Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


PAULO MIKLOS é CONVIDADO DE PROGRAMA DA CBN

(foto: Paulo Miklos em 
O Invasor de Beto Brant) 

Daqui a pouco, o músico dos Titãs, Paulo Miklos, que também é ator, participa do programa "Fim de Expediente" comandado pelo ator Dan Stulbach, que também é jornalista, na CBN - SP. Vai ao ar todas sexta-feira, 19h.



Escrito por Magaly Prado às 18h22
[ ] [ envie esta mensagem ]


PROGRAMA PLAYGROUND

Recebi o convite do programa de rádio "para crianças de todas as idades."
Meses atrás, fiquei sabendo da estréia de uma FM em Sampa com o mesmo nome do programa. Coincidência?  
 

Equipe:
Telma lemos: locução e pesquisa musical
Bronson Almeida: editor de áudio
Jackie Silva: ilustração e comercial
Gabriela Carneiro: universo da criança 
Manuela Betti: universo da criança
Iza Chimelli: locução e pesquisa
Mauricio Betti: agencia e comercial
Pessoal da MBETTI: com a gente até de baixo d´água!!
Rodrigo: gravação
Amigos: pra curtir
Todos os dias na Rádio Rock (91,3 FM | Curitiba | PR) entre 7h10 e 7h30

olha o release deles:

Um projeto radiofônico estreou no FM de Curitiba. O Programa Playground é um projeto inovador entre as rádios nacionais. No dial 91,3 da Rádio Rock, o interprograma trás a aliança texto-música que é matéria das mais antigas no campo da arte e da história humana. 

Feito por gente grande para os adultos do futuro, o programa trabalha com a perspectiva de privilegiar a escuta e o despertar da consciência do novo ouvinte de rádio.

Linguagem, senso de humor, curiosidades e sonoplastia apurada são as estratégias para marcar a simbiose entre o universo pais e filhos.

O Programa playground que tem a duração de um minuto de segunda a sexta feira pela manhã dentro do programa jornalístico 91 minutos proporciona uma viagem por diversos universos. Sempre recheado de boa música e assuntos que deixem os ouvintes com gostinho de quero mais. E para isso o site. Lá o momento de interatividade, o que o deixou com a pulga atrás da orelha é abastecido/fomentado com mais informações. No site as crianças podem ouvir e baixar os programas que já foram pro ar. Os blogs são escritos/alimentados por profissionais e links de redirecionamento.

Segundo Iza Chimelli idealizadora e produtora executiva do programa, uma das capacidades do rádio é retomar a dimensão temporal da linguagem, distintamente dos livros ou de textos escritos: a mensagem radiofônica ou texto falado é matéria viva do presente, produto de um ato de fala que também é processo de construção.

No dia 14 de dezembro as 19 horas haverá uma ação educadora. O contador de histórias Carlos Daitschman estará abrindo O “ciclo lúdico” na Feira Gatronômica no playground da Praça da Ucrânia em Curitiba. Haverá muita arte, diversão e comida.

Serviço:

Izabel Chimelli - Produtora Executiva

Programa Playground de segunda a sexta feira dentre 7:00 e 7:30 da manhã no programa jornalístico 91 Minutos.

Dial: 91,3FM. Curitiba-Paraná

www.programaplayground.com.br



Escrito por Magaly Prado às 00h14
[ ] [ envie esta mensagem ]


TRANSAMÉRICA HITS GANHA MAIS UMA EMISSORA

A Rede Transamérica Hits – a portadora popular da rede – iniciou no último final de semana as suas transmissões na cidade de Colorado do Oeste, no Estado de Rondônia.

A Transamérica Hits Cone Sul, em Colorado, opera no dial FM em 91,9 e a programação alcança todo a região sul de Rondônia, além das áreas de divisas com o Mato Grosso e com a Bolívia.

Rondônia é o segundo Estado da região Norte do Brasil coberto pela Transamérica Hits, que já atinge o Estado de Roraima.

"Em contínua expansão, a Transamérica destaca-se entre as demais emissoras devido à utilização da tecnologia de multigeração digital, que proporciona a transmissão de três formatos diferentes de programação (Pop, Hits e Light) e permite melhor adequação aos diferentes mercados", explica Ligia Cervone, Gerente de Marketing da Rede Transamérica de Comunicação. (por Renato Coelho)


Escrito por Magaly Prado às 15h34
[ ] [ envie esta mensagem ]


CONTINUO COM NOTÍCIAS SOBRE O I FÓRUM NACIONAL DE RÁDIOS PÚBLICAS

 Onde eu parei?  Ahhhh.... no Eduardo Castro, da Secom, falando da necessidade do fortalecimento da ideia da rádio pública.

Castro ainda listou cinco troncos da radpub:

1) informativo

2) cultural

3) música brasileira e latina

4) música clássica e de concerto

5) região da Amazonia

***

Enquanto isso, o Roberto Brennan, da Rádio Nacional da Argentina (La Radio Publica), dispara:

"Ter uma comunicação integrada é o futuro. Os meios de comunicação nao são inocentes."

Disse também que os satélites são facilmente bloqueáveis, portanto ressaltou que a internet é um suporte valioso.

***

Steve Spencer, gerente executivo da Arpub (a associação das radpubs) enalteceu o fato de que os ouvintes americanos confiam na rede pública norte-americana. Citou exemplos do dia 11 de setembro quando os ouvintes procuravam as radpubs.

***

Asdrúbal Figueiró, da BBC (referência no debate sobre radpub), contou que estão passando por uma reformulação e fechando postos. Disse que o momento é de preparar o mercado de comunicação do futuro com a importancia cada vez maior da internet e de outras plataformas como o celular e os consoles de videogames.

A BBC quer direcionar suas metas para uma empresa produtora de conteúdo (com qualidade do interesse público) on demand para essas plataformas que estão surgindo.

Figueiró lembra que radpub só faz sentido se for independente de interesses de governo.

Informa ainda que toda casa paga uma taxa de 135 libras (o equivalente a uma TV em cores de 20 polegadas)



Escrito por Magaly Prado às 12h07
[ ] [ envie esta mensagem ]


Mais entidades condenam atentado a radialista em SP

Do Comunique-se

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a organização Article 19 pediram rigor nas investigações e punição aos criminosos que tentaram matar o radialista João Carlos Alckmin no dia 22/11 passado, da Rádio Piratininga, em São José dos Campos (SP). Ele levou dois tiros mas está fora de perigo.

Alckmin tem denunciado a exploração de máquinas caça-níqueis na cidade e tudo leva a crer que foi vítima de um atentado.
 
A ANJ lamentou, em nota, e condenou o “grave crime”. “É preocupante que o jornalismo, exercido em defesa dos cidadãos, possa estar sendo alvo de criminosos. Nossa expectativa é que as autoridades policiais encontrem logo os autores do atentado e encaminhe-os à Justiça”.

A Article 19 condenou o atentado e pediu às autoridades brasileiras que punam os responsáveis. "O ataque contra João Alckmin é a mais recente demonstração de que a violência contra jornalistas ainda é um problema muito presente no Brasil e inclui assassinatos, agressões físicas e ameaças. O medo de divulgar matérias sobre essas agressões, a autocensura e o tamanho do país podem ser fatores contribuindo para evitar uma avaliação exata e abrangente da escala do problema. Mas a situação é real e as autoridades devem agir rapidamente", disse Agnès Callamard, diretora executiva da entidade.



Escrito por Magaly Prado às 00h00
[ ] [ envie esta mensagem ]


FÓRUM NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Saiba quem vai representar a sociedade no conselho da Empresa Brasil de Comunicação

Agência Brasil-  Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou os 15 representantes da sociedade civil que vão integrar o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Confira, abaixo, os nomes dos escolhidos e um breve currículo de cada um:

1 - Ângela Gutierrez

Mineira, de Belo Horizonte, Ângela é empresária e empreendedora cultural. É formada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. É especialista em marketing e tem forte atuação social: é presidente do Instituto Cultura Flávio Gutierrez e responsável pela gestão do Museu do Oratório e do Museu de Artes e Ofícios.

2 – Cláudio Lembo

É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e advogado desde 1959. Professor universitário, foi governador do estado de São Paulo de março a dezembro de 2006. Exerceu vários cargos naquele estado. Foi, por exemplo, chefe de gabinete do ministro da Educação. Lembo foi também candidato a senador e vice-presidente na chapa de Aureliano Chaves.

3 – Delfim Neto

Economista, professor universitário e político. Foi secretário de Fazenda em São Paulo no governo Laudo Natel e ministro da Fazenda no governo Costa e Silva. Neto também foi ministro da Agricultura e do Planejamento no governo João Figueiredo e embaixador do Brasil na França. Já foi eleito por cinco vezes consecutivas deputado federal e também exerceu o cargo de governador pelo Brasil do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

4 – Ima Vieira

É diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi e foi coordenadora de pesquisa e pós-graduação do mesmo instituto de 2001 a 2005. Graduada em Agronomia, é autora de vários livros e artigos. É membro do Comitê Multidisciplinar da CAPES desde 2005 e membro de comissões e conselhos em âmbito Federal e Estadual.

5 – Isaac Pinhanta

Professor indígena da tribo dos Ashaninka, no Acre, já participou da Comissão Pró-Índio. A partir de 1993, começou a trabalhar com educação bilíngüe, alfabetizando a aldeia. É também coordenador da Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), que tem como objetivo promover e divulgar a educação escolar indígena.

6 – José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni)

Empresário de comunicação e especialista em televisão, iniciou a carreira na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Em 1996, foi para a TV Tupi para dirigir o Telecentro. Na Globo, dirigiu a programação da emissora e foi um dos principais responsáveis pela sua consolidação. Atualmente, é proprietário da emissora TV Vanguarda e consultor da Rede Globo.

7 – José Martins

Engenheiro mecânico, começou carreira na Marcopolo, em 1965. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração da empresa. Exerce ainda as funções de presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Carrocerias para Ônibus, da Associação do Aço do Rio Grande do Sul e do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.

8 – José Paulo Cavalcanti Filho

Advogado de empresas e especialista em legislações que regulam a imprensa em todo o mundo. É também presidente do Conselho de Comunicação Social (CCS). José Paulo foi secretário-executivo do Ministério da Justiça no governo Sarney, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e da Empresa Brasileira de Notícias.

9 – Lúcia Willadino Braga

É diretora da Rede Sarah de Hospitias e doutora honoris causa pela Universidade de Reims. É também pesquisadora, neurocientista e neuropsicóloga e professora visitante de 14 universidades da Europa e Estados Unidos. Integra, ainda, a diretoria de cinco das principais sociedades internacionais de pesquisa e tratamento do cérebro.

10 – Luiz Edson Fachin

Advogado, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e membro da comissão do Ministério da Justiça sobre Reforma do Poder Judiciáiro. É ex-procurador-geral do Incra, especialista em Direito de Família e Código Civil.

11 – Luiz Gonzaga Belluzzo

Professor titular de economia da Unicamp, foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda no governo Sarney e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo no governo Quércia. É membro do Conselho Diretor da mantenedora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

12 - Maria da Penha Maia

Biofarmacêutica. Foi vítima de agressões por parte de seu ex-marido no início da década de 80, que tentou matá-la duas vezes e a deixou paraplégica. Durante vinte anos, lutou para que o agressor fosse condenado pela justiça. Sua militância em movimentos sociais contra a violência e a impunidade foi reconhecida com a sanção pelo presidente Lula, em agosto de 2006, com a Lei Maria da Penha. É coordenadora da associação de estudos, pesquisas e publicações da Associação de Parentes de Amigos de Vítimas de Violência no Ceará.

13 – MV Bill

Cantor de rap brasileiro, nasceu na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. É um dos fundadores da Central Única das Favelas e responsável por várias atividades sócio-educativas em comunidades carentes do país.

14 – Rosa Magalhães

Professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca. Trabalhou no Salgueiro e desenhou figurinos para a Beija Flor, a Portela e o Império Serrano, em parceria com Licia Lacerda.

15 –Wanderley Guilherme dos Santos

Graduado em Filosofia e Ph.D em Ciência Política pela Universidade de Stanford. É professor titular aposentado de Teoria Política da UFRJ, diretor do Laboratório de Estudos Experimentais e Pró-Reitor de Análise e Prospectiva da Universidade Candido Mendes. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências.”



Escrito por Magaly Prado às 16h57
[ ] [ envie esta mensagem ]


MAIS E MAIS NOTÍCIAS SOBRE O I FÓRUM NACIONAL DE RÁDIOS PÚBLICAS

Voltei do Rio (difícil, viu! só voltei porque preciso dar aulas logo mais à noite) - No  FÓRUM: Ferraretto partiu para perguntar o que é público. Depois deu os dados que 70% das rádios comunitárias estão nas mãos dos políticos. E foi enfático ao dizer que rádio pública pode ser tudo, menos elitista.

A Ana Baum foi muito feliz ao amarrar as falas nas suas considerações de mediadora. Trouxe à tona o Habermmas e o conceito de esfera pública. Falou também do Sérgio Costa que cita a esfera pública nos meios de comunicação. Lembrou bem lembrado que as concessões são públicas. E questionou: qual o diferencial? Não ter lucro. 

***

Foi Helena Chagas quem convidou Eduardo Castro (ex- Cásper Líbero) a gerenciar o Sistema Brasileiro de Rádios Públicas na parte do jornalismo. Castro mostrou o resultado das discussões que eles tiveram para criar a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Castro falou das Rádios Mec e Nacional e afirmou que o sistema é uma junção de forcas para transmitir e para produzir. A idéia é preencher o espaço da comunicação pública, valer-se das particularidades do veículo rádio e preparar-se para a virada digital.

Disse ainda que a comunicação pública é o principal objetivo. Depois vem o objetivo de promover o acesso à informação, à cultura nacional e o estímulo à produção regional e à produção independente. Finalmente, fomentar o debate e incentivar a consciência crítica.

Castro ressaltou que não devemos associar o que é público ao que é chato.

Avisou que o que existe hoje: a acerp e a radiobras de forma desarticulada vão passar a ser uma empresa só.



Escrito por Magaly Prado às 14h53
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO