Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


OUÇA MINHA ENTREVISTA NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA

Fui entrevistada por Pedro Vaz, da Rádio Universitária, Gazeta AM, 890 kHz. Veja:

Magaly Prado fala sobre as novas tecnologias do rádio e comenta o mercado de trabalho nesta área
Marcela Mastrocola

Divulgação
Divulgação
Magaly acredita que, com as novas
tecnologias, o rádio vai poder absorver
mais profissionais

Para comemorar o mês do rádio, Pedro Vaz conversou com a professora de produção e direção em rádio da Faculdade Cásper Líbero, Magaly Prado.

Na entrevista, ela conta sobre os seus primeiros contatos com o veículo e lembra sua trajetória na imprensa, sempre relacionada a esse meio de comunicação.

Na segunda parte, a professora fala sobre o seu livro “Produção de Rádio – Um Manual Prático”, explica a importância da atividade do produtor e comenta o mercado de trabalho e as mudanças provocadas pela tecnologia.



Clique aqui para acessar a Rádio Universitária

Ficha Técnica

Apresentação, produção e coordenação: Pedro Vaz

Sonoplasta: Denílson Miller



Escrito por Magaly Prado às 14h38
[ ] [ envie esta mensagem ]


Repórter da CBN conquista Prêmio de Jornalismo em Saúde

Com "Gripe Aviária: da ficção a realidade", Fabiana Cidral da CBN (AM 780 kHz e FM 90,5 MHz - São Paulo/SP) conquistou o 1º lugar da categoria "Rádio e Internet" do 4º Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde
Além
do primeiro lugar, Fabiana
ainda recebeu uma menção honrosa na categoria, com "O colapso da saúde pública no Estado de São Paulo". A outra menção foi para Adriano Oliveira da Silveira, da Bandeirantes AM (640 kHz - Porto Alegre/RS), com "Aids e preconceito: seqüela do Século XXI".

Nova Brasil FM crescendo na rede

Investindo em suas transmissões online, a Nova Brasil FM (89,7 MHz - São Paulo/SP) aumentou em 15 vezes ontem sua capacidade de ouvintes simultâneos na Internet, possibilitando o acesso a ouvintes brasileiros residentes na Áustria, Austrália, Itália, EUA, Alemanha, Chile, Bolívia, Japão, Espanha e França, entre outros países. O crescimento acompanha os números no Brasil. A rádio já registrou acessos em 18 dos 27 estados brasileiros. (notícias do Rádio Agência)



Escrito por Magaly Prado às 14h27
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO MEC PROMOVE


Saiba mais clicando aqui

Escrito por Magaly Prado às 13h44
[ ] [ envie esta mensagem ]


O dia do rádio em 2.006

        No dia 25 de setembro procurei, na medida do possível, monitorar as rádios AM de São Paulo para ouvir de que maneira as emissoras iriam homenagear esse importante veículo de comunicação.

        O resultado foi triste. Praticamente o dia do rádio foi omitido na maioria das emissoras, com exceção da rádio Cultura AM, no programa Arquivo Walter Silva, no qual esse grande radialista apresentou parte do seu arquivo, com as vozes de Hélio Ribeiro, Vicente Leporace, e outros nomes que já são parte da história da nossa radiodifusão.

        O Dia do Rádio começou a ser comemorado logo após o surgimento da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, em 1933, mas parece que a cada ano tal fato não acontece.

        O primeiro Dia do Rádio foi comemorado com todas as estações silenciadas e assim durante muitos anos o rádio foi sempre homenageado de diversas maneiras.

        Passados 84  anos do rádio no Brasil, a tecnologia vem aperfeiçoando cada vez esse fantástico instrumento de comunicação, o que o mantém cada vez mais atual, principalmente agora com a entrada do rádio digital.

 Por incrível que pareça, ele se moderniza, mas mantém ainda algumas de suas velhas características e merecem nossas homenagens.

        Salve o Dia do Rádio, 25 setembro, data do nascimento do pai do rádio brasileiro, o professor Roquete Pinto, que nasceu em 1884.

 

Cassiano Macedo
apresentador do programa “Encontro DX”, da Rádio Aparecida, aos sábados às 19h, horário de Brasília, 220:00 horas UTC, 19 anos no ar divulgando o hobby do rádio



Escrito por Magaly Prado às 13h31
[ ] [ envie esta mensagem ]


O RÁDIO E AS ELEIÇÕES


Sucursal da Companhia Jornalística Caldas Júnior no Rio de Janeiro durante a
cobertura das eleições. Da esquerda para a direita, Pedro Carneiro Pereira,
Margarida Pereira, Percy Pádua e Fernando Caldas (outubro de 1960)


O professor e pesquisador Luiz Artur Ferraretto escreve no site Caros Ouvintes um artigo sobre as primeiras grandes coberturas de eleições pelo rádio brasileiro. 
Logo após a sua inauguração, embora não se dedique à cobertura dos fatos locais do dia-a-dia com equipe de reportagem própria, a Rádio Guaíba, de Porto Alegre, contando com profissionais ecléticos e escorada na Companhia Jornalística Caldas Júnior, acompanha grandes eventos, inovando, inclusive, em âmbito nacional. É nesta linha que, para as eleições de 3 de outubro de 1958, Amir Domingues monta a primeira estrutura de apuração paralela da história do rádio do Rio Grande do Sul, base para trabalho semelhante repetido, dois anos depois, em combinação com a Nacional, do Rio de Janeiro, já aí ampliado para todo o território do país.
Leia na íntegra clicando aqui


Escrito por Magaly Prado às 19h14
[ ] [ envie esta mensagem ]


JAZZMASTERS SERÁ DIÁRIO

A partir do dia 2 de outubro, o "Jazzmasters", da rádio Eldorado FM, de São Paulo, passa a ser diário em duas edições. O formato será de uma música por edição comentada pelos apresentadores Paulo Mai e Sérgio Scarpelli. "E a seleção será apuradíssima e independente do programa de sábado", afirmam Mai e Scarpelli. Ou seja, se antes ouvia-se 12 músicas diferentes por semana, agora serão 18. Outra mudança é que os emails enviados aos ouvintes que recebem a newsletter do programa, agora passarão a ser enviados na segunda com a programação diária e na sexta com a programação de sábado.



Escrito por Magaly Prado às 19h07
[ ] [ envie esta mensagem ]


ESCUTANDO A PAISAGEM

esta imagem do músico e fotógrafo  AUGUSTO MALBOUISSON    sentado a beira da saída de ventilação do MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA - MAC , foi registrada pela fotógrafa   LUCIA HELENA ZAREMBA     duplicando a escuta: ouvidos plugados em seu MP3, o músico ouve a paisagem sonora que instalou dentro dessa saída de ar. Paisagens da escuta, paisagens sonoras, ambiente sabiamente amplificado na arquitetura do mestre OSCAR NIEMEYER. (por Lilian Zaremba)



Escrito por Magaly Prado às 18h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


AVISO

Hola a todos. El Area Radiofónica de la Univ. Nac. del Comahue está rehabilitando su sitio blog (Espejo Sonoro), que estaba inactivo desde hacía algún tiempo. Los invitamos a visitarlo, consultarlo y enviarnos opiniones y sugerencias.
Cordiales saludos. Dr. Ricardo Haye - Area Radiofónica -
U.N.Comahue

habilitado para el intercambio de información, interpretación y opiniones acerca de nuestro objeto de estudio: la radio



Escrito por Magaly Prado às 23h04
[ ] [ envie esta mensagem ]


ESTRÉIA MAIS UM PROGRAMA DE ESPORTES

Estréia amanhã o programa "Tropical Esportes" na Tropical FM, de São Paulo, 107,9.

O programa será apresentado por Valmir Jorge e Marcelo Di Lallo, com a coordenação de Edson "Charutinho" Firmino, de segunda à sexta, das 20h às 21h. "Será um programa bem descontraído, mas com muito conteúdo informativo, interatividade, games, promoções e convidados especiais", diz o jornalista Di Lallo.



Escrito por Magaly Prado às 23h23
[ ] [ envie esta mensagem ]


O QUE EU FAÇO É RÁDIO

Lancei meu livro (Produção de Rádio- Um Manual Prático) ontem no evento "O que eu faço é rádio", uma parceria MAC-MEC, organizado pelo pessoal da rádio MEC, do Rio.
O MAC, Museu de Arte Contemporânea, de Niterói, é lindo por dentro e por fora. É claro que a natureza em volta ajuda e muito a obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
A exposição do evento, com curadoria da radioasta Lilian Zaremba, permanecerá até outubro e pode ser vista no corredor que envolve o museu, parte mais gostosa por possibilitar sentar e ficar admirando a paisagem visual e sonora ao mesmo tempo.
Veja algumas das peças expostas:


Família ouve e observa através de um poço a instalação de Lilian Zaremba, um jardim de rádio memórias

 
As "placas cápsulas", de Paulo Vivacqua, interagem com os observadores emitindo sons

Idéia deste projeto é reunir artistas cujos trabalhos sugiram o rádio numa perspectiva diversificada ampliando o padrão comum de sua percepção. Levada ao campo das artes plásticas esta proposta expõe a cultura radiofônica sem pretender traduzir uma imagem visual do rádio mas procurar incorporar o instrumento peculiar desse meio de comunicação a uma forma de pensar artística.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h



Escrito por Magaly Prado às 11h23
[ ] [ envie esta mensagem ]


QUEM PODE AJUDAR A ACHAR O SERGIO BOCA?

QUERIDA MAGALY! ESTOU A PROCURA DO ENDEREÇO DE E-MAIL DO LOCUTOR DA ANTIGA GLOBO FM, SERGIO BOCA, OU SEU TELEFONE PARA CONTATO, ESTOU HÁ MUITO TEMPO PROCURANDO DADOS DE MÚSICAS APRESENTADAS NO "GOOD TIMES" DA GLOBO FM. UM ABRAÇO! MARCIO GOMES

Em São Paulo, Sérgio Boca trabalhou nos últimos tempos na Capital AM. Com sua inconfundível voz grossa, pausada com leve toque sexy. Um de seus imitadores mais engraçados é Beto Hora (do programa "Na Geral", da Band AM) que ao se deparar com uma ouvinte sempre iniciava sua intervenção com a frase: "É casada ou solteira?" num tom pra lá de romântico. Quem conhece o Sérgio Boca do rádio, racha o bico. Saudades de Sérgio Boca!


Escrito por Magaly Prado às 09h07
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO