Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


BRILHANTINA ESPECIAL DE NATAL. HOJE: 22h, NOS 92,1 DO DIAL FM DE SAMPA

Recado do Fernando Barreto: CONVIDO A TODOS PRA CURTIR NESTE SÁBADO, DIA 22 DE DEZEMBRO O ESPECIAL DE NATAL -IMPERDÍVEL, SOMENTE ROCKS NATALINOS COM:

Elvis Presley

- SANTO & JOHNNY
- ELVIS PRESLEY
- SAM COOKE
- BEACH BOYS
- CRYSTALAIRS
- FOUR SEASONS
- BRENDA LEE
- CADILLACS
- FATS DOMINO
- DEL VIKINGS
- MARCELS
- ROCKYSHARP & REPLAYS
- ECHOES
- DARLENE LOVE
- TWISTIN KIDS
- REVEREND HORTON HEAT
- BIG BAD VOODOO DADDY
- BIL HALLEY
- BRIAN SETZER

sábado 22h - 92,1 FM - rádio Sulamérica Trânsito



Escrito por Magaly Prado às 13h09
[ ] [ envie esta mensagem ]


NA MEC FM : 18h. IMPERDÍVEL!

Uma questão de memória ?

o ano cristão vai acabando e datas como o nascimento de Cristo são comemoradas. Nem sempre lembrando disso. Mais comum, a febre por compras de presentes, listas de colaborações natalinas, gratificações de todos os tipos e tamanhos, vão mantendo distância daquela manjedoura cujos presentes eram ouro, incenso e mirra, sob a luz da estrela de Belém. Sem Reis Magos para nos guiar nessa travessia ao deserto das compras, vamos ser objetivos e selecionar sugestões rápidas (inspiradas nesse papai noel de lambreta).

 

O que se vê numa loja de Cds e DVDs ? algumas dicas de lançamentos, revividos agora em tecnologia digital, novidades, enfim, algum alento nessa época um tanto confusa, mas muito importante. Para nos auxiliar,   HENRIQUE COSTA LIMA        músico e profissional desta área (era o responsável pela excelente seleção de CDs da extinta Livraria Marcabru, um local muito especial para quem gostava de adquirir novidades sonoras, passou ainda pela Modern Sound, e atualmente está na Livraria daConde ). Vamos escutar essas seleções, e tentar nos inspirar para além do consumo e dentro dele... evocando Antonio Bivar diríamos :  " ...tão longe daqui, aqui mesmo"...

programa MÚSICA EM CENA, seis da tarde, dia 20 de dezembro, na MEC-FM. (por Lilian Zaremba)



Escrito por Magaly Prado às 15h50
[ ] [ envie esta mensagem ]


LOCUTORA MONIKA LEÃO TROCA 97 FM PELA BAND FM

Monika Leão saiu da Energia 97, de São Paulo, "super feliz", segundo ela.

"Sei que saio com as portas abertas e deixo uma grande família lá, mas recebi uma proposta sensacional do Gustavo Ribeiro, novo coordenador da Band-São Paulo, que vai muito além de grana, um projeto muito legal, a rádio tem tudo para ser mais do que já é... ouvindo já dá pra perceber algumas mudanças pra melhor. E eu faço parte de algumas contratações que englobam uma nova fase da Band 96,1. Eles contrataram também o Tiago Tomasello, que era coordenador da Dumont de Jundiaí, ele está no ar das 10h às 14h, e eu faço exatamente o mesmo horário que fazia na Energia: das 14h às 18h. De manhã, das 6h as 10h, está o Tadeu, a "Hora do Ronco" continua no mesmo horário e depois de mim, às 18h, entra o Robson Soares, que foi locutor da Band 97.5 de São José dos Campos, e depois às 22h, o Wagner Ferraz, que foi locutor da Mix. O Robson Ramos e o Paulo Eugênio também estão na equipe. Estou amando essa nova fase com novos desafios, novas metas e a mesma paixão: o rádio."

Monika Leão conta ainda que "2007 foi meu ano, emagreci 36 quilos, sai até no site da revista Boa Forma. Aí levei uma matéria que você [euzinha] fez comigo quando virei titular na 97. Eu estava gigante na foto... hahahaha... e o lead era "Bela voz da Energia". Cresci como pessoa, profissionalmente então, vixi, muito devo ao espaço que tive na Energia 97 e finalizo o ano indo para uma nova casa... e que casa, né?  A equipe e o grupo me acolheram bem, parece que eu já estava lá. Não foi nada fácil tomar a decisão de sair da 97, quase cinco anos lá, criei identidade uma marca, construí uma base muito bacana."

Monika Leão também já trabalhou na Band 97.5, em São José, na Kiss, American Sat, Tropical FM. Boa sorte na nova casa. 



Escrito por Magaly Prado às 12h03
[ ] [ envie esta mensagem ]


MELHORES DE 2007 DO JAZZMASTERS

No dia 29/12 a edição do "Jazzmasters", da Rádio Eldorado, apresentará as 12 melhores músicas que rolaram no programa em 2007. O critério utilizado foi bem simples. Escolhemos as músicas mais comentadas durante o ano todo através dos emails, claro que não levando em conta os flash backs. E posso afirmar que a seleção ficou linda. Perfeita. Traduz muito bem o que foi o "Jazzmasters" durante o ano. Agora resta esperar dia 29. E pra você, qual foi a melhor ou as melhroes músicas de 2007? (Por Sergio Scarpelli)

Eldorado FM - 92,9 São Paulo-SP
Sábados, às 20h
De segunda à sexta - 2 edições diárias, 10h35/14h35

Transamérica Light FM - Curitiba-PR 95,1 - Estrela-RS 102,9 -
Rosário do Sul-RS 97.9
Sábado, às 21h

Litoral FM - 91,9 Santos e Litoral Sul
Sábado, 21h e Quinta, às 21h

Beira Mar FM - 102,7 São Sebastião - 101,5 Ubatuba
Domingos e quartas, às 20h

Calypso FM - 106,7 Fortaleza-CE
Todos os sábados, às 19h



Escrito por Magaly Prado às 10h17
[ ] [ envie esta mensagem ]


Críticos paulistanos atestam qualidade da Eldorado, AM e FM

Do Estadao.com.br - A Rádio Eldorado termina o ano em grande estilo. Recebeu há poucos dias mais três prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). O júri contemplou a atuação da emissora em diversas áreas - música, jornalismo e serviços - ao premiar A Sala dos Professores (musical), Plug Eldorado (programa) e seu ingresso no setor esportivo em parceria com a ESPN Brasil (Grande Prêmio da Crítica). A escolha dos melhores de 2007 nas categorias rádio, televisão, artes visuais, teatro, teatro infantil, cinema, literatura, música popular e dança foi feita no dia 11.



Escrito por Magaly Prado às 14h48
[ ] [ envie esta mensagem ]


ONDAS REVOLUCIONÁRIAS


LUCIO HAESER
Continental: A Rádio Rebelde de Roberto Marinho
Editora Insular


Os anos 70 foram os mais duros, cruéis e sangrentos da ditadura militar. O governo entupia o povo de mensagens ufanistas enquanto, nos porões, prendia, torturava e matava sem dó nem piedade. Os meios de comunicação tinham sua liberdade vigiada, qualquer informação ou música a ser transmitida passava pelo crivo implacável da Censura. Em Porto Alegre, no entanto, havia uma voz que enfrentava abertamente o poder estabelecido: a Rádio Continental AM, operando na frequência de 1120 Kilohertz.

A emissora, pertencente ao Sistema Globo de Rádio, foi dirigida entre 1971 e 1977 pelo publicitário Fernando Westphalen, o Judeu, que corajosamente implantou uma programação arrojada, mesclando música e informação de qualidade e falando diretamente ao público jovem. Vários programas da Superquente, como era conhecida a Continental, maracaram época, entre eles o 1120 é Notícia, informativo que atacava e contestava as arbitrariedades governamentais com sarcasmo, ironia e inteligência - e que custou advertências e suspensões à emissora -, e o Mr. Lee In Concert, comandado por Julio Fürst, que passou a apresentar a novíssima música dos Pampas e revelou nomes como o grupo Almôndegas, do qual faziam parte os irmãos Kleiton e Kledir Ramil (foto abaixo), e os compositores Nelson Coelho de Castro, Hermes Aquino e Bebeto Alves, todos em gravações exclusivas feitas, na maioria, nos estúdios da rádio.


A história da emissora que conquistou a juventude gaúcha é contada no saboroso Continental: A Rádio Rebelde de Roberto Marinho, do jornalista e pesquisador Lucio Haeser. Repleto de histórias curiosas e informações, o livro mostra, embasado em uma série de entrevistas e depoimentos e em farta documentação escrita, a ascenção e o declínio da Continental (que em 1980 sofreu intervenção dura da direção do Sistema Globo de Rádio, que implantou uma nova programação e pouco tempo depois mudou o nome da emissora para Rádio Globo), além de dar um abrangente panorama da música e da radiodifusão no Rio Grande do Sul. A obra traz encartado um CD com algumas das gravações dos músicos gaúchos realizadas nos estúdios da emissora, entre elas a primeira versão de Nuvem Passageira, canção de Hermes Aquino que fez sucesso em todo o país ao ser incluída na trilha da novela global O Casarão, em 1976, Testamento, do poeta José Fogaça, atual prefeito de Porto Alegre (e ex-locutor da Continental), com os Almôndegas, e Magricela, de Nelson Coelho de Castro, com o autor, além de uma faixa com vinhetas e aberturas de programas da Continental. Uma obra indispensável para jornalistas, estudantes e professores de comunicação, publicitários e músicos. O autor criou também um site que traz muitas informações sobre a rádio, o www.continental1120.com.br. (por Toninho Spessoto)



Escrito por Magaly Prado às 14h40
[ ] [ envie esta mensagem ]


PASQUALE E MARKUN BLOGANDO E CRIANDO A PROGRAMAÇÃO DA CULTURA AM

Foto de Pedro Markun. Direto do evento de lançamento da nova programação da Cultura AM, de São Paulo. Quero programar as 24h e não só duas horinhas!!!!!



Escrito por Magaly Prado às 22h15
[ ] [ envie esta mensagem ]


OUVINTES BLOGANDO E SUGERINDO A PROGRAMAÇÃO

Na foto, eu estou ao lado da Ana Carmem Foschini, que trabalhou comigo na Radioatividade, da USP FM, na série Anos 60, a Década Explosiva. Bons tempos aqueles! Estou no Twitter com mais notinhas.

Foto da Rosana Hermann, que também estava presente, mas já foi embora



Escrito por Magaly Prado às 22h08
[ ] [ envie esta mensagem ]


TOP TEN PRA VALER

Na cobertura do evento, Rodrigo Rodrigues, emprestado do Vitrine, conversa com todos para pegar as primeiras impressões do projeto que pretende ser colaborativo e atender realmente os pedidos dos ouvintes.Na foto: Rodrigo está com Vinte e Alexani. 

Foto da Rosana Hermann



Escrito por Magaly Prado às 21h58
[ ] [ envie esta mensagem ]


CULTURA AM SOFRE MUDANÇAS

Pasquale Cipro Neto, conhecido por muitos da Folha como o "querido professor Pasquale", está por aqui também. Ele acaba de me contar que seu programa "Nossa Língua Portuguesa" vai ficar apenas com a produção inédita e a reprise cai. Markun questiona os termos em inglês da internet. Sérgio Amadeu não usa deletar, porém, usa mouse no lugar de ratão! E as discussões continuam por aqui.

Escrito por Magaly Prado às 21h51
[ ] [ envie esta mensagem ]


CULTURA AM COLABORATIVA

Aqui na torre da Cultura, de São Paulo, o evento de estréia da Cultura AM que propõe que os ouvintes façam a programação. Será que vai dar certo mesmo? Tomara. Juliano Spyer está dizendo que quer democratizar a programação musical. Na foto ele com Avoiro, que também criou o projeto.

Foto Pedro Markun



Escrito por Magaly Prado às 21h38
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO CULTURA AM INAUGURA O PROJETO RADAR CULTURA COM ENFOQUE COLABORATIVO

Pode colaborar você também. Veja os blogueiros escolhendo a programação e debatendo questões relativas ao mundo livre do rádio.

 Foto Pedro Markun



Escrito por Magaly Prado às 21h27
[ ] [ envie esta mensagem ]


CULTURA AM. VOCÊ pode PROGRAMAR

Juliano Spyer é um dos idealizadores do projeto da nova Rádio Cultura AM lançada às 19h aqui na torre do Sumaré.

Foto do Pedro Markun



Escrito por Magaly Prado às 21h13
[ ] [ envie esta mensagem ]


QUEM ESTÁ PROGRAMANDO A CULTURA AM

Aqui no lançamento do radar Cultura com a nova programação da Cultura AM rola encontro de internautas fanáticos, nerds, professores de rádio e comunicação, intelectuais e músicos bissextos: Sérgio Amadeu, Tom Zé e André Avoiro. Foto de celular:

Foto de Marcelo Branco



Escrito por Magaly Prado às 20h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


CULTURA AM FEITA PELA GENTE!

Agora quem está tocando, por ser o mais votado, é o Chico Buarque com "Construção".



Escrito por Magaly Prado às 20h34
[ ] [ envie esta mensagem ]


NOVA CULTURA AM NO AR

Estou aqui na torre da TV Cultura na inauguração da nova Rádio Cultura AM, de São Paulo. Paulo Markun já abriu e explicou o projeto que vai permitir que você radioamante possa fazer a programação. Por enquanto, só com música brasileira. E no início com duas horinhas só pra você programar. Entre em radarcultura. Lá você pode pedir música. Nesse exato momento, deixa eu ver quem está mais votado: Cartola com As Rosas Não Falam.



Escrito por Magaly Prado às 20h02
[ ] [ envie esta mensagem ]


Fundação Padre Anchieta lança “RadarCultura”, seu primeiro ambiente colaborativo na Internet. HOJE COMEçA COM A RáDIO CULTURA AM

Internautas terão a chance de conversar entre si e participar diretamente da programação da Rádio Cultura AM

Estréia hoje, às 20h, RadarCultura (www.radarcultura.com.br), um ambiente digital colaborativo na internet, no formato Web 2.0, que inicia uma nova era no relacionamento entre o público e os veículos de comunicação da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura.

A primeira aplicação da ferramenta será na reformulação da Rádio Cultura AM. Os ouvintes poderão interagir em tempo real entre si, com os apresentadores e com a equipe de produção, comentando sobre a programação, sugerindo músicas e enviando notícias e gravações em podcasts.

Nos primeiros meses, o conteúdo gerado por ouvintes, produtores e colaboradores da Rádio Cultura AM, que compartilharão as diversas seções do RadarCultura, será utilizado como base da programação da emissora, por um período de pelo menos duas horas diárias, a partir das 20h.

No Radar Cultura, informação e entretenimento serão construídos coletivamente. O conteúdo publicado no site – textos e áudios - ganhará destaque a partir da escolha democrática dos usuários, que julgarão permanentemente tudo que for postado. Cada participação será avaliada pela comunidade de ouvintes-internautas e as de maior repercussão aparecerão na primeira página, fornecendo a matéria-prima dos locutores e apresentadores.

As pautas, listas de músicas e programas, antes elaborados exclusivamente pela equipe da Rádio Cultura AM, passarão agora pelo crivo dos usuários. Eles também farão as suas próprias sugestões, que terão as mesmas chances das idéias dos profissionais, sempre que receberem avaliação positiva entre os usuários do site.

Para participar do RadarCultura, no primeiro acesso, o ouvinte preencherá um formulário com dados pessoais. 

A Fundação Padre Anchieta entende que as ferramentas colaborativas da internet – a chamada web 2.0 – democratizaram o acesso à produção e difusão da informação. O Radar Cultura é a sua primeira ação com o objetivo estabelecer um novo tipo de diálogo com a audiência, muito mais avançado e inclusivo. A idéia não é mais apenas ouvir a opinião do público, mas fazê-lo participar intensamente da produção dos conteúdos.

Com esse projeto, a Rádio Cultura AM mantém o seu compromisso de prestigiar exclusivamente a música popular brasileira. Mas pretende expandir a sua audiência, usando a internet para melhorar a qualidade de recepção de seu sinal e dinamizar a sua relação com os ouvintes. No ambiente do Radar Cultura, a Rádio Cultura AM passa a ter áudio estéreo e alcance mundial. E seguirá transmitindo normalmente de sua antena, para recepção em pontos fixos, veículos ou rádios portáteis.

A Fundação Padre Anchieta confia nos benefícios da circulação livre da informação, usando a licença Creative Commons para registrar todo o conteúdo publicado no site. Com isso, o autor não perderá os direitos pelo material que enviar ao site e qualquer pessoa poderá aproveitar e redistribuir esse conteúdo, desde que não o utilize com finalidade comercial. (por Tatiana Ferraz, da Coordenadoria de Comunicação da Rádio Cultura)

“RadarCultura. O seu espaço no ar. Pode entrar que a rádio é sua”.

***

Muito interessante o projeto. Vai de encontro ao meu trabalho de mestrado no Tidd (Tecnologias da Inteligência e Design Digital) na Puc-SP. Também desenvolvo ferramenta para interatividade do ouvinte. Vai ser muito bom verificar a aceitação da audiência. Logo após a defesa de minha dissertação (em março) mostro o projeto aqui.

Chama-se Audiocast livre, um produto da comunidade dos descontentes. Orientado por Lucia Leão e já qualificado mês passado por Lucia Santaella (Puc) e Maximo Di Felici (Eca-Usp)



Escrito por Magaly Prado às 12h51
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO