Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


DIA DO RÁDIO NA CULTURA FM, DE SÃO PAULO

A Cultura FM apresenta sábado, às 17h30, em homenagem ao Dia do Rádio: FEITICEIRO DAS PALAVRAS _ Roquette-Pinto e o Rádio. Produzido em 2003, o documentário traça um perfil do professor Roquette-Pinto.

Edgard Roquette-Pinto dedicou sua vida ao estudo da radiodifusão. Em 1923, fundou a primeira emissora de rádio brasileira - a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Médico, professor, antropólogo, etnólogo, poeta e ensaísta, também foi o primeiro brasileiro a realizar gravações de campo em território nacional. Homem de múltiplas faces, tinha em primeiro plano a educação e a divulgação científica por meio de novas tecnologias.

"O meu papel no rádio não foi o de sacerdote que está dizendo missa, nem docantor que está no coro ou o organista... Nem mesmo o do sacristão... Foi o papel de sineiro, o homem que faz o bronze vibrar, chamando os crentes. Eu apenas vi que, para minha terra, para o meu povo, o rádio era uma nova força, uma alavanca nova de progresso. E então, agarrei a corda do sino e bati, e bati... Não fui senão um simples sineiro". Roquette-Pinto, 1944.

Documentário
Produzido por Julio de Paula, trata-se de uma compilação de textos e documentos sonoros que traçam um perfil de Roquette-Pinto. Com a participação de sua neta, Vera Roquette-Pinto.

O programa traz gravações históricas, como uma canção de autoria do professor, além de sua locução para filmes de Humberto Mauro, entre outros depoimentos.

Além de poemas, cenas escolhidas de "Rondônia", seu principal livro e um marco da etnografia brasileira.

Em citação, textos de Carlos Drummond de Andrade sobre o patrono do rádio e a trajetória do veículo.

Na trilha incidental, melodias recolhidas por Roquette-Pinto e orquestradas por Villa-Lobos, seu amigo e autor, entre outras, da trilha de "O Descobrimento do Brasil", filme realizado sob a consultoria de Roquette.

Destaque para as gravações realizadas por Roquette-Pinto entre povos indígenas do Mato Grosso, em 1912. Material pertencente ao acerto do Museu Nacional (RJ), em primeira audição no rádio.(Com Júlio de Paula)



Escrito por Magaly Prado às 22h14
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIO ELDORADO AM PARTICIPA DE COLETIVA

Amanhã, dia 23 de setembro, a Rádio Eldorado AM (700 kHz) estará presente na primeira coletiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a emissoras de rádio. Foram convidados os âncoras das 13 maiores rádios de todo o Brasil e a Eldorado AM será representada pelo jornalista Felipe Bueno.
A entrevista será realizada no Palácio do Planalto e veiculada a partir das 8h, no Jornal Eldorado – Primeira Edição, transmitido simultaneamente pela AM e FM (92,9 MHz).(Com Lítera)



Escrito por Magaly Prado às 18h34
[ ] [ envie esta mensagem ]


ELDORADO AM TRANSMITE PROGRAMA

Amanhã, dia 23, às 15h, a Rádio Eldorado AM (700 kHz) apresenta uma edição especial do programa "Observatório Eldorado", que será transmitido direto de Holambra – interior de São Paulo – durante a 23ª Expoflora. O programa é apresentado pela jornalista Tatiana Ferraz.
Neste início de primavera, o programa vai abordar o mercado brasileiro de flores - cada vez mais exportado para diversos países do mundo -, a tradição holandesa da cidade e as deliciosas receitas que permanecem nas famílias locais, descendentes de imigrantes do pequeno país europeu (Holanda).  Além disso, a equipe de reportagem vai trazer as informações sobre a Expoflora. (Com Lítera)



Escrito por Magaly Prado às 18h18
[ ] [ envie esta mensagem ]


DIA DO RÁDIO NA CAPITAL

"Hoje 21 de setembro, dia do Rádio estamos apresentando de hora em hora um promocional sobre as VOZES DO RÁDIO QUE EMOCIONAM. Nos próximos dias 24 e 25 do corrente, vamos transmitir mensagens especiais alusivas ao dia do Rádio", disse Jair de Brito, diretor de programação da Capital AM, de São Paulo. 



Escrito por Magaly Prado às 23h57
[ ] [ envie esta mensagem ]


DIA DO RÁDIO

Não perca hoje, às 23h, na Cultura FM (103,3), de São Paulo, o programa ‘Roquette-Pinto - Feiticieiro das Palavras‘, um documentário com a participação de Vera Roquette-Pinto. Reprise, sábado - dia do rádio, 17h30.



Escrito por Magaly Prado às 17h26
[ ] [ envie esta mensagem ]


BAND AM DÁ INÍCIO A DEBATES COM CANDIDATOS

A Bandeirantes (AM 840- FM 90,9) inicia amanhã, com José Serra série de entrevistas com os candidatos a prefeitura de São Paulo. As entrevistas serão feitas no estúdio nos programas "Jornal Gente", com José Paulo de Andrade, Salomão Esper, Maria Lydia e Fernando Vieira de Mello e no "Manhã Bandeirantes", com José Nello Marques. 
Já estão agendadas entrevistas com Paulo Pereira da Silva, Luiza Erundina, Paulo Maluf, Marta Suplicy, José Luiz Penna, Havanir Nimtz e João Manuel. No "Jornal Gente" todas as entrevistas têm início às 9h e no "Manhã Bandeirantes", às 10h50, todas com 40 minutos de duração, conforme acordo da Bandeirantes AM e as coligações.



Escrito por Magaly Prado às 17h01
[ ] [ envie esta mensagem ]


UM PEIXE FORA D'ÁGUA

CONTRA TENDÊNCIA DA TRANSCONTINENTAL, SCAVONE PÕE CLÁSSICOS AMERICANOS NO AR

Waldemar Scavone, com seu programa "Made in USA", é um verdadeiro peixe fora d’água na Transcontinental FM. A emissora é dedicada ao samba e ao pagode. Toca também axé e um pouco de pop rock. Mas música americana antiga, só no programa de Scavone, aos domingos, das 19h às 20h.

"O programa é totalmente diferente dos demais da rádio. É um contraste muito grande sair de um samba e cair num jazz", diz Scavone, que atrai cerca de 120 mil ouvintes por minuto, a maioria com mais de 35 anos. "E olha que é um horário miserável, o do domingo à noite", constata o radialista.

Com 76 anos de idade e 14 de programa no ar, na mesma emissora, Scavone é apaixonado por música americana das décadas de 40 e 50. "Já coloquei no ar [sempre ao vivo] mais de 800 programas. Não faço questão de colocar só os famosos, como Frank Sinatra. Coloco os desconhecidos também, desde que sejam bons, claro", conta Scavone.

Paixão antigaO radialista lida com o gênero desde a adolescência. "Aos 15 anos, eu já trabalhava. Comecei na rádio Marabá, de Mogi das Cruzes [Grande SP], apresentando músicas americanas dos meus discos de 78 rotações por minuto." O radialista, que possui mais de 2.000 discos com a nata do estilo, está copiando cerca de 500 deles para guardá-los em arquivo. "Me perco no meio de tantos", brinca.

O "Made in USA" mostra clássicos do jazz e do country, big bands e músicas românticas. "Prefiro variar. Só som de piano ou só cantores. Mas não gosto de colocar apenas um artista, porque pode chatear", diz Scavone, que faz a seleção conforme o estado de espírito: quando está triste, programa mais canções românticas, e quando está alegre, mais suingue. (Publiquei no Agora)



Escrito por Magaly Prado às 15h24
[ ] [ envie esta mensagem ]


DEBATE DOS CANDIDATOS A PREFEITO DA 89 FM DE SÃO PAULO

Teremos neste domingo (das 20h às 21h) o debate mais esperado destas eleições: o debate entre os candidatos das Eleições 2004 - Prefeito 89. São eles: Anão de Santo Amaro, porteiro Zé, Loki e Lagartixa.
As piores propostas de governo; os candidatos mais toscos; ofensas; o mediador mais famoso da TV brasileira; perguntas de convidados muito especiais, como o nadador Gustavo Borges, o locutor esportivo José Silvério, Badaui, do CPM 22, Falcão, do Rappa, Falcão que não é do Rappa, Juca Kfouri, Nasi, do IRA!, e muitos outros.



Escrito por Magaly Prado às 11h33
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO