Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


"Papa" da ecologia sonora faz oficina em São Paulo

Compositor e educador musical, o canadense Murray Schafer será uma das principais atrações do 10o Seminário do Fladem - Fórum Latino-americano de Educação Musical (www.fladem.art.br), que acontece de 28 de setembro a 2 de outubro no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
 
Schafer ministrará duas oficinas voltadas para o conceito de ecologia sonora, tema sobre o qual desenvolveu intensa e sistemática pesquisa na década de 70, na Universidade Simon Fraser, oeste do Canadá. Seus estudos resultaram em trabalhos que aproximam música e natureza, publicados nas obras "A afinação do mundo" e "O ouvido pensante" (Editora Unesp).
 
O artista, criador do termo "soundscape" (paisagem sonora), que se preocupa também com a consciência da exploração do potencial da voz humana, destaca a importância da "reeducação da audição" na sociedade moderna, invadida, principalmente após a Revolução Industrial, por ruídos que desgastam e estressam. Esse fato levou Schafer a criar inúmeros exercícios para ampliar a capacidade de escuta das pessoas. (com informações da Mandarim Comunicações)
 
No dial de São Paulo, a única rádio que mostra peças radiofônicas na programação é a Cultura FM (103,3). A época em que mais aconteciam audições de paisagens sonoras foi quando Regina Porto dirigia a emissora. Fica aqui, um convite aos radioamantes para a possibilidade de se pensar como fazer rádio de uma forma que saia da mesmice que assola o dial comercial.


Escrito por Magaly Prado às 11h40
[ ] [ envie esta mensagem ]


QUINTA INDEPENDENTE MOSTRA SHOW VISUALRADIO DO VJ SPETTO

A Ipanema FM (94,9) apoia o principal acontecimento underground de Porto Alegre, que acontece hoje unindo música eletrônica, imagens, viagens e cinema no dr. Jekyll (travessa do Carmo,76), a partir das 23h. Trata-se da "Quinta Independente", evento mensal, que hoje festeja dois anos de existência vitoriosa, cumprindo o árduo papel de revelar talentos da música emergente da cidade e arredores.

Capitaneado pela visionária jornalista e artista multimídia Laura Leiner, o "Quinta Independente" já é marco histórico da música local.

Para abrilhantar a comemoração dos dois anos, o VJ Spetto se apresenta e, de quebra, promove workshop sobre sua técnica para poucos iniciados. O conceituado VJ, de São Paulo, abre espaço na sua concorrida agenda para prestigiar Laura e a "Quinta", para na seqüência, seguir acompanhando, nada menos que Gilberto Gil.

Hoje, fora o show VisualRadio, do DJ Spetto, se apresentam os DJs Calliari, Fábio, e Navarro nos comandos das pick ups, e ocorre a exibição do curta "Um Milhão de Pequenos Raios", do baiano Daniel Lisboa. Imperdível.

A "Quinta Independente", entre trancos e barrancos da produção de quem ainda não é conhecido, e portanto não possui respaldo adequado tanto da mídia, quanto daqueles que dominam as casas de shows, conseguiu mostrar os trabalhos de quase 70 artistas e músicos independentes. Feito heróico, só por isso, vale a pena estar presente.



Escrito por Magaly Prado às 20h59
[ ] [ envie esta mensagem ]


BRASÍLIA AGORA

Nesta quinta-feira, o Ministro do STJ, Edson Vidigal, participará ao vivo do programa "Brasília ao Vivo", das 14h30 às 16h30, direto dos estúdios da Jovem Pan AM, em Brasília. Os jornalistas Anchieta Filho, Fernando José (de SP)  e José Maria Trindade (de Brasília) estarão debatendo com o Ministro.


Escrito por Magaly Prado às 17h12
[ ] [ envie esta mensagem ]


CASO IZABELLA CAMARGO NA REDE CBS DE RÁDIO

OUTRO LADO

A locutora saiu do ar na rádio Mais FM e se explica

"Desde o início de julho, quando começamos os treinamentos, eu já havia dito ao RH que não poderia ser registrada (enquanto eu estiver estudando, recebo pensão de meu pai que é falecido) e que poderia emitir nota fiscal de prestação de serviço ou qualquer outra forma para me adequar à administração da Rede CBS. Quando fomos aprovados pela votação na internet, o sr. Paulo Abreu me aceitou, inclusive, existem anotações dele na papelada do RH e depois mudou de idéia, só que, o departamento jurídico só se pronunciou depois que eu já estava no ar.

Contrato, abertura de micro empresa, tudo eu tentei dizer, mas a voz de quem está começando não tem a mesma força de quem já tem o nome conhecido. Houve descaso, desatenção. Entre 600 pilotos fui a única mulher selecionada. O ouvinte me escolheu e a Rede CBS não procurou verificar o quesito administrativo antes.

Incompetência? Não, motivos burocráticos. Dediquei-me muito, abri mão de outras propostas, uma inclusive noutra rádio. Eu e todas as pessoas envolvidas na minha vida sabemos o quanto esse emprego seria importante, além do valor financeiro, esse teria um valor especial. Oportunidade, "conquista" e aprendizado. Por isso, a experiência que tive foi impagável, depois que saí da Jovem Pan, fiquei quase um ano procurando um lugar ao sol. Encontrei mais que isso. Fiz amizades importantes e pude ser orientada pelo Ricardo Henrique.

Desistir? Jamais.Tenho dois projetos com patrocinadores engatilhados. Começarei novamente a fabulosa busca pela minha profissão. Toda paixão a gente não desiste fácil. A minha vontade de trabalhar no rádio não será diferente. Obrigada a todos os ouvintes e leitores deste Blog que votaram em mim, não foi desta vez, mas logo estarei de volta."

(Este espaço está aberto a manifestações do sr. Paulo Abreu, se quiser)



Escrito por Magaly Prado às 10h26
[ ] [ envie esta mensagem ]


O VELEJADOR ROBERT SCHEIDT CONCEDE ENTREVISTA EXCLUSIVA

Hoje, dia 1º de setembro, a Eldorado AM (700 kHz) realiza uma entrevista exclusiva com o velejador bi-campeão olímpico da classe laser, Robert Scheidt. O heptacampeão mundial participa do programa "Panorama Eldorado Esportes", a partir das 13h30, e vai falar sobre sua participação nos jogos deAtenas 2004 e seus planos para o futuro.



Escrito por Magaly Prado às 10h23
[ ] [ envie esta mensagem ]


MARTELA NA RÁDIO GAÚCHA

Aqui em Porto Alegre, a música mais tocada nas rádios é "Shut Up", com Black Eyed Peas, diferente de São Paulo e do resto do país que ouve "Nosso Amor É Ouro", da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, há várias semanas.

Escrito por Magaly Prado às 11h22
[ ] [ envie esta mensagem ]


RÁDIOS COMUNITÁRIAS DISCUTIDAS NO INTERCOM

Hoje, no Intercom, 27º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, dois trabalhos de graduação falaram de rádio. Comento o primeiro, de Fábio Augusto :"Uma Leitura Crítica das Rádios Comunitárias", que analisou suas disfunções e os desvios de finalidade do que deve ser o objetivo de uma rádio que tem o foco na comunidade. Conversei com o estudante de jornalismo de Londrina, e combinamos uma entrevista para breve, para mostrar um panorama do papel social das rádios do Paraná, onde ele estuda. E, claro, as conclusões a que o estudante chegou, que não diferem em nada do que ocorre com a maioria das radcoms do país. Mas vamos conversar sobre a personificação dos dirigentes; o proselitismo inundando de mensagens religiosas; o uso do meio para fazer política partidária, e a repetição do modelo comercial das AMs e FMs. Aguarde aqui, nossa conversa, vai ser boa.

Escrito por Magaly Prado às 21h52
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO