Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Depois de nove anos, entidade da periferia de São Paulo poderá ter rádio comunitária

São Paulo - Depois de nove anos de espera, a Associação Cantareira, uma das muitas entidades comunitárias da periferia da cidade de São Paulo, poderá receber uma concessão do Ministério das Comunicações para operar uma rádio comunitária na sua região. A entidade havia feito o pedido de regularização da emissora em 1998.

No último dia 7 de dezembro, o governo publicou no Diário Oficial da União o Aviso de Habilitação para Radiodifusão Comunitária para o município de São Paulo, o que abriu, pela primeira vez, a possibilidade do funcionamento de rádios comunitárias na cidade. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 20 de janeiro às associações comunitárias paulistanas interessadas. Após isso, o ministério dará início ao processo de seleção das entidades que vão receber a concessão.

“Por força de resistência, a gente manteve o projeto da rádio comunitária no ar. Literalmente, como uma resistência, porque a gente teve muita pressão da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e da Polícia Federal. Tivemos que pensar em estratégicas de sobrevivência, de manter o projeto comunitário no ar, que é o único aqui nessa região”, diz Janis Kunrath, coordenadora de projetos da Associação Cantareira.

A Associação Cantareira foi fundada em 1996 na Brasilândia, distrito paulistano formado por 29 pequenos bairros e vilas na periferia da Zona Norte da cidade. Na região, vivem aproximadamente 300 mil habitantes.

Um ano antes da fundação da Associação Cantareira, a Rádio Cantareira, hoje coordenada pela entidade, já funcionava. Foi  fundada por um grupo de lideranças populares. “As pessoas não tinham acesso a rádios comerciais, a outras rádios. Não tinha rádio comunitária nessa região. A Rádio Cantareira foi a única nesses dez anos”, conta Janis. A emissora, no entanto, foi tirada do ar no final de 2005, a pedido do ministério.

A associação comunitária promove na região projetos de comunicação e educação popular. Faz alfabetização de aproximadamente 400 jovens e adultos por ano, capacitação profissional de jovens e educadores populares e desenvolve cursos de educação ambiental, entre outros. Tem um jornal de circulação mensal com tiragem de 10 mil exemplares. A rádio, enquanto funcionava, tinha uma média de 20 mil ouvintes.

“O projeto de comunicação e o de alfabetização de jovens e adultos funciona a partir de uma metodologia da educação popular. Ele é todo calcado na metodologia da comunicação e educação popular brasileira e latino americana, tendo como grande teórico o professor Paulo Freire”, explica Janis.

Mesmo com o aviso de habilitação publicado para São Paulo, a entidade ainda enfrenta problemas burocráticos para a obtenção da concessão. O ministério exige uma extensa documentação. No total são cerca de 15 documentos, entre os quais estatuto social da entidade e a manifestação de apoio expressa de outras entidades sediadas na região.

“Mesmo tendo toda a documentação organizada, o estatuto teve de ser adaptado com a nova legislação das rádio comunitárias. Para quem tem uma organização juridicamente constituída, e bem organizada, é bastante coisa, mas é possível. Agora, eu vejo que uma associação que não tem essa documentação, e tem que providenciar isso em 45 dias [prazo para envio dos documentos contado a partir da publicação do aviso], é muito pouco tempo”, afirma Janis. (Bruno Bocchini  Repórter da Agência Brasil)



Escrito por Magaly Prado às 19h33
[ ] [ envie esta mensagem ]


FUI ENTREVISTADA SOBRE O RADIO EM 2006 E AS PERPECTIVAS PARA 2007

Aqui vai o resumo do "Canadá Direto" desta semana (6 e 7 de dezembro de 2007).
Para ouvir ou baixar o programa, basta entrar em na pagina de podcast da
RCI 


Imigrantes brasileiros contam em blogs suas aventuras no Canadá

O número de blogs de brasileiros no Canadá aumenta a cada dia. Famílias em processo de imigração, por exemplo, buscam informações e dicas através da Internet. Eva Jucá mora em Vancouver há quase quatro anos e, como centenas de brasileiros, ela mantém um blog em que conta sua vida canadense.
Os blogs são uma maneira fácil e rápida de saber o que acontece na cidade em que vão morar, seja ela Vancouver, Montréal ou mesmo a não tão conhecida North York, perto de Toronto.
Nesta semana, Gilda Salomone conversou com dois blogueiros brasileiros.

 

De olho nas próximas eleições, Stephen Harper muda ministros
O primeiro-ministro do Canadá fez nesta quinta-feira uma importante reforma ministerial. Entre outros, ele trocou Rona Ambrose, a desgastada ministra do Meio-Ambiente, que foi duramente criticada por suas posições anti-Kyoto.
Stephen Harper ainda trocou de ministro da Justiça. Saiu o linha dura Vic Toews e entrou Rob Nicholson, menos conhecido e muito mais discreto.
Com eleições gerais previstas provavelmente para a próxima primavera, os conservadores perceberam que não iriam muito longe se deixassem de lado o combate ao aquecimento global, a mancha do primeiro ano de governo de Stephen Harper. Hector Vilar tem mais detalhes sobre a reforma ministerial.

 

2006 foi um bom ano para o rádio no Brasil
E 2007 promete ser ainda melhor. Quem diz isso é uma profunda conhecedora do assunto : Magaly Prado é radio maker, professora e escritora.
Como sua filha mora em Winnipeg, Magaly veio passar férias aqui no Canadá. Nesta semana, Hector Vilar conversou com essa aficionada por rádio. Eles falaram sobre podcasting, rádio digital e produção. Ouça os principais trechos da conversa.

 

Henri Salvador lança novo CD e se reaproxima do Brasil
Ele é um dos nomes mais marcantes da música francesa e, com certeza, da música mundial. E muito de seu aprendizado vem do Brasil.
Durante a Segunda Guerra mundial, Henri Salvador achou refúgio na cidade maravilhosa. Para seu novo álbum, chamado "Révérence", esse cantor de voz doce e afinada, decidiu voltar ao Brasil. Foi então no Rio de Janeiro, com a direção de Jacques Morelembaum, que ele gravou a maior parte do disco. "Révérence" conta ainda com as participações de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Nesta semana, Henri Salvador deu uma entrevista à repórter Julie Miville-Deschênes, da televisão da Radio-Canada. Ouça a adaptação de Gilda Salomone.

 

Hector Vilar
Announcer - producer



Escrito por Magaly Prado às 22h14
[ ] [ envie esta mensagem ]


VITROLA DO JANJA

vitroladojanja

Iggy Pop

1.Tom Browne - Funk in for Jamaica
2.Tom Tom Club - Genius of love
3.Legião Urbana - O reggae
4.Legião Urbana - Soldados
5.Michael Jackson - Off the wall
6.Iggy Pop - Shades
7.Deserdados - Rock de Combate

Audiocast de música e informação musical produzido e apresentado pelo radialista Marcos Ribeiro. Linguagem descontraída com leve toque de humor!



Escrito por Magaly Prado às 12h46
[ ] [ envie esta mensagem ]


ESTRéIA PROGRAMA DE BLACK E DANCE MUSIC NA 89FM

A 89 FM abre suas tardes para um novo programa inteiramente mixado, segundo Denise, diretora de comunicação da emissora.

O programa “Batida 89” estréia sábado, dia 6, e irá ao ar todos dias das 13h às 14h.

 

“O ouvinte poderá conferir as melhores da Black Music e Dance em mixagens alucinantes feitas pelos DJs da 89 e convidados”, diz Denise.

  • Gilson Dario (89)
  • Yuri Danka (89)
  • Fat Man Scoop (DJ convidado)
  • DJ Mr. Vince (DJ convidado)


Escrito por Magaly Prado às 15h34
[ ] [ envie esta mensagem ]


Queen supera Beatles em pesquisa de rádio

Queen

Queen bateu os Beatles em uma pesquisa para escolher a maior banda britânica de todos os tempos. A rádio BBC 2, que realizou a pesquisa, recebeu mais de 20 mil votos via e-mail, sms e telefone durante um programa de três horas apresentado por Mark Goodier.

Os fãs podiam votar em uma entre cinco bandas selecionadas em uma pesquisa anterior. Ao final do programa, a banda de Freddie Mercury somou 400 votos a mais que o quarteto de Liverpool.

Para a BBC, o Queen se beneficiou ao ter sido indicado pelo McFly, quarteto que faz sucesso entre as teens britânicas. O McFly gravou recentemente um cover de “Don’t Stop Me Now” e exibiu influências do Queen em seu último álbum, “Motion in the Ocean”.

Depois de Queen e Beatles, as bandas mais votadas foram Rolling Stones, Oasis e a manband Take That.
(por Luciana Silveira, do site da MTV)



Escrito por Magaly Prado às 13h30
[ ] [ envie esta mensagem ]


RáDIOS COMUNITáRIAS PARTICIPAM DA COBERTURA DA POSSE DE LULA

A consolidação do mito no segundo mandato

A festa da posse parecia preparada para reforçar a imagem mitológica do líder adorado pelo povo porque conhece a realidade da pobreza e da exclusão social. Ficou aquém do planejado, mas deixou o projeto alinhavado.

Não é fácil mudar as tradições do poder. Mas a segunda posse do presidente indicou um esforço nesse sentido, observado em alguns detalhes. Em uma bancada no mezaninho do terceiro andar do Palácio, encaixada entre a equipe da Radiobrás, que trabalhava na edição das imagens de TV geradas, e a equipe da Rádio Bandeirantes, uma dupla de ativistas do movimento pela democratização das comunicações transmitia a posse para uma rede de mil rádios comunitárias, inclusive da Espanha e de Moçambique.
“É a primeira vez que as rádios comunitárias participam da cobertura da posse do presidente da República”, comentou Joaquim Carvalho, diretor jurídico da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), que fazia o papel de âncora da transmissão. Eis a permeabilidade do Palácio conclamada por Lula.
(da Agência Carta Maior Notícias)



Escrito por Magaly Prado às 02h08
[ ] [ envie esta mensagem ]


RáDIO: UM BOM NEGÓCIO

O noticiário on-line de 22 de dezembro da revista americana Radio Ink revelou que a CBS Radio - mega empresa de radiodifusão nos Estados Unidos - acaba de fechar a aquisição de cinco emissoras de rádio na cidade de Buffalo, Estado de Nova York. O preço total pago pelas quatro estações de FM e uma de AM foi de 125 milhões de dólares. A cidade industrial de Buffalo fica ao norte do Estado, perto da cachoeira de Niagara e tem cerca de seiscentos mil habitantes (do site da Abert).



Escrito por Magaly Prado às 02h02
[ ] [ envie esta mensagem ]


MIX FM ESTÁ NO CANTO PRO MAR DO SBT

 O Rappa

 

A Rádio Mix FM fechou parceria com o SBT para animar o verão dos ouvintes que estiverem no Guarujá neste verão.

A Mix FM promove e divulga os shows que acontecerão na Arena Jequitimar, na Praia de Pernambuco, nos meses de janeiro e fevereiro, com as bandas nacionais mais pedidas pelos ouvintes que ligam para a Mix.

Dia 13 de janeiro O Rappa mostra o seu swing abrindo o projeto Canto Pro Mar. No dia 20 de janeiro os mineiros do Skank apresentam seus sucessos e as novidades do recém lançado álbum “Carrossel”. O Jota Quest coloca todo mundo pra dançar e namorar ao som de suas baladas no dia 27 de janeiro. Já no dia 3 de fevereiro é a vez de Detonautas e CPM22 subirem ao palco e tocarem muito rock para a galera. O Charlie Brown Jr. fecha o Projeto Canto Pro Mar dia 10 de fevereiro.

Os shows serão realizados no Resort Sofitel Jequitimar, que fica na praia de Pernambuco, no Guarujá.). Saiba mais. 

Mix FM no litoral

Durante todo o verão equipes de promoção da Mix FM vão agitar o litoral sul paulista com blitz  e prêmios para os ouvintes. No litoral sul de São Paulo a freqüência da Rádio Mix é 90.1 FM.(por Landa Giarato)



Escrito por Magaly Prado às 18h44
[ ] [ envie esta mensagem ]


ATENçãO RADIOAMANTE!

Mande-me sua foto para entrar no blog, e todos terem a possibilidade de te conhecer. Clique aqui.


Escrito por Magaly Prado às 22h36
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO