Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


DOMINGÃO É O ANIVERSÁRIO DA FM O DIA

Amanhã, a rádio carioca FM O DIA (100,5 MHz), líder de audiência no Rio de Janeiro há 57 meses consecutivos, comemora seu 9º aniversário repetindo o sucesso de sua última festa no Rio Axé, segundo a assessoria Holofote. Marcado para o próximo dia 12/11 (domingo), na Praça da Apoteose, a terceira edição do evento reúne Jota Quest, Babado Novo, Jammil e Uma Noites, e Vixe Mainha.


Claudia do Babado Novo

Segundo a assessoria Holofote, a festa no estilo das 'micaretas' promete parar a cidade, com uma expectativa de público de 25 mil pessoas. A mega estrutura do evento conta com um palco de 320m2 para as atrações principais, além de DJs agitando os intervalos dos shows para os foliões na arquibancada, nos camarotes e na área dos abadás.


Jamil e Uma Noites (foto: Vanessa Cardoso)

Desenvolvida pela agência Elipse, a campanha do evento conta com teasers, anúncios, outdoor, cemusa e spots de rádio. E a rádio FM O DIA ainda presenteia seus ouvintes com abadás para participar da festa, com uma promoção exclusiva no site da FM O DIA  ou pelo telefone (21) 2509-9030. (por Holofote Comunicação RJ)


Vixi Mainha

RIO AXÉ - Aniversário FM O DIA
Atrações: Jota Quest, Babado Novo, Jamil e Uma Noites, Vixe Mainha
Data: 12 de novembro (domingo)
Local: Praça da Apoteose
Horário: a partir das 14h30 (início shows às 16h30)
Censura: 18 anos
Informações no site www.rioaxe.com.br



Escrito por Magaly Prado às 23h10
[ ] [ envie esta mensagem ]


MIX FM ESTRÉIA PROGRAMA DE MÚSICA ELETRÔNICA

Hoje estréia na Rádio Mix FM o programa “Skol Beats”


Marcos Braga
“A Mix pretende levar ao ouvinte o melhor da música eletrônica”, segundo Landa Giarato, produtora da Mix. No ar aos sábados, das 23h às 0h, o programa será apresentado pelo locutor e DJ Marcos Braga, que tem uma das maiores audiências em São Paulo no horário das 15h às 19h, de segunda a sexta-feira na emissora.

 

Segundo Marcos Vicca, diretor artístico da Mix FM, a rádio vinha avaliando a idéia de um programa de música eletrônica na grade de programação há algum tempo: “Fizemos uma experiência no mês de julho com o DJ e produtor Fatboy Slim e os resultados foram excelentes. Não há dúvidas de que o horário é adequado, já que a grande maioria dos ouvintes da Mix, nesta faixa, está nos carros ou preparando-se para a balada. A inclusão do programa eletrônico tem o claro objetivo de atender esta significativa parcela da nossa audiência”, explica Vicca.

 

Em julho, o famoso DJ Fatboy Slim apresentou dentro do programa Jukebox um especial em quatro edições, aos sábados, com o melhor de seus sets ao vivo. Foi a primeira vez que Fatboy gravou um programa especialmente desenvolvido por uma rádio na América Latina.

 

No Skol Beats os ouvintes poderão ouvir os principais nomes da música eletrônica mundial e grandes sucessos. A Mix FM pretende ter em breve a participação de Top DJs internacionais apresentando seus sets no programa. (com informações de Landa Giarato)



Escrito por Magaly Prado às 23h01
[ ] [ envie esta mensagem ]


MORRE O RADIALISTA, JORNALISTA E PROFESSOR AMAURI MEDEIROS

 

O radialista, jornalista e professor Mauri Roncada Sambiase, ou Amauri Medeiros, faleceu na madrugada desta quinta-feira (9/11), no Hospital São Lucas, em Ribeirão Preto. Com o slogan “Os outros comentam, ele analisa”, marcou sua carreira no rádio.

No final dos anos 50 e início da década de 60, Medeiros trabalhou no Diário da Noite como setorista do Santos, onde pôde acompanhar o início da carreira de Pelé. Natural de Araraquara, chegou a compor músicas gravadas por artistas como Ângela Maria. Em Ribeirão Preto, foi professor de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e trabalhou em todas as rádios e jornais da cidade. (do site Futebol Interior no Comunique-se)



Escrito por Magaly Prado às 23h00
[ ] [ envie esta mensagem ]


Governo japonês impõe programas de propaganda à rádio pública

Da agência EFE:

 

Tóquio, 10 nov (EFE).- O Governo japonês assinou hoje um polêmico decreto que obriga a rádio internacional "NHK" a transmitir programas contra a Coréia do Norte e os seqüestros de japoneses pelo regime norte-coreano, apesar de a intromissão poder significar a interferência na liberdade editorial da cadeia.

O decreto foi assinado pelo ministro de Assuntos Internos e Comunicações, Yoshihide Suga, que fez pouco caso das acusações de que a ordem é um ataque contra a liberdade de imprensa e de expressão.

Após ser divulgada a decisão do Governo, o presidente da cadeia de rádio e televisão pública "NHK", Genichi Hashimoto, afirmou que a organização "se aterá a seus princípios de edição independente e autônoma de seus programas em suas transmissões internacionais".

A ordem governamental afeta as transmissões de onda curta da "NHK", que tem programação em japonês, inglês, chinês, espanhol, coreano, francês e em muitos outros idiomas para todo o mundo.

O Governo investe anualmente 2,2 bilhões de ienes (US$ 18 milhões) no serviço internacional da "NHK", embora a maior parte da receita da cadeia pública venha das tarifas de assinatura obrigatória de sua audiência.

Segundo o decreto, a cadeia deve colocar no ar programas que denunciem os seqüestros de cidadãos japoneses nos anos 70 e 80 pelo serviço secreto da Coréia do Norte, que usou estas pessoas para o ensino de japonês nas escolas diplomáticas e de espiões do país comunista.

Embora a Lei Audiovisual ampare teoricamente o ministro na decisão de impor transmissões sobre "políticas importantes para o Estado" e sobre "a posição do Governo em assuntos internacionais", até agora não tinha ocorrido um caso similar no país.

A mídia japonesa denunciou que a ordem atinge a liberdade editorial da "NHK" (a cadeia de rádio e televisão mais importante do Japão) e cria um precedente de ingerência do poder na transmissão de notícias.

Leia mais no Comunique-se

Escrito por Magaly Prado às 22h33
[ ] [ envie esta mensagem ]


Transamérica Curitiba apresenta Black Eyed Peas

Emissora promove com exclusividade a única apresentação da banda na capital paranaense


A Transamérica Curitiba sai na frente mais uma vez e promove com exclusividade o show mais esperado do ano em Curitiba: Black Eyed Peas. A apresentação dos norte-americanos acontece hoje na Pedreira Paulo Leminski.

O quarteto conquistou as pistas e o topo das paradas musicais do planeta no ano de 2003, com a música ‘Where Is The Love?’. A partir daí, Will.I.Am, Apl.De.Ap, Taboo e Fergie tornaram-se um dos maiores fenômenos de vendas de discos no mundo.

Com 4 trabalhos lançados e 2 prêmios Grammy na sala de troféus, o Black Eyed Peas aterrissa no Brasil na melhor fase de sua carreira e promete agitar os curitibanos com seu hip hop dançante.

Por meio de concursos culturais, a Transamérica Curitiba vai selecionar mais de 100 ouvintes para assistir ao show.

Serviço
Black Eyed Peas – Promoção Exclusiva Transamérica.
Dia 10/11, na Pedreira Paulo Leminski, Curitiba - PR.


New Order se apresenta na capital com promoção exclusiva da emissora



A Transamérica Brasília sai na frente mais uma vez e promove com exclusividade o show do grupo New Order na capital do país. Os britânicos se apresentam hoje, no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, a partir das 21h.

O grupo inglês ganhou fama por ser o primeiro a trazer a inovadora mistura de rock com música eletrônica, dando origem ao que hoje conhecemos como dance music.

A canção ‘Blue Monday’, do álbum ‘Power, Corruption and Lies’, considerada uma das mais importantes da década de 80 no cenário eletrônico, é atração certa do show.
(por Renato Coelho)

Escrito por Magaly Prado às 16h14
[ ] [ envie esta mensagem ]


O DIA-A-DIA DE SALOMÃO SCHVARTZMAN NA CULTURA FM

Apresentador conta como faz "Diário da Manhã" e "Sábado Perfeito"

De segunda a sexta-feira, a rotina se repete. Ele se levanta às 4h30 da manhã, e já começa a procurar as novidades nos jornais impressos e na internet. Às 5h, dá início à redação da abertura do programa. São 6h30 quando ele entra em sua padaria favorita, para tomar o café da manhã. E, às 7h, está na Cultura FM, ao lado de toda sua equipe, ajudando a vestir o Diário da Manhã com a seleção musical feita a partir de seu acervo de dois mil CDs.

Aos 72 anos de idade, Salomão Schvartzman exibe, orgulhoso, os números do Ibope: em agosto, foram 19.623 ouvintes por minuto. O programa recebe 70 e-mails por semana, e o apresentador costuma ser abordado em lugares públicos, como concertos, restaurantes e filas de cinema.

"O sucesso me amedronta", afirma, sem ironia. "Porque sou obrigado a fazer, no dia seguinte, um trabalho igual ou melhor àquele que motivou os elogios. É difícil estar à altura do bordão do programa: diariamente necessário. O tempo de uma hora diária na Cultura FM me obriga a ler mais, a pesquisar sempre e a buscar histórias que possam cativar o público ouvinte".

Diário da Manhã chega ao sétimo aniversário em 4 de novembro. O apresentador relembra como se encontrava "sem bússola e sem norte" em 1999, depois do fim da casa que o acolhera durante tanto tempo, a TV Manchete.

"12 dias depois, ofereceram-me a chance de produzir um programa jornalístico para a Cultura FM", relembra. "Tive que me adaptar à linguagem do meio radiofônico, e, no início, sofri críticas. Eu jamais havia usado minha voz abaritonada e metálica".

"De um relance, imaginei o Diário da Manhã como um programa leve e sem pretensões, com as principais manchetes do dia, seguidas de comentários mordazes e com bom humor, com as músicas adequadas para cada tema", conta Salomão, que tem a seu lado, na apresentação do programa, a voz padrão do locutor Alfredo Alves.

A seleção musical do programa já chegou ao disco. O CD Salomão Schvartzman - Diário da Manhã In Concert reproduz o clima da transmissão radiofônica, com obras como Cielito Lindo, na interpretação de André Rieu; Czárdás, executadas pelo virtuose russo do violino Maxim Vengerov; e o tema do filme A Lista de Schindler, por Roby Lakatos.

"Tudo o que vai ao ar é o Salomão quem escolhe", explica a produtora Luciana Monzillo, que tem as estagiárias Carolina Circelli e Elisa Rosar a ajudá-la na tarefa de fazer contato com os personagens que o programa entrevista diariamente. A pauta de entrevistados está longe de se ater apenas a temas como política ou economia, e visa manter o ouvinte informado sobre a gama mais ampla possível de assuntos.

Se o Diário da Manhã é feito ao vivo, o outro programa de Salomão Schvartzman na Cultura FM, Sábado Perfeito, costuma ser gravado nas manhãs de sexta-feira. Para este, cujo conteúdo é musical, sem a intromissão do noticiário, ele lança mão do acervo fonográfico da emissora.

"Eu aproveito muito os temas da semana", diz o apresentador. Assim, por exemplo, um programa de Dia dos Pais fala sobre a atuação decisiva dos progenitores de compositores famosos, como Bach, Beethoven e Schubert. À época da estréia de um filme como Superman, Salomão Schvartzman leva ao ar a refinada seleção musical ouvida pelo vilão da história, Lex Luthor. Ele ainda pode contar a história de grandes violinistas do passado, como Paganini e Jascha Heifetz.

CULTURA FM
Diário da Manhã - Música e informação com Salomão Schvartzman. Seg a sex, às 8h.
Sábado Perfeito - com Salomão Schvartzman. Sáb, às 13h.
(do site da emissora a partir da dica do Radio Base)



Escrito por Magaly Prado às 15h30
[ ] [ envie esta mensagem ]


FUNK DE VERDADE NO JAZZMASTERS


NOJAZZ

O programa deste sábado é 100% funk. O funk de verdade. Que tem origem lá em James Brown e que quer dizer "suor". Suor de tanto dançar. Para isso contamos com um timaço que bebeu nesta fonte. Tem até japa e francês no meio. Não perca! É um pancadão atrás do outro. E temos novidade: Confira aqui a matéria especial sobre a nossa estréia em Fortaleza, na Calypso FM. (por Paulo Mai e Sérgio Scarpelli)


Van Hunt

1 - Nino Moschella - Are you for real
2 - Stevie Wonder - So what the fuss
3 - NoJazz - Boogaloo
4 - Jagúar - One of us
5 - Cooly's Hot Box - Loose your friends
6 - Lyrics Born - I changed my mind
7 - Van Hunt - Suspicion
8 - Llorca with Stefan Frank - All we ever have
9 - Denroy Morgan - I'll do anything for you
10 - Sergio Mendes feat Qtip - The Frog
11 - DJ Spinna feat Selan - Back 2 you
12 - Lee McDonald - We've only just begun 


Lyrics Born

Eldorado FM - 92,9 São Paulo-SP
Sábados, às 20h
De segunda à sexta - 2 edições diárias, 10h40/18h20

Transamérica Light FM - Curitiba-PR 95,1 - Linhares-ES 106,1 - Estrela-RS 102,9
Sábado, às 21h

Litoral FM - 91,9 Santos e Litoral Sul
Sábado, 21h e Quinta, às 21h

Beira Mar FM - 102,7 São Sebastião - 101,5 Ubatuba
Domingos e quartas, às 20h


Calypso FM - 106,7 Fortaleza-CE
Todos os sábados, às 19h


Llorca with Stefan Frank



Escrito por Magaly Prado às 10h16
[ ] [ envie esta mensagem ]


rádio do Lobo

isso já aconteceu há algum tempo, a entrevista que o cantor e compositor    LOBÃO     concedeu à uma rádio comunitária da favela de HELIÓPOLIS, mas a imagem captada pela fotógrafa   MARLENE BERGAMO     é simplesmente perfeita: bela, contundente, fala mais que mil palavras. verdadeiro rádio do lobo. (por Lilian Zaremba)



Escrito por Magaly Prado às 00h06
[ ] [ envie esta mensagem ]


RECADO DO MARCOS LAURO

Olá, amigos e amigas!!!
Trabalho com rádio pela internet desde 2001 mas ainda não tinha entrado nessa onda de podcast... ainda!!
A partir de hoje, semanalmente, o DJ Souflyer vai atacar via podomatic com meia hora de música eletrônica, nacional e internacional. O primeiro programa já está no ar
.
Estou aceitando sugestões, hein!!!!
Quem tiver produção própria, pode me mandar que eu toco também.
Abraços a todos.
Marcos Lauro


Escrito por Magaly Prado às 23h45
[ ] [ envie esta mensagem ]


IMPERDÍVEL: JERRY LEE LEWIS NA USP FM


Jerry Lee Lewis

Nesta semana, teremos no FORA DE SÉRIE um especial dedicado ao novo disco de JERRY LEE LEWIS, LAST MAN STANDING, ainda não lançado no Brasil, que traz o cantor e pianista conhecido como The Killer ao lado de grandes nomes do rock, country e blues.

Confiram!


BLOCO 1

ROCK AND ROLL – com Jimmy Page
BEFORE THE NIGHT IS OVER – com B.B. King
PINK CADILLAC – com Bruce Springsteen
EVENING GOWN – com Mick Jagger e Ron Wood
YOU DON’T HAVE TO GO – com Neil Young


BLOCO 2

TWILIGHT – com Robbie Robertson
TRAVELLIN’ BAND – com John Fogerty
THAT KIND OF FOOL – com Keith Richards
SWEET LITTLE SIXTEEN – com Ringo Starr
WHAT’S MADE MILLWAKEE FAMOUS – com Rod Stewart


BLOCO 3

A COUPLE MORE YEARS – com Willie Nelson
TROUBLE IN MIND – com Eric Clapton
I SAW HER STANDING THERE – com Little Richard
HADACOHL BOOGIE – com Buddy Guy
THE IRISH HEARTBEAT – com Don Henley


FORA DE SÉRIE
Quintas, 21 horas, com reprise aos domingos, 23 horas
Produção e Apresentação: TONINHO SPESSOTO


REDE USP DE RÁDIO

93,7 MHz - São Paulo
102,1 Mhz - São Carlos
107,9 MHz - Ribeirão Preto

www.radio.usp.br



Escrito por Magaly Prado às 22h41
[ ] [ envie esta mensagem ]


Google pretende anunciar em rádios dos EUA

Da Folha Online, com Reuters, em Los Angeles - Em mais uma tentativa rumo a mídias off-line, o líder de buscas na internet Google vai investir pesado para se fortalecer em mais um mercado de anunciantes, a indústria de rádio norte-americana.

O porta-voz da Google, Michael Mayzel, afirmou no início desta semana que a companhia vai iniciar, até o fim do ano, um teste público de anúncios em áudio, o Google Audio Ads.

Os anunciantes poderão se cadastrar no site e escolher anúncios voltados especificamente para rádio, usando o mesmo sistema de busca de anúncios on-line, o
Adwords. Leia mais na Folha Online


Escrito por Magaly Prado às 22h39
[ ] [ envie esta mensagem ]


Transamérica Hits cresce no Sul

A maior rede de rádio popular do Brasil, a Transamérica Hits, segue avançando no país. A rede acaba de se instalar na cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina. Às margens da BR 101, Tubarão é um dos principais centros comerciais da região Sul do Brasil.

A Transamérica Hits de Tubarão iniciou hoje as transmissões no dial FM em 98,9.

"Em contínua expansão, a Transamérica destaca-se entre as demais emissoras que operam no sistema de franqueamento devido à diversidade de formatos de programação, que permite maior adequação aos diferentes mercados", explica Ligia Cervone, Gerente de Marketing da Rede Transamérica de Comunicação.

Essa já é a quinta emissora da Rede Transamérica Hits a se instalar em Santa Catarina.

Sobre a Rede Transamérica de Comunicação
A Transamérica é a única rede de rádio com três formatos diferentes de programação (Pop, Hits e Light). A Pop é dirigida ao público jovem das classes A, B e C, de 20 a 34 anos e está presente nas principais cidades brasileiras. A Hits é voltada ao segmento popular, da faixa etária dos 15 aos 39 anos e, em 2005, tornou-se a maior rede de rádios do segmento. Já a programação da Transamérica Light é dirigida ao público adulto qualificado, com mais de 30 anos, das classes A e B.

Outro destaque da Rede Transamérica de Comunicação é a programação esportiva com o comando de Eder Luiz, disponível nas três redes (Pop/Hits/Light).

Com emissoras localizadas nas principais cidades brasileiras e no Japão, a audiência da Transamérica passa dos 2,5 milhões de ouvintes diários. Além das emissoras de rádio, a Rede Transamérica de Comunicação tem ainda outros produtos, como o portal de internet (www.transanet.com.br) e o portal de compras (
www.transhopping.com.br). (por Renato Coelho)


Escrito por Magaly Prado às 23h05
[ ] [ envie esta mensagem ]


UMA RÁDIO PARA A MTV

Novas frentes: MTV quer entrar na disputa de audiência do dial




A MTV, emissora de televisão ligada à Editora Abril, prepara mais uma ampliação, vislumbrando uma nova transmissora de rádio FM.

O canal já tem braços no mercado editorial, com a Revista MTV, e de Internet, com o portal Overdrive e começa a seguir a versatilidade do multimídia Grupo Abril.

A emissora jovem deu os primeiros sinais de seu novo sonho com o VMB 2006, que foi retransmitido pelas rádios 89 (São Paulo), Oi (Rio de Janeiro) e Atlântida (Porto Alegre), todas do FM.

Nesse novo projeto, no entanto, as parcerias seriam deixadas de lado; a Rádio MTV entraria no dial como concorrente direta dessas emissoras. (do Portal Imprensa)

O fato da MTV nunca ter aventado a possibilidade de ter uma rádio, foi o suficiente para diversos questionamentos em classe, com meus alunos da Faculdade Cásper Líbero. Tanto que uma dupla resolveu fazer seu TCC exatamente focando nisso. Acaba de ficar pronto exatamente no dia dessa notícia. Que coincidência! Não é que foram orientados por mim, hehehehe.... é que a dupla de alunos em questão é muito boa. E o projeto da grade 24 horas está tinindo!



Escrito por Magaly Prado às 22h52
[ ] [ envie esta mensagem ]


JBFM CARIOCA FESTEJA ANIVERSÁRIO


Glória Gaynor


DISCO DIVAS

A versão 2006 do tradicional e aguardado aniversário da JBFM tem data, horário e local para acontecer: quinta (9/11), às 21h, no Claro Hall. O palco da Barra da Tijuca vai receber dois ícones da disco music, as divas Gloria Gaynor e Cynthia Manley. Com uma trajetória guiada por hits como ¨Never Can Say Good-Bye¨, ¨Just Keep Thinkin’ About You¨, ¨I Will Survive¨ e ¨Last Night¨, Gloria Gaynor acumula diversos prêmios ao redor do mundo.


Cynthia Manley

Conhecida mundialmente como vocalista da banda Boys Town Gang, Cynthia Manley, influenciada por Tina Turner e Aretha Franklin, possui uma carreira pontuada por sucessos como ¨Ain´t no Mountain High Enough¨, ¨Back in My Arms¨, ¨Chain Reaction¨ e ¨Can’t Take my Eyes off of You!¨.
Participação dos DJs do programa Celebration, Marcelo Maia e André Werneck.(do site da JB FM)

Confira sempre outras festas em eventos do mês, clicando ao lado, na barra da direita



Escrito por Magaly Prado às 23h59
[ ] [ envie esta mensagem ]


NAB European Radio Conference

De 12 a 14 de novembro, a cidade de Roma, na Itália, será sede do NAB European Radio Conference, evento que irá reunir mais de 600 profissionais do Rádio europeu para discutir e trocar experiências sobre o setor.

A programação inclui palestras e painéis sobre temas como: o Rádio na União Européia; Rádio Digital; O potencial do Rádio no Marketing e na Propaganda; Histórico de Programação e novos formatos a serem testados; A relação do Rádio com as novas mídias; e Técnicas e estratégias de vendas, entre outros tópicos.

Seminário ACAERT/ABERT de Rádio Digital

Em uma parceria com a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) promove no próximo dia 9 de novembro o "Seminário ACAERT/ABERT de Rádio Digital".

O seminário contará com os seguintes palestrantes: o publicitário e radialista Ronald Siqueira Barbosa (ABERT), Acácio Luiz Costa, Marcelo Cachero (Harris), Caio Klein (Grupo RBS de Rádios) e John Schneider (Broadcast Electronics).

A programação trará temas como "Rádio Digital", "Implementação do Rádio Digital nas Emissoras de AM e FM", "Abordagem sobre o Rádio Digital da Gaúcha AM e Itapema FM de Porto Alegre", "Multiprogramações no IBOC FM" e "Valorizando o negócio - posicionando produtos".

O evento acontece no Multy Castelmar Hotel, em Florianópolis, a partir das 9h. Mais informações pelo e-mail andreia@acaert.com.br.
(do
Rádio Agência)


Acompanhe sempre o que acontece clicando no calendário em eventos do mês, que fica ao lado, na barra da direita



Escrito por Magaly Prado às 23h09
[ ] [ envie esta mensagem ]


OUÇA O PODCAST QUE CONTA A HISTÓRIA DE A GUERRA DOS MUNDOS, DE ORSON WELLES


powered by ODEO

 

A edição desta semana do podcast Peças Raras traz a história de um dos momentos mais importantes na evolução do rádio mundial: a transmissão do episódio “A Guerra dos Mundos”, no Radioteatro Mercury, de Orson Welles.  

 

Há 68 anos, em uma véspera de Dia das Bruxas, com o rádio conquistando espaço e o mundo à beira da 2ª Guerra, as bruxas realmente estavam a solta. No final de outubro daquele ano de 1938, os americanos ouviam o rádio para se informar das notícias mais recentes durante o dia e para se distrair e esquecer das tragédias a noite. Neste contexto, tudo o que era noticiado tinha um enorme poder sobre o público.

 

Enquanto a NBC utilizava o horário nobre do rádio (as 8 da noite) para transmitir comédia e conquistar a maior parcela de público, a CBS detinha uma pequena audiência com seu Radioteatro Mercury. Mas isto mudou quando Orson Welles adquiriu os direitos de adaptação do romance publicado por HG Welles em 1898: A Guerra dos Mundos.

 

No radioteatro que foi ao ar no dia 30 de outubro de 1938, Orson Welles optou por uma estrutura que se assemelhava a uma cobertura jornalística. A todo momento, uma seqüência de músicas interpretadas por uma orquestra, supostamente do Park Plaza de Nova Iorque, era interrompida para a entrada de boletins informativos de Nova Jersey.

 

O podcast conta como essa história de ficção foi tomada por realidade por milhões de americanos, que sintonizaram o radioteatro no meio. Entre os destaques, estão trechos do áudio original do radioteatro e também a matéria referente à queda do dirigível Hindenburg, ocorrida um ano antes, que serviu como fonte para a preparação do ator que deu voz ao repórter em “A Guerra dos Mundos”. (por Marcelo Abud)

 

Para ouvir outros podcasts de Marcelo Abud. Clique aqui.



Escrito por Magaly Prado às 21h18
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO