Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


CULTURA FM APRESENTA, AO VIVO, JOÃO CARLOS MARTINS REGENDO BACH

Em sua terceira edição, o programa "Cultura ao Vivo"_ que faz transmissões mensais de espetáculos_ apresenta o concerto "Bach na Banda", da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, dia 4 de maio, às 21h, diretamente do Teatro Sérgio Cardoso. A transmissão ao vivo acontece pela Cultura FM e AM

"Cultura ao Vivo" é um dos novos programas criados no processo de reestruturação da Rádio Cultura, com periodicidade mensal e que sempre fará a transmissão ao vivo de um concerto, seja ele popular ou erudito.

O concerto da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo terá a regência de João Carlos Martins – o cultuado pianista brasileiro recém-chegado à carreira de maestro.

De acordo com José Roberto Walker, diretor da rádio Cultura, "a idéia é reviver o clima dos antigos programas de auditório com orquestras ao vivo, mas em um novo formato, mais moderno, dentro do padrão de qualidade da Cultura FM. Desta forma, a rádio leva a vida musical de São Paulo a um público mais amplo que o das salas de concerto, fazendo com que as grandes atrações que se apresentam na cidade possam chegar a pessoas que não têm condições de comparecer a suas apresentações."

Trata-se de uma oportunidade para os ouvintes que ainda não tiveram a chance de conhecer João Carlos Martins em sua empreitada como regente. Como pianista, ele sempre foi uma presença constante na programação da Cultura FM, graças, especialmente, à sua integral da transcrição da obra para teclado de Johann Sebastian Bach.

Para descrever a sensação de reger a Banda Sinfônica pela primeira vez, Martins escolhe uma metáfora futebolística: "Não quero me comparar com ele, porque se trata de um dos maiores jogadores da atualidade, mas acho que é mais ou menos a mesma coisa que o Robinho vai sentir quando jogar no Real Madrid pela primeira vez. Ou seja: a gente fica um pouco nervoso, mas tudo bem", diz o bem-humorado João Carlos Martins.

"Bach fez duas profecias para o futuro", explica Martins. "Uma foi a improvisação. Ele foi um dos maiores improvisadores da História, e a improvisação acabou sendo, no século 20, o núcleo central do jazz". A outra foi a transcrição. "Bach achava que, se uma coisa é bela, pode ser bela de outra forma. Por isso, fez transcrições de obras de vários compositores, como Vivaldi, Albinoni e ele mesmo", afirma.

"Bach na Banda" traz, assim, transcrições para sopros de várias obras do compositor alemão, como o Concerto de Brandenburgo n.º 1, o Concerto em ré menor para teclado (com solo de piano de Fábio Martino), a Suíte Orquestral n.º 3 e a Tocata e Fuga em ré menor para órgão (cuja transcrição para orquestra sinfônica foi celebrada pelo maestro Leopold Stokowski no filme "Fantasia", de Walt Disney).

"Alguns esnobes podem achar essas transcrições contra a obra de Bach uma agressão. Só que, em Leipzig, a cidade da Alemanha em que Bach mais trabalhou, há um festival chamado "24 Horas com Bach", no qual se toca todo tipo de transcrição", explica. "Como eu sou da opinião de que, em vez de criar, é preferível imitar melhor, o que estou fazendo é também trazer transcrições da obra de Bach, que o próprio Bach-Archiv de Leipzig acha o máximo", opina João Carlos Martins.

Não por acaso, as transcrições também têm tudo a ver com "A Escolha é Sua", programa que João Carlos Martins apresenta na Cultura FM aos domingos, às 10h, com reprise às segundas, às 22h. "O terceiro bloco do programa trata sempre de transcrições", diz. "Eu, quando escolho um caminho, sigo nele até o fim."



Escrito por Magaly Prado às 15h37
[ ] [ envie esta mensagem ]


NA WEB

Rota 77 - Especial - Redson do Cólera
Já está no ar o programa "Rota 77"
especial com uma entrevista exclusiva com o Redson do Cólera


http://www.rota77.rg3.net
http://www.radiobase.org/rota77/



Escrito por Magaly Prado às 14h00
[ ] [ envie esta mensagem ]


DESTAQUES "SP AGORA"

"SP AGORA", da Jovem Pan AM
 
Horário: De segunda sexta - das 14h30 às 16h
Apresentação: Fernando Zamith
Tel para perguntas: 3252-6378
E-mail para perguntas: am@jovempan.com.br
 
25/04 - Na última semana para entrega das Declarações de IR, a Jovem Pan recebe em seus estúdios Clair Feliz Regina, Auditora  da Receita Federal, que vai dar dicas e esclarecer dúvidas dos ouvintes que deixaram o Imposto de Renda para última hora.
 
26/04 - "Hipertensão e Diabetes" serão os temas do programa na próxima terça-feira. O endocrinologista Dr. Fernando Alves Costa, especialista no assunto estará ao vivo no estúdio respondendo a perguntas de ouvintes.
 
 


Escrito por Magaly Prado às 17h18
[ ] [ envie esta mensagem ]


PROJETO DE LEI “ANTI-JABÁ”

Em regime de tramitação ordinária, o projeto do deputado Fernando Ferro (PT-PE) proíbe o aceite, por parte de emissoras de rádio e televisão, de grana ou qualquer outra vantagem de gravadoras, artistas, empresários ou promotores de eventos para executar ou privilegiar a execução de determinada música_crime com pena de detenção de um a dois anos, multa, suspensão ou cassação da concessão governamental.

O Projeto de Lei 1048/03 ainda será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Constituição e Justiça e de Redação. A Comissão de Educação e Cultura (CEC) aprovou o parecer por unanimidade, o que já é um avanço em direção à democratização da comunicação.  
Fernando Ferro acredita que a pirataria não é o único problema a ser resolvido no mercado fonográfico brasileiro, pois o pagamento de verbas e favores para a execução de músicas nas rádios e emissoras de televisão, o famoso "jabá", também é grave e deve ser combatido pela legislação. Essa prática, que hoje é feita de maneira clandestina ou declarada, inclusive com nota fiscal (como material promocional de discos), favorece quem tem estrutura e prejudica os novos artistas (principalmente os independentes, que mesmo com público e boas vendas não são ouvidos/vistos nas rádios / TVs).
Jabá: O JABÁ propriamente dito, originário da palavra jabaculê (gorjeta, propina, dinheiro), acontece quando, informalmente, um radialista ou apresentador recebe dinheiro ou favores de forma direta ou indireta (ex: a gravadora coloca uma motocicleta nova para fazer sorteio na rádio) para, em troca, executar alguma música. A quantia pode ser paga por empresários dos músicos, representantes das gravadoras, ou agentes intermediários. Já a maneira oficial, chamada de “verba para divulgação”, funciona como parte integrante do material promocional dos discos (não se pode negociar espaço público).
Fonte: C.Urb – Comunidade Urbana é uma iniciativa da Guerrilha Comunicação Tática


Escrito por Magaly Prado às 17h06
[ ] [ envie esta mensagem ]


BARÃO NA MIX

GARAGEM DA MIX COM BARÃO VERMELHO

Terceira edição do programa traz os sucessos da banda

O Barão Vermelho é a terceira banda a participar do "Garagem da Mix" em 2005. O programa vai ao ar dia 29 de abril, às 16h.

O "Garagem da Mix", apresentado pelo VJ Edgard Picolli, abre espaço para que as bandas preferidas do público da rádio toquem músicas de seu repertório, e coisas que os fãs não estão acostumados a ouvir. Os ouvintes também participam, ao vivo, fazendo perguntas aos músicos. As bandas recebem um convidado especial para bater-papo ou para improvisar algumas músicas.

O Barão Vermelho, que surgiu nos anos 80, é formado por Frejat (voz e guitarra), Guto Goffi (bateria), Fernando Magalhães (guitarra e vocais), Rodrigo Santos (baixo e vocais), Maurício Barros (teclado) e Peninha (percussão). No programa os músicos tocam músicas do mais recente álbum, lançado em 2004, como "Cuidado" e "A Chave da Porta da Frente", mas não deixam de lado os sucessos que marcaram a carreira da banda como "Maior Abandonado", "Bete Balanço", "O Tempo Não Para", "Puro Êxtase", "Por Você", entre outras.

Leo Jaime é o convidado especial da banda. O músico troca uma idéia com o Barão, conta como conheceu a banda, sua relação com Cazuza e participa da música "Pro Dia Nascer Feliz".

O programa Garagem da Mix com Barão Vermelho vai ao ar na Mix FM (106.3, em São Paulo), dia 29 de abril, sexta-feira, às 16h. Será transmitido também para toda a Rede Mix: Mix Campinas (97.5), Mix Avaré (90.3), Mix Guaratinguetá (106.7), Mix Ribeirão Preto (106.7) e Mix João Pessoa (93.7). Quem não puder ouvir pelo rádio poderá acessar o site da emissora para audição on line.

Durante as gravções dos programas a Mix recebe uma platéia, formada por ouvintes da Mix que têm a carteira do estudante STB/Mix.



Escrito por Magaly Prado às 15h05
[ ] [ envie esta mensagem ]


PROMOçÃO

ELDORADO FM 92,9 LEVA OUVINTE PARA CONHECER O JALAPÃO

"A ação configura-se como a primeira promoção, realizada por um veículo de comunicação, que levará o vencedor à região do Jalapão. Com turismo limitado, somente cerca de 200 turistas por ano conhecem o local", diz a assessoria da emissora.

A Eldorado FM, de São Paulo, em parceria com a Ventura & Aventuras – empresa especializada em turismo ecológico -, realiza a promoção "Expedição Jalapão" entre os ouvintes da emissora. O vencedor conhecerá o Jalapão, no Estado do Tocantins. Para participar, o publico deverá escrever uma frase respondendo "Por que eu quero ir na Expedição do Jalapão?". O vencedor será revelado no dia 26 de abril, a partir das 17h, no programa "Trilhas e Tons" e a saída da expedição será no dia 7 de maio.

O Jalapão é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens únicas. A expedição iniciará na capital do Estado de Tocantins e segue por veredas e cerrados, com influência da vegetação de caatinga. O roteiro contém atrativos como Cachoeira da Velha, Dunas, Fervedouro e o Rafting em um rio de águas cristalinas.

A viagem será feita no "Carcarodon", um caminhão Magirus 4 x 4, adaptado com poltronas reclináveis. O automóvel foi elaborado de forma circular para que se possa conhecer todos os principais atrativos, evitando deslocamentos desnecessários.



Escrito por Magaly Prado às 14h18
[ ] [ envie esta mensagem ]


METRÔ PASSA 89

APÓS ANOS NA COLA DA 89 FM, METROPOLITANA DEIXOU CONCORRENTE PARA TRÁS NO DIAL

As duas emissoras são direcionadas ao público jovem que gosta de rock e pop, com a diferença de que a Metropolitana FM é um pouco mais pop que a 89. Há três anos, a Metrô estava em 17º. Hoje, não só figura entre as dez rádios mais ouvidas de São Paulo como está à frente de sua concorrente.

"Foi um grande investimento da rádio, tanto na promoção quanto na programação e na exposição da marca", avalia Waguinho, coordenador artístico da emissora.

O radialista é um dos responsáveis pelos números, já que está à frente da Metrô desde 2002. Criou programas como o "Pista Máxima" e o "Sem Parar", campeões de audiência. "No final de semana, passamos a Sucesso FM e ficamos em oitavo."

Waguinho colocou no ar, ainda, atrações como "Ele Disse Ela Disse", que "deu uma qualificação que a rádio não tinha e conseguiu conquistar também um público mais adulto", e o jornal matinal "Fique por Dentro", "que não é tão jovem e também atinge a um ouvinte mais velho". Para ele, a "prata da casa" também alavanca a audiência, como o humorístico hilário "Chupim" e o "Metronight", pioneiro em rodar pelas baladas da cidade. E a mais recente aposta: "No Capricho" já está agradando.

A 89 FM se prepara para reagir. "Nossa reação não é só por causa da Metrô, é quanto à nossa postura. Estamos melhorando o perfil da rádio", diz o coordenador artístico Ricardo Gonçalves. A idéia é ter uma maior comunicação com o ouvinte. "E fazer coisas interessantes, de que ele goste mais. Mas a linha da 89 vai continuar a mesma. Tocamos desde Charlie Brown Jr., que é um estouro, até desconhecidos como Leela."

PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA METRÔ

Programa: "Chupim"
O que é: humorístico que tem trotes telefônicos como mote
Quando: segunda a sexta, das 20h às 22h
Apresentação: Marcelo Barbur

Programa: "Fique por Dentro"
O que é: jornal descontraído
Quando: Segunda a sexta, das 6h às 9h
Apresentação: Irineu Toledo, Alexandre Pelegi, e Renata Leite

Programa: "Pista Máxima"
O que é: toca som das pistas
Quando: segunda a sexta, das 14h às 15h
Apresentação: Gilson Dutra e DJ Torrada

Programa: "Metronight"
O que é: repórter de rua vai até as baladas
Quando: quintas, sextas e sábados, das 22h às 2h
Apresentação: Artur Newmann, Carlinhos, Dani Zanetti e Tofanelo

Programa: "No Capricho"
O que é: dicas para adolescentes
Quando: sexta-feira, das 19h às 20h
Apresentação: Sarah Oliveira

Programa: "Sem Parar"
O que é: música sem intervalos comerciais
Quando: sábados e domingos, das 12h às 18h
Apresentação: locutores da escala

Programa: "Ele Disse Ela Disse"
O que é: talk show com entrevistas e quadros
Quando: segunda a sexta, das 10h às 12h
Apresentação: Aldrin Mazzei



Escrito por Magaly Prado às 20h00
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO