Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

  Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.


Prêmio da Bandeirantes AM

As inscrições para o 4º Prêmio Escola Voluntária, iniciativa da rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Cultural, continuam abertas e vão até o dia 30 de junho. Faça a inscrição da sua escola através do site da Bandeirantes ou doBanco Itaú.

Em 2001, Ano Internacional do Voluntário, a rádio Bandeirantes assumiu o papel que vai muito além de informar e realizou o 1º Prêmio Rádio Bandeirantes Escola Voluntária. "Nossa missão é usar essa força para explicar o sentido das palavras solidariedade e cidadania e conscientizar milhares de ouvintes sobre a importância de torná-las realidade."

A rádio Bandeirantes decidiu mostrar exemplos de como isso é possível, e até simples, por meio do jovem e da escola. A escola é o primeiro ambiente onde se convive com a diferença. Ao lado de idéias diferentes, o aluno entende o significado do respeito e dos limites, ao mesmo tempo em que é convidado a debater e a se expor. Aprende-se a importância do envolvimento em projetos que ajudem a transformar nossa realidade - feita de injustiças, de acentuada desigualdade de oportunidades, de exclusão e violência.

Aprende também a exercitar a tolerância. De fazer em vez de apenas criticar ou esperar soluções vindas do governo. É na escola que é forjada parte essencial do caráter, da personalidade e da importância do envolvimento em projetos que ajudem a transformar nossa realidade.

Todos os jovens que participam de programas de voluntariado são vencedores. Ousam aprofundar a experiência de conviver com realidades diferentes e, por vezes, chocantes. Ousam ainda mais: agem para transformar essas realidades.



Escrito por Magaly Prado às 17h26
[ ] [ envie esta mensagem ]


70 anos da Mantiqueira AM

Em agosto, a rádio Mantiqueira completa 70 anos no sistema AM. A Mantiqueira AM é pioneira no Vale do Paraíba. Segundo Jorge de Abreu (que trabalha na rádio na cidade de Cruzeiro), no Brasil é a sexta emissora. Uma série de eventos radiofônicos estão sendo preparados para festejar a data.  Mais detalhes no site:
www.mantiqueira.com



Escrito por Magaly Prado às 16h55
[ ] [ envie esta mensagem ]


Vazios Urbanos: nova série de reportagens da Eldorado AM

A partir de segunda-feira, a Eldorado AM, de São Paulo, apresenta uma série de reportagens especiais, com o tema "Vazios Urbanos". Apresentação da jornalista Fabiana Novello, de segunda a sexta-feira, às 9h20, durante o "Jornal Eldorado" - transmitido simultaneamente pela Eldorado FM – e em outros horários da emissora AM.

Em cinco capítulos, a série trará depoimentos de especialistas e moradores dos bairros Barra Funda, parte do Brás e da Mooca, e Campos Elíseos, que mostram como esses locais perderam população ao longo do tempo, transformando-se em áreas ociosas. No último episódio, a repórter aborda as ações do poder público para reocupar esses espaços e evitar que outros bairros tornem-se Vazios Urbanos.



Escrito por Magaly Prado às 16h36
[ ] [ envie esta mensagem ]


ONGS: LUTA POR CIDADANIA OU "BOM NEGÓCIO"?

O repórter Agostinho Teixeira, da rede Bandeirantes AM, investigou, e mostra como a imagem cidadã de uma ONG pode servir de fachada para falcatruas. A explosão do número de organizações não-governamentais no país e no mundo, para causas das mais variadas, movimenta bilhões em dinheiro em nome de boas intenções.

É possível botar ordem nesse setor? Regulamentar o que é para ser não-governamental? Algumas ONGs deveriam mesmo receber dinheiro do governo, como a Ágora, envolvida em denúncias de desvios? Acompanhe a reportagem especial nesta segunda-feira, às 7h, no "Primeira Hora".



Escrito por Magaly Prado às 16h01
[ ] [ envie esta mensagem ]


Melhores momentos do Luau MTV na Mix

A partir de amanhã, a Mix FM, de São Paulo, vai transmitir o "Luau MTV". No programa, as bandas apresentam versões de suas músicas, adaptadas para o esquema luau, além de covers. O Luau MTV na Mix FM será em dez edições, aos domingos, das 19h às 20h (no horário em que iria ao ar o "Mix ao Vivo").

Perguntei ao Marcos Vicca, coordenador artístico, sobre a onda de replicar programas da TV no rádio. Como aconteceu na quinta passada com a estréia do "Bem Brasil" , da TV Cultura para a rádio Cultura. Bem como, "Hermes e Renato", "Cócegas" etc.

"Acho a parceria entre emissoras de rádio e TV perfeita desde que ofereça um programa de qualidade para seus ouvintes. No caso da Mix, exibiremos o áudio do programa ‘Luau MTV’ que é um projeto com total adequação e de grande interesse do nosso público", disse Vicca.

Amanhã o programa mostra o Skank, e o CPM 22, e no próximo domingo, é a vez da banda Ira! Diferente do "Bem Brasil", não entrará áudio dos VJ's da MTV, somente das músicas. O locutor da Mix será Sérgio Cordeiro (que foi contratado para a rede Mix). O Luau MTV na Mix tem uma hora de duração e interferência de um break comercial. O locutor só entra para anunciar o início do programa, desanunciar as músicas antes do break, anunciar volta do break e finalizar.

"O fato da locação ser na praia sem dúvida contribui para o resultado do programa, que é excepcional. Essa parceria foi criada para trazer para o ouvinte da MIX os melhores momentos de uma idéia relativamente simples, executada com grande competência pela MTV. Acredito que as rádios devem sempre buscar o que há de melhor e oferecer a seus ouvintes. Os bons profissionais devem estar atentos ao que acontece no mercado e não perder as oportunidades", completou Vicca.

Os ouvintes que ligarem no (0/xx/11) 3253-4000 concorrem a um prêmio especial no final do programa, às 20h.

Em breve, a Didi (VJ MTV) estará no comando de um programa com o Otaviano Costa, o "Didiota".



Escrito por Magaly Prado às 15h10
[ ] [ envie esta mensagem ]


Marcos Ribeiro avisa

Olá, Magaly tudo bom?
 
Estamos no ar com um novo programa na internet, chamado Projeto Distorção. Todos os dias, nós tocamos uma hora do melhor dos 50 anos de Rock do Brasil e de todo o Mundo (não só EUA e Inglaterra). Aqui rolam todas as tendências. Da Surf Music ao Trash Metal, do Rockabilly ao mais puro Punk Hard Core. Das novas bandas de garagem da periferia aos grandes monstros sagrados da música mundial.
 
Enfim, um raio x fiel do ritmo que mudou o mundo.
 
Projeto Distorção
De segunda a Sexta, sempre à meia noite.
 
Um abraço
Marcos Ribeiro
Rádio Base.
 


Escrito por Magaly Prado às 23h54
[ ] [ envie esta mensagem ]


OLÁ MAGALY, SEMPRE ACOMPANHEI SUA COLUNA NA FOLHA ON LINE E RECENTEMENTE DESCOBRI SEU BLOG. NÃO SEI SE VOCÊ JÁ RECEBEU O DIAL DE RIBEIRÃO PRETO, MAS DE QUALQUER  FORMA, SEGUE AÍ.
VIDA LONGA A SEU BLOG!
 
JASON 
 
Resp. Super obrigada, Jason.
Veja você também clicando na barra ao lado em Dial Completo e mais. Lá você acha o dial de São Paulo, de Ribeirão Preto, e de outros lugares também. Mande-me o da sua cidade.


Escrito por Magaly Prado às 23h48
[ ] [ envie esta mensagem ]


Leiam só o que escreveu Carla Magnoli, viúva de Hélio Ribeiro

Querida Magaly,

Apesar de continuarmos morando em Nova York, tenho acompanhado seu trabalho e reconhecimento da obra maravilhosa deixada pelo Hélio... agradeço o link em sua coluna e que seus leitores tenham também a oportunidade de ‘matar as saudades‘...

Espero poder futuramente contar com a sua ‘expertise‘ para que alunos de Rádio de todo o País tenham acesso ao material sonoro ... quem está chegando agora e não conheceu o gênio criativo de Hélio poderá aprender como se faz rádio...

Gostaria imensamente de ter seu depoimento no site...

O endereço oficial do site é www.memorialhelioribeiro.com.br

Agradeço mais uma vez a oportunidade e posso dizer com absoluta certeza... se o Hélio tivesse conhecido o seu talento, você sem dúvida teria ido parar na Bandeirantes, Gazeta, Globo ...

Abraços

Carla Magnoli (viuva de Hélio Ribeiro)



Escrito por Magaly Prado às 17h08
[ ] [ envie esta mensagem ]


Arraiá da Band

O Arraiá da Band começa hoje no espaço Vila Country, (avenida Francisco Matarazzo,774, parque da Água Branca) e vai ficar instalado durante todos os finais de semana de junho, com shows de artistas, barracas típicas, quadrilhas e animação.

Recriando o estilo das tradicionais festas juninas, dá para sentir logo na entrada com arcos e corredor cheios de bambú e bandeirinhas e tradicionais balõezinhos. Os ouvintes são recepcionados por caipiras tipicamente trajados.

No espaço, totalmente coberto, estará montado o palco e diversas barracas com comidas típicas (quentão, vinho quente, milho cozido, pipoca, doces etc) e brincadeiras.

Acompanhe as datas das atrações ao longo da programação da emissora.



Escrito por Magaly Prado às 16h00
[ ] [ envie esta mensagem ]


"Bem Brasil" , da TV Cultura, ganha versão na Cultura AM

Os shows terão uma versão ra­diofônica. A partir de hoje, Wandi Doratiotto também pode ser ouvido no rádio. O "Bem Brasil", há 13 anos na TV Cultura passa a ser transmitido na Cultura (1.200 AM), de São Paulo, das 18h às 19h, com reprise aos sá­bados, às 16h.

Para a es­tréia, foi escolhido o show (que acontece ao vivo no Sesc Interlagos) de João Bosco.

"O ‘Bem Brasil’ tem um per­fil que funciona no rádio. Se você tirar a imagem, pouco se perde. É um programa 90% radiofônico. E o repertório é adequado ao estilo de progra­mação da rádio, que toca MPB de qualidade", afirma João Batista Torres, diretor das rá­
dios Cultura AM e FM.

Por conta de pedidos de ou­vintes, diz o diretor, as nego­ciações para a transmissão da atração vinham sendo discuti­das desde o ano passado. "Fi­zemos um acordo com a TV e vamos usar o áudio do progra­ma de forma reduzida", afir­ma Torres. A atração será adaptada. "Incluímos novas vinhetas e aberturas, e, em vez de legendas, o locutor Celso Brambilla vai anunciar as mú­sicas", diz Eduardo Weber,
coordenador da AM.

A Cultura AM divide os seus horários de forma variada, com música de raiz de manhã cedo, um mix de MPB consa­grada e novos talentos à tarde e música brasileira antiga du­rante a noite.



Escrito por Magaly Prado às 13h51
[ ] [ envie esta mensagem ]


Convenção exibe raridades da era de ouro do rádio

Gilberto de Almeida avisa:

A 8ª Convenção Nacional AES Brasil 2004 reunirá, em São Paulo, a elite dos profissionais do áudio, entre os dias 7 e 9 de junho, no Blue Tree Convention – Ibirapuera, e reservou um presente especial para os amantes da era de ouro do rádio e dos grandes festivais da TV brasileira. Os organizadores montaram uma exposição com os equipamentos instalados nas rádios a partir da década de 20 e nos primeiros anos da TV brasileira. Entre as raridades, os microfones usados nos festivais da TV Record e da TV Excelsior, onde cantaram nomes como Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Geraldo Vandré.

 

Outra peça de museu que também deve chamar atenção é um Shure 556s, microfone em que Josephine Backer, Jonny Mathews e Pepino de Capri interpretaram seus sucessos no Brasil. Para os aficionados em art décor, o modelo de microfone B&O parece ter saído da versão branco e preto do seriado Flash Gordon. Existe ainda o microfone gutural, que era preso ao pescoço do soldado, como uma gargantilha, durante os ataques de guerra e nas missões áreas. Isso sem esquecer dos diversos tipos de válvulas e alto-falantes aplicados ao longo do tempo. Tudo isso preservado com o maior esmero pelos profissionais que participam da Convenção Nacional.

 

A AES (Audio Engineering Society) é uma sociedade mundial, sem fins lucrativos, que tem como missão estimular o estudo e o desenvolvimento do áudio – mercado que movimenta por ano no Brasil cerca de US$ 60 milhões. A Convenção Nacional, que acontece anualmente, serve também de ponto de encontro para realização de grandes negócios. Os organizadores esperam receber este ano no evento cerca de 4.000 visitantes e 300 congressistas.

 



Escrito por Magaly Prado às 22h40
[ ] [ envie esta mensagem ]


"Movimento" volta ao ar

Após dois anos fora do ar, Synésio Junior estréia no dia 7

O comunicador Synésio Junior volta a apresentar o seu programa "Movimento", desta vez na rádio 9 de Julho AM, de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h. A atração esteve no ar por 18 anos seguidos, sendo os últimos nove na Trianon.

A atração continua com o mesmo formato, mostrando música brasileira de qualidade, com comentários sobre cada uma delas. O programa, no entanto, promete ser mais popular que o da Trianon, seguindo o estilo da rádio 9 de Julho.

Na estréia, o comunicador vai esmiuçar a história da música "O Samba do Crioulo Doido", de Sérgio Porto, e vai contar com a participação do grupo vocal Céu da Boca, cantando "A Capela". Músicas raras, do material que o locutor arquivou ao longo de seus 18 anos no ar, devem ser aproveitadas.

Synésio Júnior diz garantir espaço ao mais novos. O comunicador avisa que está recebendo material de músicos iniciantes. "Claro que todo o material vai passar por um crivo. Tenho de avaliar se combina com a proposta do programa."

Apesar da ênfase na MPB, nem só do estilo é composto o programa. "Não tenho preconceitos. Rock de Raul Seixas ou Rita Lee também pode fazer parte da programação", afirma Synésio Junior, dizendo que seu objetivo é convencer que música boa também dá audiência.



Escrito por Magaly Prado às 14h52
[ ] [ envie esta mensagem ]


Reforço no jornalismo da Eldorado AM

Tatiana Ferraz é a mais nova contratada da Eldorado AM, de São Paulo. A jornalista dividirá o comando do "Observatório Eldorado" com o âncora Sergio Rondino. O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 15h às 17h. Tatiana atuou na Jovem Pan, Record e SBT, onde integrou a equipe de esportes, responsável pela cobertura da Copa do Mundo na França, em 1998.

 



Escrito por Magaly Prado às 12h02
[ ] [ envie esta mensagem ]


Festas juninas legais

O comunicador Milton Parron, da Bandeirantes AM, começou ontem a apresentar um roteiro das melhores e mais tradicionais festas juninas de São Paulo, do ABC e da Baixada Santista. E continua durante todo o mês de junho, às 14h, no programa "Ciranda da Cidade".


Escrito por Magaly Prado às 10h21
[ ] [ envie esta mensagem ]


Troca-troca

A partir de hoje, Juan Pastor é o mais novo coordenador de promoção da Nativa FM, de São Paulo. Para quem não o conhece, ele trabalhou na Brasil 2000 e 89 FM. Entrou no lugar de Cláudio Vizú, que foi para a empresa de eventos Sunshine.

 



Escrito por Magaly Prado às 18h51
[ ] [ envie esta mensagem ]


Parabéns!

Hoje, ao completar 30 anos, a cantora canadense Alanis Morissette emplaca novo hit nas paradas das rádios estrangeiras: "Everything", que vem na cola do single anterior, o mega sucesso "Offer", do disco So Called Chaos.

 



Escrito por Magaly Prado às 18h16
[ ] [ envie esta mensagem ]


"Comando 97" está em festa

Marcelo Dangot prepara promoções para comemorar cinco anos no ar.

‘Comando 97‘, programa da rádio Energia 97 FM, apresentado por Marcelo Dangot, faz aniversário neste mês. Para comemorar, Dangot decidiu dobrar o número de convites, distribuídos entre os ouvintes, no ‘Mega Vip Day‘, evento promovido mensalmente pelo programa e que leva os participantes a casas noturnas da cidade.

Na edição do evento que acontece no dia 2 de julho, serão distribuídos 2.000 convites. ‘Vamos montar um túnel na rua Vicente Pizon, na Vila Olímpia. Os primeiros que chegarem poderão escolher a casa noturna na qual desejam se divertir.‘

Antes disso, no próximo dia 29, o programa promoverá uma festa para 500 pessoas. Os convites serão distribuídos durante este mês em casas noturnas. Além dos ouvintes, a lista de convidados deve incluir DJs e modelos famosos.

Mas o principal projeto do ‘Comando 97‘, já definido por Dangot, é levá-lo ao exterior. ‘Pretendemos ir para Londres e para Nova York‘, diz o apresentador. A idéia é entrevistar os freqüentadores de boates e os DJs mundo afora, tarefa fácil para ele, fluente em cinco idiomas.

O programa "Comando 97", que faz cobertura das baladas, é pioneiro na FM. ‘No início, a proposta era buscar o ouvinte em casa para levá-lo até a balada, com tudo pago‘, diz Sombra, o coordenador artístico. Com o passar do tempo, o programa transformou-se em uma espécie de guia para quem quer se divertir na cidade.



Escrito por Magaly Prado às 15h58
[ ] [ envie esta mensagem ]




Escrito por Magaly Prado às 12h40
[ ] [ envie esta mensagem ]


O fim da "Onda Urbana"

A partir de hoje, "Onda Urbana" está fora do ar. A programação que começou com o projeto de João Marcelo Bôscoli nas madrugadas da Sucesso FM durou dois anos. O tipo de música não combinava com o restante do que tocava das 5h até 0h. O público ficava totalmente dividido. A madrugada era eletrônica e fora dela, música popular.

O "Onda Urbana" estreou como um programa de uma hora e acabou se estendendo da 0h até 5h. Bôscoli ficou no projeto cerca de três meses. Uma nova equipe tocou a idéia.

Por conta do estilo musical ser radicalmente diferente da audiência da emissora, acostumada a ouvir hits populares do tipo pagode-axé-sertanejo e afins, a Sucesso FM caiu no ranking de ouvintes.

A idéia de incluir house, tecno, louge music e outras vertentes da música eletrônica é boa, porém a rádio não é adequada.

Sendo assim, a Energia 97 FM agora reina sozinha no segmento. Até porque a Metropolitana FM, que tocava música eletrônica, está mais para o pop-rock, e as demais (Jovem Pan, Mais etc) tocam o gênero esporadicamente.



Escrito por Magaly Prado às 18h44
[ ] [ envie esta mensagem ]


"Papo Aberto" do psiquiatra Jairo Bouer tem patrocínio renovado

O programa "Papo Aberto", apresentado pelo médico Jairo Bouer, produzido e comercializado pela produtora Xavier & Skaf, dos sócios Felipe Xavier e Elias Skaf, fechou patrocínio com a Jontex para as praças São Paulo e mais 22 cidades.

O programa foi patrocinado no ano passado, e, devido ao bom resultado, eles estão voltando esse ano. Idealizado por Felipe Xavier (que atualmente está na Mix FM com o "Chuchu Beleza") e Jairo Bouer, chamava-se anteriormente "Sexo Oral" e tinha a temática mais voltada para sexo, sexualidade e comportamento. No início do ano, mudou de nome e passou a chamar-se "Papo Aberto", acompanhando os novos rumos do trabalho que o médico Jairo vem desenvolvendo na televisão (quadros sobre distúrbios psicológicos no "Fantástico" e programa sobre drogas no canal Futura).

"Papo Aberto" visa esclarecer dúvidas dos jovens não só sobre sexo, sexualidade e comportamento, como também sobre drogas, saúde, distúrbios psicológicos e demais temas pertinentes aos jovens, desde que estejam dentro da área de especialidade do psiquiatra Jairo Bouer.
O "Papo Aberto" é apresentado no formato de programetes gravados, com um minuto de duração cada, veiculados em diversas rádios em todo o país, no mínimo cinco vezes ao dia.

O patrocinador também estará na versão "ao vivo" do programa, que manteve o antigo nome "Sexo Oral", veiculada em São Paulo, na 89 FM, às quartas, das 21h às 22h, e que conta com a participação da drag queen Nani People.






Escrito por Magaly Prado às 10h47
[ ] [ envie esta mensagem ]


Alguém pode ajudar o Antonio João a descobrir qual é a música?

Oi, Magaly, tudo bem?

Por favor, gostaria de saber qual o nome da música instrumental que tocava na rádio Mundial AM 860 sempre que era feita a chamada "Mundial...". Também havia outra música que quase sempre tocava, uma música romântica que não era cantada e sim "assoviada". Uma pena eu não saber mais detalhes sobre as mesmas, mas se você puder me ajudar, agradeço bastante.

Um grande abraço,

A. João.


Escrito por Magaly Prado às 10h24
[ ] [ envie esta mensagem ]


Caixa Acústica às quartas

A Eldorado FM, de São Paulo, altera horário do programa "Caixa Acústica" a pedido dos ouvintes. Quarta-feira, dia 2, a transmissão será em novo horário, às 14h. Segundo assessoria de imprensa da emissora, a alteração é consequência do "sucesso da reapresentação aos sábados" (15h).

Em meia hora, o "Caixa Acústica" traz gravações ao estilo banquinho e violão, e versões acústicas exclusivas da Eldorado.



Escrito por Magaly Prado às 09h56
[ ] [ envie esta mensagem ]

© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.
Meu humor:

  Escutando todas!

Magaly Prado é jornalista, radiomaker, professora universitária e escritora. Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. É Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero, onde cursou Jornalismo e na qual ministra aulas de Produção de Rádio e Radiojornalismo II e pesquisa Publicidade no Rádio, no CIP –Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Ministra também aulas de Linguagem Aplicada ao Audiovisual, Jornalismo On-line e Livro-Reportagem na FMU –Faculdades Metropolitanas Unidas– e Introdução ao Jornalismo na ESPM –Escola Superior de Propaganda e Marketing. É professora convidada do MBA de Rádio e TV da Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), no qual ministra Roteiro Avançado de Rádio. Publicou os livros "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier, em 2006, e “Webjornalismo” pela LTC/ GEN, em 2010, quando criou uma página com informações aumentadas em .
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco
 Responda quatro perguntas sobre rádio na web, por favor

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Radio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Helio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti





Por problemas técnicos, este contador zerou e recomeçou a contar a partir de novembro


powered by ODEO