Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Uma festa, dia 4 de junho (sábado), a favor da democracia na comunicação

Quem luta pela democratização da comunicação e a favor das rádios comunitárias, tem motivo para comemorar. Depois de quatro anos, foi aprovado em segunda votação, na Câmara Municipal de São Paulo, o Projeto de Lei 145/01 propondo que o município passe a ser o responsável pela autorização de funcionamento das rádios comunitárias. Hoje, quem decide é o Ministério das Comunicações.

Vamos reunir, dia 4 de junho, na Oboré, os amigos, apoiadores do projeto, instituições parceiras, gente das áreas da Educação, da Saúde, da Cultura, da Comunicação, num grande encontro de comemoração e de apoio ao PL 145/01.

Os convidados especiais serão quem esteve na origem de tudo: o juiz federal Paulo Fernando Silveira, autor do anteprojeto; o vereador Ricardo Montoro (PSDB) que em conjunto com o então vereador Carlos Neder (PT), hoje deputado estadual, construiu o projeto de lei; o vereador Nabil Bonduki, relator do Plano Diretor da Cidade (aprovado em agosto) e que no seu artigo 266 define a existência do Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária; e o engenheiro Fernando Peretto, diretor do Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Rádios Comunitárias ­ CEPERadCom, que produz estudos técnicos para rádios comunitárias.

Como começou essa história

Protocolado em 27 de março de 2001, o Projeto de Lei 145/01 foi aprovado em todas as Comissões ­ Comissão de Constituição e Justiça (22/05/2001); Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente (26/09/2001); Comissão de Finanças e Orçamento (08/03/2002) e Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica (04/04/02). Mesmo assim, não foi à votação em plenário na legislatura encerrada em 31 de dezembro. Desarquivado, foi apresentado pelo vereador Montoro e aprovado na noite do dia 11 de maio. Agora, está no gabinete do Prefeito José Serra para sanção.

O projeto foi elaborado com base em tese do juiz federal (aposentado) Paulo Fernando Silveira que afirma: "Quando a Constituição diz no artigo 21 que compete à União Federal legislar sobre telecomunicação e radiodifusão, na realidade está dizendo naquilo que for da competência dela, ou seja, quando houver um interesse nacional em jogo ou envolvendo mais de dois Estados. Agora, quando o interesse é eminentemente local, como é o caso das rádios comunitárias, é inconcebível que a União queira disciplinar como faz atualmente, a altura de uma antena, o alcance de um bairro ou vila, porque é ingerência nos assuntos municipais.‘

A convite de instituições da Vila Buarque que queriam e querem uma rádio no bairro ­ Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Biblioteca Monteiro Lobato, Condomínio Edifício Copan, Igreja da Consolação, Oboré, e mais Rádio Heliópolis e Faculdade de Saúde Pública da USP ­ Silveira se reuniu, em fevereiro de 2001, com os vereadores Neder e Montoro, seus chefes de gabinete e respectivas assessorias jurídicas, para discutir o projeto de lei que começou então a ser produzido. Neder e Montoro representavam na época, as duas maiores bancadas da Câmara.

As rádios comunitárias são regulamentadas pela lei 9.612/98 que, entre outras exigências, limita o alcance das emissoras a 1 Km de raio e potência de 25 watts, o que pode inviabilizar o funcionamento da rádio, dependendo da sua localização e relevo do terreno. Outros municípios, como Itabuna (BA), São Gonçalo (RJ), Campinas e São Bernardo do Campo (SP), já sancionaram leis similares. (TerLânia, da Oboré)

Festa de apoio ao PL 145/01
Dia 4 de junho ­ sábado ­ das 10h às 12h
Oboré ­ Rua Rego Freitas , 454 ­ 8º andar (próximo ao metrô República e Igreja da Consolação)Informações: Gabinete Vereadora Soninha. Tel (11) 3111.2422 c/ Ronaldo Paixão // Luis Nader



Escrito por Magaly Prado às 18h10
[ ] [ envie esta mensagem ]


CAMPANHA DO AGASALHO


Marcelo Barbur (B
eby)
O pessoal do humorístico "Chupim", da Metrô FM, promove campanha do agasalho em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, junto a colégios. "O objetivo é colaborar com a campanha como forma de incentivo", diz o apresentador Marcelo Barbur.



Escrito por Magaly Prado às 17h35
[ ] [ envie esta mensagem ]


BONFÁ E SEUS CONVIDADOS

Esporte

Na segunda, Paulo Bonfá recebe no "Rock Bola", da 89 FM, Nasi, do Ira!, que é são-paulino roxo, e o goleiro Fabio Costa, do Corinthians, das 21h às 22h. Bonfá também comenta com bom humor a rodada do fim de semana. Os ouvintes podem participar pelo telefone (0/xx/11) 3016-0089.



Escrito por Magaly Prado às 17h33
[ ] [ envie esta mensagem ]


NOVIDADE

Anos dourados

"Fascinação" estreou há 15 dias na América AM. Sob direção de Durval Monteiro, o programa, no ar de segunda a sexta, das 17h às 18h, quer estimular a "memória afetiva" da audiência, por meio da combinação de textos românticos com músicas ainda vivas na lembrança dos ouvintes. Apresentação de Wellington de Oliveira.



Escrito por Magaly Prado às 17h32
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO