Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


MARCHINHAS INESQUECÍVEIS

LULA VIEIRA, DA CBN, MOSTRA O PARALELO ENTRE OS JINGLES DE RÁDIO E AS MARCHINHAS

Com idéia forte e ritmo marcante, fácil de guardar, as marchinhas carnavalescas têm o mesmo mote do formato do jingle publicitário _comerciais musicados_ comum nas rádios, de acordo com Lula Vieira, produtor e apresentador do programa "Jingles Inesquecíveis", transmitido de segunda a sexta, em duas edições diárias, às 11h05 e às 21h30, na CBN.

"O bom jingle se parece com as músicas de Carnaval, que possuem ritmo ‘cantável’ e com repetições, com uma palavra puxando a outra", diz Lula Vieira, citando exemplos: "Quando alguém começa a cantar ‘Olha a cabeleira do Zezé...’, todos sabem continuar com ‘...Será que ele é, será que ele é?’. O mesmo com ‘Se você fosse sincera...’, e, em seguida: ‘...Ô ô ô ô, Aurora!’. Há uma certa lógica, simplificada em todo o jingle também", diz.

Músicos como Gilberto Gil e Braguinha, segundo Vieira, aprenderam a fazer música com jingles. "O Gil trabalhou na Lintas [empresa criadora de propagandas]", lembra Vieira, que também é publicitário e autor premiado de jingles.

No começo

"O primeiro jingle de que se tem notícia foi criado por Nássara, que era compositor de Carnaval", conta Lula Vieira. Era uma peça publicitária chamada "Padaria Bragança", que fazia com que as pessoas pensassem em comprar pão no lugar em questão. "Foi inspirado nas marchinhas carnavalescas", diz.

Vieira conta como era no início. "Os jingles eram feitos por compositores do rádio, como Ari Barroso, que compôs para a Brahma, e outros que criaram jingles clássicos, como Paulo Tapajós e Antonio Almeida [‘Se a canoa não virar, olê olê olá’]. Os compositores criavam pensando na paródia."

No período carnavalesco, o programa "Jingles Inesquecíveis" vai mostrar uma série sobre Mineiro, famoso criador de jingles que morreu no mês passado. Segundo Vieira, é uma homenagem da rádio ao compositor. 

Lula Vieira é do júri de prêmio internacional


Pela primeira vez, a 52ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes _que acontecerá entre os dias 19 e 25 de junho, na França_ inclui rádio entre as categorias. E Lula Vieira foi o escolhido para representar o Brasil e compor o corpo de jurados de 20 especialistas.

"Eu já freqüentava o prêmio como delegado. Todo publicitário sonha em ser jurado em Cannes", comenta Vieira, que acha que vai ser complicado julgar os jingles. "Rádio é um veículo local. E as versões para o inglês vão perder a graça." (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 15h34
[ ] [ envie esta mensagem ]


DIRETO DO PARAÍSO

ASSEDIADO POR OUTRAS EMISSORAS, ELI CORRÊA ESTRÉIA HOJE NO NOVO ESTÚDIO DA CAPITAL AM

O comunicador mais ouvido do rádio depois do padre Marcelo Rossi está sendo disputado por outras emissoras desde o final do ano passado. Como seu contrato anual venceria no último dia 31 de janeiro, Eli Corrêa é assediado pelas emissoras concorrentes da Capital.

Mas as interessadas vão ter de esperar. "Fiz um aditamento no contrato antigo com a Capital por um mês", diz Eli Corrêa. O comunicador continua negociando sua permanência na emissora, que, desde as mudanças de programação com a entrada de Jair de Brito na direção, vem sendo discutida. "Neste mês que foi prorrogado, vamos continuar negociando. Estão faltando alguns detalhes. A Capital é um lugar bom para trabalhar. Não tenho motivo real para sair", afirma.

Outras rádios torcem para ter o comunicador em suas equipes. Afinal, Eli Corrêa é retorno certo de audiência e de anunciantes. Algumas emissoras chegam até a divulgar que estão prestes a fechar contrato com o radialista. "Eu tenho compromisso com a Capital e preciso esgotar até o último minuto. Lá pelo dia 15, terei novidades", diz.

A novidade, por enquanto, é que, a partir de hoje, Eli Corrêa comanda seu programa nos novos estúdios da Capital AM, no bairro do Paraíso (zona sul de São Paulo). O estúdio possui suas paredes de vidro, permitindo, assim, que os ouvintes possam assistir à transmissão do programa. "A qualidade de som vai melhorar em cerca de 30%, graças ao link da Paulista com Diadema. O link não precisará mais passar por Taboão da Serra", diz Eli, que vai tirar folga no Carnaval, pois a Capital volta a cobrir os desfiles, e toda a programação será especial nos dias de folia.

PAULO LOPES E ZÉ BÉTIO TAMBÉM CONTINUAM MAIS UM MÊS

O radialista Paulo Lopes, o Amigão das Mulheres, como é conhecido _já que elas representam 85% de sua audiência_, também fez um aditamento para permanecer mais um mês na Capital AM.

Em entrevista ao Agora, o comunicador anunciou, no ano passado, que sairia do ar em São Paulo no começo do ano para comandar duas rádios FMs em Minas Gerais. Porém, no final do ano, pediu à emissora que, após o fim de seu contrato, em 31 de janeiro, pudesse ficar mais dois meses no ar. A Capital ainda não bateu o martelo sobre o assunto, mas adiou a solução por mais um mês.

"O aditamento por mais 30 dias é uma forma de ganharmos tempo para discutir melhor. As mudanças na programação da rádio e a transferência de sua sede para o bairro do Paraíso atrapalharam muito as negociações", diz Jair Brito, diretor de programação da Capital.

No pacote das negociações, está também o comunicador Zé Bétio, querido pelo dono da emissora e pelos ouvintes. "Ele está entrando no segundo mês de aditamento do contrato antigo", diz Brito.

Seu irmão, Osvaldo Bétio, que comandava as noites da emissora, não está no ar. Está em férias e, quando voltar, será decidido se permanece ou não na emissora. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 15h31
[ ] [ envie esta mensagem ]


RADIO LIONS - CANNES 2005

A 52ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes acontecerá entre os dias 19 e 25 de junho, na França. Pela primeira vez, Rádio ganha uma categoria a ser analisada. Ao contrário do que noticiou outros sites, que "chutaram" nomes como Duda Mendonça, foi Lula Viera o escolhido para ser o jurado brasileiro que analisará com outros 19 jurados, as peças publicitárias exclusivas para o veículo rádio. Vieira, frequentador como delegado do Prêmio em Cannes, como qualquer publicitário, sempre sonhou em ser jurado. Ele mesmo já recebeu três leões.

Em tempo, Lula Vieira comanda o programete "Jingles Inesquecíveis", em duas edições diárias na rede CBN de rádio. Aguarde aqui mais detalhes sobre como julgar peças na categoria Rádio em Cannes.




Escrito por Magaly Prado às 11h19
[ ] [ envie esta mensagem ]


NOVIDADES NA JOVEM PAN FM

MAU HUMOR DE BOLA, DO PÂNICO, FAZ PARTE DE NOVA ATRAÇÃO DA JOVEM PAN

O "Summer Nights Jovem Pan" estreou, na última sexta-feira, misturando música, informação, dicas de verão e o famigerado mau humor de Bola, do "Pânico" _da mesma emissora e da Rede TV!.

De domingo a sexta-feira, das 20h às 22h, sob o comando de Marcelo Café, o programa deixa o ouvinte ligado na movimentação das estradas para o litoral e para o interior e nas condições do tempo e das ondas para curtir o verão. Para completar, as risadas são garantidas com o "Bola à Milanesa" _quadro no qual o personagem do Pânico dá dicas nada bem-humoradas para curtir a estação_ e "Aventuras do Brito". Neste último, seu Brito, funcionário da rádio, atacará de repórter-turista, dando informações sobre praias e cidades escolhidas pelos próprios ouvintes. "Os destinos são variados. O ouvinte pode escolher em mandá-lo para Boqueirão ou para o cruzeiro Emoções, com Roberto Carlos", conta Marcelo Café.

Artistas também participam do programa. "Diariamente, o Supla dá as senhas [frases sobre verão] para os prêmios. Estamos sorteando uma viagem para Fernando de Noronha. O ouvinte precisa juntar cinco senhas para concorrer", diz Café.

A atração estréia novos quadros a cada dia, como "Histórias de Verão com Artistas" e "Qual o Som do Verão?", em forma de enquete. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 18h17
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO