Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


ZECA DE ALMEIDA PRADO, UM DOS DIRETORES DA 89, FALA SOBRE A AÇÃO DA RÁDIO ROCK DE SÃO PAULO

"Quando trabalhamos no rádio, temos, necessariamente um compromisso com a população. Afinal, uma emissora é uma concessão pública. Utilizar o maior show de rock do ano para incentivar os ouvintes a doarem sangue é uma atitude que não só gera benefícios concretos, mas que também nos faz obter um retorno profissional fundamental: a sensação de dever cumprido. Gerar consciência é a nossa missão. Entreter e divertir é mera consequência."
(LEIA TEXTO ABAIXO)


Escrito por Magaly Prado às 19h02
[ ] [ envie esta mensagem ]


Campanha da 89 FM é responsável pelo aumento de 48% das doações voluntárias na Pró-Sangue

A campanha "Desafio Linkin Park, doe sangue", promovida pela 89 FM, em parceria com a Fundação Pró-Sangue foi responsável pelo aumento de 48% das doações voluntárias no Posto Clínicas nos últimos dias.

A idéia era estimular os fãs do Linkin Park a mobilizarem o maior número de pessoas para doarem sangue. Porém, as chamadas diárias na programação e o incentivo à doação de sangue propiciaram o interesse da população na doação de sangue.

"O sucesso da campanha mostra o interesse dos jovens pelas causas sociais. A 89 FM conseguiu captar essa idéia e o aumento de 48% nas doações voluntárias prova que ela estava certa, parabeniza Leila Dias, Diretora de Relações Externas da Pró-Sangue".

O Posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros do Metrô Clínicas. Funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo da Estapar - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para informações sobre como doar e endereços dos postos, Disque Pró-Sangue, 0800-55-0300, ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br. A doação de sangue também pode ser agendada pela internet ou por telefone. (Com Bianca Cavalcanti)

 



Escrito por Magaly Prado às 18h58
[ ] [ envie esta mensagem ]


"A MEMÓRIA DO RÁDIO" EM EXPOSIÇÃO

Rádios de épocas diversas, com destaque para os rádios galena, um gramofone de 1905, o primeiro gravador em fio de aço, uma vitrola suíça de 1925 e fones de ouvido de 1930 poderão ser vistos nos dias 14, 15 e 16 de setembro no Pátio do Colégio, junto a mais de 70 peças que documentam a evolução do rádio.

A exposição "No Ar, a Memória do Rádio" mostrará em funcionamento todos os aparelhos que, além de identificação, trarão uma ficha histórica que os insere na época em que foram criados. Em um espaço à parte, estarão sendo projetadas fotos de São Paulo a partir de 1850 do acervo particular de Neuza Guerreiro de Carvalho.

Promovida pelo Grupo da 3a Idade que há mais de 20 anos se reúne no local semanalmente para trocar discos e informações ligadas à música em geral, a exposição destaca o acervo de Ângelo Mantovani, um colecionador que é visto como a história viva do rádio e que até hoje se dedica à restauração de aparelhos antigos.

"Só de rádios galena, os mais simples que conhecemos, anteriores aos de diodo e válvula, serão aproximadamente 15, construídos por mim e Ademar Peres Ometto. Teremos também o primeiro rádio fabricado no Brasil, um Cacique modelo Ipê, de 1933, e o primeiro rádio de válvulas e pilhas portátil", diz ele.

Além de gráficos e desenhos, como os dos discos de cilindro que eram usados para gravação de músicas e que datam de 1893, painéis e vídeos mostrarão as experiências desenvolvidas pelo jesuíta e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações.

"Roberto Landell de Moura é reconhecido por nós, brasileiros, como inventor do rádio graças às suas primeiras experiências de transmissão de voz humana através de ondas e também da luz, entre 1893 e 1894, anteriores a Marconi, portanto. É necessário destacar que os primeiros registros da transmissão da voz, feitas pelo cientista através da transmissão de ondas eletromagnéticas e registradas pela imprensa datam de 1900", diz Luiz da Silva Netto, um dos organizadores da mostra e estudioso do cientista.

A exposição poderá ser visitada das 9h às 17h, com entrada franca.

O Pátio do Colégio fica na Praça Pátio do Colégio, 84, Centro, fone: (0/xx/11) 3105-6899. (Com Revista Rádio Livre)



Escrito por Magaly Prado às 15h26
[ ] [ envie esta mensagem ]


ROLAM ESTRÉIAS E ADAPTAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO DA RECORD AM

A emissora, em constante troca de comunicadores nos últimos meses, contrata dois veteranos: João Ferreira (ex-GLobo, América e Tupi) e Léo Fernandes (ex-América e Atual).

A primeira estréia rola das 7h às 10h, com João Ferreira comandando o "Fala Brasil" (o nome não mudou), no lugar de Lino Rossi, suplente de deputado federal que assumiu o cargo e passou a se dedicar à carreira política.

A atração é centrada em notícias. "Participam correspondentes do Brasil inteiro [a maioria dos jornalistas da Rede Record, que inclui a TV], do Amapá até o Rio, passando por Goiás."

João Ferreira sabe como ninguém conversar com os ouvintes. Por isso, o "Fala Brasil" terá muito bate-papo. "Diariamente, enquetes com a audiência sobre o principal assunto do dia serão levantadas", conta Rogério Andrade, coordenador artístico da emissora.

A outra estréia é com Léo Fernandes nos microfones do "Comando Record", das 13h às 14h.

"O ponto forte será a prestação de serviços. Um repórter fica rodando a cidade, e Léo vai focar os problemas da comunidade, como a falta de asfalto, de semáforo ou de hospitais na redondeza. E a idéia é buscar soluções para esses problemas, procurando entrar em contato com as autoridades", explica Andrade.

Mão Amiga’ continua
O quadro famoso de Léo Fernandes, o "Mão Amiga", que passou por todas as emissoras em que ele trabalhou, será aproveitado na nova casa. "É mais ou menos o conteúdo do ‘Comando Record’, que tem o intuito de ajudar as pessoas. Porém, casos individuais, como a necessidade de cadeira de rodas ou remédios, serão atendidos na medida do possível. É a marca do Léo", diz o coordenador Andrade.

Fernandes também terá um horário aos domingos, das 6h às 10h, no lugar de Sérgio Luiz. O locutor comandará o "Show da Record", das 6h às 7h, com hits sertanejos de todos os tempos, das 7h às 8h, com as músicas mais pedidas pelos ouvintes durante a semana durante a programação, e, das 8h às 10h, com duas horas só com canções de Roberto Carlos. (Publiquei no Agora)

O QUE MUDOU NA EMISSORA

Das 6h às 7h

Sérgio Luiz comanda o "Bom Dia Alegre". A atração mostra desde os grandes sucessos do sertanejo de Cascatinha aos atuais, como Bruno Marrone

Das 7h às 10h

João Ferreira

Das 10h às 13h

Antes, o comunicador Paulinho Boa Pessoa ficava nos microfones das 9h às 12h, agora começa e acaba mais tarde

Das 13h às 14h

Léo Fernandes assume o "Comando Record" _que perde uma hora, pois começava às 12h. Com isso, Simone Nítole sai do ar e permanece só na TV ("Cidade Alerta" e "Note & Anote")



Escrito por Magaly Prado às 18h56
[ ] [ envie esta mensagem ]


SERGIÃO FESTEJA DIA 10

SÉRGIO REIS COMPLETA CINCO ANOS COM SEU "CORAÇÃO SERTANEJO", NA NATIVA FM

São 46 anos de carreira, 76 discos, 15 milhões de álbuns vendidos, três filmes, três novelas, 12 anos com o programa "Siga Bem Caminhoneiro", transmitido em 186 emissoras do país (do interior de São Paulo e em outros Estados), e, agora, dia 10 de setembro, comemora cinco anos de Nativa (todo dia, das 6h às 7h).

Números à parte, Sérgio Reis, conhecido pelo apelido de Sergião, devido ao seu grande porte, resume sua trajetória com a palavra "gostoso". "Gosto muito de rádio. O rádio é muito importante para o artista. Não adianta ir só à TV. O sucesso do artista quem faz é o rádio e a imprensa escrita, que pode enaltecer alguém ou derrubá-lo", diz. Sérgio afirma que o rádio e a televisão são "companheiros das pessoas". "De manhã, o cara liga o rádio quando está em casa. Quando sai de carro, é a mesma coisa."

Questionado sobre os artistas que vão ao programa "Coração Sertanejo", se eles são conhecidos ou não, Sergião é taxativo: "Os artistas estão sempre conosco. Eu toco todo mundo. Basta ser bom. Não tenho problemas quanto a eles serem famosos ou não. Há uns que não têm gravadora, e eu dou o telefone deles no ar. É nossa obrigação ajudar. Eu mesmo já fui muito ajudado".

História emocionante da FM
O apresentador Sérgio Reis conta que sempre se emociona com o retorno dos ouvintes, mas lembra uma história que foi especial. "Outro dia, eu estava assistindo à televisão, quando um senhor, um perueiro, teve um infarto. Ele recebia socorros ali mesmo, estirado no chão. Fiquei estarrecido e comecei a rezar, até chorei em frente à TV. E pedi a meus familiares que rezassem também por aquele senhor, um trabalhador que estava morrendo. Infelizmente, não houve como salvá-lo, ele morreu. Quando contei a história no ar, no ‘Coração Sertanejo’, a filha dele, que ouvia a emissora naquele momento, mandou um e-mail para mim, por meio do endereço eletrônico da Nativa. Só o rádio proporciona esse tipo de emoção", desabafa Sérgio Reis. (Publiquei no Agora)

Pra comemorar os cinco anos de "Coração Sertanejo", na sexta, o programa vai ser especial. Cinco ouvintes com acompanhante vão participar da festa nos estúdios da Nativa ao vivo, junto com a equipe, e claro, com Sergião. Para concorrer, basta ligar para (0/xx11)3268-6868. O programa vai ao ar todos os dias das 6h às 7h, e no domingo das às 6h até às 8h.



Escrito por Magaly Prado às 16h41
[ ] [ envie esta mensagem ]


OUÇA A MANGUETRONIC

Muito legal ouvir os programas do pessoal do nordeste no www.manguetronic.com.br. Apesar da enquete aí ao lado mostrar que os radioamantes não ouvem muito rádio na web, vai uma dica vinda do meu amigo Xico Sá, que é da mesma corporação alto-falante.
Ouça a Manguetronic, uma rádio diversificada e bem interessante. Destaco o programa Manguetronic 31, que traz além de muita dose de lama, caos e ruído,
Maciel Salu e o Terno do Terreiro, Satwinder Bitty, Dead Kennedys e as atrações do Abril Pro Rock. Veja o repertório para ter uma idéia: 

01.Maciel Salu e o Terno do Terreiro - Sambaqui
02.Raizes de Arcoverde - Pode me chamar
03.Satwinder Bitty - Hai Hai
04.Dead Kennedys - California Uber Alles
05.Public Enemy - She Watch Channel Zero
06.Primal Scream - Bomb the Pentagon
07.DJ Dolores + Instituto - Narradores
08.Marcelo D2 - A Maldição do Samba
09.Vive La Fete - Jaloux
10.Suvaca di prata - A Nave
11.Mombojo - O céu, o sol e o mar
12.Forgotten Boys - Babylon



Escrito por Magaly Prado às 11h26
[ ] [ envie esta mensagem ]


CAMPANHA "ACESSO FÁCIL" É FINALISTA DO PRÊMIO ETHOS DE JORNALISMO

A rádio Bandeirantes é finalista do Prêmio Ethos de Jornalismo com a campanha "Acesso Fácil". Organização não-governamental, o Instituto Ethos promove a incorporação do conceito de responsabilidade social pelas empresas.

A campanha lançada em 2003, já foi levada a terminais de ônibus, shopping centers, museus e centros culturais de São Paulo. O repórter Márcio Tadeu, acompanhado de especialistas, identificou obstáculos para portadores de deficiência.

Tanto em shoppings como em terminais de ônibus, centros culturais e museus, várias das sugestões foram acatadas. Prêmio Ethos de Jornalismo, do qual a rádio Bandeirantes é finalista, destaca reportagens sobre temas ligados à responsabilidade social de empresas. A cerimônia de premiação ocorre dia 19 de outubro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.



Escrito por Magaly Prado às 19h07
[ ] [ envie esta mensagem ]


KIKO ZAMBIANCHI, LÉO JAIME E ESTHER GOES DÃO ENTREVISTAS NA PAN

Hoje, Kiko Zambianchi e Léo Jaime são os convidados de Thiago Gardinalli, apresentador do programa "Rádio ao Vivo", da Jovem Pan AM, entre 22h e 1h.
E amanhã, o jornalista José Armando Vannucci, entrevista durante o "Show da Manhã", entre 9h30 e 11h30, a atriz Esther Goes para falar da montagem "Hécuba", tragédia grega de Eurípedes, que ela interpreta no teatro. Esther Goes também assina com seu filho Ariel Borghi, a direção geral do espetáculo e falará do desafio de dirigir e interpretar ao mesmo tempo.
 
 
 


Escrito por Magaly Prado às 18h55
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO