Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


RÁDIO PÚBLICA EM DISCUSSÃO

Quinta 23 a sábado 25
O Itaú Cultural e a Associação das Rádios Públicas, Arpub, realizam o 1º Encontro Nacional. O evento, que integra a rede Onda Cidadã, reúne radialistas, acadêmicos, dirigentes de emissoras e representantes de entidades do setor.

O objetivo é discutir os modelos de radiodifusão existentes no país; as relações entre o rádio e a arte, a educação e a cultura; a difusão de conteúdos noticiosos; e o incentivo ao uso crítico e inovador do meio. 

programação

quinta 23 sala itaú cultural

14h30 radiodifusão pública e missão institucional
temas de discussão: diferenças programáticas entre rádios públicas e comerciais; modelos de gestão; atuação para diversos públicos; democratização dos meios de comunicação; ética e responsabilidade social; e relações entre rádios de diferentes formatos.
Daniel Herz jornalista e coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNDC.
Laurindo Lalo Leal sociólogo e jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, autor de Atrás das Câmeras, Relações entre Estado, Cultura e Televisão, sobre a TV Cultura de São Paulo.
Ney Messias (mediação) jornalista, presidente da Arpub e da Fundação de Telecomunicações do Pará, Funtelpa, mantenedora da Rádio e TV Cultura do Pará.

16h30 experiências internacionais de radiodifusão
tema de discussão: o trabalho de rádios públicas internacionais e brasileiras.
debatedores
Christian Boudier adido de audiovisual do Consulado da França no Rio de Janeiro.
Steve Spencer ex-diretor das rádios públicas americanas NPR e Wyso Radio (Ohio).
Victor Garcia Guerrero jornalista da Rádio Nacional de España.
Darlan de Andrade (mediação) superintendente da Rádio Palmas.

19h30 jogo de idéias (gravação especial)
temas de discussão modelos de rádio no país; importância da informação e da cultura na radiodifusão; papéis e valores das emissoras; regionalização e nacionalização; e rádios digitais.
participantes
Mariza Tavares jornalista e diretora nacional de jornalismo do Sistema Globo de Rádio.
Orlando Guilhon diretor da Rádio MEC, Rio de Janeiro, e vice-presidente da Arpub.
Tião Santos coordenador da Rádio  e TV Comunitária Viva Rio.
Claudiney Ferreira (apresentação) jornalista, radialista e gerente do Núcleo de Diálogos do Itaú Cultural.

sexta 24 sala vermelha

10h informação democrática, um serviço público
temas de discussão limites, controle, democratização e manipulação da informação; isenção e imparcialidade; incidência do público sobre o privado; diferença entre comunicação pública, estatal e de governo.
debatedores
Fred Ghedinni jornalista, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj, e membro do Conselho de Comunicação Social.
José Roberto Garcez jornalista e diretor de jornalismo da Radiobrás.
João Leite Filho (mediação) diretor de operações do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, Irdeb.

14h cultura e cidadania nas rádios públicas
temas de discussão perfil de programação; papel da educação, música, poesia e literatura no rádio; nacionalização e regionalização da produção cultural e jornalística; programas voltados para cidadania e inclusão social; e novos formatos.
debatedores
Ana Penido jornalista, dirigente da ONG Cipó ? Comunicação Interativa, e especialista em responsabilidade social e direitos humanos
Pena Schmidt produtor musical e presidente da Associação Brasileira da Música Independente, ABMI.
Ricardo Voltolini jornalista, especialista em terceiro setor e responsabilidade social e comentarista da TV Cultura de São Paulo.
Kiko Ferreira (mediação) jornalista, radialista, articulista e diretor de programação da Rádio Inconfidência de Minas Gerais.

16h rádio e tecnologia digital
temas de discussão implantação de tecnologia digital e efeitos na qualidade da transmissão e no formato da programação; e desenvolvimento de política correta para acervos fonográficos.
debatedores
Gustavo Gindre membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Nélia Del Bianco professora da Universidade de Brasília, especialista em política de radiodifusão.
José Roberto Walker (mediação) diretor da Rádio Cultura de São Paulo.
sala itaú cultural

20h30 aula-espetáculo
Fernando Barba
compositor, multiinstrumentista, criador e diretor musical do grupo Barbatuques. Com outros integrantes do grupo, utiliza o corpo como instrumento musical explorando as diferentes possibilidades de sons e ritmos. Atividade integrante do Encontro Espaços de Transformação: Cultura e Arte na Educação Não-Formal, do programa Rumos Itaú Cultural Educação Cultura e Arte.

sábado 25 sala vermelha

10h30 rádios públicas brasileiras, um plano de ação
temas de discussão unificação de rádios públicas; constituição de "rede pública de rádio"; produção de jornais em rede; intercâmbio de programas; parcerias de capacitação, tecnologia e programação; e unificação diante dos poderes públicos, da sociedade, da legislação.
coordenação
Ney Messias jornalista, presidente da Arpub e Funtelpa, mantenedora da Rádio e TV Cultura do Pará. 


Escrito por Magaly Prado às 00h22
[ ] [ envie esta mensagem ]


MARCOS PALÁCIOS DÁ A DICA

Um podcast que disponibiliza programas antigos de rádio (norte-americanos): novelas, programas cômicos, westerns, Flash Gordon, depoimentos jornalísticos (anos 30, 40, 50).
Contém Pérolas como Geroge Hicks irradiando o desembarque aliado na Normandia (1944) e George Orwell (1938) apresentando um programa seriado de uma aventura de Sherlock Holmes.
 


Escrito por Magaly Prado às 14h30
[ ] [ envie esta mensagem ]


TROCA DO AM PELO FM

DEPOIS DE 26 ANOS NO DIAL AM, PAULINHO BOA PESSOA VAI PARA O FM, NA TROPICAL

O comunicador estava havia 14 anos na Record, com o contrato prestes a ser renovado por mais dois anos, quando foi chamado pela América AM _e aceitou o convite. "Eles [da América] usaram muita teoria. Acreditei, e, seis meses depois, rescindiram meu contrato sem mais nem menos", conta Boa Pessoa, que, então, ficou afastado do rádio pela primeira vez em 26 anos.

A dupla Caju e Castanha, que comanda o horário da 0h às 5h na rádio Tropical FM, soube da situação de Boa Pessoa e o convidou para participar do programa deles. Mesmo sendo na madrugada, o comunicador, acostumado a horários nobres, não se fez de rogado: topou. Agora, ele vem esquentando a voz entre 0h e 2h30 com os amigos.

O dono da emissora, Cyro Aguiar, gostou e propôs a Boa Pessoa um horário só para ele, mais cedo, das 21h à 0h. "Já está tudo certo, será em breve. Estamos acertando apenas os detalhes finais", diz.

Apesar de a emissora ser basicamente musical, como a maioria das FMs, Boa Pessoa, que é um típico comunicador de AM, terá espaço para falar. "A única exigência do Cyro é que só toquem músicas brasileiras, que é o segmento da Tropical", conta Boa Pessoa. A seleção musical, inclusive, será programada pela equipe da emissora. "Está sendo ótimo. Estou gostando muito deles. É uma família." (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 16h38
[ ] [ envie esta mensagem ]


CBN TALK SHOW

Amanhã, terça, a CBN promove um talk show especial ao vivo, às 21h.

Durante o programa "CBN Noite Total", Mariza Tavares entrevistará o psiquiatra Flavio Gikovate, que falará sobre o tema: "Generosos, egoístas ou justos – qual o papel de cada um no relacionamento?".

Os ouvintes poderão participar enviando perguntas para o e-mail debates@cbn.com.br ou ao vivo, do auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas 4.777)

Flávio Gikovate é médico formado pela USP no ano de 1966. Desde 1967 trabalha como psicoterapeuta, foi Assistente Clínico no "Institute of Psychiatry" da Universidade de Londres. É autor de 19 livros sobre os aspectos principais dos conflitos íntimos das pessoas normais e colaborador de várias revistas e jornais de grande circulação.



Escrito por Magaly Prado às 11h43
[ ] [ envie esta mensagem ]


RARIDADE

Jacqueline é a voz padrão da Band News FM


A modelo e apresentadora de TV Jacqueline Dalabona é a voz padrão (que grava vinhetas e chamadas) da emissora jornalística que estreou no dia 20 de maio. Em geral, voz-padrão não costuma ser feminina.



Escrito por Magaly Prado às 10h04
[ ] [ envie esta mensagem ]


EXCLUSIVO

Banda CPM 22 se apresenta para ouvintes da Mix

O "Garagem da Mix" traz a banda CPM 22, que está estourada nas rádios com a música "Um Minuto para o Fim do Mundo", para a grava-ção, no dia 14 de junho, de um programa com ouvintes, que irá ao ar dia 24, às 16h.



Escrito por Magaly Prado às 10h02
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO