Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


MÚSICA DISCRETA: PODCAST DE ROBERTO D'UGO JR

"Do it yourself and share" é o conceito desse meu canal de Podcast, diz o radialista Roberto D’ Ugo Jr.

 

“Minha motivação é atingir um público segmentado, compartilhando pérolas de meu acervo (c/ muita coisa colhida na Web!). Em breve,colocarei algumas peças radiofônicas também. Há, por ora, uma tônica: a presença da voz, a palavra humana, o elemento documental/dramático, a manipulação eletrônica. Mas a programação pode tomar outros rumos, sempre experimentais”, fala D’ Ugo sobre o conteúdo do “Música Discreta”.

“A liberdade do Podcast é fascinante -- uma nova forma de fazer e pensar rádio? Acho que é mais do que isso. Por ora, divirto-me até com a precariedade que cerca essa experiência -- se prestar bem atenção, ouvirá um pouco da "paisagem sonora de minha casa" ao fundo das locuções... Há uma nova vitalidade sonora circulando na rede, uma audiosfera em construção, algo muito além da simples troca de arquivos sonoros. Que tal pescar conteúdos para o seu iPod?”  

Com certeza, D‘ Ugo, a parte mais gostosa é garimpar boas idéias sonoras pela rede.

 

Roberto D’ Ugo Jr confessou que não vê a hora de ouvir Webradios no carro (conexão sem fio). “Digamos, a BBC 3 ou a RAI TRE, a Rádio MEC, uma de NY, ou um PODCAST, em tempo real, no carro... Não demora muito, e quem sabe as coisas mudam no ar.”

Hoje em dia, podemos baixar nossos programetes preferidos e ouvir em qualquer lugar. Mas a facilidade de ouvir webradios no carro vai ajudar a difundi-las mais ainda. Acho que essa possibilidade não está longe.

 

“Graças ao sucesso dos tocadores de MP3 (tecnologia e design), o áudio tem contado com o interesse renovado dos jovens (A/B); e não é apenas a música. A palavra, o texto, a poesia,a "produção radiofônica", também podem encontrar ouvidos receptivos. Algo que não ocorre na esfera do rádio aberto. Muito otimismo?”


Não, não acho que o D‘ Ugo esteja exagerando no otimismo. Concordo que estamos vivendo uma revolução na audição, isso inclui não só as escolhas do que ouvir com as infinitas possibilidades das webradios como também a maneira de ouvir com a mobilidade que os players portáteis nos proporciona.

 

Ouça um dos podcasts de Roberto D‘ Ugo Jr:


A CANÇÃO DO MENDIGO II

Ainda sobre "Jesus'Blood Never Failed Me Yet"...


Tom Waits

"Bem, deixa eu contar uma rápida história sobre essa parceria Gavin Bryars/ Tom Waits. Anos atrás, Tom Waits procurou Gavin Bryars porque havia perdido seu LP com a gravação original de “Jesus’ Blood” (Obscure Records, 1975). Segundo Tom, esse era seu disco favorito...



Quando Bryars resolveu fazer uma versão estendida da peça, ele não teve dúvida: convidou Tom Waits a participar do projeto (Point Music, 1993). O cantor americano pode agora ser ouvido ao longo dos vinte minutos finais da peça, cantando junto com o velho mendigo.

Leia mais



Escrito por Magaly Prado às 11h33
[ ] [ envie esta mensagem ]


EXPOSIÇÃO DE RÁDIO DE PAULO NENFLIDIO

Paulo Nenflidio é artista plástico, inventor e construtor de engenhocas sonoras

altamente recomedada a visita ao site da Galeria Gentil Carioca, aonde se poderá conhecer idéias de rádio desenvolvidas pelo artista plástico paulista   PAULO NENFLIDIO ,  como este simulacro de rádio aonde uma programação em MP3 é tocada aleatóriamente, ou escolhida através dos botões. Saiba mais ainda visitando o seu site do artista em paulonenflidio.vilabol.uol.com.br

(vista interna do radionenflidio)
(por Lilian Zaremba)



Escrito por Magaly Prado às 17h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


Evento em SP em defesa da Rádio Heliópolis

Do Rádio Agência - Amanhã, dia 22 de julho, às 9h30, será realizado um ato em Defesa da Rádio Heliópolis em São Paulo. O evento acontece na Quadra da UNAS.

A realização do evento foi motivada pelo fechamento da emissora comunitária pela Polícia Federal e pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Após 14 anos de funcionamento ininterrupto, a rádio teve seus equipamentos lacrados na manhã de ontem, dia 20 de julho, cumprindo a decisão tomada pelo Dr. Hélio Egydio de Matos Nogueira, juiz federal da 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo, que autorizou a Polícia Federal a apreender os equipamentos utilizados pela Rádio Heliópolis. Foram apreendidos uma mesa de som, dois microfones, uma CPU, um gerador de estéreo e um transmissor.

Além da apreensão, foi aberto processo criminal contra João Miranda, presidente da UNAS (União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco). O Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns será responsável pela defesa da rádio e entrará com Habeas Corpus preventivo em favor de João Miranda e o pedido de devolução dos equipamentos.

A emissora já havia sido alertada pela Anatel sobre o risco de apreensão, e o fechamento foi provalmente conseqüência de uma denúncia feita nos últimos meses.

Integrante da AMARC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Cidadãs), a Rádio Heliópolis encaminhou a documentação exigida para concessão de outorga ao Ministério das Comunicações há quase 8 anos, mas não obteve resposta e a conseqüente autorização até hoje. Antes, a justificativa do órgão é de que não havia um canal específico para as rádios comunitárias em São Paulo e na Grande São Paulo. Porém, essa faixa foi concedida na região há cerca de 2 anos e mesmo assim, a situação acabou sem resolução.

Desta forma, a Rádio Heliópolis tentará nos próximos dias reaver seus equipamentos e voltar a transmitir sua programação, com o auxílio de entidades e parceiros ligados ao setor, e de personalidades como o senador Eduardo Suplicy, que esteve ontem no local e confirmou sua presença no ato que será realizado amanhã.



Escrito por Magaly Prado às 17h24
[ ] [ envie esta mensagem ]


Veja São Paulo estréia programetes em rádio

Eldorado AM e FM recebem conteúdo da publicação

A revista Veja São Paulo está em mais uma mídia a partir deste mês. Depois de fazer sua estréia na TV, com o Canal 22 da TVA, além de estar em internet e  celular, o programa Veja São Paulo Recomenda chega à rádio. Em formato de programetes, a publicação leva seu conteúdo à rádio Eldorado AM e FM. A emissora transmite as dicas da "Vejinha" nos intervalos de sua programação. Leia mais no Meio & Mensagem.



Escrito por Magaly Prado às 08h42
[ ] [ envie esta mensagem ]


F ATMAN SCOOP – O ÍCONE DA BLACK MUSIC –– ESTRÉIA PROGRAMA NA 89FM


O programa "Full Throttle com Fatman Scoop e o DJ Mr. Vince" estréia nessa
sexta-feira, dia 21/7, na 89FM.
A emissora, que acaba de assinar contrato com o artista, exibirá o programa toda sexta e sábado, das 23h à 0h, diretamente de Nova York para São Paulo, segundo assessoria da emissora.

 

"Scoop é o cara do momento no cenário hip hop de Nova York e europeu", afirma Denise, da 89. "Personagem carismático, ficou conhecido por colocar a música 'Be Faithful' em primeiro lugar na Inglaterra e na Irlanda, tornando-se um dos sons mais executados na Europa, em 2004."

 

Em 2005, participou de dois grandes hits: de Mariah Carey, “It´s Like That”, e de Missy Elliott, “Lose Control”, ainda segundo Denise.

 

"Fatman Scoop também é MC de alta energia nas principais casas noturnas européias. Fez vários singles dançantes incluindo os sucessos 'Hands Up', 'Where you at' e 'Get Busy Remix'."

 

Full Throttle (Velocidade Total)  traduz o espírito do artista nesse programa que pretende colocar todo mundo pra dançar nas noites de sexta e sábado da 89FM.



Escrito por Magaly Prado às 22h20
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO MIX FM PROMOVE CAMPEONATO DE GÍRIAS

A Rádio Mix FM, de São Paulo, irá realizar um campeonato de gírias, o “Fala, Maluco!”.

 

Os interessados devem criar frases cheias de gírias. Pode ser um recado para o amigo, para o chefe, rimas, ou o que a criatividade permitir, o importante são as gírias.

 

Equipes de promoção da Mix FM realizarão gravações com os ouvintes durante as Blitz Mix, que são ações promocionais da rádio nas ruas de São Paulo. Para saber os endereços é só ficar atento à programação da rádio. A qualquer momento o locutor pode anunciar um novo endereço.

 

As melhores gravações serão levadas ao ar. Em breve a Mix divulgará informações mais detalhadas sobre o período da promoção, datas de divulgação dos ganhadores e prêmios. (Landa Giarato)



Escrito por Magaly Prado às 22h04
[ ] [ envie esta mensagem ]


Revista Transamérica chega às bancas

A nova edição da Revista Transamérica de número 61 traz na capa os ídolos da música pop da atualidade, os norte-americanos do Black Eyed Peas. Eles venderam nada menos que 7,5 milhões de cópias do CD "Elephunk" no ano de 2005. A reportagem especial traz novidades sobre a história deles e conta como foi gravar com artistas brasileiros.
A publicação traz ainda entrevistas exclusivas com a banda Luxúria e com o músico Marcelo D2. Ele comenta sobre seu novo disco, conta sobre a mistura de rap e samba das músicas no novo trabalho, as participações especiais e as amizades que fez com os convidades. O cantor fala ainda sobre temas polêmicos como a sua prisão devido a apologia às drogas e seus companheiros do Planet Hemp e faz uma previsão sobre sua carreira.
E para quem gosta de futebol, uma matéria sobre os árbitros, aqueles que mandam dentro do campo e podem até interferir no resultado de um jogo. O polêmico comentarista José Calil também discute sobre o assunto.
Ainda na nova edição, uma matéria com os astros da música que mostram que também têm talento nas telonas como LL Cool Jay e Avril Lavigne. E também sobre a Transamérica no Japão que está conquistando cada vez mais espaço na terra do sol nascente. (Lara Guilherme)


Escrito por Magaly Prado às 21h57
[ ] [ envie esta mensagem ]


MOVIMENTO

O repórter esportivo Alex Muller deve trocar a rádio Record pela rádio Bandeirantes. Uma volta, portanto.
Mas é aquilo: outras novidades importantes devem acontecer no rádio esportivo de São Paulo e Rio nos próximos tempos. (Yuri)



Escrito por Magaly Prado às 21h54
[ ] [ envie esta mensagem ]


CONGRESSO DE RÁDIO EM SETEMBRO/OUTUBRO NA ALEMANHA


RADIO REVOLTEN
showcases installations, performances, and 0n-air projects as models of experimental radio cultures within a social context. The artistic works concern themselves primarily with the future of the medium of radio...


CONFERENCE
RELATING RADIO. Communities. Aesthetics. Access.
International conference on the future of radio, held October 4 & 5, 2006 in Halle an der Saale (Germany), in conjunction with the RADIO REVOLTEN festival (September 20 – October 21, 2006)... Leia mais aqui



Escrito por Magaly Prado às 10h54
[ ] [ envie esta mensagem ]


89FM ESTRÉIA "RADIOLÂNDIA" COM O TRIO KLB

O TRIO KLB É CONVIDADO DO PRIMEIRO PROGRAMA 

A 89FM, de São Paulo, em nova fase, mais pop comercial do que rock, coloca no ar o “Radiolândia”, um talk show que pretende ser divertido.

Segundo assessoria, vai abordar assuntos que “rendem boas risadas e que nem por isso deixam de ser levados a sério”. Informação e diversão em um mesmo programa, de segunda a sexta, das 19h às 21h

 

“Radiolândia” será comandado pelo apresentador Marcelo Batista e pelo radialista Diguinho. Os radialistas foram remanejados de outras emissoras do grupo Bandeirantes, que detém a 89, futura PlayFM.


Interatividade, palavra de ordem em todas as mídias, é apontada como uma das características do programa, que terá blocos realizados ao vivo, direto das ruas de São Paulo, capitaneados por Diguinho, enquanto Marcelo Batista fica no estúdio. A idéia é que os dois fiquem conversando com os ouvintes e com personalidades interessantes, que participarão diariamente do programa. Fórmula usada a exaustão pelas emissoras de rádio: colocar "personalidades" falando...

“Bem-humorado, Batista criou um estilo próprio de fazer rádio. Embora tenha um vozeirão de locutor, sua descontração - ou cara de pau, mesmo - caíram nas graças do público, especialmente dos jovens”, afirma a assessoria da 89, que afirma ainda que “Marcelo Batista criou o programa 'Pânico', junto com Emílio Surita, em 1993 na rádio Jovem Pan, emissora na qual trabalhou até 1997.

Em 1998, Batista foi para a Band FM na qual “fez sucesso com o programa 'Band Coruja', nas madrugadas”. A assessoria da 89FM reforça que “o horário passou a ser uma referência para as concorrentes, que criaram atrações ‘inspiradas’ nos seus papos engraçados com os ouvintes, nas altas horas”.

A história de Diguinho é inusitada, ele era ouvinte. “Ouvia todas as rádios, o tempo todo e sabia (ainda sabe) tudo o que acontece nesse universo. Trabalhava na Mix FM, mas era fã de Batista (na Band). Inclusive, afirma que foi demitido porque vivia ligado no programa do amigo e participava pelo telefone direto”, diz a assessoria.

“Talvez por remorso, talvez por admiração, Batista acabou convidando Diguinho para trabalharem juntos. A parceria já tem cinco anos e continua agora na 89FM.”

Vamos conferir. Vou aguardar os comentários.



Escrito por Magaly Prado às 16h21
[ ] [ envie esta mensagem ]


GAY SHOW ESTRÉIA NO RÁDIO

Primeiro programa de conteúdo gay do rádio brasileiro reestréia com novo formato


Shoichi Iwashita
O "Calça Comprida", o primeiro programa de conteúdo gay do rádio brasileiro, chegou ao fim depois de mais um ano no ar. A mesa-redonda apresentada pelos rapazes: Luiz Gasparetto, Alexandre Hilel, Marcelo Cezar e Shoichi Iwashita, foi transmitida do dia 1 de maio de 2005 a 18 de junho de 2006.

Mas, a idéia continua... Agora com novo formato, novo nome e tendo apenas Shoichi Iwashita no comando, o programa GAY SHOW estréia no domingo, dia 16 de julho, na mesma rádio (Rádio Mundial 95,7fm) e no mesmo horário (às 22h30) do extinto "Calça Comprida".

O GAY SHOW tem uma hora e meia de duração e abordará aspectos importantes da vida gay: atualidades, cultura, direitos, moda, música, saúde, cinema, espiritualidade e comportamento. Através de notícias, reportagens, entrevistas e da participação dos ouvintes, os temas serão tratados com inteligência e bom humor.

Uma das novidades do GAY SHOW é que a cada semana, o programa contará com dois convidados representando as mais diversas áreas do conhecimento e da comunidade GLBT. Outra novidade no novo formato é o maior espaço dedicado à interação com o ouvinte, que poderá participar ao vivo do programa por telefone ou mandar relatos e perguntas através de cartas e e-mails.

Para “rechear” o programa, músicas dos mais diversos estilos: das grandes divas do jazz e do blues da década de 40 à música contemporânea francesa, passando por flashbacks, house, pop-rock, músicas latinas e nacionais.

Serviço
GAY SHOW

O programa vai ao ar a partir de 16 de julho de 2006, todos os domingos das 22h30 à 0h, na Rádio Mundial, 95,7 FM. A rádio abrange a região da Grande São Paulo e outras cidades como Jundiaí, Guarulhos, Sorocaba, Campinas, Valinhos etc. O programa também pode ser escutado ao vivo através do site www.radiomundial.com.br e posteriormente através do site do programa www.gayshow.com.br .  (por Shoichi)



Escrito por Magaly Prado às 00h57
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO