Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


KID VINIL SAI DA COORDENAÇÃO ARTÍSTICA DA BRASIL 2000 FM, e RICARDO HENRIQUE DA MAIS FM E DA TUPI AM

Não foi renovado o contrato de Kid Vinil na coordenação artística da rádio Brasil 2000 FM. No seu lugar estão Rubens Vianna, conhecido pelos ouvintes como Rubinho, e Osmar Santos Jr., ambos na Brasil 2000 desde 1985. Aguarde mais notícias.

Movimento

Com menos de um ano de casa, Ricardo Henrique deixa a direção das rádios Tupi AM e Mais FM, da rede CBS. "Minha saída se deve à discordância em relação aos métodos de trabalho e aos pontos de vista da direção", afirma Henrique, que entrou para a CBS para implantar a Mais, uma nova FM jovem, segmentada em rock, pop e dance. Na seqüência, Henrique passou a dirigir a Tupi AM.



Escrito por Magaly Prado às 14h52
[ ] [ envie esta mensagem ]


GLOBO VAI PARA AS RUAS DE SÃO PAULO

GLOBO AM INAUGURA ESTÚDIO DE QUATRO RODAS PARA CIRCULAR ENTRE OS BAIRROS

Desde segunda-feira, a Globo AM coloca a rádio nas ruas. Como parte das comemorações dos seus 45 anos no ar, a emissora estréia dia 17 o "Globomóvel", com o repórter Sérgio Marques e o comunicador Laércio Maciel.

Trata-se de um estúdio móvel que percorrerá diferentes regiões da cidade, apontado os pontos positivos e negativos de cada bairro. Os flashes serão transmitidos ao vivo, por Marques, das 10h às 17h30, nos programas "Manhã da Globo", "Tarde Legal" e "Globo Cidade".

Em datas especiais, como o aniversário de São Paulo, e aos sábados, o "Manhã da Globo" (das 10h às 13h), com Maciel, é que irá para a rua. A estréia também será comandada pelo comunicador. "Será na praça da Sé, marco zero da cidade, e Maciel entrevistará o subprefeito, Andrea Matarazzo", diz Neide Abiarraj, gerente de planejamento comercial e eventos da Globo AM.

Ela diz que a emissora optou por transmitir o programa do "Globomóvel" apenas em algumas ocasiões porque mudar o estúdio para uma van exige um estrutura muito grande para a transmissão.

Perto do ouvinte

A idéia de colocar o "Globomóvel" nas ruas da cidade, segundo a emissora, surgiu para estreitar o laço da rádio com o ouvinte. "Queremos atuar no âmbito social, levando informação e serviços. Vamos descobrir o que de mais gostoso e atraente faz com que as pessoas tenham escolhido o bairro para morar, além de levar alegria e prêmios aos espectadores", conta Neide. Os temas levantados na pesquisa servirão para levar a discussão para a rádio. Segundo a rádio, uma série de parcerias com prestadores de serviços da prefeitura e ONGs serão criadas.

"A idéia é não só mostrar o lado ruim e tentar divulgar as coisas boas. Por exemplo: conversar com moradores que vivem no mesmo bairro há 20, 30 anos. Afinal, por que estão lá há tanto tempo?", conta Sérgio Marques, 40 anos. O repórter foi contratado exclusivamente para o projeto. Marques já trabalhou na Scala, na Trianon e na Alpha.

Concorrentes têm atrações semelhantes

Colocar repórteres em contato direto com os ouvintes não é uma novidade no dial. Outras emissoras têm apostado em programas do gênero para se aproximar dos ouvintes. A Capital AM inaugurou recentemente o "Giro do Repórter", com cinco repórteres instalados em diferentes regiões da cidade.

A Bandeirantes AM possui experiência neste tipo atração. É o caso do "Berra Bairro", espaço dedicado às associações de bairros que podem expor os problemas da sua região e pedir providências para as autoridades. O "Boca no Trombone", dentro do "Pulo do Gato" de José Paulo de Andrade, é um quadro tradicional do programa. A sessão é abrangente, com reclamações de problemas nos bairros até questões estaduais ou federais. O "Ciranda da Cidade", de Milton Parron, é dedicado a São Paulo. Além das matérias sobre a cidade, a comunidade participa discutindo seus problemas e apresentando soluções.

O que difere a Globo de seus concorrentes é a iniciativa que a emissora teve de levar um programa para ser transmitido diretamente de uma van. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 20h44
[ ] [ envie esta mensagem ]


O ex-jogador Raí estréia como comentarista de rádio, na rádio CBN

CBN DEIXA DE RETRANSMITIR A GLOBO AM EM DIAS DE JOGOS

Estréia hoje a nova equipe esportiva da rádio CBN São Paulo. "A estrela do time é Raí, que trocou a TV Record pelas ondas do rádio, como o principal comentarista da CBN", diz Mariza Tavares, diretora do Sistema Globo de Rádio. O jogador está animado com a mudança e diz que "será um prazeroso desafio", já que, no rádio, sem a ajuda da imagem, é preciso mais preparo.

No time da emissora também estão os narradores Deva Pascovicci, Paulo Massini _que deixa a reportagem sobre cidade e revive o começo de carreira, como locutor_ e Reinaldo Moreira, além de Victor Birner, que troca o "CBN Esporte Clube" pela posição de comentarista.

A estréia da equipe será hoje no jogo entre Corinthians e Mogi Mirim, mas a CBN passa a cobrir todos os jogos, não apenas os de campeonatos.

"A idéia é fazer uma jornada esportiva com o DNA CBN: análises isentas, críticas, mas sem perder o bom humor", diz Mariza.

O modelo das transmissões também muda. "Os ouvintes da CBN se sentiam incomodados quando entrava o futebol da Globo. São estilos diferentes. Teremos plástica nova, com vinhetas e trilhas próprias. A cobertura será mais comentada. Em todos os jogos também teremos um convidado fora do meio esportivo", conta Oliveira. Para a estréia, chamaram José Genoíno, que ainda não tinha confirmado.

Repórteres serão os mesmos

A idéia não é se afastar totalmente da Globo. A equipe da CBN vai atuar nas transmissões das partidas, com locutores e comentaristas exclusivos. "Os repórteres continuarão entrando nas duas emissoras, como já acontece com o resto do jornalismo", afirma Mariza Tavares, diretora da CBN.

Paulo Massini sai do jornalismo para ser o segundo narrador. O primeiro será Deva Pascovicci, do SporTV. "Ele vai continuar na TV quando não estiver narrando na CBN", diz Álvaro Oliveira.

Reinaldo Moreira veio da rádio Difusora de Taubaté, e Victor Birner deixa a produção do "CBN Esporte Clube", programa de Juca Kfouri em que fazia comentários. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 09h29
[ ] [ envie esta mensagem ]


KIZUMBA NET

O Marcos Lauro avisa:

É com muito prazer que anuncio o início de uma nova fase do programa! Desde 2001 estamos na internet, transmitindo ao vivo todos os sábados, levando um pouquinho de humor e alto astral para todos. Somos os pioneiros na transmissão de conteúdo ao vivo na internet... antes de nós não havia nenhum programa de humor transmitido totalmente ao vivo pela rede aqui no Brasil, somente gravados iam "pro ar". Pois agora faremos muita kizumba também pelas ondas eletromagnéticas!

 
A partir deste sábado, dia 22 de janeiro, faremos parte também da equipe da rede American Sat/Rádio Super Sucesso, que transmite de São Paulo para cerca de 70 afiliadas, AM e FM, em todo o Brasil. (lista de retransmissoras)
 
Apresentaremos um programa um pouco diferente do que fazemos pela internet, mas com o mesmo clima e os mesmos integrantes. Teremos um programa de duas horas (na internet são três) com muita música e humor.
 
Para você que não conheçe ainda o programa e tem uma retransmissora Super Sucesso ao seu alcance, está aí uma oportunidade. Se não tiver, não tem problema... apenas um computador com uma conexão para internet já é suficiente.
 
Também já está no ar a "Rádio Kizumba"! Entrando em www.programakizumba.net você tem acesso aos melhores momentos de todas as entrevistas realizadas no programa. De Suzana Alves a Trio Mocotó, passando por Luciana Vendramini, Theo Werneck e muitos outros.
 
Agora não tem escapatória! Pela manhã ou à tarde, o Kizumba está na área.
Programa Kizumba Net.
www.programakizumba.net
 
Sábados, das 10h às 13h
Rádio Fênix (
www.radiofenix.net)
 
Sábados, das 15h às 17h
Rádio Super Sucesso (
lista de retransmissoras) 


Escrito por Magaly Prado às 08h52
[ ] [ envie esta mensagem ]


O QUE VAI ROLAR EM 2005 NAS RÁDIOS DE SÃO PAULO

DIRIGENTES SÃO TAXATIVOS AO AFIRMAR QUE QUEREM ALCANÇAR O PRIMEIRO LUGAR

Até mesmo emissoras como a Band e a Sucesso, apesar de serem do mesmo grupo, estão na guerra pela audiência. "Vamos continuar crescendo com todas as emissoras do grupo [Band, Sucesso e Band AM]. A Sucesso [que já chegou a liderar o ranking por cerca de 10 anos] vem reconquistando ouvintes e volta a disputar a liderança", diz o diretor Acácio Costa.

Nativa, em quarto, também entra na briga. "O ano de 2004 foi importante para nos estruturarmos, agora é partir para o primeiro lugar", diz o coordenador Marcelo Siqueira, que pretende continuar incluindo programação própria, sem ficar preso às imposições das gravadoras.

A Tupi, que se considera "a rádio que, indiscutivelmente, mais faz eventos em São Paulo", segundo o diretor Wagner Mendes, quer reforçar esse perfil e manter a "metodologia de sair da mesmice".

No dial AM, a meta é a mesma. A Capital busca a liderança, apesar da dificuldade em ultrapassar a Globo por causa da audiência de padre Marcelo (que, só em São Paulo, possui cerca de 800 mil ouvintes por minuto). "A Capital vai inaugurar novas instalações em 25 de janeiro, data em que também comemora 30 anos no ar", conta o diretor Jair Brito, que aposta no jornalismo para a emissora. "O giro de repórteres [um em cada zona da cidade] vai estrear à tarde. A programação noturna vem sendo reformulada. Queremos ser a cara de São Paulo."

A Pan AM trouxe de volta o "Terceiro Tempo". "Bem dinâmico, com mais análise e cobertura ampla", diz José Armando Vanucci, editor de variedades. Tanto a Pan quanto a Band AM prometem intensificar a prestação de serviço. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 14h53
[ ] [ envie esta mensagem ]


PERSPECTIVAS 2005

Rádio digital chegará em 2005
A grande novidade aguardada pelo rádio é a implantação do sistema digital, prevista para este ano. "Haverá um som de melhor qualidade, e as rádios poderão transmitir simultaneamente à sua programação informações em subcanais, como trânsito, esporte ou mesmo música. Isso significa mais serviços para o público e mais negócios para as emissoras", afirma Carlos Abumrad, diretor da revista "Sintonia Total", especializada em radiodifusão. "No rádio digital, tanto no AM como no FM, como os níveis de interferência são baixíssimos, segundo dizem os técnicos do setor, em um futuro próximo será possível uma reacomodação das freqüências e instalação de novas emissoras em locais ainda não servidos por elas." (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 14h51
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO