Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Marcelo Parada começa na Rádio BandNews FM

Do Comunique-se

Saído a pouco da vice-presidência da TV Bandeirantes, Marcelo Parada começa segunda-feira (01/10) a comandar o noticiário da BandNews FM entre 12h e 13h. Ele estará acompanhado de Eduardo Barão e terá também a participação dos comentaristas da rádio, entre eles Dora Kramer, Rosely Sayão e Mônica Bergamo.

Parada tem um longo histórico em rádios. Começou a carreira na Jovem Pan e já foi diretor das rádios Eldorado e Bandeirantes, além de ser autor do livro “Rádio: 24 horas de jornalismo” (Panda Books). Atualmente, também mantém uma coluna no Publimetro.



Escrito por Magaly Prado às 01h13
[ ] [ envie esta mensagem ]


OUÇA BRINCANDO NA ÁGUA, DE ROBERTO D'UGO JR.

A Música dos Pigmeus Baka: um jogo entre o rítmico e o melódico

 

 

 

Para os Pigmeus Baka, que habitam as florestas tropicais dos Camarões, do Gabão e do Congo, a música é uma metáfora da vida. Está presente em quase todas as ocasiões, dos rituais de cura aos de iniciação, das canções de caça aos jogos coletivos, do nascimento à morte. O dia-a-dia desses tradicionais nômades da África Central é sempre acompanhado por eventos e atitudes musicais.

 

Originalmente coletores e caçadores, eles vivem desde tempos imemoriais em simbiose com diversos grupos de agricultores Bantus. Por várias razões, passam hoje por um processo contínuo de sedentarização. A audição é um dos sentidos mais apurados dos Baka. Comunicam-se na floresta a longas distâncias. São capazes de ler o mundo através da escuta.

 

Uma das manifestações simbólicas mais fascinantes dos Baka dos Camarões é o Tambor de Água. É um jogo em que mulheres e meninas literalmente “tocam o rio” com seu próprio corpo. Em grupo, elas entram no rio até a cintura e golpeiam com as mãos a superfície da água. Cada uma delas toca um padrão rítmico diferente formando uma textura rítmica sincopada, complexa.

 

Ouça: http://canal.podcast1.com.br/musica_discreta

 

 

É uma grande diversão. O som da percussão aquática dessas mulheres e crianças, junto com sua polifonia vocal e suas risadas, repercute floresta adentro. E por trás da aparente superfluidade dessa atividade lúdica, podemos perceber também como o brinquedo e o jogo perpassam os processos comunicativos e estão entre as raízes da cultura humana. Como aponta o semioticista tcheco Ivan Bystrina, a “perda de um nexo reconhecível com as necessidades imediatas da sobrevivência, o seu l’art pour l’art que transvaloram estas atividades em fenômeno cultural, portanto em segunda realidade” (BYSTRINA apud BAITELLO JR., 1997: 56).

 

A gravação que apresento nesta edição do “Música Discreta” me foi dada de presente por Cynthia Gusmão. O registro foi realizado em 1975, pelo etnomusicólogo francês Simha Aron (Editado em CD AUVIDIS/UNESCO).

 

Ouça: http://canal.podcast1.com.br/musica_discreta

 

Recomendo fortemente o site do pesquisador e etnomusicólogo italiano Mauro Campagnoli. É fonte segura para pesquisa. Devo-lhe algumas das informações acima. http://www.maurocampagnoli.com/home.html

 

Abaixo reproduzo considerações musicais de José Miguel Wisnik sobre os pigmeus do Gabão:

 

“[...] Os pigmeus tecem irradiantes polifonias vocais, às vezes sem qualquer acompanhamento instrumental, às vezes com instrumentos percussivos.

 

            A música dos balineses [Indonésia] e dos pigmeus [África] são jóias do mundo modal. O mundo rítmico botando o pé no mundo melódico, o mundo melódico botando o pé no mundo rítmico. Percussões tomando a forma de alturas, as vozes tomando o caráter das percussões.

 

            [...] Os pigmeus realizam, em textura polifônica, o princípio da música modal que leva, em última instância, à superação da melodia pelo pulso: aqui não temos temas, nem mais movimentos de melodia; em vez disso, uma harmonia de ritmos que resulta de uma intensa e impressionante saturação melódica. As vozes se sobrepõem segundo o sentido original do contraponto: ponto contra ponto, nota contra nota. [...] A polifonia das alturas e durações, unida à granulação dos timbres rebatidos da voz, leva a uma estranha vertigem de tristezalegria” (WISNIK, 1989: 86-87). (por Roberto D'Ugo Jr.)



Escrito por Magaly Prado às 09h46
[ ] [ envie esta mensagem ]


METROPOLITANA FM LANÇA TV NA INTERNET

Assista o Cafeína News com o Marcelo Batista

A 2ª edição do Cafeina News traz uma novidade, Dani Zanetti dando a previsão do tempo para o fim de semana, além disso ainda tem imagens da votação secreta no senado, no caso Renan Calheiros... e um trailer exclusivo do novo filme do Rocky Balboa!!!



Escrito por Magaly Prado às 12h57
[ ] [ envie esta mensagem ]


OUÇA NA MEC FM

os seres super

incansáveis paladinos da lei e ordem como este homem morcego, eles correm, pulam, lutam, e ainda por cima podem ser sexy...

eles são os super heróis saídos dos quadrinhos e da fértil imaginação humana que insiste em criar personas fictícias para realizar suas fantasias, e ainda ganhar as bilheterais dos cinemas com superlotação. Afinal, não é todo dia que uma   JANE FONDA      jovem e linda aporta na ficção científica onírica... Ouça essas histórias e suas trilhas sonoras sintonizando o programa MÚSICA EM CENA , quinta-feira dia 27 de setembro, às seis da tarde.(por lilian Zaremba)

 



Escrito por Magaly Prado às 22h54
[ ] [ envie esta mensagem ]


Radiobrás vai testar modelo europeu de rádio digital

Do site do Ministério das Comunicações - Testes serão realizados na Rádio Nacional de Brasília por 20 dias

Brasília – O Ministério das Comunicações encaminhou à Anatel, nesta quinta-feira (20/09), pedido de autorização para que a Radiobrás possa realizar testes no sistema de rádio digital em ondas médias, desenvolvido pelo consórcio europeu Digital Radio Mondiale (DRM).
 
O sistema escolhido para a realização dos testes possui transmissão para radiofusão em ondas médias e curtas, em freqüencias abaixo de 30 megahertz (MHz). A autorização é para testar o sistema na Rádio Nacional de Brasília, que opera na freqüência 980 quilohertz (KHz). Segundo a Radiobrás, os testes devem durar cerca de 20 dias, tempo considerado suficiente para obter os resultados desejados. Os equipamentos, importados, já estão sendo instalados e a realização dos testes ficará a cargo da Radiobrás e da Universidade de Brasília – UnB.
 
Com os testes, pretende-se observar as vantagens e desvantagens do padrão europeu de rádio digital para que se possa estabelecer um melhor panorama sobre os sistemas existentes e fornecer subsídios para a escolha do padrão a se adotado no Brasil.


Escrito por Magaly Prado às 07h31
[ ] [ envie esta mensagem ]


Mario Balla é homenageado no estádio do Morumbi

Do site Tudo Rádio - O radialista da Transamérica Pop que faleceu na semana passada foi homenageado no início de uma partida de futebol válida pelo Campeonato Brasileiro

O radialista Mario Balla, que faleceu na última semana, foi homenageado no estádio do Morumbi, em São Paulo. Antes do início da partida entre os times São Paulo e Figueirense, ocorrida no último sábado (dia 22), foi concedido um minuto de silencio ao radialista da Transamérica Pop FM 100.1. Estavam presentes no estádio mais de 40 mil torcedores que acompanharam a essa homenagem.

Mario Balla participava do programa esportivo “Galera Gol” da Rede Transamérica, ou seja, existia uma ligação entre o radialista e o meio futebolístico da capital paulista. A Transamérica possui muitos profissionais na área esportiva, presentes nas partidas para realizarem as coberturas. A homenagem foi acompanhada por vários profissionais esportivos de várias emissoras de rádio e televisão.

O radialista foi enterrado na última quinta-feira, no Cemitério da Paz, localizado em São Roque (município a cerca de 60km da capital paulista, já na região de Sorocaba). Mario Balla faleceu enquanto dormia, na madrugada do último dia 20.


Escrito por Magaly Prado às 07h23
[ ] [ envie esta mensagem ]


ALPHA FM APRESENTA BLITZ NO VIA FUNCHAL


Foto de divulgação do show em 2006 no City Hall

No dia 4/10, às 22h, no Via Funchal, o público paulistano poderá conferir em apresentação única para recordar os grandes sucessos da Blitz. 

 

Fazendo um rock leve, letras bem-humoradas e performance teatral no palco, a Blitz foi uma das bandas precursoras do rock brasileiro com levadas de humor dos anos 80.

Formada originalmente por Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Márcia Bulcão, Ricardo Barreto, Antônio Pedro Fortuna, William Forghieri e Lobão (depois substituído por Juba), a Blitz lançou em 1982 seu primeiro compacto. Intitulado “Você não soube me amar”, o disco alcançou sucesso estrondoso e, seguido pelo álbum “As aventuras da Blitz”, consolidou a banda como fenômeno de massa.

Em 1986 a banda se desfez, mas os integrantes ainda voltaram a se reunir em algumas ocasiões para shows, eventos e a gravação de mais dois discos.


Do site Clube anos 80
Para concorrer a ingressos, basta acessar o site
www.alphafm.com.br, se cadastrar e participar da promoção.  (com informações de Beatriz Dotane) 



Escrito por Magaly Prado às 11h15
[ ] [ envie esta mensagem ]


MORRE ARY REGO, O RADIALISTA GAÚCHO QUE DESCOBRIU ELIS REGINA


Foto de Ary Rego com Elis Regina (PUC-RS)

Da Redação do Portal IMPRENSA

Faleceu, na última quinta-feira (20/9), aos 89 anos - cinco dias antes de seu aniversário -, em Porto Alegre (RS), o radialista gaúcho Ary Rego. Conhecido pelo programa "Clube do Guri", que revelou a cantora Elis Regina, morreu vítima de câncer no aparelho digestivo.

Sua carreira, iniciada em 1942 quando ingressou na Rádio Pelotense, foi bastante tranqüila. Após sua inserção na rádio, assumiu mais tarde a direção da programação e, cinco anos depois, passou a atuar como locutor na Rádio Farroupilha.

Em 1950, Ary propôs o programa de auditório "Clube do Guri" para uma fábrica de chocolates que queria promover um de seus produtos. Começava assim uma atração célebre da radiodifusão gaúcha que, até o seu final, em 1966, revelaria grandes artistas.

O corpo do radialista foi velado na manhã desta sexta-feira (21/9), na capela do cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre (RS).



Escrito por Magaly Prado às 12h07
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO