Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


BRASIL 2000 NO GRUPO BANDEIRANTES

COMUNICADO

"O Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Universidade Anhembi-Morumbi, por seus presidentes, assinaram hoje importante convênio de cooperação e parceria.

O acordo visa a aproximação entre o ensino acadêmico e as necessidades do mercado de trabalho.

Faz parte do objeto do convênio o aprimoramento da mão-de-obra na área de Comunicação: de um lado, os alunos e professores da Anhembi-Morumbi terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas na plataforma multimídia do Grupo Bandeirantes; de outro, os profissionais de radio e TV terão a possibilidade de reciclagem e conhecimento de novas técnicas do mundo digital.

Será criada a Cátedra João Jorge Saad, com palestras, workshops e seminários apresentados pelos profissionais da Bandeirantes e Anhembi Morumbi em diversas áreas com troca de experiências.

O acordo operacional estabelece também que a partir da próxima sexta-feira (dia 6 de maio) o noticiário da Rádio Bandeirantes entre 6h e 10h passa a ser retransmitido pela Rádio Brasil 2000 (FM 107,3).

Na ocasião da assinatura, os presidentes das duas instituições, prof. Gabriel Mário Rodrigues (da Anhembi-Morumbi) e João Carlos Saad (do Grupo Bandeirantes) destacaram a importância do acordo, um marco para estimular os jovens que ingressam no mundo da Comunicação com ousadia, ética e compromisso com o futuro do País." (texto enviado pela assessoria do grupo)



Escrito por Magaly Prado às 16h30
[ ] [ envie esta mensagem ]


"Galera Gol" comemora dois anos com festa em São Paulo

Hoje, o programa da rádio Transamérica será transmitido direto do bar Armazém da Vila e receberá Supla, Nando Reis e Léo Jaime

Futebol se discute sim. E o melhor lugar para papos assim é um bom bar. Os bares e botecos espalhados pelo Brasil são repletos de ‘comentaristas’ que destilam categoricamente suas opiniões sobre o assunto. É por isso que o "Galera Gol", da Transamérica, vai ao bar para comemorar mais um aniversário.

"No ar desde 2003, o programa esportivo e humorístico chega ao seu segundo ano mais forte do que nunca. A grande audiência no horário das 18h45 às 20h e o crescimento dos investimentos publicitários no programa merecem uma comemoração à altura", diz a assessoria da emissora.

Excepcionalmente, o programa especial de aniversário vai ao ar das 18h às 20h30.

A produção vai sortear vários ouvintes para a festa e, além disso, convocou alguns ‘mestres de cerimônias’ para o programa especial. Os cantores Nando Reis, Supla e Léo Jaime e os jogadores Luizão (São Paulo), Marco Antônio (São Paulo), Josué (São Paulo), Fabão (São Paulo) e Gustavo (São Caetano) marcam presença.

Eles se juntam aos apresentadores Ruy Balla, Alexandre Porpettone, Mauro Miranda, Fuzil e o irreverente Gavião. As imitações do humorista Alexandre Porpettone devem ‘levar’ ainda outros convidados para o Armazém da Vila: Serginho Groissman, o dirigente corintiano Antonio Roque Citadini, o narrador Galvão Bueno e o técnico Vanderlei Luxemburgo podem aparecer a qualquer momento...



Escrito por Magaly Prado às 14h24
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO CULTURA REPRISA CONCERTO DA JAZZ SINFÔNICA COM MARIA RITA

Vai ao ar no dia 14 de maio, sábado, em dois horários ao meio-dia e às 22h a reprise do programa "Cultura Ao Vivo", da Cultura FM, com o concerto da Orquestra Jazz Sinfônica e a cantora Maria Rita

A apresentação da cantora Maria Rita com a Orquestra Jazz Sinfônica (realizada no dia 6 de abril, no Teatro Sérgio Cardoso), no programa "Cultura ao Vivo", da Cultura FM, será reprisada dia 14 de maio, sábado, em dois horários, 12h e 22h. A transmissão pode ser sintonizada tanto pela Cultura FM (103.3) como pela AM (1200). O "Cultura ao Vivo" faz transmissões mensais de espetáculos.

A Orquestra Jazz Sinfônica se apresentou com a cantora Maria Rita, que fez sua última apresentação em São Paulo antes de embarcar para uma longa temporada nos EUA, onde prepara seu novo CD. Na primeira parte do programa a regência é do maestro Cyro Pereira e traz no repertório "Aquarela para o Ary" (Ary Barroso), "As Rosas não Falam" (Cartola), "Valsa de Eurídice" (Vinícius de Moraes) e "Milagre dos Peixes" (Milton Nascimento).

A segunda parte do programa traz Maria Rita com a Jazz Sinfônica, sob a regência de João Maurício Galindo (apresentador do programa "Pergunte ao Maestro", da Cultura FM). O repertório inclui sucessos de primeiro CD da cantora, como "Encontros e Despedidas", "Cara Valente", "Agora Só Falta Você", entre outras canções como "Tristesse", de Milton Nascimento, e "Minha Alma", de Marcelo Yuka, com arranjos orquestrais inéditos.

De acordo com o maestro Galindo, a transmissão ao vivo de um concerto pela rádio é algo fantástico. "Os ouvintes podem acompanhar todo o concerto. É uma oportunidade única para o público, que não pode estar no local da apresentação, de escutar música de qualidade", afirma ele.



Escrito por Magaly Prado às 14h17
[ ] [ envie esta mensagem ]


RELIGIOSAS DOBRAM EM SÃO PAULO

EMISSORAS RELIGIOSAS CRESCEM NO DIAL SÃO PAULO; EVANGÉLICAS SÃO MAIORIA HOJE

Padre Marcelo ainda está à frente do programa de maior audiência do dial, com cerca de 1,5 millhão de ouvintes por minuto, mas esse fenômeno católico não está sozinho. Um levantamento realizado pela coluna mostra que as rádios religiosas mais que dobraram de número nos últimos dez anos, tendo as emissoras evangélicas conquistado uma participação maior.

Para ter uma idéia, em 1995, o dial FM não tinha nenhuma emissora religiosa. Hoje, são nove (uma católica e oito evangélicas). O dial AM, que tinha dez emissoras religiosas em há dez anos, hoje tem 15 (nove evangélicas, quatro católicas, uma espírita e uma espiritualista).

Para Luiz Artur Ferraretto, autor do livro "Rádio - o Veículo, a História e a Técnica", o crescimento das rádios religiosas é conseqüência do próprio crescimento dos pentecostais. "É uma bola de neve: cresce a igreja X ou Y, que tem acesso às concessões, que faz crescer a igreja X ou Y."

E engana-se quem pensa que ao ligar o rádio vai ouvir apenas sermões religiosos para fiéis. Em busca de um público maior, as emissoras têm diversificado sua programação, que vai do rock ao sertanejo (confira ao lado). "A intenção é trazer público para as igrejas, não importa de que idade ou classe social", afirma Fabiano Souza, da AM BR Gospel, da Igreja Assembléia de Deus.

"O radialista pode servir para alimentar a fé da pessoa, para favorecer atos de solidariedade. Basicamente, a idéia é estimular a prática do bem", diz a religiosa Helena Corazza, da Congregação das Irmãs Paulinas.Programação

Algumas das religiosas possuem, inclusive, programação comercial de dia, dedicando a noite para a religião, caso da Record (evangélica) e da América (católica). Outras misturam ao longo da programação, como a Nove de Julho e a Imaculada Conceição. Em geral, a programação das rádios evangélicas inclui orações, aconselhamentos e músicas religiosas. "Antigamente, tocavam as músicas do casting deles [da gravadora Gospel Line, da própria igreja]. Hoje, tocam músicas de várias gravadoras [todas de igrejas]. O bispo ouve de tudo", diz Cacá Mendes, coordenador da Record, referindo-se a Marcelo Silva, diretor do grupo Record.

A Igreja Universal possui as rádios mais consolidadas: a Record, a São Paulo, no dial AM, e a Rede Aleluia, no dial FM, na capital e em cerca de 50 outras emissoras pelo Brasil.

A Nove de Julho é a rádio da Cúria Metropolitana, sob comando de dom Cláudio Hummes. "É uma espécie de ‘diário oficial da arquidiocese’", diz Chico Paes de Barros, ex-Nove de Julho, da qual foi diretor por oito anos. No oitavo lugar no ranking do dial AM, a Nove de Julho se destaca, mesclando programação religiosa e comercial.

Outra católica que vem conquistando ouvintes é a rádio Imaculada Conceição, que ocupa o sétimo lugar. Ela retransmite o padre Marcelo Rossi simultaneamente com a Globo AM.(Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 14h53
[ ] [ envie esta mensagem ]


Crescimento reflete aumento de fiéis

Na opinião de Luiz Artur Ferraretto, professor da Universidade Luterana do Brasil (Canoas) e autor de "Rádio - o Veículo, a História e a Técnica" (Sagra-Luzzato Editores), "o crescimento das rádios religiosas é o reflexo de um fenômeno social: o desenvolvimento dos evangélicos no Brasil".

Ele acredita que isso resulta de um "empobrecimento crescente da população associado a um ensino precário". "Sem condições socioeconômicas, as pessoas apelam para o místico-religioso. Alienadas de qualquer senso crítico, deixam-se levar pelas promessas de sucesso em troca de fé [e de contribuições monetárias]", diz.

Ferraretto diz ainda que existe a disputa por "necessitados", com o rádio funcionando como meio. A audiência ainda é reduzida, à exceção do programa de padre Marcelo e correlatos. Fora os citados atuando em rádios comerciais, quem ouve já é crente. Do ponto de vista negócio, há até uma certa convergência de indústrias_ radiofônica e fonográfica_, uma vez que uma rádio toca música da gravadora de outra igreja.



Escrito por Magaly Prado às 14h52
[ ] [ envie esta mensagem ]


Para católicos, há espaço para todas

A religiosa Helena Corazza, presidente da Rede Católica de Rádio, da Congregação das Irmãs Paulinas, e autora do livro "A Religião no Rádio" (editora Paulinas), defende a existência das rádios católicas, que hoje estão perto de chegar a 200 no país. "Na verdade, as emissoras de rádio são espaços públicos. Quem faz rádio sabe que tem uma responsabilidade social, porque são concessões públicas." Segundo a freira, o número de emissoras tem crescido porque o "cidadão religioso está em busca de informação". "Basta observar os acontecimentos atuais, como a morte do papa [João Paulo 2º]", diz. Com relação à concorrência evangélica, diz que cada uma tem o seu espaço. "Não somos contra. Acho que o contexto é propício ao neopentecostalismo que vem se desdobrando em vários meios. Eles respondem a uma sede de Deus que as pessoas têm", diz Helena. A religiosa afirma ainda que o crescimento das rádios católicas mostra que "a rede está se articulando melhor para a importância do rádio na evangelização".



Escrito por Magaly Prado às 14h50
[ ] [ envie esta mensagem ]


Evangélico procura ouvinte sofredor

Fabiano Souza, da evangélica BR Gospel, afirma que, diferentemente das rádios católicas, as evangélicas são ligadas a igrejas diferentes, como Deus é Amor, Renascer e Universal. Ele reforça, porém, que, apesar dessa diferença, não existe concorrência entre as evangélicas. "O que todas têm em comum é que procuram o ouvinte sofredor. Os que sofrem por causa de vícios com bebidas e drogas ou desemprego."

Sobre as católicas, Souza afirma que "o movimento delas não chega a abalar. Talvez a Canção Nova, que entrou [há um mês] no lugar da Mais FM, possa ameaçar a médio prazo".

A Imaculada Conceição, com a retransmissão do programa de padre Marcelo, começa a preocupar. "A reação das rádios evangélicas é procurar as rádios comunitárias, já que conseguir freqüência comercial é difícil", diz Souza.

A Universal, a mais forte delas, busca os não-evangélicos. "Quem não está em igreja nenhuma. Tanto que a tática deles é tocar músicas religiosas misturadas com as seculares."



Escrito por Magaly Prado às 14h49
[ ] [ envie esta mensagem ]


As emissoras religiosas em São Paulo

As emissoras religiosas AM hoje

- 560 kHz - Paulista (evangélica da Deus é Amor) - emissora arrendada

Inclui testemunhos de bênçãos, orações e cultos ao vivo

- 660 kHz - BR Gospel (evangélica da Assembléia de Deus do Bom Retiro) - emissora arrendada

Ocupando a antiga freqüência da Mundial, tem o "Programa do Consumidor", aos sábados, das 10h às 12h. A programação evangélica é dirigida pelo líder da igreja, o pastor Jabes de Alencar

- 890 kHz - Gazeta/Canção Nova (católica) - emissora arrendada

A emissora arrendou 21 horas da grade à Rede Canção Nova, mantida pela Fundação João Paulo 2º (as horas restantes são da Faculdade Cásper Líbero). Tem música religiosa, jornalismo, programas educacionais e orações

- 920 kHz - Nacional Gospel (evangélica da Igreja Paz e Vida) - emissora arrendada

Tem orações, transmissão de mensagens e cultos, com o pastor Hideraldo Pagliarin, além de programas com músicas religiosas

- 960 kHz - São Paulo (evangélica da Igreja Universal) - emissora própria

Músicas de artistas da gravadora da igreja, a Line Records, canções populares e flashbacks, além de transmissões de cultos aos domingos

- 1.000 kHz - Record (evangélica da Igreja Universal) - emissora própria

A emissora mescla programação comercial das 6h às 19h, quando não tem jogo de futebol, que é transmitido. Depois, entra a programação religiosa, nos moldes da Rádio São Paulo AM

- 1.260 kHz - Morada do Sol (evangélica da Deus é Amor) - emissora arrendada

Em cadeia via satélite com a Paulista AM, é a única retransmissora da Deus é Amor que possui jornalismo de hora em hora, apresentado pela equipe da emissora, arrendada pela igreja

- 1.300 kHz - Universo (evangélica da Deus é Amor) - emissora própria

Em cadeia via satélite com a Paulista AM. Possui horários só de orações

- 1.370 kHz - Boa Vontade (espiritualista) - emissora arrendada

Informações, prestações de serviços de hora em hora e mensagens do Novo Evangelho. Tem equipe esportiva

- 1.410 kHz - América (católica) - emissora dos padres paulinos

A emissora mescla programação comercial e católica. O horário religioso vai das 20h às 4h. Das 20h à 0h, a parte religiosa é mesclada com canções da MPB, e, da 0h às 4h, só rola a parte religiosa. Aos domingos, transmite missas

- 1.450 kHz - Boa Nova (espírita) - emissora das Casas André Luiz

Programação espiritual e de notícias. Tem preces, mensagens, radionovela e programa de tango e bolero

- 1.490 kHz - Imaculada Conceição (católica) - emissora da Fundação Milícia da Imaculada

Totalmente religiosa. Músicas católicas ou com mensagens, como da fase religiosa de Roberto Carlos. A programação começa com uma missa às 6h, ao vivo

- 1.500 kHz - Nossa Voz/Cumbica (evangélica da Igreja do Senhor Jesus Cristo) - emissora arrendada

Ex-rádio Uni, tem músicas evangélicas e populares. Das 22h às 7h, Renato Suhett (ex- bispo da Igreja Universal) mostra mensagens religiosas

- 1.540 kHz - Nova Difusora (evangélica da Igreja Comunidade Carisma) - emissora arrendada

A rádio, de Osasco, tem músicas evangélicas e pregações

- 1.600 kHz - Nove de Julho (católica) - emissora da Cúria Metropolitana, retomada em 1999, depois de ter sido cassada pelo regime militar

Inclui programação católica e comercial, com flashback, Roberto Carlos e música religiosa. Tem jornalismo, futebol e programas de variedades. Horários fixos de oração, transmissão da missa, das 17h às 18h, e do Terço, das 15h30 às 16h

As FMs religiosas

- 88,5 mHz - Manchete Gospel (evangélica da Renascer) - emissora própria

Tem música evangélica para o jovem, com oração e aconselhamento, além de programas de Estevam e Sonia Hernandez

- 91,3 mHz e 96,5 mHz - Nossa Rádio (evangélica da Igreja Internacional da Graça de Deus) - emissoras arrendadas Música evangélica jovem, com ênfase nos artistas da gravadora Graça Music. Mensagem de hora em hora com o missionário R.R.Soares

- 92,1 mHz - Líder (evangélica Igreja Deus é amor) - emissora arrendada

Em cadeia via satélite com a Paulista AM

- 92,5 mHz - Canção Nova FM (católica) - emissora arrendada

Com a mesma direção da Canção Nova AM, tem programação musical voltada para o jovem, com músicas católicas, mensagens e orações

- 97,3 mHz - Melodia (evangélica de várias igrejas) - emissora da Rede CBS

Músicas evangélicas, mensagens e pregações de diversas igrejas

- 99,3 mHz - Rede Aleluia (evangélica da Igreja Universal) - emissora própria

Programação musical até 22h, com canções evangélicas, flashbacks e músicas orquestradas. Na madrugada, programação nos moldes da São Paulo AM. Transmite o culto dominical do Templo Maior ao vivo

- 105,7 mHz - Musical (evangélica de várias igrejas) - emissora arrendada

Músicas evangélicas e pregações de diversas igrejas. A emissora dirigida pelo vereador Carlos Apolinário e pelo Apóstolo Sérgio Lopes

- 106,9 mHz - Ômega (evangélica da Deus é Amor) - emissora arrendada

Em cadeia via satélite com a Paulista AM



Escrito por Magaly Prado às 14h48
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO