Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


RÁDIOS COMUNITÁRIAS E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

Da Agência Carta Maior - No ano que vem se cumprem 50 anos da criação da primeira rádio comunitária na América Latina. Em 1947 foi criada a Rádio Sutatenza, na Colômbia, pela Igreja católica com o objetivo de alfabetizar as comunidades camponesas. Em seguida rádios mineiras, na Bolívia, começariam uma vertente distinta das rádios comunitárias: a de expressar lutas de movimentos sociais por seus direitos civis.

No Brasil as rádios comunitárias têm sido vítimas de repressão, com centenas de rádios fechadas nos últimos anos, em condições que buscam diversificar a expressão cultural e informativa, inclusive pelo fato de que o espectro radio-elétrico tem uma capacidade limitada, sendo patrimônio livre da humanidade, não podendo ser apropriado privadamente. Segundo a Convenção Americana sobre os Direitos Humanos: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento e de expressão. Este direito compreende a liberdade de buscar, receber e difundir informação e idéias de todo tipo.” Trata-se de um direito de todas as pessoas e não apenas de jornalistas ou proprietários de meios de difusão.

Quando 26 rádios foram fechadas pouco tempo antes das eleições, Joaquim Carvalho, do departamento jurídico da Associação Brasileira de Radiodifusão afirmou que esse procedimento “faz parte de uma ofensiva de fechamento de emissoras que apoiavam a reeleição de Lula, perpetrada por gerentes regionais da Anatel que ainda seriam da época do governo de FHC”. Os fechamentos de emissoras não seriam ordenados pela presidência da República, mas pelo organismo de controle, o que não isenta a presidência de responsabilidades, ainda mais que esses fechamentos aumentaram durante o primeiro governo Lula.

Leia na íntegra no Blog do Emir



Escrito por Magaly Prado às 17h59
[ ] [ envie esta mensagem ]


INTERESSADOS EM HABILITAR RÁDIO COMUNITÁRIA: REUNIÃO NESTA SEXTA

Convite para a 5ª Mesa de Trabalho para avaliar a publicação do aviso de habilitação para serviços de radiodifusão comunitária na cidade de São Paulo pelo Ministério das Comunicações. O encontro acontecerá amanhã, sexta-feira, a partir das 10h, na Assembléia Legislativa de São Paulo – Auditório Teotônio Vilela - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo.

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o aviso de habilitação para os serviços de radiodifusão comunitária para a cidade de São Paulo. As entidades interessadas em participar do aviso terão 45 dias, a partir de hoje, 7 de dezembro, para enviar ao Departamento de Outorga de Serviços da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações a documentação especificada no edital. O prazo será encerrado no dia 22 de janeiro de 2007.

Na sexta-feira, 8 de dezembro, data em que também se comemora o Dia da Justiça, acontecerá uma nova Mesa de Trabalho na Assembléia Legislativa, em que serão discutidos os procedimentos técnicos e jurídicos que deverão ser observados pelas associações e entidades comunitárias interessadas em responder ao aviso. A mediação da Mesa será feita por Florestan Fernandes Júnior. É importante que todos participem do encontro, que é aberto e será transmitido ao vivo pela TV Assembléia. (por Vanessa Pipinis)

Mais informações no site da Oboré


Escrito por Magaly Prado às 22h02
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO ABERTA NO CENTRO OI FUTURO

convergência de culturas...

acionadas por todos os lados ...

a manipulação,o pop, o DJ, o não DJ, o não pop...    RÁDIO ABERTA      um projeto do radioasta e artista plástico    ROMANO      (www.oinusitado.com)  que estará sendo apresentado no    CENTRO CULTURAL Oi FUTURO ( antigo TELEMAR)     nos próximos dias 19, 20 e 21 de dezembro, aonde também será possível escutar várias possibilidades radiofônicas expressas por vozes como as dos poetas  ALEX HAMBURGUER      e    SIMON LANE     nas audições de programas como o    RÁDIO MUTANDIS     ( roteiro, produção e apresentação por Lilian Zaremba) LZ



Escrito por Magaly Prado às 21h51
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO DANDARAS AO VIVO AMANHÃ

As três radialistas do Dandaras convidam:
A todos os nossos ouvintes a acompanhar o Dandaras AO VIVO amanhã (sexta, dia 8) das 18h às 19h, na Rádio Gazeta AM. Sintonize o seu rádio em 890 kHZ para  conferir o papo sobre a V Feira Preta, que ocorre nesse domingo no Anhembi, e a festa de Aniversário do Dandaras, que acontece dia 15 no Blen Blen. Nossos ouvintes pagam um precinho especial, veja no flyer!

 
Os convidados serão Adriano José de Jesus, idealizador e organizador da Feira Preta; Feliciano Amaral, doTok Final Cabeleireiros e expositor da Feira; e o psicodélico DJ Tony Hits, que comandará a festa de aniversário no Blen Blen.
Axé, Dandaras


Escrito por Magaly Prado às 17h12
[ ] [ envie esta mensagem ]


TRANSAMÉRICA POP DISPONIBILIZA ARQUIVOS EM PODCAST

Emissora coloca parte da programação à disposição dos ouvintes/internautas

Em sintonia com as novas tecnologias em comunicação, a portadora jovem da Rede Transamérica, a Transamérica Pop, está disponibilizando arquivos de dois de seus principais programas – ‘Transalouca’ e ‘2 em 1’ – em podcast.

Podcast é uma nova maneira de receber conteúdo em áudio e vídeo pela internet. O usuário assina os canais desejados e passa a receber, periodicamente, as atualizações em seu computador. Depois de baixados, os arquivos podem ser transferidos para aparelhos portáteis.

Segundo o instituto norte-americano Forrester Research, 25% dos consumidores online se interessam pela tecnologia, sendo que a maioria prefere baixar programas de rádio. Ainda de acordo com a empresa estima-se que, em quatro anos, um terço dos adeptos do MP3 ouvirão podcasts em seus tocadores. "Enxergamos no podcast um canal de comunicação muito interessante com nossos ouvintes e um ótimo caminho para fidelizá-los ainda mais à programação. As principais rádios estrangeiras, principalmente as norte-americanas, já estão se adequando a essa nova demanda do público", completa Ruy Balla, Gerente Artístico da Rede Transamérica de Comunicação.

No site oficial da Rede Transamérica Pop, o canal Podcast (canto esquerdo da página) descreve ‘passo-a-passo’ como baixar os áudios dos programas.

Clique no link direto com o passo-a-passo para os downloads
(por
Karla Harue)



Escrito por Magaly Prado às 16h26
[ ] [ envie esta mensagem ]


NOVIDADES DA RÁDIO MTV: ESTRÉIA PREVISTA PARA 1 DE FEVEREIRO

A equipe da Rádio MTV se prepara para decolar. O lugar no dial FM de São Paulo não está fechado totalmente com a Brasil 2000, segundo José Wilson Fonseca, diretor de marketing da MTV, e que cuida do projeto da rádio. "Ainda estamos sondando o mercado." Porém, não está descartada a hipótese de ocupação dos 107,3.

Diga-se de passagem, a MTV Brasil renova com essa empreitada, pois não existe nenhuma rádio ligada à MTV no mundo, apenas uma webradio em uma das MTVs gringas. E só para lembrar, a MTV lá fora é canal pago e só a MTV brazuca é aberta, o que significa que estamos acostumados a inovar. Agora será que a programação radiofônica vai acrescentar algo? Ou vai copiar os vitrolões de sempre?  


Cazé será um dos locutores

O que dá para adiantar é que a rádio será focada na faixa dos 18 aos 34 anos e não dos mais jovens, ou seja, a partir dos 15, mais próximo do público da MTV. Isso muda a linguagem para um viés mais adulto (já que a MTV atende principalmente o público até 29 anos). "Será qualificada", acrescenta Zé Wilson, como é chamado. "Para ouvintes mais sofisticados. Vamos oferecer muita informação, cultura."

Zé Wilson, que está bastante empolgado, também frisou uma preocupação com o "lado educacional". Hummmm... será um gancho para justificar a entrada na freqüência da ex-Brasil 2000 (digo 'ex' porque atualmente ela não usa mais essa marca), ligada a Universidade Anhembi - Morumbi?


Bianchi e Bonfá (ex-Sobrinhos)

Zé Wilson conta que estão batendo cabeça para transportar o visual para o rádio. Tarefa complicada. Porém, conversando hoje com minha colega da Cásper, Eliany Salvatierra, ela bem lembrou que a MTV começou fazendo exatamente o contrário: a idéia era pegar o jovem que ouvia rádio e transportá-lo para a TV, já que a cultura nos anos 90 era muito visual. O mundo é redondo mesmo!

MENOS VIDEOCLIPE NA MTV (SIC)

Por outro lado, achei bem interessante que Zé Wilson falou em primeira mão para esse blog: "Ano que vem, a MTV vai tocar menos videoclipe. Teremos mais programas musicais." Hoje é incompatível só veicular videoclipes, ressalta Zé Wilson, dizendo que só o videoclipe, o público assiste no YouTube. "Vamos incluir mais conteúdo. Os videoclipes entram para embalar o que estamos dizendo." Ou seja, entram os temas + o videoclipe. Mas nunca só o videoclipe solto. Gostei. Quer um bom exemplo? Top Top.

Ao voltar a falar da Rádio, Zé Wilson informou que estão escolhendo o máximo das características da marca MTV para transportar para a MTV FM. E reforça que estão preocupados com a inteligência do público (parte daquele que já assiste a TV), e não querem tratar o ouvinte jovem como um mero debilóide. Oba!!!! Vamos aguardar ansiosamente. Previsão de estréia? Começo do ano que vem. Provavelmente em 1 de fevereiro, se tudo estiver pronto.

Claro que vão colocar programação na internet, mesmo que no primeiro momento não entre ao vivo de forma integral, pelo menos alguns especiais no formato podcast para ouvintes de fora de São Paulo.

Leia mais na reportagem do UOL Televisão

Aliás, o que mostra informações desencontradas. O diretor de programação da MTV, Zico Góes, disse em coletiva à imprensa ontem à tarde que a estréia da MTV FM é em janeiro, e Zé Wilson Fonseca, diretor de marketing e responsável pelo projeto da implantação da rádio, disse fevereiro. Ops!!! Vamos ficar antenados nas datas.

NOS MICROFONES

Quanto aos locutores, o que andou sendo ventilado foi só boataria por enquanto. Nem falaram com Fábio Massari ou Edgar Picolli, o que não impede disso rolar ainda. Porém, é muito provável que os VJs da MTV que tem familiaridade com o rádio entrem no casting. Cazé, Penélope, João Gordo, Marco Bianchi e Paulo Bonfá (do Rock & Gol) estão na mira.


Fábio Massari

Eu acho que o Fábio Massari é o radialista perfeito. Manda muito bem! O leitor Ronny deu a sugestão da Luka (ex-89).


Luka

Outros leitores lembraram do Zé Luiz (ex-89), do Pepe Gonzales (Juan Pastor), do Japa (ex-Pânico), da Juliana Karan (ex-Kiss) e ainda crias da MTV, como o Gastão, Sarah. 

E você? Quem deveria compor a equipe de locutores da Rádio MTV? Mande seu voto. 



Escrito por Magaly Prado às 10h31
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO RECORD É HOMENAGEADA NA CÂMARA MUNICIPAL POR SEUS 75 ANOS

Amanhã, a Rádio Record AM 1000 kHz será homenageada por seus 75 anos de história. A Sessão Solene ocorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal, em São Paulo, sob o comando do Presidente da Câmara, Vereador Roberto Tripoli. Na ocasião estarão presentes cerca de 150 convidados da emissora, entre diretores, comunicadores e ex-comunicadores da Rádio Record, políticos e autoridades, representantes de clubes esportivos e artistas. O ato comemorativo celebra os 75 anos da inauguração das transmissões da Rádio Record. Para marcar a data, a emissora receberá da Câmara Municipal uma exclusiva bandeja de prata e o diploma de registro do evento comemorativo.(do Maxpress)

Sessão Solene em comemoração aos 75 anos de fundação da Rádio Record.
Data: 5 de dezembro de 2006 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Palácio Anchieta (Câmara Municipal) - Salão Nobre (8º andar)
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista



Escrito por Magaly Prado às 22h28
[ ] [ envie esta mensagem ]


Radialista filipino é baleado e se encontra em estado crítico

O locutor de rádio Arnie Pullan, das Filipinas, está em estado crítico após ter sido baleado por dois homens não identificados em Iloilo, no centro do país, segundo comunicado oficial da União Nacional de Jornalistas das Filipinas (NUJP) distribuído neste sábado (2/12). Em 2006, foram assassinados nove jornalistas no país.

Os criminosos alvejaram Pullan duas vezes na cabeça. Desde que Gloria Macapagal Arroyo chegou à Presidência, há cinco anos, 46 jornalistas foram assassinados. (do Comunique-se)



Escrito por Magaly Prado às 21h02
[ ] [ envie esta mensagem ]


ESTRÉIA HORIZONTE ELDORADO

A Eldorado FM (92,9 MHz) levará ao ar uma série de reportagens em nove capítulos que vai abordar alguns questionamentos do homem moderno. Trata-se do especial ‘Horizonte Eldorado’ que estréia hoje, e será veiculado todas às segundas, quartas e sextas durante o ‘Trilhas e Tons’, no ar das 17h às 20h. Entre os assuntos que serão questionados pela emissora estão: o fim da privacidade, a questão da escassez de tempo, os avanços da medicina e as perspectivas do homem viver mais de 100 anos. Vai destacar ainda como ficarão as relações humanas daqui para frente e levará ao ar uma pergunta feita a todos participantes da série: “Daqui a 10 anos, o mundo vai estar melhor ou pior?” Entre os entrevistados estão o filósofo Olavo de Carvalho, a atriz Patrícya Travassos, o crítico de música Ronaldo Evangelista e o colunista do jornal O Estado de S. Paulo, Cesar Giobbi. (por Luciano Borborema, do Estadão, no site da Aesp)

Escrito por Magaly Prado às 17h30
[ ] [ envie esta mensagem ]


PODCAST COM DRUM'n' BASS

    
DJ Patife e DJ Marky

O quinto programa do DJ Soulflyer vem com o melhor das batidas quebradas do Drum 'n' Bass. DJ Patife, DJ Marky e muitos outros.

Acesse

"Se joga lá!!!!!!!!!!!!!", recomenda Marcos Lauro



Escrito por Magaly Prado às 11h43
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO