Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


NATIVA E BAND NA PAQUERA

OS DOIS GRUPOS QUEREM CRIAR PARCERIA PARA SOMAR FORÇAS

O grupo GC2, que mantém a Nativa FM, a 89 e metade da Alpha e o Grupo Bandeirantes, que comanda a Bandeirantes AM/FM, Band FM e Sucesso estão na mesa de negociação para se unirem. Segundo Marcelo Siqueira, diretor da Nativa, as conversas têm sido constantes, "mas não há nada concreto."

Eu apurei para o jornal Agora que a Bandeirantes quer expandir com parceiros, aumentar o espaço no mercado e trocar tecnologias e experiências.

Segundo Siqueira, a Bandeirantes é um dos grupos contatados pela Nativa, e a intenção é criar um único grupo forte de comunicação. O diretor acrescenta, porém, que essa união seria "inviável em 1º de janeiro. Não existe condições de o grupo estar funcionando nesta data." Se ela ocorrer, as rádios deverão mudar o foco da programação para não serem concorrentes. (Publiquei no Agora)

Band, em segundo lugar no ranking de audiência, Nativa, em quinto, e Sucesso, em oitavo, são todas populares. Cada vez mais a Band seria mais misturada (axé+sertanejo-romântico+samba-pagode), Nativa mais sertanejo e Sucesso mais pagodeira? Não necessariamente. "Uma pode virar popular mais feminina, outra mais masculina, outra mais de flash back...", reflete Siqueira.

Há 67 anos, o Grupo Bandeirantes começou com rádio. "Rádio é um negócio que é bom para a Band", diz fonte do grupo reafirmando que existe a possibilidade da parceria. "O rádio no Brasil precisa de frentes. Gente que quer fazer rádio sério."

Sobre o destino da Sucesso, a garantia é que estão discutindo, avaliando e "tudo sem a menor pressa, apenas ajustando a programação". Se a freqüência 96,9 (da Sucesso) tivesse que servir para virar o clone da Bandeirantes AM, "já teria virado". Não sei não, existem compromissos comerciais a cumprir, talvez esse seja o impedimento.

"O contrato de arrendamento da freqüência 90,9 FM foi renovado por mais cinco anos." Quanto ao futuro dela, que hoje retransmite a Bandeirantes AM, tudo pode acontecer: virar uma emissora com 24 horas de jornalismo. "É uma possibilidade." Como pode vir a ser uma rádio jovem ou adulta ou até mesmo mais popular que a Band FM. Já a possibilidade de virar uma emissora transmitindo esporte nas 24 horas está fora de cogitação.



Escrito por Magaly Prado às 16h17
[ ] [ envie esta mensagem ]


ONDA CIDADÃ: RADIODIFUSÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO TERÁ NOVO SEMINÁRIO EM DEZEMBRO

O Itaú Cultural vai realizar, nos próximos dias 11, 12 e 13 de dezembro, um grande seminário em São Paulo para dar continuidade ao movimento Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação. E mais uma vez, toda a equipe da OBORÉ - parceira e articuladora dessas ações - está a postos para fazer desse encontro o mais animado e interessante possível.

O primeiro seminário reuniu, em São Paulo, em setembro de 2003, radialistas de 16 estados do Brasil. Em 2004, o Onda Cidadã passou por Bauru (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, os eventos mobilizaram cerca de 250 comunicadores de emissoras comerciais AM ou FM, educativas, universitárias e comunitárias.

De evento a movimento foi um passo: o Onda Cidadã passou a ser um articulador de gente que faz ou quer fazer rádio comprometido com a diversidade cultural, dedicado a apoiar novos caminhos para a educação e inclinado às causas de interesse público.

O tema do seminário está relacionado com as pequenas emissoras de rádio. Questões jurídicas, técnicas, políticas, de gestão e programação daquelas que são (ou querem ser) um instrumento de sua comunidade a favor do desenvolvimento local.

Motivos temos de sobra para reunir quem faz (ou quer fazer) rádio comunitária em São Paulo. Os entusiastas da democratização da comunicação têm muita conversa para colocar em dia: o plano diretor de radiodifusão comunitária (que agora é lei), o projeto Educom.rádio (aprovado em 1ª votação na Câmara Municipal de São Paulo), a Radioficina (que entrou definitivamente no circuito a favor das pequenas emissoras), o Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns (assistência jurídica gratuita) e muito, muito mais.

Para melhor receber a todos os participantes, o Itaú está ainda oferecendo três noites de hospedagem aos inscritos (no hotel Century, a três quadras do Instituto): de sexta para sábado, sábado para domingo e domingo para segunda - além de todas as refeições nesse período. Assim, todos podem, com calma e tranqüilidade, aproveitar essa intensa jornada de troca de experiências e conhecimentos.

As pré-inscrições poderão ser feitas no site da OBORÉ - www.obore.com Como as vagas são limitadas, os participantes serão selecionados e a confirmação da participação ocorrerá no dia 8 de dezembro. (quarta-feira).

Atenção: podem se inscrever até dois representantes por emissora.

Saiba mais sobre o Onda Cidadã (www.obore.com/onda_cidada) E-mail : obore@bore.com



Escrito por Magaly Prado às 17h06
[ ] [ envie esta mensagem ]


TUPI AM E MAIS FM, DA CBS, TERÃO ATRAÇÕES HUMORÍSTICAS


Diogenes, Silvio Luiz, e Marcelo Furtado

As duas rádios de São Paulo são dirigidas por Ricardo Henrique, que aprovou uma equipe de humor para cada uma. Na Tupi, Os Caras do Clube comandarão dropes soltos na programação. Na Mais, a Fábrica de Quadrinhos terá quadros diários e o programa "Antimatéria", aos sábados.

"Queremos tornar a Tupi a mais completa rádio AM de São Paulo, oferecendo entretenimento e diversão. A idéia é descontrair. Os Caras do Clube têm boas idéias", diz o diretor. Se depender da animação deles, a idéia vinga. "Tentamos resgatar o humor com inteligência e um pouco de inocência. Chega de arrotos e peidos. Qualidade no texto e na produção é fundamental", diz Silvio Luiz, um dos humoristas do grupo. A data da estréia está sendo estudada.

Já "Antimatéria", da Mais, deve estrear neste mês. "É informação com humor inteligente", diz o humorista Rogério Vilela. Aos sábados, um tema de interesse jovem entra em debate, intercalado por músicas e humor.

NA INTERNET

Humoristas da Mais têm site com piadas e notícias
O talento da Fábrica de Quadrinhos, que comandará o "Antimatéria", na Mais, pode ser conferido no site www.fabricadequadrinhos.com.br.
A página junta humor e informação, por meio de animações e notícias, e tem conteúdo sobre cultura pop, como quadrinhos, cinema, música, televisão, games e comportamento, com uma abordagem diferenciada. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 14h07
[ ] [ envie esta mensagem ]


A NOVA TRANSA

UMA TRANSAMÉRICA BEM DIFERENTE VAI DIVIDIR O DIAL COM A QUE JÁ EXISTE

A partir de janeiro, São Paulo vai contar com mais uma emissora da Rede Transamérica: a Hits, voltada para sucessos populares. Isso porque a capital vai se tornar a cabeça de rede (de onde é gerada a programação) da emissora, que, junto com a Pop e a Light, compõe a Rede Transamérica. Em São Paulo, os ouvintes estão acostumados com a Transamérica Pop, com programação rock e pop dirigida a jovens, nos 100,1 do dial.

A freqüência que a Hits vai ocupar na capital não está confirmada oficialmente, mas o Agora apurou que será a 90,9 FM, atualmente arrendada pelo Grupo Bandeirantes. A direção da Bandeirantes, no entanto, nega que deixará de arrendar a freqüência. A direção da Transamérica ainda não fala oficialmente sobre a nova emissora na capital.

"O mais bacana é que será uma rádio popular com cara de pop, ou seja, mais moderninha, jovem, com promoções irreverentes e muito bem humorada. Vamos concorrer com a Band? Nativa? Sim, mas com um diferencial", diz Luiz Benite, diretor artístico da Transamérica Hits.

A equipe da Hits será formada pelos locutores Ricardo Beep, Márcio Cruz, Ives Resende, Juliana Molino e Cido Gamero, sendo que apenas o último não tem experiência nos microfones.

Afiliadas

O formato Hits existe em 32 cidades, como Belo Horizonte, Uberlândia, Curitiba, Campinas, Vitória da Conquista, Criciúma, Barretos, Campos dos Goytacazes, Passos e Vale do Paraíba/Lorena.

"Estava faltando São Paulo. E com o detalhe de passar a ser gerada 24 horas por dia daqui. As afiliadas retransmitem metade da nossa programação, e a outra metade fica para a produção local. Começamos ao contrário: primeiro criamos as afiliadas, e somente agora São Paulo será a cabeça de rede", diz Benite.

Os destaques da programação (veja ao lado) ficam por conta do programa de fofoca "Tititi", do "Estúdio Ao Vivo" _atração nos moldes da Pop, que vai trazer o KLB para a estréia_ e do "Sofazão de Couro", quadro quase diário, no qual artistas são entrevistados. "Não rola todos os dias porque dependemos da agenda dos artistas, mas é praticamente diário. Muitos grandes artistas já passaram por lá, como Alexandre Pires e Roupa Nova", afirma Luiz Benite, que já foi locutor da Transamérica, na qual comanda o grupo Hits desde o início, em 2000.(Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 16h22
[ ] [ envie esta mensagem ]


TOM JOBIM RECEBE HOMENAGEM

Amanhã, dia 8, a Eldorado AM, de São Paulo, faz uma homenagem à Tom Jobim no programa "Eldorado à Noite", transmitido das 20h à 0h. O especial contará com depoimentos dos familiares e amigos, entrevista com críticos musicais como Zuza Homem de Mello, além da veiculação de suas principais composições.

Arthur Nestrovski, Luiz Tatit e Lorenzo Mammi farão as análises das canções de autoria do Tom Jobim. O aspecto familiar da vida do compositor também terá espaço, a produção do "Eldorado à Noite" entrevistou sua irmã, Helena Jobim, e seu filho, Paulo Jobim.

O especial ainda terá a participação de artistas renomados, como Fernanda Porto, Ná Ozzeti, Miúcha, Danilo Caymmi, Carlos Lyra, Paula Morelenbaum (parceira do Tom Jobim), entre outros. Além disso, o programa vai entrevistar pessoas que mantém viva a memória do Tom por meio de livros, sites e filmes.

O programa "Eldorado à Noite" é apresentado pelo jornalista Leandro Andrade, com produção de Leda Letra e transmitido de segunda a sexta-feira.



Escrito por Magaly Prado às 16h16
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO