Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Sobre a Sucesso FM nas mãos do pessoal da Bandeirantes, Educadora FM, Band FM, no Rio, reforço do jornalismo do AM....

A rádio Sucesso FM foi arrendada pela Bandeirantes. A nova estrutura de trabalho já está definida. A programação da Sucesso não será alterada até o final do ano, segundo informações de Marcelo Meira, vice-presidente de rede do Grupo Bandeirantes.

"O plano atual é de mudança da sede da rádio Sucesso para os estúdios do Morumbi", diz Meira.

Rodrigo Neves, diretor da Educadora FM, emissora da Bandeirantes, em Campinas, ficará como diretor interino da Sucesso, pelo menos até o começo de 2005.

A prioridade do Grupo agora é reforçar o jornalismo da Bandeirantes AM. "A tendência é de reportar o radiojornalismo. Esta é a decisão tomada para o decorrer deste ano", afirma Meira.

Questionado sobre expansão da Educadora FM, emissora com liderança consolidada na região de Campinas (SP), Marcelo Meira disse que "mesmo considerando que a Educadora FM possui um projeto forte, com uma programação de ponta, não existem planos para expansão".

Sobre a Band FM, ainda não estar no Rio, Meira disse que "existem prospeções, mas nada fechado. Fizemos algumas aproximações com o grupo O Dia, mas não existe nada confirmado", arremata Marcelo Meira.
(leia mais em alguns posts abaixo).



Escrito por Magaly Prado às 18h33
[ ] [ envie esta mensagem ]


MIX FM DE SÃO PAULO DESCUMPRIU LEI ELEITORAL

A Mix ficou fora do ar durante 24h, cumprindo uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Colocaram no ar um texto editorial dando uma posição aos ouvintes com relação ao ocorrido (durante os breaks).
Disseram que vão divulgar uma nota oficial à imprensa tão logo tenham a decisão do TSE ao recurso que foi enviado ao mesmo.


Escrito por Magaly Prado às 18h29
[ ] [ envie esta mensagem ]


GANHE INGRESSOS PARA O SHOW DA TRANSAMÉRICA FM

Faça seu cadastro clicando aí ao lado, na barra da esquerda. Os primeiros 20 cadastrados ganham ingresso para assistir ao show da Transamérica. As bandas confirmadas são: Capital Inicial, CPM 22, Ira!, Detonautas, Vinimax, Dogão e a alemãzinha Lea Finn.  No final do questionário, se você for de São Paulo ou das imediações, avise que quer ir no aniversário da Transamérica, dia 6. Leia mais abaixo.



Escrito por Magaly Prado às 09h17
[ ] [ envie esta mensagem ]


GRUPO BANDEIRANTES ARRENDOU A SUCESSO FM

Emissora popular muda de dono e mantém programação

A programação da Sucesso FM continua a mesma até meados de 2005, segundo Marcelo Meira, vice-presidente de rede do Grupo Bandeirantes, que arrendou 75% da emissora. Os outros 25% ficaram com o empresário Wagner Alves. Após o término das prestações, em torno de cinco anos, o arrendamento vira compra.

Equipe de microfones permanece intacta

Os locutores da Sucesso FM não saem do ar, essa é a garantia de Marcelo Meira, da Bandeirantes. "Claro que vamos introduzir gente nossa, dinamizar a programação e ampliar a equipe comercial", diz o vice-presidente que já aprova as mudanças.

Rodrigo Neves, diretor da Educadora FM, emissora do Grupo Bandeirantes em Campinas (SP), está dirigindo a Sucesso interinamente. "Só para fazer a transição."

Existe a possibilidade da emissora retransmitir a Bandeirantes AM. "A Bandeirantes possui uma atuação forte em rádio. Não está descartada essa hipótese", disse ele.

"Por enquanto, nada muda. A Sucesso tem uma programação boa. A idéia é pisar no acelerador", afirma Marcelo Meira.



Escrito por Magaly Prado às 19h12
[ ] [ envie esta mensagem ]


TRANSAMÉRICA PREPARA SEU ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS


A cantora alemã Lea Finn é a atração internacional

A emissora resolveu incrementar a festa que promove todos os anos. "Neste 6 de outubro, teremos mais bandas que de costume apresentando-se. O local também será maior [o Espaço das Américas]", diz Luiz Guilherme Albuquerque, diretor superintendente da Rede Transamérica. Entre os artistas escolhidos, estão CPM 22 e Capital Inicial.

"É complicado juntar artistas de expressão em uma data específica", conta Albuquerque, em negociação desde março para conseguir as bandas preferidas dos ouvintes. Fora isso, duas outras bandas serão escolhidas, entre cinco opções, pelo próprio público da emissora.

A novidade é a presença da cantora pop alemã Lea Finn. "Ela se apresenta pela primeira vez no Brasil. Seu estilo artístico se assemelha ao de Avril Lavigne e Alanis Morissette", diz Ruy Balla, gerente artístico da rede.

O Dogão é outro destaque. "Essa será a primeira participação de um artista virtual no país, e os espectadores terão uma grande surpresa, já que ele aparece entre vários recursos cênicos e efeitos especiais", afirma Balla.

Durante a cobertura do evento, antes e depois dos shows, serão transmitidas entrevistas com os artistas, para contar os momentos mais marcantes que viveram e as impressões da festa.(Publiquei no Agora)

SHOW DE ANIVERSÁRIO DA TRANSAMÉRICA DE SÃO PAULO

Cobertura
Flashes das passagens de som e entrevistas com os artistas direto do Espaço das Américas

Shows
Capital Inicial
CPM 22
Ira!
Detonautas
Vinimax
Dogão
Lea Finn

Outras bandas
A audiência escolherá outras duas bandas para o show. Os ouvintes podem votar pelo site www.transanet.com.br, escolhendo entre Titãs, Charlie Brown Jr, Jota Quest, O Rappa e Paralamas do Sucesso

Nos intervalos
Durante as trocas de palco, haverá a apresentação de DJs famosos da Transamérica, tocando dance e black music

Promoções
* Os ouvintes que participarem da festa irão concorrer, durante a apresentação do Dogão, a um cachorro de raça

* Na semana que antecede o show, quatro ouvintes serão sorteados para conhecerem as bandas no camarim

Ingressos
* 200 ouvintes ganharão um par de ingressos cada um em sorteios diários

* Até a data do show, Transpedágios nas principais ruas de São Paulo, promoverão o sorteio de ingressos

* Quem não for comtemplado pode comprar o seu ingresso no Olímpia (r. Clélia, 1517, Lapa, tel. 0/xx/11 3866-3000) ou no Espaço das Américas (r. Tagipuru, 795, Barra Funda, tel. 0/xx/11 3666-5470). R$ 30 (estudantes e aqueles que levarem um quilo de qualquer alimento não-perecível pagam só a metade)

Local dos shows
Espaço das Américas (r. Tagipuru, 795, Barra Funda)

Outras informações
Durante a programação da Transamérica ou pelo tel. 0300-789-1001



Escrito por Magaly Prado às 19h32
[ ] [ envie esta mensagem ]


OSMAR SANTOS JR. GANHA OUVINTES NA BRASIL 2000 FM. E CONHEÇA AS DATAS DAS ELIMINATÓRIAS E DA FINAL DO FESTIVAL DE MÚSICA QUE A EMISSORA PROMOVE

PROGRAMA "DISCAGEM DIRETA DO OUVINTE" TRAZ PARTICIPAÇÃO DE OUVINTES DE VOLTA

O apresentador Osmar Santos Jr. está levantando a audiência da Brasil 2000 FM no período da tarde com o programa "DDO - Discagem Direta do Ouvinte". Tanto que, desde segunda-feira, a atração ganhou mais uma edição, às 20h. "Só na primeira hora, das 14h às 15h, o número de ligações foi de 1.258, em julho, para 6.047, em agosto", diz o locutor, conhecido somente como Osmar desde o início da emissora, há 18 anos. De uns tempos para cá, resolveu conversar mais com os ouvintes. "É uma coisa que a rádio tinha deixado de fazer, trazer a participação do público. Estava muito fria, não tinha interação."

Osmar lembra já fez o mesmo tipo de programa anteriormente, com bons resultados. "Eu usava o som da TV quando os ouvintes falavam o que gostavam de assistir. Por exemplo, se alguém mencionava o ‘Show do Milhão’ [do SBT], eu colocava o áudio e brincava com eles. Ficava engraçado."

O radialista ainda apresenta o "Brasil 2000 ao Vivo", às terças, às 22h. "O programa é um canal para bandas novas. Apenas de vez em quando vem alguma conhecida", diz Osmar .
 

Eliminatórias agitam
festival de novos nomes

Por falar em bandas novas, o 1º Festival Modular de Música Estudantil, uma realização da Brasil 2000 e da Universidade Anhembi Morumbi, está na fase das eliminatórias.

"Foram mais de 600 bandas inscritas, com 60 escolhidas, incluindo muita coisa boa. Muitas delas tocam rock, tanto em inglês quanto em português", diz Osmar Santos Jr.

Será gravado um CD com as melhores, e aquela que se classificar em primeiro ganhará um videoclipe e a execução da música na programação normal da rádio", conta.

Em breve, serão sorteados na programação os convites e as camisetas do festival aos ouvintes interessados. Eles ainda poderão formar as torcidas organizadas das bandas que ajudaram a escolher.

As eliminatórias do festival vão acontecer dias 2 de outubro, 23 de outubro, 20 de novembro e a final, 4 de dezembro, no campus centro da Universidade Anhembi Morumbi (r. Dr. Almeida Lima, 1.134, Brás). (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 19h03
[ ] [ envie esta mensagem ]


LAERTE VIEIRA É A MARCA REGISTRADA DA CBN

Laerte Vieira virou a voz-padrão da CBN desde que Celso Freitas (ex-TV Globo) saiu da emissora, em julho. Há sete anos na CBN, Laerte conquistou o direito de soltar a voz em todos os programas da emissora. Durante um mês, Laerte gravou cerca de 500 chamadas para a CBN e afiliadas da rede. "Os recursos vocais dele são inesgotáveis", resume o produtor de áudio Marcelo Louro, que fez a produção das chamadas. O jornalista é também o redator e editor do noticiário "O Globo no Ar", da Globo AM.(Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 19h01
[ ] [ envie esta mensagem ]


SÉRIE "DROGA NAS VEIAS DO BRASIL", PRODUZIDA PELA ELDORADO AM, RECEBE MAIS UM PRÊMIO

O material concorreu entre 130 trabalhos inscritos na primeira edição do Prêmio IBCRIM de Jornalismo

A série de reportagens “Droga nas Veias do Brasil”, apresentada pela jornalista Sabrina Pires e transmitida na programação da Rádio Eldorado (AM 700 kHz / FM 92,9 MHz) entre os dias 10 e 14 de maio deste ano, foi vencedora do Prêmio IBCRIM de Jornalismo, na categoria “Rádio”. É a segunda premiação conquistada pela série, que também ganhou o Prêmio de Jornalismo Fórum Metropolitano de Segurança Pública.

Em cinco capítulos, a série abordou o tráfico de drogas no país e como é feito o combate nos portos e aeroportos brasileiros. No informativo, foram entrevistados especialistas e pessoas que conseguiram sair da dependência desses tóxicos. Além disso, foram tratados temas polêmicos, como a legalização da maconha. 

O prêmio é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e está em sua primeira edição. A  cerimônia de premiação  ocorreu  durante 10.º Seminário Internacional IBCCRIM, que acontece  no  hotel Maksoud Plaza, região central de São Paulo, até o dia 1º de outubro. Ao todo, foram
premiadas    seis   reportagens   em   diferentes   categorias   - Impresso,
Telejornalismo,  Rádiojornalismo,  Fotojornalismo,  Direitos  Humanos  e  o
Prêmio IBCCRIM, oferecido ao melhor trabalho publicado durante o ano 2003.(Com Lítera)



Escrito por Magaly Prado às 16h14
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO ESCUTA

Conheça a programação de OUTUBRO

ROTEIRO / PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: LILIAN ZAREMBA
TERÇAS-FEIRAS / MEIA NOITE

três radiocoisas e... um trombone !O que seria uma "coisa" ? Algo sem nome, algo que não precisa de um nome, ou algo que não se consegue nomear ?

O maestro, compositor e arranjador brasileiro Moacir Santos, radicado há muitos anos nos Estados Unidos, lançou em 1965 uma série de composições intituladas "Coisa número 1", "Coisa número 2", "Coisa número 3"... Coisas moderníssimas até hoje e claro, belíssimas sempre.

Coisas que ressoam no tempo, como o desejo de capturar palavras do pai que já partiu, sintonizando sua voz nas ondas de rádio. Assim, Hilda Hilst experimentava sintonizar o poeta Apolônio, seu belo pai, plugada em equipamento de radiocomunicação. RADIO ESCUTA sintoniza Hilda, e outros poetas (Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Philadelpho Menezes, Ricardo Aleixo, Esther Bittencourt, Sóter França, Marcelo Sahea) que com suas palavras inspiram outras "coisas" de nosso próprio além.

Ainda um poeta, o Manoel de Barros rabiscou o retrato do artista quando coisa e disse: "borboletas / já trocam árvores por mim".

O corpo virou árvore, coisa de pouso dos corpos das borboletas... e disse ainda Manoel: "os silêncios me praticam".

No silencio desta coisa que não se tem como explicar as palavras podem ser apenas impulso. Projeção de som, articuladas no ponto e traço de um radiotelegrafista trabalhando num posto de Correio durante 40 anos de vida. George T. Lewis, pai do compositor, performer, trombonista e artista multimídia, George E. Lewis, autor de textos que carregam a ancestralidade do "storyteller" africano. Até chegar na afro-americanidade... Quem narra esta história é outro trombonista, o corintiano Lulu Pereira.

Fecha-se o ciclo: o rádio, este contador de histórias, o "storyteller" da aldeia global, o tambor tribal – como quis preconizar McLuhan.

Radiocoisas da vida ressoam.  

( atenção: meia noite do dia 5 para o 6/ do dia 12 para o 13 ... etc)

5/6 - RADIOCOISAS DE MÚSICO: MOACIR SANTOS

faixas do CD "Coisas", do compositor MOACIR SANTOS, considerado "clássico" lançado em 1965 e relançado em junho de 2004 pelos músicos e produtores Mario Adnet e Zé Nogueira.

12/13 - RADIOCOISA DE POETA

a poesia de Hilda Hilst, sua história pessoal incomum, alinhavada na fala de outros poetas.

19/20 - RADIOCOISA DE MUITAS HISTÓRIAS

a tradição oral em que se atrela a origem do rádio, a emissão no poder da voz e mais ainda, da fala, refletida em produções como as de Orson Welles e na atualidade das falas urbanas como o rap.

26/27 - UM TROMBONE : muitas coisas que pensam e ressoam.

Conduzidos pelo trombonista Lulu Pereira, faremos um passeio por algumas histórias, "pedra e água e metais serpenteantes", trazendo gravações pouco conhecidas como as obras do George Lewis, Albert Manpelsdorf ou os sons medievais das sacabuxas. (Com Lilian Zaremba)



Escrito por Magaly Prado às 14h53
[ ] [ envie esta mensagem ]


FIQUE LIGADO NAS ONDAS CURTAS

A divulgação das ondas curtas acaba de ganhar reforço na Internet. Já está a pleno vapor o site do Jornalista Célio Romais, de Porto Alegre (RS), com novidades das emissoras internacionais e nacionais.

Quem acessar o http://www.romais.jor.br, no início de cada semana, poderá acompanhar as principais informações dos últimos dias. No entanto, "como o gerenciamento é dinâmico, qualquer informação que surgir na terça ou sexta, vai direto para o site", acrescenta o autor.

Conforme Romais, o site surgiu da necessidade de divulgar cada vez mais o que as emissoras levam ao ar. "Nas ondas curtas, encontramos informações que as agências muitas vezes ignoram", diz ele. Para realizar o trabalho foi contratada a Web Designer Rosane de Souza Schripsema. "A escuta de emissoras de ondas curtas é um hobby, mas é preciso conduzir o que gostamos também com doses de profissionalismo e rigidez alemã", diz o autor.

O site também disponibiliza boletins de áudios. Um deles é destinado a emissoras brasileiras de ondas médias que necessitam de informações internacionais. "Queremos divulgar notícias de locais que são esquecidos pela grande mídia e que somente as ondas curtas veiculam", finaliza o autor.

Destaques que estão no site:

- Rádio Educação Rural, de Campo Grande (MS), reativada em ondas curtas;

- Os horários e freqüências em que a Rádio Canadá pode ser sintonizada, em espanhol, num trabalho de monitoria do colaborador Oséias Fantinelli, de Jacutinga (RS);

- Um programa em língua indígena irradiado pela Rádio Educação Rural, de Tefé (AM);

- Rádio Nacional do Brasil sintonizada na Itália;

- A nova freqüência da Voz Cristã, em português, para o Brasil;

E muito mais! Vai lá! www.romais.jor.br !!! (Com Célio Romais)



Escrito por Magaly Prado às 22h49
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO