aperfeiçoados pelo mundo, pesquisadores brasileiros afirmam que é possível fazer um sistema brasileiro para o rádio, baseado nas pesquisas que já foram feitas para a Tv digital.

Segundo representantes da Frente por um Sistema Democrático de Rádio e Tv Digital, a digitalização, se realizada de acordo com os interesses da sociedade, pode ser um passo concreto em relação à democratização da comunicação.

A Frente foi criada em 2006 e é composta por mais de 100 entidades da sociedade civil, entre elas: Abraço, Intervozes, MST, ComunicAtivistas, Enecos, Farc-RJ, Fittel e Fitert.

Mais informações sobre o evento:
encontrodafrentedigital@yahoo.com.br

PROGRAMA

20 de julho, domingo
Tenda ao lado do bloco E, campus Gragoatá da UFF, Niterói, RJ

9h30 às 12h30 – debate: A atual situação da tv e do rádio digital e as perspectivas de democratização com o prof. Luis Fernando Gomes Soares (PUC/RJ- Ginga) e representante do Intervozes.

14h às 17h – plenária de entidades para traçar propostas de ação
 



Escrito por Magaly Prado às 13h04
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO