Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


CIRANDA NO DIAL

TRÊS LOCUTORAS DE EMISSORAS ADULTAS TROCAM DE MICROFONES

Tudo começou no final do ano passado, quando Vanessa Calheiros deixou a Alpha FM depois de dez anos ininterruptos para encarar a aposta da Antena 1 de ter uma voz feminina anunciando a sua programação internacional.

Em seu lugar, Carla Rebelo (ex-Nova Brasil FM) foi convidada a integrar os quadros da Alpha e comandar o "Alpha Ilustrada", atração que, além de noticiar os principais fatos do dia, dá dicas de lazer para quem quer curtir a noite. Aliás, para quem não gosta de Carnaval, não quer ver desfiles de escolas de samba na TV nem, muito menos, apurações, a emissora sugere bons filmes e diversão pela cidade.

A leva de vozes femininas bonitas também trouxe Juliana Karam para as tardes da Scalla. Nem esquentou no estúdio. O próprio diretor da rede CBS, Paulo Abreu, viu que a morena entendia de microfone e achou que ela tinha a cara da Kiss. Juliana foi direto para o horário nobre da rádio que toca clássicos do rock.

"A Juliana é dez", elogia Evaldo Vasconcelos, diretor da Kiss. A moça, que é jornalista, introduziu boletins informativos em seu horário diário (das 7h às 11h), o que foi aprovado imediatamente e estendido aos demais locutores. "O legal da Juliana é que não houve nenhuma rejeição por parte dos ouvintes, que costumam opinar sobre as mudanças", diz Vasconcelos. (Publiquei no Agora)

CARLA

A santista de 32 anos veio da Nova Brasil FM, na qual trabalhou por três anos. Mas foi na Enseada FM, de Santos (SP), que ficou mais tempo: dez anos. "Gosto de reciclar. É sempre um desafio", diz Carla, nos microfones da Alpha entre as 15h e as 19h

JULIANA

A jornalista entrou na Rede CBS nas tardes da Scalla, mas logo passou para a Kiss, do mesmo grupo. Com experiência em reportagens para agências jornalísticas internacionais e em locuções comerciais, tira de letra o comando dos microfones das manhãs da Rádio Rock

VANESSA

A voz da morena é conhecida por estar em mensagens de esperas telefônicas de cerca de 500 empresas. É a voz do atendimento da UOL no Brasil, por exemplo. Após dez anos na Alpha, optou pela Antena 1, que surpreendeu a todos quando colocou uma mulher no ar



Escrito por Magaly Prado às 19h08
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO ELDORADO DE SÃO PAULO VENCE DISPUTA SOBRE DIREITOS DE USO DA MARCA

A Rádio Eldorado Ltda vence disputa sobre direitos do uso da marca contra a Sociedade Rádio Difusora Eldorado Catarinense Ltda. As duas emissoras estavam em litígio em função da colidência entre as marcas Eldorado Catarinense e Rádio Eldorado Ltda no âmbito do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Quem cuidou do caso foi o escritório de advocacia Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados-, que obteve sucesso na ação de nulidade de registro de marca contra a emissora do sul do País.

A partir de agora, a emissora que atua em São Paulo passa a gozar dos direitos sobre a marca e deverá tomar providências administrativas junto ao INPI. De acordo com a sentença, a marca anulada - Eldorado Catarinense - reproduz em parte o nome comercial da Rádio Eldorado Ltda. Por atuarem em setores de atividades semelhantes, ou seja, em serviços de radiodifusão, o Tribunal entendeu que fica evidente a possibilidade de dúvida ou confusão ao público ouvinte de rádio.

O curioso do caso é que as duas emissoras são muito antigas, porém, o Tribunal Regional Federal concedeu à Rádio Eldorado Ltda. o direito à marca pela anterioridade. A decisão está baseada no argumento que a Eldorado Catarinense "reproduz o elemento essencial e característico dos nomes comerciais da Rádio Eldorado Ltda, violando o disposto no art 65, item 05, do CPI".



Escrito por Magaly Prado às 19h06
[ ] [ envie esta mensagem ]


MAIS SOBRE A NATIVA FM QUE MUDA DE MÃOS

GRUPO BANDEIRANTES FICA COM TRÊS RÁDIOS POPULARES. GC2 QUER COMPRAR A ALPHA

As negociações estão adiantadas entre o grupo Bandeirantes _que adquiriu a Sucesso FM no ano passado_ e o GC2 _que possui a Nativa, a 89 FM e 50% da Alpha. Apurei que o GC2 está vendendo a _ou se desfazendo da_ Nativa ao grupo concorrente para adquirir a outra metade da Alpha, que pertence à Rede CBS, de Paulo Abreu. Esta última tem mais de dez emissoras na capital. O desfecho deve acontecer na segunda quinzena deste mês.

O termo usado, no caso, é "troca de ações entre as empresas", e não exatamente "compra". Segundo uma fonte da coluna, "ainda é prematuro" falar sobre o que acontecerá com a programação da Nativa, que, atualmente, é popular.

A Sucesso FM, do grupo Bandeirantes, continua fazendo estudos para avaliar seu posicionamento em relação à programação. "Naturalmente, os nichos de atuação de cada uma delas serão encontrados com o tempo", afirma a fonte. Assim como a Sucesso, a Nativa irá funcionar nos estúdios da Bandeirantes, no Morumbi.

Marcelo Siqueira, diretor da Nativa, fala na criação de um grupo único de comunicação. "Devemos começar num prazo curto. Se houver algum tipo de mudança imediata, não vai acontecer sem isso ser debatido entre as partes comercial, artística e financeira."

As características de público da Band e da Nativa são diferentes. "O público da Nativa é 70% feminino e acima dos 35 anos. A Band é forte até os 30 anos. A fusão não implica em que elas mudem a programação", diz Siqueira.

O diretor da Nativa acrescenta que, no exterior, é comum rádios do mesmo grupo competirem entre si e ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares. "Assim, protegem-se e se fortalecem."

Alpha é a mais forte entre FMs adultas do dial
"A intenção do GC2 é comprar a Alpha em abril, quando se encerra o período da Nativa sob comando do grupo no contrato", diz Marcelo Siqueira, diretor da Nativa, lembrando que a Alpha é primeiro lugar entre o público adulto. Concorrem com ela a Antena 1, em 13º lugar nas pesquisas gerais, e a Nova Brasil, em 14º. No caso da Alpha, nada muda na programação. A emissora apenas deixa de ter dois donos com diferentes períodos de gestão de cada grupo. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 13h58
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO