Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Leite em abundância

Da Agência FAPESP - A recomendação é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda criança, até os seis meses de vida, deve ser alimentada exclusivamente com o leite materno. A pediatra Sonia Bechara Coutinho, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vem trabalhando há mais de 30 anos no tema e divulgando a comunidades carentes do sertão nordestino a importância de oferecer leite em abundância para os recém-nascidos.

No programa “Pesquisa Brasil” deste fim de semana, a médica estará presente para falar sobre o assunto. O projeto da UFPE, implementado por Sonia em quatro municípios (Palmares, Joaquim Nabuco, Catende e Água Preta) da Zona da Mata de Pernambuco, revelou-se um sucesso: elevou de 13% para 45% a proporção de mulheres que alimentam os filhos exclusivamente no peito até o sexto mês de vida. Naquela região, de cada grupo de mil crianças, 77 morrem antes de completar 5 anos de vida.

As florestas paulistas também estão na pauta. O ouvinte ficará sabendo sobre o projeto que reúne mais de 100 pesquisadores e que está desvendando as diferenças e as semelhenças das matas paulistas. Um olhar mais preciso mostra uma vegetação bastante variada, que vai das exuberantes florestas do litoral às matas secas do interior.

O programa "Pesquisa Brasil” é transmitido nos finais de semana pela rádio Eldorado AM (700 kHz), aos sábados, às 12h30, com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

O ouvinte também pode ajudar a fazer o programa, enviando perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686. Os participantes concorrerão a uma assinatura semestral da revista Pesquisa FAPESP.



Escrito por Magaly Prado às 09h02
[ ] [ envie esta mensagem ]


ESPORTE DA GLOBO AM

Segundo Michele Marino, gerente executivo da rádio Globo AM, as novidades na equipe de esportes são:
Silva Jr. - narrador, veio de Campinas, trabalhou na CBN Campinas,
Ricardo Mello - narrador, veio da Capital, e vai fazer a sua estréia domingo, dia 5
de Fevereiro.



Escrito por Magaly Prado às 11h26
[ ] [ envie esta mensagem ]


ESTRÉIA NA USP FM

"Olhar Brasileiro" estréia na rádio USP (93,7). O programa terá produção e apresentação de Omar Jubran. Nessa primeira edição, a atração focará a obra de Noel Rosa. Com apoio cultural do Colégio COC – Vila Yara (Osasco), o "Olhar Brasileiro" irá ao ar toda quinta-feira, a partir das 12h, com reapresentação aos sábados, às 22h. (com informações do Rádio Agência)


Escrito por Magaly Prado às 11h25
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO ELDORADO FM ESTRÉIA EM CURITIBA

A novidade é resultado da parceria entre a rádio Eldorado, de São Paulo, e a rádio Lúmen, de Curitiba

 

A partir de 6 de fevereiro, dois dos programas da rádio Eldorado FM 92,9 serão retransmitidos para a região metropolitana de Curitiba pela rádio Lumen FM 99,5. O “Vozes do Brasil”, apresentado por Patrícia Palumbo, será veiculado as sextas-feiras, da 0h à 1h; e o “Lounge Eldorado” será transmitido diariamente, sendo de sábado a quinta, da 0h às 6h e na sexta-feira, da 1h às 6h.

 

De acordo com Isabel Borba, diretora executiva da rádio Eldorado, a ação faz parte do projeto de expansão da emissora. “O objetivo é ampliar o alcance da programação da Eldorado em cidades com estilo de vida semelhante a São Paulo por meio de parcerias com rádios que tenham o mesmo perfil, como é o caso da Lúmen.” Segundo Tiago Stachon, gerente de Marketing e Comercial da rádio Lumen, a proposta é com o tempo mesclar ainda mais as programações das emissoras. “A qualidade da marca Eldorado FM contribui para a Lumen FM que possui um mesmo conceito de qualidade de programação.”

 

No ar desde 1º dezembro do ano passado, a rádio Lumen tem uma programação variada que inclui MPB, pop-rock internacional, instrumental, erudita, regional de raiz e world music. Seu slogan é "Rádio Lumen: uma elite de ouvintes para uma elite de anunciantes". O conceito refere-se ao diferencial da rádio que é a ausência dos tradicionais intervalos comerciais. São no máximo seis anunciantes, por hora.

 

E, com características similares a rádio Eldorado, pesquisa do IBOPE aponta que a base de ouvintes da Lumen FM também é formada por um público qualificado e formador de opinião. São empresários, profissionais liberais, acadêmicos, homens e mulheres com mais de 25 anos, pertencentes às classes A e B. Esse perfil representa hoje cerca de 36% dos ouvintes de rádio na Grande Curitiba. (com Alexandre)



Escrito por Magaly Prado às 17h16
[ ] [ envie esta mensagem ]


JORNAL NO PODCAST

Deu no Blue Bus. New York Times lança conteúdo da primeira página em podcast. O The New York Times passou a disponibilizar gratuitamente o conteúdo de sua primeira página em podcast. Para quem tem o iTunes, da Apple. O repórter James Barron é quem apresenta. Ouça aqui

Escrito por Magaly Prado às 17h15
[ ] [ envie esta mensagem ]


INFOS

Kid Vinil se despediu da Brasil 2000 na quarta-feira passada. O programa "Marmelada" foi tirado do ar da Atual FM sem explicações aos ouvintes. E a equipe de esportes da Globo AM? Estão sem o Ulisses Costa e o Osvaldo Maciel? E a Scalla FM? Voltou ao ar em São Paulo sem locutores?

Escrito por Magaly Prado às 16h44
[ ] [ envie esta mensagem ]


No rádio, Lula defende controle da inflação e prevê crescimento

Da Reuters - Ao comentar o novo salário mínimo, definido na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta segunda-feira a importância da política de controle da inflação imposta por seu governo e voltou a prometer que 2006 será um ano de crescimento.

"Nós estabelecemos um salário mínimo que permita ao trabalhador brasileiro aumentar um pouco o seu poder de compra. E combinamos isso com o controle rígido da inflação", disse Lula em seu programa semanal de rádio "Café com o presidente".

A política econômica tem sido alvo de críticas contínuas, especialmente pelas altas taxas de juros praticadas pelo Banco Central como forma de conter a inflação.

Nas últimas semanas, em meio à expectativa geral de que anuncie que tentará a reeleição, o presidente tem batido na tecla de que o controle da inflação beneficia, no final das contas, o bolso dos trabalhadores.

"Quem está indo ao supermercado, quem está indo num depósito de material comprar material de construção, quem está indo comprar coisa no açougue percebe os efeitos do controle da inflação que estamos fazendo nos preços dos produtos", acrescentou o presidente.

Na semana passada, o governo anunciou que o valor do salário mínimo passará dos atuais 300 reais para 350 reais a partir de 1o. de abril, gerando um aumento real (acima da inflação) de 13 por cento.

O novo mínimo foi acertado em um acordo com as centrais sindicais, o qual Lula classificou de "histórico" em seu programa de rádio. Para Lula, a injeção de cerca de 15 bilhões de reais na economia devido ao novo mínimo reforça as expectativas de crescimento.

"O ano de 2006 será (...) o ano de crescimento econômico, será um ano de aumento de produtividade, será um ano de crescimento das exportações, será um ano de crescimento da renda do trabalhador", disse o presidente.

Lula ressaltou que, mais do que o crescimento da economia, espera que país país entre num ciclo que permita o crescimento da renda das pessoas.

"Que cresça a riqueza da empresa, que cresça o índice de produtividade, mas que cresça também o salário do trabalhador e que cresça também a qualidade de vida do povo brasileiro", disse. (Por Alexandre Caverni)



Escrito por Magaly Prado às 09h46
[ ] [ envie esta mensagem ]


LINK INTERESSANTE

Para dar uma sapeada:

The showcase or community media 
 



Escrito por Magaly Prado às 19h44
[ ] [ envie esta mensagem ]


Rádio educomunicativa chega à floresta amazônica

Do site do Mec- Educom rádio - Os alunos da Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz, em Colniza - Mato Grosso - começam esta semana as primeiras experiências na rádio implantada na escola pelo programa Educomrádio.centro-oeste. "Creio que a rádio vai possibilitar mais interação entre alunos e professores", garante a diretora Zélia Dulce de Oliveira.

Durante dois dias, 40 jovens do ensino médio e fundamental participaram do treinamento. Eles receberam noções sobre as atividades educomunicativas, que valorizam a participação da comunidade escolar nas decisões da escola, e sobre linguagem radiofônica.

Os alunos criaram vinhetas, spots publicitários e montaram um programa sobre as atividades da escola. “Agora vamos dividir os participantes em quatro grupos e preparar os programas da Rádio BGL Educativa”, comemorou a professora Solange, referindo-se ao nome da rádio escolhida pelos estudantes.

Um dos alunos empolgados durante o treinamento era Ákila Roger, 13 anos. “Sempre gostei de montar e desmontar aparelhos eletrônicos em casa. Achei interessante toda a agitação aqui para montar a rádio”, disse Ákila, considerado pela direção da escola  um “aluno problema”. Inquieto e desobediente, segundo os professores, Ákila se mostrou um educomunicador atento e participante. Foi ele quem tomou a iniciativa de instalar a antena da rádio no telhado da escola e experimentar os comandos da mesa de som.

A expectativa para participar de uma rádio também levou o jovem Maurício Silvestre, de 21 anos, a pedir dispensa do serviço por dois dias para se dedicar ao treinamento. Observador atento das explicações sobre o funcionamento dos equipamentos, ele queria saber como poderia acoplar à mesa de som o seu violão para criar trilhas sonoras nos programas desenvolvidos pelos alunos.

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Universidade de São Paulo – através do Núcleo de Comunicação e Educação -, o Ministério de Educação e Cultura e a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso.

Cada escola participante em Mato Grosso recebe um kit de equipamentos que inclui microfones, aparelhos de CD e para fita K7, mesa de som de 8 canais, transmissor, antena e duas caixas receptoras sem fio que podem ser colocadas em qualquer parte da escola.

Texto do professor Moacir Franco de Sant`Ana Barros, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso, que atua nas visitas de capacitação do projeto Educomrádio.centro-oeste em Colniza (MT)



Escrito por Magaly Prado às 19h42
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO