Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


1º Fórum Nacional de Rádios Públicas

De 21 a 23 de novembro, no Rio.
Rio´s Presidente Hotel
Rua Pedro I, 19
Centro - Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20060-050
Salão Imperador - 2º Andar
Mais detalhes, clique
aqui.

Do site do evento: Representantes de diversos segmentos da radiofonia pública vão se reunir no Rio de Janeiro para debater o futuro do setor.

Especialistas do Brasil e de diversos países vão discutir os rumos e os desafios a serem enfrentados para a construção de um sistema nacional de rádios públicas.

Todas as informações sobre o 1º Fórum Nacional de Rádios Públicas vão estar disponíveis no site do evento (radiospublicas.org.br) no link
notícias.

E pelo link
ouça aqui, você vai poder ouvir as palestras on-line e enviar perguntas e sugestões.

Ao final do evento, o áudio das palestras permanecerão disponíveis no link
arquivo digital.


Escrito por Magaly Prado às 21h14
[ ] [ envie esta mensagem ]


Nano-rádio: menor rádio do mundo é feito com um único nanotubo de carbono

Do Inovação Tecnológica - Utilizando um único nanotubo de carbono, físicos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, construíram o menor rádio do mundo. Basta acrescentar uma bateria e um fone de ouvidos para que se possa experimentar o "rádio de galena" da era da nanotecnologia.

Rádio de nanotubo

O nanotubo de carbono funciona como um componente "tudo em um", agindo como antena, sintonizador, amplificador e demodulador. Mesmo assim o nano-rádio consegue operar tanto na faixa AM quanto na FM.

O nano-rádio descrito pelos pesquisadores está configurado para operar como receptor, mas ele também pode funcionar como transmissor. Como ele é muito eficiente energeticamente, poderá ser facilmente integrado nos circuitos microeletrônicos, abrindo uma infinidade de possibilidades de aplicações.

Nano-rádio: menor rádio do mundo é feito com nanotubo de carbono

Essas aplicações possíveis vão desde as razoáveis, como a utilização em conjunto com sensores ambientais, transmitindo os dados coletados para uma central, até aquelas que beiram a ficção científica, como dispositivos rádio-controlados inseridos na corrente sangüínea humana.

NEMS

Ao contrário dos rádios tradicionais, o nano-rádio detecta os sinais de radiofreqüência de uma forma radicalmente nova - ele vibra milhões ou bilhões de vezes por segundo em ressonância com a onda que está sendo recebida. Isso o torna um verdadeiro NEMS - um Sistema NanoEletricoMecânico - que integra as propriedades mecânicas e elétricas de materiais em nanoescala.

Quando o nanotubo sintoniza a rádio, ou seja, quando ele entra na freqüência da transmissão, a minúscula estrutura de carbono começa a vibrar. "Nós ficamos em êxtase quando isso funcionou," disse o pesquisador Alex Zettl. "Foi fantástico."

Funcionamento do nano-rádio

Em um rádio normal, as ondas de rádio das diferentes estações chegam na antena, gerando pequenas correntes elétricas de diferentes freqüências. Uma parte do circuito do rádio, chamada sintonizador, seleciona qual dessas freqüências será amplificada.

Já no nano-rádio, o nanotubo de carbono, funcionando como antena, detecta as ondas de rádio mecanicamente, vibrando nessas freqüências. Ele fica isolado no interior de ambiente de vácuo, preso por uma de suas extremidades. Essa ponta presa é conectada à bateria, o que a deixa cheia de elétrons - cargas negativas.

Nano-rádio vibrante

O campo elétrico da onda de rádio puxa e empurra o nanotubo, fazendo-o vibrar em sua freqüência exata. Assim, o nanotubo seleciona naturalmente uma única freqüência. Para alterar a freqüência sintonizada, basta alterar a tensão aplicada às suas extremidades, ou seja, a tensão que o nanotubo está recebendo.

Isto é feito por meio de um eletrodo positivamente carregado que é colocado em contato com a extremidade livre do nanotubo. Esse eletrodo também transforma o nanotubo em um amplificador. A tensão é alta o suficiente para retirar elétrons da ponta do nanotubo. Como ele está simultaneamente vibrando, a tensão elétrica na ponta é uma versão amplificada do sinal de rádio que está sendo recebido. O sinal é forte o suficiente para fazer funcionar um fone de ouvidos de alta sensibilidade.

Válvulas eletrônicas

Esse é o mesmo sistema de funcionamento das antigas válvulas eletrônicas amplificadoras, utilizadas nos primeiros rádios e televisores. E, como acontecia nessas válvulas, o funcionamento do nano-rádio é altamente dependente do vácuo no qual ele está inserido. Poucas moléculas no ambiente podem atrapalhar seu funcionamento.



Escrito por Magaly Prado às 12h19
[ ] [ envie esta mensagem ]


BAIXARIA PRA OUVIR NO FERIADO

 
Baixaria Podcast - Música e conversa livre (por Diego Franco)
 
Diego Franco

Podcast musical produzido desde novembro de 2006, o Baixaria traz toda semana uma seleção de músicas sem tema, gênero ou época específica - cada edição é um apanhado das sessões de download de mp3 e dos rolês pela internet feitos por Diego Franco, realizador do podcast.
 
A apresentação das músicas é acompanhada por conversas igualmente livres, abordando temas que vão desde a própria cena musical brasileira e internacional à cultura digital, passando pelo cotidiano e as experiências pessoais do autor.
 
Além de ouvir e baixar as edições, o ouvinte do Baixaria Podcast pode também baixar as músicas separadamente, através de links disponibilizados no blog O Padre Hippie Voltou.

Recomendado pela minha amiga Ana Carmem, ouvi e gostei bastante tanto da escolha das musicas, quanto do texto: pontual, sem firulas. Ouvi o do Raul Seixas. Munctho bom! Repasso a dica. Mandem seus comentarios.
 
Raul Seixas


Escrito por Magaly Prado às 14h29
[ ] [ envie esta mensagem ]


SUN RADIO: AM OU FM SEM PILHAS OU BATERIAS

Imagine um rádio que não utiliza pilhas e nem baterias. Sucesso de vendas em todo o mundo, SUN RADIO acaba de chegar ao Brasil.

SUN RADIO é um rádio AM/FM que funciona através de energia solar ou torque. Você nunca mais deixará de escutar seus programas de rádio por falta de pilhas ou energia elétrica.

Não gaste mais dinheiro com pilhas e baterias, SUN RADIO é muito mais conforto e praticidade.

Simplesmente uma revolução em matéria de rádio!!!

Funcionalidades do produto:

1. Carregando o rádio através do torque: Destrave a manivela embutida no rádio e gire- a em uma velocidade de 02 a 03 círculos por segundo, por aproximadamente 01 minuto.

2. Carregando o rádio através da energia solar: Basta deixar o SUN RADIO exposto ao sol. (da Timevision)



Escrito por Magaly Prado às 16h23
[ ] [ envie esta mensagem ]


AS 15 RADIOS MAIS OUVIDAS EM SAMPA

Do Radio Agencia- Acompanhe a evolução das emissoras de rádio FM de São Paulo. Os dados foram obtidos através do cruzamento de informações das agências de publicidade, emissoras de rádio e clientes diretos. Tomamos como base a audiência geral - todos os dias. Quem sobe, quem desce e quem ficou estável no último mês.

Desce Sobe Mantém posição


 Nativa FM - 95.3 MHz

 Mix FM - 106.3 MHz

  Tupi FM - 104.1 MHz

Transcontinental FM - 104.7 MHz

Metropolitana FM - 98.5 MHz

89FM - 89.1 MHz

 Band FM - 96.1 MHz

 Jovem Pan FM - 100.9 MHz

Gazeta FM - 88.1 MHz

 Alpha FM - 101.7 MHz

 105 FM - 105.1 MHz

Nova Brasil FM - 89.7 MHz

 Rede Aleluia - 99,3 MHz

 CBN

 Kiss FM - 102,1 MHz



Escrito por Magaly Prado às 12h20
[ ] [ envie esta mensagem ]


AS 15 RADIOS MAIS OUVIDAS PELOS CARIOCAS

Do Radio Agencia - Acompanhe a evolução das emissoras de rádio FM do Rio.
Os dados foram obtidos através do cruzamento de informações das agências
de publicidade, emissoras de rádio e clientes diretos. Tomamos como base a
audiência geral - todos os dias. Quem sobe, quem desce e quem ficou estável
no último mês.

Desce Sobe Mantém posição



FM O Dia - 100.5 MHz

Rede Melodia - 97.3 MHz

98 FM - 98.1 MHz

 Nativa FM - 96.5 MHz

 93 FM - 93.3 MHz

JB FM - 99.7 MHz

 Mix FM - 102.1 MHz

 107 FM

 Antena 1 - 103.7 MHz

MPB FM - 90.3 MHz

Rede Aleluia - 105.1 MHz

 Paradiso FM - 95.7 MHz

 Transamérica Pop - 101.3 MHz

 Catedral FM - 106.7 MHz 

 Oi FM - 102.9 MHz   



Escrito por Magaly Prado às 10h59
[ ] [ envie esta mensagem ]


Pesquisadores querem discutir modelo de transição para o rádio digital

 

Do Comunique-se- Um grupo de pesquisadores acadêmicos especializados em rádio deve se reunir com o Ministério das Comunicações para discutir a transição do modelo analógico para o digital. A comunidade acadêmica se preocupa com a possibilidade de pequenas e médias empresas radiotransmissoras e rádios comunitárias serem prejudicadas na passagem de modelos.

O Ministério das Comunicações já recebeu um documento com os problemas que a transição pode causar. O texto foi redigido pela professora Nélia Del Bianco, da Universidade Nacional de Brasília, e enumera pontos que ainda não foram considerados para a transição. No dia 29/11, representantes do grupo devem se reunir com autoridades do Ministério para discutir o problema.

A principal preocupação dos acadêmicos é com o modelo de testes para a transição. “O rádio digital vai superar a tecnologia atual mas o ouvinte não quer saber de rádio digital ou analógica. O que ele quer é ouvir rádio”, explicou Luis Ferrareto, coordenador do grupo.

De acordo com Ferrareto, mesmo que o projeto de transição preveja um período em que os dois modelos funcionem ainda não existe resposta para o que ocorrerá com empresas que não tenham condições financeiras de se adaptarem ao novo modelo. “Um dia vai terminar o analógico e então? O sujeito que mora na favela e compra um radinho barato vai continuar ouvindo rádio?”, questiona o acadêmico. Para ele, a demanda maior por energia dos novos aparelhos também é um problema sem solução. (por Tiago Cordeiro)


Os professores e pesquisadores de radio, que se reunem anualmente no Intercom, lançaram uma carta de esclarecimentos sobre os problemas com os sistemas do radio digital detectados pelos diversos pesquisadores que acompanham os testes do radio digital nas emissoras brasileiras. Leia a carta aqui.

 
 


Escrito por Magaly Prado às 10h37
[ ] [ envie esta mensagem ]


FOI CRIADO O B.A.R.: BONS AMIGOS DO RADIO

Do Rádio Agência- Um dos últimos remanescentes da "era do Rádio", Cauby Peixoto comemorou no início de 2007, seus 55 anos de carreira com o dvd e álbum "Eternamente Cauby Peixoto", e de quebra, na noite de ontem, ganhou o Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Romântica.

O cantor se apresenta regularmente no Bar Brahma em São Paulo e foi neste local, palco de grandes nomes do Rádio desde 1948 e com a notícia do prêmio Grammy, que na tarde desta sexta (09.11), aproximadamente 20 profissionais se reuniram e decretaram a abertura do B.A.R. - Bons Amigos do Rádio.

A idéia nasceu num bate-papo entre Sérgio Cunha da TBSC; Nilo Frateschi da Antena 1 e Newton Gaigher da Rede Transamérica. Segundo Gaigher, surgiu a idéia de cada um dos tres convidar quatro pessoas que fossem apaixonadas pelo meio Rádio e a cada nova reunião, cada um convidaria mais cinco e assim por diante.

O encontro desta sexta, teve a presença de jornalistas, radialistas, produtores artísticos, profissionais da área de pesquisa e comercial. Todos ligados ao Rádio. Entre os integrantes da mesa, Osmar Santos.

Além da escolha do nome, idéia de Frateschi, decidiu-se por não existir a figura do presidente único. Todos serão chamados por Presidente. Gaigher, um dos idealizadores disse que "os integrantes do B.A.R. tem que ter a responsabilidade de um gestor. Aqui todos somos presidentes e cada um trará suas histórias para o debate e para as trocas de idéias. Queremos resgatar e valorizar a história do Rádio. A idéia é que os Presidentes tragam conhecimento e conhecidos que agreguem valor ao grupo".

As discussões deverão focar também o Digital e sua chegada ao Brasil, as dificuldades de implantação e soluções. Portanto, engenheiros também serão convidados a se tornar Presidentes.

A próxima reunião será dia 28 de Novembro às 20h no mesmo Bar Brahma, onde aproximadamente 80 profissionais estarão comemorando a abertura oficial do B.A.R. - Bons Amigos do Rádio com presença de grandes ícones do microfone.

É o Rádio sendo discutido por quem entende e vive o meio.



Escrito por Magaly Prado às 10h16
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO