Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


HOMENAGEM A CARLOS GARDEL

Para lembrar os 70 anos da morte do cantor e compositor Carlos Gardel (ocorrida em um acidente entre dois aviões, na pista do aeroporto de Medelin, na Colômbia, dia 24 de junho de 1935), a Rádio Cultura FM (103.3) preparou o especial "Carlos Gardel – 70 Anos Depois", no ar dia 25 de junho, às 19h (com reapresentação na quarta, dia 29 de junho, as 23h).

Entre uma e outra canção, o programa traz informações saborosas sobre a vida e a obra do artista, referência obrigatória quando se fala em tango. Mito da cultura popular Argentina, Gardel nasceu em 11 de dezembro de 1890 em Toulouse, França. Aos três anos, mudou-se com a mãe para a Argentina, onde começou a carreira ainda muito jovem, cantando sob o nome artístico de "EI Morocho", nos cafés dos subúrbios de Buenos Aires, até que se tornou pioneiro em cantar tangos, até então exclusivamente instrumentais.

O programa enfoca as várias fases da vida de Carlos Gardel, informando que o tango-canção nasceu em 1917 pelas mãos de Gardel, o responsável pelo surgimento de uma nova geração de poetas, músicos e jovens cantores. Seu sucesso logo atravessou o Atlântico. Das apresentações em teatros e emissoras de rádio por cidades do interior da Argentina e Uruguai, passou para turnês pela Espanha e França. Mas ele queria ganhar a América e se tornar conhecido internacionalmente.

Principal intérprete das composições da chamada "nova guarda", estilo de tango que surgiu por volta de 1920, Gardel compôs tangos famosos, como Mi Buenos Aires querido, Melodias de Arrabal, Arrabal Amargo e Volver. Sua voz ficou imortalizada em discos que foram vendidos em quantidades inusitadas para a época. Estrelou também vários filmes realizados nos primeiros anos do cinema sonoro, como Luces de Buenos Aires (1931), EI tango en Broadway (1934) e EI día que me quieras (1935).

Com idealização e roteiro de Edith e Fernando Barros Martins, durante uma hora o programa apresenta 16 canções, entre elas Sus Ojos se Cerraron (pela Orquestre du Capitole de Toulouse), numa espécie de reconhecimento póstumo de sua obra, pois o artista sempre se fez acompanhar por dois ou três guitarristas. O tango, de Gardel e Alfredo Le Pera, integrou a trilha sonora do filme El Dia que me Quieras. A música-tema da película no programa é interpretada por Rodolfo Mederos, artista fascinado por interpretar tangos antigos sob um ângulo moderno. Desse mesmo filme, a Cultura FM toca Volver, primeiro com Gardel (e acompanhamento de guitarras) e em seguida executada por um duo de gigantes, Aníbal Troilo e Astor Piazzolla, numa gravação de 18 de agosto de 1970..

Para continuar a homenagem, o programa apresenta Melodia de Arrabal (também parceria de Gardel com Alfredo Le Pêra, como as citadas acima, na voz do homenageado, com acompanhamento de guitarras). Com a Orquestra de Terig Tucci, a produção selecionou também Mi Buenos Aires Querido e Por Uma Cabeza. Adriana Valera, que ocupa hoje lugar de destaque entre as cantoras de tango interpreta Cuando tu no estas, de Gardel, Marcel Lattés, Alfredo Le Pera e Mario Batistella.

CARLOS GARDEL 70 ANOS DEPOIS – Dia 25 de junho, sábado às 19h. Reapresentação na quarta-feira, dia 29 de junho, às 23h. Rádio Cultura FM – 103.3 MHz



Escrito por Magaly Prado às 15h20
[ ] [ envie esta mensagem ]


Galeria CBN com Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus

O "Galeria CBN", palco de um encontro semanal com a cultura é um programa que traz um pouco mais sobre a vida e a obra das personalidades que fazem a música, o teatro, o cinema, a televisão, a dança...

Neste domingo, os entrevistados são duas referências do mundo da dança no Brasil. A mais importante bailarina brasileira, Ana Botafogo, Primeira Bailarina do Teatro Municipal do Rio, já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul; e o dançarino Carlinhos de Jesus, que consolidou no Brasil uma atividade chamada dança de salão e exportou o nome do país para grandes acontecimentos internacionais de dança, onde conquistou um espaço respeitado.

A dupla está com o espetáculo ‘Isto é Brasil‘, que traz a união das danças clássica e popular.

Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus também contam como tudo começou, falam de carreira, o mercado profissional, a profissão de bailarino e dançarino e ainda, projetos futuros. "Galeria CBN" vai ao ar aos domingos no "CBN Noite Total", das 21h às 22h, com apresentação de Roxane Ré e produção de Janaína Barros.



Escrito por Magaly Prado às 20h08
[ ] [ envie esta mensagem ]


ANOS 80 NA FM

A PARTIR DE HOJE, LEO JAIME APRESENTA ATRAÇÃO QUE RETRATA A DÉCADA DE 80

A idéia de criar um programa para o músico Leo Jaime na Mix (106,3) foi de Marcelo Braga, diretor-geral da FM. O motivo é bem simples: a emissora não quer ficar de fora da onda oitentista em voga no momento. "Existe um movimento positivo por parte do público em relação a esses eventos dos anos 80 que ocorrem em casas noturnas. Tanto com músicas nacionais quanto internacionais", diz Marco Vicca, coordenador artístico da Mix, referindo-se também às festas em que Leo Jaime participa e aos shows do músico, que teve o auge de sua carreira exatamente nos anos 80.

Para Vicca, existem aquelas pessoas que não viveram os anos 80 ou só pegaram uma pequena parte que têm curiosidade para saber o que os artistas que elas estão acostumadas a ouvir faziam há 20 anos.

Leo Jaime vai comentar de segunda a sexta, à 1h40 e às 17h45, sobre os artistas do período, destacando os que estouraram nos anos 80, como Barão Vermelho, Capital Inicial, Titãs, Paralamas do Sucesso, entre outros.

O "Multimix" já existe na grade da Mix. É um programa jornalístico que traz notícias sobre bandas e informações que movimentam o mundo da música, porém, será comandado por Leo Jaime e focará apenas as músicas da década de 80. "A seleção musical é feita pela equipe da rádio. Posso apenas dar sugestões", diz Jaime, que está preparando perguntas para os ouvintes em uma espécie de teste que terá na atração. Os temas serão música, TV, cinema, desenho animado e esporte. Os ouvintes que ligarem para a rádio e derem a resposta correta concorrerão a prêmios.

Leo Jaime não é um estreante em rádio. Trabalhou apresentando o programa "Dinossauros do Rock", na rádio MEC, do Rio. Também fez, durante quase um ano, comentários sobre as jornadas de futebol na CBN e é freqüentador assíduo dos debates de Paulo Barboza, desde 2000. "O rádio é um veículo maravilhoso: rápido, divertido. Dá para levar para o chuveiro, faz parte da vida das pessoas. Eu adoro." (Publiquei no Agora)

"Gosto do tema do programa e tenho facilidade em falar sobre o rock nacional nos anos 80. Fico feliz que exista interesse pelo assunto e por eu ter sido chamado para ser o porta-voz da época", diz Leo Jaime.



Escrito por Magaly Prado às 09h43
[ ] [ envie esta mensagem ]


Bate-papo

Hoje, o repórter José Armando Vanucci, do programa "Show da Manhã", da Jovem Pan AM, entrevista a banda Kid Abelha. O grupo, que está com disco novo, vai realizar shows na cidade no final da semana. A atração, com narração de José Luís Menegatti, vai ao ar entre 9h30 e 11h30.



Escrito por Magaly Prado às 09h42
[ ] [ envie esta mensagem ]


Cupido

Desde o dia 13, o "Programa da Gente" (Record AM) está com um quadro novo: o "O Amor É Cego", de segunda a sexta, entre 14h e 16h. "O quadro já existe no ‘Domingo da Gente’, na TV. Resolvemos unir os dois veículos", diz a apresentadora Gleides Xavier. Quem quiser arrumar namorado deve se inscrever pelo tel. (0/xx/11) 3661-6727.



Escrito por Magaly Prado às 09h41
[ ] [ envie esta mensagem ]


Promoção

O "Transalouca" (Transamérica) lançou o concurso "Máscara da Semana", que vai escolher toda semana a celebridade mascarada, ou seja, metida. A equipe seleciona três famosos por semana, e os ouvintes escolhem os campeões. No final do ano, será revelado o Grande Máscara.



Escrito por Magaly Prado às 09h38
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO