Magaly Prado - Notícias sobre Rádio z

Coloque o selo da Magaly no seu site!

O blog da Magaly vira sua página principal

Adicione ao seu Del.icio.us

Lançamento do meu livro foi dia 7/6 na Fnac Paulista. Saiba mais Veja as fotos

Add to Technorati Favorites

Quem é cadastrado ganha brindes. Cadastre-se agora

 Top ten do leitor-ouvinte

Dial FM de SP:
   Gazeta
   89
   Nova Brasil

 Dial completo
 Dials de outras cidades

 Curiosidades

Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos:

RSS: Clique com o botão direito do mouse sobre a pílula laranja e copie o endereço RSS deste blog para seu leitor preferido

XML/RSS Feed

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called Radiofotos. Make your own badge here.

www.radiodorina.org.br
Ajude um cego a atravessar a vida

89FM VIRA 89 PLAY

A 89 FM sofre alterações drásticas. Não será mais Rádio Rock, como quando surgiu em fins de 1985. Se bem que, nos últimos tempos, ela estava mais pop do que rock. Toda uma nova estratégia foi pensada para reformular uma rádio que perdia ouvintes para a concorrência.

O público mudou? Não é tão roqueiro como antes? O target (de 14 a 24 anos) anda preferindo curtir um pouco de tudo que está na moda: pagode (do tipo Jeito Moleque), axé (em festas de micaretas de final de semana), funk (safadinho), música eletrônica (para dançar com o putz, putz...) e tudo o mais que vier pela frente? Ou o mercado fala mais alto e prevalece o negócio-rádio. A empresa precisa ser rentável? Que pena! Com esse lema, emissoras segmentadas em gêneros musicais somem do dial tradicional e migram para a web, a salvação.

No dial, martelam a música comercialzona para angariar a massa, conquistar aumento da audiência, pensando no lucro proveniente dos anunciantes. Vamos ver (quer dizer, ouvir) o que vai virar.

Nossa solidariedade a Luka, garota que "era" a cara da 89, Zé Luiz, com seu "morning show" cada vez mais hilário, Ricardinho e Pastor, os coordenadores artísticos sempre atenciosos com a imprensa, aliás, ambos começaram como estagiários na 89, e aos demais que foram afastados da emissora.

Na coordenação artística entra Waguinho, que já foi locutor da Jovem Pan, e estava na direção da Metropolitana FM, que por sinal, havia ultrapassado a 89 nos últimos meses, segundo dados de audiência. Waguinho, famoso por suas vinhetas criativas, deve seguir o modelo estratégico traçado pelo grupo Bandeirantes de Rádio para alavancar o faturamento da nova 89, a Rádio Play (diga-se de passagem com programação lincada ao ex-canal 21, a TV Play, com forte intuito de concorrer com a MTV).


Primeiro na 89: novo slogan da 89 FM

A 89 FM, de São Paulo, transmitiu entrevista ao vivo pela emissora para anunciar sua mais nova campanha: “Primeiro na 89”, que estréia em breve na mídia (TV, revistas, jornais, busdoor, outdoor, internet e, claro, na rádio). A emissora também anunciou a troca de logomarca.

Como o nome diz, a pretensão é lançar tendências dentro do pop comercial, estilo que adotaram recentemente, para concorrer diretamente com a Jovem Pan, emissora mais ouvida pelo público jovem em São Paulo.

Trata-se da fórmula de informar as novidades musicais antes dos outros, se é que isso é possível em tempos atuais.

A idéia é mostrar peças publicitárias com tom de deboche, querendo ser engraçadas.

Por outro lado, ao utilizar modelos sem dente ou mendigo como garoto-propaganda reforçam posicionamento preconceituoso em relação aos mais pobres.



© 2004. Todos os direitos reservados. Expressamente proibido a publicação e/ou utilização deste conteúdo sem autorização.

Meu humor:


  Escutando todas!

Magaly Prado é radiomaker e jornalista. Na Faculdade Cásper Líbero, onde fez pós-graduação em Comunicação Jornalística, é professora de Produção e Direção de Rádio, no curso de Rádio e TV, lá desenvolveu pesquisa sobre rádios autônomas na Internet. É mestranda em “Tecnologias da Inteligência e Design Digital”, na PUC/SP. Dá aulas de Jornalismo Especializado e Técnicas de Comunicação Audiovisual, no curso de Jornalismo da Uniban. Publicou "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editora Campus/Elsevier.
 Leia mais
 Cursos de Rádio
 Palestras sobre Rádio

 Fale Conosco

 Eventos do mês

  Ouça entrevista com a Magaly

Histórico:
Ver mensagens anteriores

 Sugestão de leitura

LINKS
 Rádio Uol
 Site da minha filhota
 Ondas Curtas
 Hélio Ribeiro
 Uolk


Pesquisas interessantes:
  O que a classe "A" ouve?

Matérias polêmicas:
  89FM vira 89 Pop
  Vem aí a rádio MTV FM
  Record compra Guaíba AM/FM

  SulAmérica Trânsito FM

Entrevistas especiais:
  Paulo Bonfá
  João Gordo detona 89

  Paulo Lopes
  Fiori Giglioti 

Envie sua foto p/o álbum dos radioamantes

www.flickr.com