Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


CRESCE O GRUPO BANDEIRANTES DE RÁDIO

89 FM, Nativa FM e 50% da Alpha FM pertencem ao Grupo Bandeirantes. Agora é oficial.

Só para contar as emissoras no dial de São Paulo, o Grupo Bandeirantes de Rádio totaliza sete estações. As demais que já fazem parte são: Band FM, Sucesso FM, e a rádio Bandeirantes AM e FM. 



Escrito por Magaly Prado às 22h00
[ ] [ envie esta mensagem ]


NOVO COMANDO DO "GLOBO CIDADE"

OSVALDO PASCOAL ENTRA NO LUGAR DE PAULO ROBERTO MARTINS

A atração diária "Globo Cidade", das 17h às 18h, na Globo AM, passou por uma troca de apresentador. O locutor Osvaldo Pascoal, da equipe de esportes da emissora, assume o comando.

Paulo Roberto Martins continua como comentarista esportivo da rádio. "Foi ele que manifestou a vontade de sair. Ele estava cansado de viajar diariamente de Atibaia para cá", diz Michele Marino, gerente da AM em São Paulo.

Apesar dos apresentadores serem da área esportiva, a atração tem como objetivo lidar com os assuntos da cidade. Sobre esportes, a única informação é um giro esportivo, fornecendo a principal manchete do dia do futebol. É uma preparação para o programa que vem a seguir, o "Globo Esportivo".

Pascoal, o novo comunicador, já havia trabalhado na Globo anteriormente. Foi também da TV Bandeirantes e da TV Record. "Depois voltou para casa, em novembro passado. Ele é velho de rádio, já apresentou outros programas aqui [na rádio Globo]", conta Michelle.

Em tempo: Paulo Roberto Martins aceitou convite para comentar futebol na TV Record. Vai alternar TV e rádio.(Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 18h28
[ ] [ envie esta mensagem ]


ONDAS TROPICAIS

A TROPICAL FM DE SÃO PAULO FAZ SHOWS DE REGGAE E FORRÓ NO PLAYCENTER

O programa "Era Só o que Faltava" vai ganhar edições extras por um mês inteiro, do dia 26 de fevereiro até 27 de março, sempre aos sábados e domingos, no parque Playcenter, na capital paulista. São eventos promovidos pela equipe da atração, que vai ao ar pela Tropical FM, diariamente, das 19h às 21h.

Comandado por Fábio e Beto Aguiar, o programa, quando começou, tocava apenas sucessos do forró. De uns tempos para cá, no entanto, passou a incluir cerca de 20% de reggae em sua programação.

Assim, no evento, o parque será animado tanto por shows de grupos de forró universitário quanto por apresentações de reggae. Entre os convidados, estarão os grupos paulistanos Falamansa, Rastapé, Expressão Regueira, Forroeiros e To Fly, além do piracicabano O Bando de Maria e do Raízes Rasta, de Jundiaí.

Como a atração é ouvida por cerca de 35 mil por minuto, é bom o ouvinte não perder tempo antes de conseguir seu ingresso. Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Tropical FM por meio do telefone (0/xx/11) 38011221.

Disposto a superar "traumas" do último evento da Tropical no parque, em outubro passado _na ocasião, foram registrados sete boletins de ocorrência no 23º DP, em Perdizes (zona oeste), incluindo roubo, furto e porte de arma, o que resultou em oito vítimas_ Cyro Aguiar, dono da emissora, resolveu manter a programação no local. Mas só depois de garantir um reforço na segurança.

"A garotada é fogo, queria entrar mesmo depois de encerrada a bilheteria. E trombadinhas aproveitaram que tinha muita gente para fazer arrastões. Mas, agora, a segurança foi reforçada e a polícia está esperta", afirma Aguiar. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 13h46
[ ] [ envie esta mensagem ]


FERNANDO BARRETO FORA DO AR EM SÃO PAULO

Há uma semana, Fernando Barreto, locutor da Kiss FM _fazia o horário das 15h às 19h, de segunda a sexta_ e apresentador e produtor do programa "Brilhantina Show" _dedicado aos primórdios do rock’n’ roll_, aos domingos, não está mais na Rádio Rock.

Com a saída de Barreto, um dos únicos que entendem de clássicos do estilo, a emissora ficou praticamente sem ter quem saiba do assunto.

Restaram apenas dois que, apesar de não serem especializados, conseguem passar credibilidade nos assuntos de que falam: Marco Antonio, que apresenta o "Alternativa", às 19h, e tem, inclusive, o apelido Titio do Rock, e a jornalista Juliana Karam. Nem sempre foi assim. A Kiss chegou a ter em seu quadro de locutores o Morcego, de formação roqueira. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 15h25
[ ] [ envie esta mensagem ]


POPULARIZAÇÃO DAS FMS DE SÃO PAULO

CADA UMA DO SEU JEITO, EMISSORAS ARRUMAM FORMAS DE ATRAIR PÚBLICO

Seja do perfil que for, o fato é que a maioria das emissoras tem a meta de aumentar a audiência e atrair anunciantes, e, para isso, acaba ganhando contornos mais populares.

Rádios como a Cultura FM, tradicional em seu estilo de apresentar música erudita, ou a Brasil 2000 FM, direcionada a música emergente, reformulam sua programação para abrir o leque de possibilidades de ouvintes de outros gêneros.

Até uma emissora firme em seu público alvo, como a Antena 1, vem experimentando inovações como colocar voz feminina, algo com que os ouvintes não estão acostumados.

Outro movimento visível é o das rádios já populares que intensificam o sertanejo romântico, principalmente na Nativa e Sucesso.

Na Cultura FM, foi criada uma nova diretoria, com a idéia de projetar uma reestruturação ampla. "Queremos condições de disputar o público. Entrar no mercado de rádio. Estamos readequando os programas, para que fiquem mais interessantes ao ouvinte em geral", diz José Roberto Walker, diretor da Cultura.

No pacote de estréias que a emissora vem apresentando, um programa chama a atenção: trata-se do "Pergunte ao Maestro - Tudo o que Você Sempre Quis Saber sobre Música e Tinha Medo de Perguntar", sob comando do maestro João Maurício Galindo, que ajuda o público a entender a música erudita. Às 10h, às 16h e às 21h, questões básicas sobre o estilo são respondidas.

Walker conta que, com as reformulações, a Cultura passou à frente da Eldorado entre as 7h e a 0h. Júlio Medaglia, que comanda atração para quem é íntimo da música erudita, mudou das 9h para as 11h. "Melhorou o desempenho. Cresceu cerca de 18%. A idéia é proporcionar prazer com a música e fazer com que fique mais fácil de ser ouvida." (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 14h11
[ ] [ envie esta mensagem ]


PONTE CULTURAL LIGA O BRASIL E PORTUGAL ATRAVÉS DA RÁDIO

 
Jorge Rodrigues, da Antena 2 (foto:Leonardo Negrão)

     O programa Ritornello, da Antena 2, vai ser transmitido em simultâneo em Portugal e no Brasil, na semana de 14 a 18 de Fevereiro. "O secretário de Estado da Cultura federal, Pedro Bório, convidou-me para ir a Brasília fazer o programa", revelou ao DN Jorge Rodrigues, autor e apresentador do Ritornello.
     Com convidados presentes no estúdio na capital brasileira e em Lisboa, o Ritornello vai estabelecer, através da rádio, uma ponte cultural entre os dois países.
     O Presidente brasileiro, Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, gravaram mensagens para esta série especial de emissões.
     Salienta-se ainda a participação da atriz Marília Pêra, que foi convidada para declamar poesia portuguesa, nomeadamente a de Fernando Pessoa, e brasileira.
     Outro momento simbólico será a homenagem ao cantor de ópera português Tomás Alcaide, cujo aniversário de nascimento se celebra no dia 16 de Fevereiro. A viúva de Tomás Alcaide, Asta-Rose Alcaide, vive no Brasil.
     Durante a sua estada no Brasil, Jorge Rodrigues vai também ao I Festival Internacional de Música da Unicamp, que decorre entre 13 e 25 de Fevereiro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Estado de São Paulo.
     Um festival que conta com a direção artística do maestro português Osvaldo Ferreira.
Os custos da deslocação são suportados pelo Governo brasileiro. O Instituto Camões e o adido cultural português em Brasília, Adriano Jordão, apoiam a viagem.
     Esta não é primeira vez que Jorge Rodrigues leva o Ritornello ao estrangeiro "Estive em Macau, Goa, Banguecoque e Timor. Esgotei o Oriente por onde os portugueses andaram."
     O convite para ir ao Brasil é uma conseqüência da audição do programa no estrangeiro, que através da internet se ouve em locais tão longínquos como a China.
     O objetivo do Ritornello é, segundo Jorge Rodrigues, "trazer o mundo à rádio". Nessa perspectiva, Jorge Rodrigues considerou que fazia todo o sentido passar Amália numa estação conotada com a música clássica.
     "A única vez que fui chamado ao diretor foi por ter passado Amália. Agora a antena está a abrir-se, está a moldar-se a mim", afirma o apresentador.
     Ao longo de nove anos e meio, os maiores intérpretes do mundo passaram pelo Ritornello Penderecki, Christa Ludwig, Debora Voigt, Ruth Ann Swenson, Sequeira Costa, Mirella Freni, Nicolai Ghiaurov, Fiorenza Cossoto, só para citar alguns. (Madalena Esteves, do Diário de Notícias)



Escrito por Magaly Prado às 11h10
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO